Notícia Google Wave

Status
Fechado a novas mensagens.
Isto com muita gente tem mais piada, para trabalho colaborativo vai ser um estrondo :D

É precisamente isso... Eu faço parte da organização de um festival de musica diferenciada em Leiria.

Até a data temos vindo a usar soluções como o Google Docs e o e-mail para nos irmos comunicando e trocar tarefas. Até poderia sugerir soluções mais avançadas, mas nem toda a gente tem conhecimentos que passem muito além deste tipo de ferramentas.

Durante cerca de um ano tenho vindo a tentar encontrar a ferramenta ideal, ate que o Google anunciou o Wave. Quando ví o vídeos pensei: está aqui o Santo Graal das soluções de trabalho colaborativo.
 
Exacto, e posteriormente com a possibilidade de instalar isto em redes internas vai ser simplesmente brutal. Mas para já é muuuito "alpha", só dá para ter uma pequenita ideia.
 
Pelo que tenho lido "por aí" o grande problema com que se depara o Google neste momento é escalar os servidores (não faço ideia o que é que isto quer dizer :D).

Provavelmente porque o Wave na teoria é muito mais pesado que um serviço de e-mail. Penso que seja por isso que o Google ainda não libertou mais convites. Mal tenham os servidores prontos para albergar mais pessoas, é só do seu interesse que hajam mais pessoas a explorar o serviço ao máximo para reportar todos os erros e dar mais ideias para o serviço.
 
Só espero que não seja a eterna beta como foi o gmail... :D

Já andei um bocado na lista mas não me cheira que vá ter convites... Continuo a achar que tenho mais hipóteses de encontrar por aí uma alma caridosa que me arranje um, do que estar a espera que aquele serviço mo arranje...
 
Mas não no inicio... No inicio era muito complicado entrar. Convenhamos que a primeira versão do Gmail não tinha nada a ver com a aplicação web robusta que temos hoje em dia.

No tempo do Gmail a principal preocupação para além do tráfego era o espaço de armazenamento. Isto não se verifica com o Wave que é muito mais comilão em termos de CPU do server que o Gmail alguma vez foi. A google espaço tem, largura de banda também... O que precisa é de mais CPU power para aguentar um Wave a escala mundial.
 
That email address either doesn't exist or your e-mail address has been selected and a Google Wave invitation will be on its way shortly. Please note: Due to the huge demand for Google Wave it may take a few weeks to receive your confirmation email from Google.

Ou o meu mail não deu entrada ou então devo receber um convite.

Se for o caso e tiver convites para dar, eu depois coloco aqui a info.

Com a sorte que tenho contudo quase de certeza que o meu mail não deu entrada, com tantos pedidos em simultâneo o meu deve ter ficado pelo meio.

Cumprimentos
 
O meu convite (dado por outra pessoa, que entrou na "primeira fase") demorou nada menos que 9 dias a chegar. E quem foi convidado por terceiros, pelo menos para já, não tem convites para distribuir.

Onte estive a testar à séria uma wave com pessoal do twitter e aquilo ao fim de poucos minutos tornou-se extremamente pesado, com tantos replys e extensões ali pelo meio. Foi mesmo para javardar, para ver até onde ia aquilo, mas no fim de contas até se aguentou à bronca.

Mas já vi waves com mais de 400 intervenientes, deve ser a loucura total -.-'
 
A não ser que tenhas uma ideia concreta do que queres fazer com aquilo, e nesse caso serias a primeira pessoa do mundo a chegar a tal conclusão :-D

Claro que tenho!

Por um lado, em termos de uso: pretendo utilizar isto em todos os projectos em que estou envolvido.

Por outro, em termos de desenvolvimento.

Por fim, em termos de possíveis implementações.

Isto em termos de uso não é novidade nenhuma para mim. Qualquer pessoa que conheça aplicações de colaboração irá saber o que fazer com aquilo. Porquê então a expectativa? Pela generalização que vai permitir (finalmente), pelo real time, pela possibilidade de expansão, etc etc etc.
 
Estava a brincar ;)

Até porque eu já referi acima que isto como ferramenta colaborativa vai ser um autêntico luxo. Mas está ainda muito verde, te que levar enormes ajustes pelo menos na parte do "real time", em termos de restrições, controlar quem pode editar o quê, e essas coisas todas.

Para já não passa de um "campo de batalha" onde se pode fazer literalmente tudo sem restrições :D
 
Para já não passa de um "campo de batalha" onde se pode fazer literalmente tudo sem restrições :D

Já agora, relativamente a isso... acho que não devem criar restrições! É mesmo essa um dos "etc" que referi antes. O sistema deve ser livre, e, a partir daí, as empresas organizarem-se para criar essas restrições. Quer através de uma metodologia de trabalho implementada, ou através da criação de Robots/Gadgets para tal. É que a grande vantagem disto é claramente a possibilidade de costumização. Portanto... acho mesmo que o objectivo é esse. Até porque, do ponto de vista não empresarial, isso acaba por ser divertido, e portanto é uma situação Win/Win.
 
Falo de restrições internas de uma wave, tal como restringir a edição de certas coisas a alguns intervenientes, etc, etc ... restrições ao nível de administração da wave, não do todo em si ;)

É que neste momento qualquer um pode editar o que lhe der na gana, inclusivamente o que os outros escrevem, sem qualquer tipo de controlo por parte de quem cria a wave e convida intervenientes. Controlos de administração de uma wave, chamemos-lhe assim.
 
Falo de restrições internas de uma wave, tal como restringir a edição de certas coisas a alguns intervenientes, etc, etc ... restrições ao nível de administração da wave, não do todo em si ;)

É que neste momento qualquer um pode editar o que lhe der na gana, inclusivamente o que os outros escrevem, sem qualquer tipo de controlo por parte de quem cria a wave e convida intervenientes. Controlos de administração de uma wave, chamemos-lhe assim.

Mais uma vez, acho que isso não deve ser implementado no seu core. Faz todo o sentido eu poder aditar algo que está escrito. Qualquer coisa, fazes playback e re-aproveitas o que estava antes.

Isso devem ser controlos aplicados por extensões, extensões dessas que deverão ser desenvolvidas pelas empresas de forma a que estas se adaptem à sua realidade..

Se te referes a settings para isso... ou criação de hierarquias... mais uma vez isso é algo tão genérico (e limitado em todas as plataformas de colaboração que conheço) que não vejo sentido em ser criado, senão passamos de novo ao que temos actualmente: as empresas têm de se adaptar aos sistemas, quando uma das grandes vantagens do Wave é ser tão tão abrangente que permite facilmente cada um o use como quer, e facilmente tenha a possibilidade de o limitar posteriormente.
 
Mas eu não digo que venha implementado de raíz, ou que seja "imposto", simplesmente neste momento não há nada nesse sentido, só isso :)

E claro que concordo com tudo o que dizes.
 
Bom eu "inscrevi-me" lá á espera de um convite. Gosto sempre de dar feedback's em coisas que andam em beta... and it's free so...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo