Multi Google STADIA - Tópico Oficial - Encerra em 01/2023

O OnLive era mainstream, não conseguiram foi ter nós próximos de todos os users e as ligações na época também eram inferiores.
 
Estou muito curioso para saber qual será o preço.

Pessoalmente, aposto que seja uma subscrição (por oposição a ser gratuito, mas teres de pagar pelos jogos). Digo isto em parte pelo que na apresentação observámos em relação à integração ininterrupta entre o YouTube e o Stadia, em que o utilizador poderá saltar instantaneamente para o jogo se estiver a observar um vídeo do mesmo (ex: se eu estiver a ver um walkthrough do Doom Eternal, posso saltar instantaneamente para esse jogo). Se eu tivesse a pagar jogo a jogo, significa que esta integração não pode ser tão bem feita a menos que pague os habituais 60 euros pelo jogo, um investimento elevado.

Assim, este género de integração parece-me muito mais fácil de executar se o Stadia for uma subscrição. Assim, o utilizador paga 15 - 20 euros, o que significa que pode logo aceder à biblioteca de jogos do Stadia, mas também permite logo a tal integração com o YouTube.

É só uma ideia. Logo se vê como vai ser. Pessoalmente não vou apostar no Stadia se não vir cumpridos três critérios fundamentais para mim:

1. Boa conexão aos servidores e pouca latência. A minha internet é boa, mas se o Stadia não der com a internet que tenho, também não vou melhorar o tarifário da net só por causa disso. Se der com a net que tenho, então ainda bem. Se não, paciência. Continuo na PS4 e na Switch, que estou muito bem.

2. Qualidade de vídeo regularmente a 1080p, 30fps no mínimo e preferencialmente 60fps. Se isto não for garantido, porque é que hei-de estar a pagar por uma experiência inferior à que posso ter na PS4, ainda por cima com mais latência? Não faria sentido.

3. Existência de exclusivos, jogos de qualidade que não possa encontrar em mais lado nenhum. Se todos os jogos do Stadia podem ser jogados localmente na minha PS4, então claramente o Stadia não é para mim, é provavelmente para quem não tem consola.
 
a questão é: a subscrição pelo serviço já incluirá o jogo? esta pergunta não faz sentido para exclusivos nem para acordos que sejam feitos... mas a questão é que eles não irão conseguir isto com a maioria das editoras... o que por si só enfraquece bastante o serviço
 
Nunca pensei nisto de outra forma que não seja uma subscrição.
Epá, realmente eu também, mas de repente no outro dia vi um comentário no YouTube que indicava essa outra possibilidade (a de ser gratuito, pagando-se o jogo), e isso deixou-me a pensar sobre qual seria o modelo que mais sentido faria. Na minha opinião continua a ser a subscrição, de facto. Até porque como é que vais atrair utilizadores das plataformas mobile para consumir jogos AAA? Esses são utilizadores que estão habituados a não pagar nem um nicles por jogo nenhum - de repente estes utilizadores vão gastar 60 euros para jogar Doom Eternal? Não faz muito sentido. Mas, quem sabe, se calhar sentir-se-iam mais facilmente atraídos pelo serviço se o preço de entrada fosse muito mais baixo que isso, 15 euros ou algo assim, e ao fim de alguns meses o utilizador acabaria por pagar o valor de um jogo AAA.

a questão é: a subscrição pelo serviço já incluirá o jogo? esta pergunta não faz sentido para exclusivos nem para acordos que sejam feitos... mas a questão é que eles não irão conseguir isto com a maioria das editoras... o que por si só enfraquece bastante o serviço
Acho que se tiveres de pagar subscrição meramente pela tecnologia, mas ainda tiveres de pagar o jogo por cima é uma péssima proposta... Dead On Arrival para mim, nessa situação.

Acho que o que faria mais sentido era o preço da subscrição incluir a tecnologia (acesso ao serviço/servidores remotos) e o conteúdo (jogos das editoras), tal como o fazem atualmente serviços como o PlayStation Now ou o Gamepass (ainda que este não inclua opção de streaming).
 
