Google Street View recebe luz verde no Reino Unido

carlosjisas

Power Member
O serviço Street View da Google pode finalmente ser lançado no Reino Unido, após ter sido aprovado pelo Information Commissioner's Office (ICO), agência independente que supervisiona as questões da protecção de dados no país. O Street View, funcionalidade do serviço de mapas da Google que disponibiliza fotografias panorâmicas ao nível da estrada, tem sido criticada por parte de grupos defensores da privacidade, que acusam a ferramenta de ameaçar liberdades civis.

No entanto o ICO informou, em comunicado, que está «satisfeita» com o facto de a Google ter implementado «salvaguardas adequadas» de protecção da privacidade, como a desfocagem das caras das pessoas e das matrículas dos veículos que aparecem nas imagens do Street View.

A entidade manifestou ainda o seu agrado com a funcionalidade que permite que qualquer pessoa que se queixe sobre uma imagem do Street View a possa ver removida.

Outra das críticas desvalorizadas pelo ICO refere-se à possibilidade de os criminosos poderem utilizar o serviço para procurarem por potenciais vítimas.

«As imagens não são em tempo real e existe um atraso entre a captura de uma imagem e a sua publicação por isso não pode ser utilizado para tomar decisões acerca do localização actual de um indivíduo», pode ler-se.

De qualquer forma, o ICO solicitou uma nova reunião com a Google para discutir o Street View antes do seu lançamento no Reino Unido.

Uma vez que a aprovação regulatória está garantida, a introdução do serviço em terras de Sua Majestade deverá ocorrer antes do final do ano.

A única queixa relativa ao Street View que resultou na remoção da cobertura de uma determinada área foi apresentada no mês passado pela comunidade de Noarth Oaks, no estado norte-americano do Minnesota, onde as estradas são privadas.


http://ciberia.aeiou.pt/?st=9731
 
Back
Topo