1ªs impressões após uns 3 ou 4 dias com o 6A:
A câmara é excelente dentro de casa, mas não tou impressionado com as fotos ao sol de paisagens e afins. As imagens em certas situações ficam com um excesso de processamento / oversharpening, e não há maneira de retirar, muitas vezes enquanto a foto está a carregar, pré-processamento, tem melhor aspecto do que a foto processada após carregar, o que é super irritante. Só gravando em RAW mas depois também não tenho experiência suficiente a editar fotos para colocá-las com o equilíbrio certo, mesmo acrescentando muita saturação não ficam com as cores "vivas" o suficiente de forma natural e equilibrada.
O night mode é brutal, com pouca luz consegue quase transformar a foto como se fosse de dia.
A câmara ultrawide dá mais jeito do que eu pensava.
O zoom digital é bom mas obviamente que não é a mesma coisa que zoom óptico. Sinto alguma falta da câmara telephoto mas claramente não justificava meter perto do dobro do dinheiro num telemóvel só por causa disso.
A bateria sem dúvida aguenta mais do que o meu
S9+ velhinho mas não é espetacular, com algum uso intensivo (viagens a tirar fotos todo o dia etc), e com o desgaste natural da bateria após algum tempo, acho que vou necessitar de um Powerbank.
Em termos de software, a experiência Android puro é muito boa mas ainda não me habituei bem a algumas coisas, há algumas pequenas coisas que me parecem um retrocesso da versão anterior do sistema operativo (Android 10?) em que estava, p.ex ter a opção de ligar/desligar os dados móveis misturada com a opção de ligar/desligar o wifi, em vez de estar diretamente acessível logo de início. Alguns gestos a partir dos cantos do ecrã facilmente interferem com o funcionamento dalgumas aplicações por necessitarem de gestos semelhantes; mas ao mesmo tempo são mais convenientes do que desativar os gestos e ter os 3 botões no fundo do ecrã a ocupar espaço.
Gosto bastante da opção focus mode que permite desativar notificações de certas aplicações durante o dia de trabalho p.ex.
A leitura da impressão digital para desbloquear é bastante má, pouco fiável, só funciona às vezes e demora um compasso de espera irritante.
Não sinto falta nenhuma de ecrã 90 ou 120Hz, mas também nunca tive nenhum telefone com essa refresh rate, portanto não sei o que estou a perder.
Sendo um telefone supostamente "pequeno" tenho dificuldades de me imaginar a utilizar de forma confortável um ainda maior, e tenho mãos grandes. Para mim está ok assim, não entendo as dimensões dos telefones gigantescas de hoje em dia. Isto já fica ali no limite para caber no bolso das calças, e impede fazer desporto com o telefone no bolso dos calções porque facilmente cai. Mas também estou a utilizá-lo com capa (a transparente da Spigen), algo que não estava a fazer com telefones anteriores, que torna o telefone maior.
Ainda não consegui meter o E-Sim para ver se funciona ok com 2º cartão (fui à Meo e não me deixaram fazer porque o contrato está em nome dum familiar... tenho de o arrastar para a loja Meo um dia destes).