Última edição pelo moderador:
Some news can't wait for #E3.
Tune into the first ever #StadiaConnect this Thursday 6/6 at 9AM PT for exciting announcements, games, and more → http://g.co/stadiaconnect


https://twitter.com/GoogleStadia/status/1135584478389264389
Apanhou-me completamente de lado. Estava à espera que fosse mais tarde, porque eles tinham falado que seria no verão!! Se formos a ser um bocado literais, ainda é primavera... De qualquer forma, estou entusiasmado para saber mais.
 
Acho que seria muita fruta uma mensalidade única pagar e ter todos os jogos AAA.
Talvez existam vários tiers.
Pagar um jogo uma vez para o jogar sempre parece um modelo um bocado nonsense face ao conceito streaming mas não é impossível.
 
Acho que seria muita fruta uma mensalidade única pagar e ter todos os jogos AAA.
Talvez existam vários tiers.
Pagar um jogo uma vez para o jogar sempre parece um modelo um bocado nonsense face ao conceito streaming mas não é impossível.
Sim, também já tinha escrito uma publicação antes em que dizia achar que a opção da subscrição parece fazer muito mais sentido em relação ao tipo de serviço que parecem estar a querer oferecer. Em relação ao facto de ser "muita fruta", sei lá, a Microsoft já o faz com o GamePass (se bem que esse seja um de entre vários serviços da própria, é certo), acho que de outra forma estão a adicionar passos adicionais e barreiras financeiras que tornam menos propícia a adesão em massa do pessoal... Se pagares o serviço através de uma mensalidade e ainda o jogo, muitas pessoas vão achar que é demasiado guito, e não vão aderir. Se por outro lado, o serviço for gratuito, mas os jogos forem pagos, o preço de um jogo continua a ser uma barreira financeira elevada, se quiserem atrair pessoal casual que joga no telemóvel e assim. Os jogos que se veem nas plataformas mobile são uma infestação de F2P porque o pessoal casual não quer dar um chavo por um "jogo a sério", têm fobia a entrar logo assim com dinheiro. E acharia, portanto, muito difícil a Google converter este pessoal (que, em boa verdade, já preenche a maior parte das pessoas que jogam) para que comprassem jogos de 20, 40, 60 euros.

Assim, a subscrição surgiria como uma boa alternativa, um bom meio termo. Paga-se não assim tanto para ter acesso a uma ludoteca relativamente generosa. O ponto de entrada financeiro não é assim tão elevado, o que permite capturar mais jogadores mobile. Possivelmente apresentaria a compra do próprio jogo como alternativa, para o pessoal que preferisse "possuir" a sua própria cópia (ainda que streaming signifique o fim da posse de videojogos).

Amanhã logo vemos. Vou tentar assistir à apresentação durante o trabalho.
 
Cada vez que vejo o nome do serviço leio "Satya" e começo logo a tremer ...

tenor.gif
 
Acho que se tiveres de pagar subscrição meramente pela tecnologia, mas ainda tiveres de pagar o jogo por cima é uma péssima proposta... Dead On Arrival para mim, nessa situação.

Acho que o que faria mais sentido era o preço da subscrição incluir a tecnologia (acesso ao serviço/servidores remotos) e o conteúdo (jogos das editoras), tal como o fazem atualmente serviços como o PlayStation Now ou o Gamepass (ainda que este não inclua opção de streaming).
vai ser muito complicado conseguir acordos com as distribuidoras/editoras se funcionar do tipo gamepass ou playstation now.
vai ser um serviço com muitos jogos velhos e alguns AAA recentes, p. e. imaginem a EA a aderir como parceiro... ia perder subscritores do seu próprio serviço.e a maioria das produtoras preferem vender a 60 euros os seus jogos... só vejo isto com algum futuro se existirem jogos incluídos no serviço + o que está na nossa biblioteca da steam.
 
Última edição:
Back
Topo