Notícia Google Wave

Status
Fechado a novas mensagens.

devic

Power Member
ss1s.gif


No segundo dia do Google I/O uma equipa do Google Austrália apresentou um projecto com dimensões gigantescas.

Trata-se do Google Wave, uma ferramenta que ainda está em fase de desenvolvimento, mas que deixou todos os participantes de boca aberta.

O Google Wave vem redefinir o nosso significado de comunicação em tempo real, apresentando uma plataforma online expansível que permite a cooperação e comunicação entre amigos, colegas de trabalho ou até mesmo cooperação entre empresas, recorrendo a um conjunto de ferramentas de tal forma integradas que possibilitam fazer aquilo que há anos atrás era impensável fazer através do nosso browser.

Google Wave é uma espécie de cliente que possibilita a integração de várias ferramentas web numa única só, permitindo conjugar o seu e-mail, messenger, redes sociais, wikis e gestores de projectos.

Esta ferramenta, para além de ser em tempo real, permite a integração com outros sistemas através de Extensões graças às suas APIs.

A keynote surpreende qualquer pessoa, mostrando a potencialidade do serviço. Os developers poderão criar Robots que façam determinadas tarefas, os utilizadores do serviço poderão usar Gadgets para integrarem no seu blog/site e as empresas poderão criar a sua própria versão do Google Wave, uma plataforma aberta.

Fiquem com o vídeo da keynote, que apesar de ter aproximadamente 80 minutos vale a pena cada segundo.
http://www.youtube.com/watch?v=v_UyVmITiYQ

FONTE: http://www.webtuga.com/google-wave/


A aguardar convites

dragon_men
RKiver
muddymind
pedrom20
fsschmitt
iB4
SergioSoares
Krauli
nuno pastorinho
cact0
darkmoon_
Joa<
codigo_2
dragao-azul
kanguru
tiagopestana
Maalcari
Ninja_SeveN
joaoalm
DyoGo
Soldi3r^^
theghost
allskin
AndreTavares
MalaMen
funchalenxe
Gurzi
Mega
Refugado
tuning
Chob
PreTO
devoted
pvicente
Ansatsu
tiagojgs
MCH2387
texoxo
fgamito
tiagomiguel
Platanos
Rebola
tiagojgs
molhopicante
Barril
[PC]Räzzo
ElComandante67
bugfast
Moskovskayalpadua
Lucien
X3minater
sunn
TRex
TheBig1
Romani48
RavenMaster
vertigem
pirisca
Jekkaman
lmikotas
bcastela
martinsjoao
grisas
Edu
Lostctrl
Arturhash
ProTrunks
red_bad
sys_pt
jimi
fabio_c
Diogo_9
seinfeld
BlueShark
nefertem


A aguardar confirmação

ig90
Kain
IceBlackIce
serial_man
Nomearod
GarrisonPsyco
[knap]
SpeedDragon
nassisMultiSpeed
NeoDev|L
ThatsMe
chinomoreno
Trustpt
abgma
Sa[n]dman
xukuru
txt
trankz
 
Última edição pelo moderador:
Não sei porque é que ninguém respondeu a este tópico. Se foi porque não tiveram paciência de ver 80min de vídeo ou se o que viram não interessou.

Eu vi há pouco o vídeo e fiquei parvo. Segundo eles ainda está num estado "pouco avançado" mas é brutal o que aquilo já permite fazer.

Tal como o Gmail mudou o modo como muita gente usa o mail acho que o Wave também vai mudar o modo como muita gente faz muita coisa.
 
Aquela interface tá muito confusa e precisa de ser melhor organizada

Presumo então que já viste o vídeo!

Era essa a minha opinião até ver o vídeo. parecia tudo muito estranho e com demasiada informação. Depois de ver tudo fez sentido.

Na verdade os painéis até podem ser escondidos melhorando assim o espaço e reduzindo a confusão.
 
Só posso dizer que estou estupidamente ansioso por por as mãos nisto. As potencialidades desta ferramenta são ilimitadas, e vai-nos permitir ferramentas colaborativas como até agora nunca se viu.

Acabam-se os mails, newsletters, fóruns, wiki's, etc etc etc, para termos uma única ferramenta colaborativa.

E o facto de isto ser opensource e podermos ter um servidor Wave em casa, ui, as potencialidades...
 
Vi 60 minutos do video, já não tive paciência para mais, mas daquilo que vi, também estou um pouco ansioso para que esta coisa saia ao público. Isto até pode substituir o messenger e os mails, entre muitas outras coisas...

Cumps
 
Esta ferramenta vai revolucionar o mundo, as funcionalidades que oferece a uma pessoa comum e a empresas como demonstraram no video torna claro que as possibilidades de utilização tornam o wave uma ferramenta totalmente única o tradutor automático no final da apresentação deixou-me pura e simplesmente surpreendido isto abre uma nova janela nas comunicações permitindo que as pessoas com menos habilitações tal como eles referiram no filme possam ter uma conversa com outra pessoa evitando assim problemas na troca de ideias etc.O facto de ser opensource e uma das suas grandes armas pois após o google ter "concluído" o desenvolvimento do programa, pelo mundo fora vamos ver uma evolução nesta aplicação com possibilidades inimagináveis.
 
Ainda não acabei de ver e já estou impressionado!

Se bem que acho que aquilo num programa dedicado ficava melhor...

É provável que venha a existir uma aplicação 3rd party mas mas a vantagem das aplicações web é que só precisas de um browser para as executar.

Dois exemplos pessoais:

Eu deixei de utilizar clientes de e-mail desde que comecei a utilizar o Gmail. O principal motivo foi o facto de ter acesso em qualquer sitio, a isto ajuda o facto da interface ser muito amigavel e avançada.

Sem o Google Reader, provavelmente nunca teria começado a utilizar Feeds RSS só pelo facto de não ter um único serviço com as minhas feeds todas organizadas.

Eu sei que existem outros serviços de mail e agregadores de feeds mais antigos que estes mas nunca conseguiram preencher os meus requisitos.
 
É provável que venha a existir uma aplicação 3rd party mas mas a vantagem das aplicações web é que só precisas de um browser para as executar.

Dois exemplos pessoais:

Eu deixei de utilizar clientes de e-mail desde que comecei a utilizar o Gmail. O principal motivo foi o facto de ter acesso em qualquer sitio, a isto ajuda o facto da interface ser muito amigavel e avançada.

Sem o Google Reader, provavelmente nunca teria começado a utilizar Feeds RSS só pelo facto de não ter um único serviço com as minhas feeds todas organizadas.

Eu sei que existem outros serviços de mail e agregadores de feeds mais antigos que estes mas nunca conseguiram preencher os meus requisitos.


Nessa parte de feeds, uso o feedemon da newsgator e continuo a achar que o do google (serviço online) fica um pouco atrás, muito por causa da sincronização com o programa que não dispenso.

Este wave parece-me muito interessante, espero para ver o resultado final;)
 
Nessa parte de feeds, uso o feedemon da newsgator e continuo a achar que o do google (serviço online) fica um pouco atrás, muito por causa da sincronização com o programa que não dispenso.

O meu problema com as feeds era o facto de eu utilizar vários computadores diferentes (alguns deles onde nem podia instalar software) e não queria ter um software em cada um deles. Também ajudou muito o facto de utilizar a mesma conta que o gmail.
 
Vi o vídeo todo e achei um projecto muito interessante, vou com certeza ficar de olho nisto para ver futuros desenvolvimentos.
 
Ainda não acabei de ver e já estou impressionado!

Se bem que acho que aquilo num programa dedicado ficava melhor...

Sim mas já viste que do modo como implementaram a tecnologia, podes usar em qualquer SO. Eles no caso usam o XP e o OSX mas em teoria podes usar um qualquer que funciona.

Para ser uma aplicação teria de ser algo Java( a única que me lembro agora que funciona em "qualquer" plataforma) e provavelmente iria ficar bastante pesado.

O que eu acho espantoso nisto tudo não é a tecnologia em si, mas a mentalidade associada a isto. Eles têm um grupo a desenvolver isto ha dois anos sabendo que vai ser algo que vão disponibilizar gratuitamente e open source. Acho que é algo de louvar.
 
BRUTAL!!!! Mas de inicio vai custar... Na minha opinião acho que vai ser uma mais valia para qualquer empresa (desde que garantam a segurança tal como em qualquer outro serviço).
O único aspecto menos bom, na minha opinião, é de facto a confusão de waves que vão sendo criadas. Pelo que entendi, o wave é também usado como um instant messenger ficando todas as conversas registadas e guardadas mesmo que seja conversa de circunstância. Reparei também que não maneira de saber se determinada pessoa está online ou não mas penso que não se esqueceram disso... :p

Promissor... (quero já uma versão alfa)
 
BRUTAL!!!! Mas de inicio vai custar... Na minha opinião acho que vai ser uma mais valia para qualquer empresa (desde que garantam a segurança tal como em qualquer outro serviço).
O único aspecto menos bom, na minha opinião, é de facto a confusão de waves que vão sendo criadas. Pelo que entendi, o wave é também usado como um instant messenger ficando todas as conversas registadas e guardadas mesmo que seja conversa de circunstância. Reparei também que não maneira de saber se determinada pessoa está online ou não mas penso que não se esqueceram disso... :p

Promissor... (quero já uma versão alfa)

Imagina um e-mail, quando envias também nao sabes se a pessoa está online nao é?

Alem disso, isto actualmente já é superado, msn, gtalk, etc.. permitem-te saber o estado de um contacto, logo o Wave também deve ter essa info.

Quanto à confusão de waves, parece-me óbvio que irá existir a opção de ou apagar ou nao manter histórico (um pouco à semelhança da existência de um log).

Isto parece-me uma evolução gigantesca nos meios de comunicação online e de trabalho colaborativo, well done google :)
 
A ideia do wave penso que é muito boa.

Vi todo o filme, e achei as várias funcionalidade muito boas, o drag-and-drop de imagens (apesar de ser necessario o googleGears), a integração instantanea com blogger, o acesso ao twitter, e então o Robots acho que foi muito bem jogado, principalmente o tradutor.

Em resumo, será uma ferramente muito útil tanto em empresas como particulares, tinha dado muito jeito nos meus tempos de escola para trabalhos de grupo :007:

Já estou à espera do email do google para poder testar :009:

Abraço
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo