GoogleOS

Eu acredito que a Google (empresa) possa fazer isto.
Não esquecer que o Linux (todos de joelhos em reverência) foi criado pelo nosso amigo Linus
atraves de um port livre de Unix.

Pois podem muito bem os técnicos da Google usar a base Unix para criar um SO. Tem provas dadas.
Muitas companhias criam o seu SO *nix (vejam a Corel) e têm lucros exorbitantes. (Corel outra vez)

Eu quero ver isto a acontecer.

Considerem o seguinte panorama:

GSO lançado.
Toda a gente utiliza o Google.
Toda a gente passa a usar o Gmail.
Toda a gente usa o Google talk.
E que mais pode a Google lançar?

É uma forma fabulosa de atacar a Microsoft. Tenham visão e vêm que pode acontecer.

Mais: Segundo o espírito Google, tudo que eles fizerem é gratuito.
 
eyeliner disse:
Eu acredito que a Google (empresa) possa fazer isto.
Não esquecer que o Linux (todos de joelhos em reverência) foi criado pelo nosso amigo Linus
atraves de um port livre de Unix.

Pois podem muito bem os técnicos da Google usar a base Unix para criar um SO. Tem provas dadas.
Muitas companhias criam o seu SO *nix (vejam a Corel) e têm lucros exorbitantes. (Corel outra vez)

Eu quero ver isto a acontecer.

Considerem o seguinte panorama:

GSO lançado.
Toda a gente utiliza o Google.
Toda a gente passa a usar o Gmail.
Toda a gente usa o Google talk.
E que mais pode a Google lançar?

É uma forma fabulosa de atacar a Microsoft. Tenham visão e vêm que pode acontecer.

Mais: Segundo o espírito Google, tudo que eles fizerem é gratuito.

Desculpa lá, mas só disseste inverdades:

A Corel teve tanto sucesso com o Corel Linux (Debian-based) que chegou à versão 1.0 e vendeu a distro à Xandros, para reduzir os prejuízos.

O Google é uma empresa de serviços Web, tenta ligar para lá a pedir suporte a um futuro e hipotético OS deles e ficas a ver navios.

Q: More developers are becoming interested in building new applications using the Web as a platform, as opposed to the PC. Do you feel you're in competition with Google, Yahoo and other Web properties for developers' attention?

Gates: No, I don't think so. The architecture we are interested in we call server-equals-service, so that we will have the full Exchange capability that you can subscribe to, where we run it, or you can have it on-premise with the traditional licensing approach. At this conference, we do give out APIs (application programming interfaces) for the MSN Search and the MSN Virtual Earth capability, so things that have been cloud-based services, you can have client applications that other services can connect to. So, I'd say the evolution is server to service, and bringing that symmetry in.

Google, because they are in the honeymoon phase, people think that they do all things at all times in all ways. With Google, there are rumors about them being interested in that services piece, but they really haven't done that much. Our search API is way better than their search API. Clearly, they are working in that area. They haven't done as much on the server piece. They had a Google server, but it was very bad at corporate search. That did not work well at all. That's the only place where I think they have done any server-type piece. Yahoo doesn't think of themselves as a platform company. I don't think you will ever have the Yahoo PDC. Google, because they are in the honeymoon phase, people think that they do all things at all times in all ways.

So Google is not offering development capabilities yet. Of course, I expect they will. But they're not in that game at all today. In fact, they have this slogan that they are going to organize the world's information. Our slogan is that we are going to give people tools to let them organize the world's information. It's a slightly different approach, based on the platformization of all of our capabilities and not thinking of ourselves as the organizer.

Bill Gates, na Cnet.

Mesmo descontando no marketing implícito nestas afirmações, tudo o que ele diz é baseado na realidade dos factos, não há plataformas de desenvolvimento no Google, para além das API's web.
Ora, sem uma base de programadores de apps sólida, como é que se faria um OS capaz e compatível com programas tipo Office, etc ?
 
blastarr disse:
O Google é uma empresa de serviços Web, tenta ligar para lá a pedir suporte a um futuro e hipotético OS deles e ficas a ver navios.
..............................

Bill Gates, na Cnet.

Mesmo descontando no marketing implícito nestas afirmações, tudo o que ele diz é baseado na realidade dos factos, não há plataformas de desenvolvimento no Google, para além das API's web.
Ora, sem uma base de programadores de apps sólida, como é que se faria um OS capaz e compatível com programas tipo Office, etc ?

Piada. Quase me ri aquando da tua primeira afirmação.

É ÓBVIO QUE ELES NÃO PODEM DAR APOIO A UM SO QUE NÃO EXISTE!!!!!

E tens a lata de colar uma entrevista do Bill Gaytes? É óbvio que esse gajo só diz m**da.
Eu respeito-o pois foi ele que unificou a informática, pois se ele não tivesse feito o que fez
possivelmente a informática fosse mais para utilizadores avançados e tivessemos que tirar cursos
para ligar os pc's.

E para que raio precisam eles de criar um OS compatível com o Office?
O OpenOffice serve muito bem.
Obviamente não leste o meu post como deve ser.
Existem muitos programadores a fazer distribuições Linux. SOZINHOS!
Não têm que reprogramar tudo, claro.

Linux from Scratch diz-te algo? TU, se te levantares da cadeira, podes fazê-lo.

Não me digas que um engenheiro não é capaz.

Quando alguém cria o DSLinux, Puppy ou outros descobres que é possível.

E para ti:

"PC Data estimates that Corel's Linux division sells about 25 percent of all Linux operating systems for desktop computers, second only to Red Hat.
Corel made a decision not to enter into a head-to-head battle with Microsoft in the business of word processing software after accepting a $135 million investment from the software giant in 2000."

Lê o artigo e depois volta.
 
blastarr disse:
Ora, sem uma base de programadores de apps sólida, como é que se faria um OS capaz e compatível com programas tipo Office, etc ?

Com a capacidade financeira do google não vejo qq problema. No Ubuntu trabalham 20 pessoas. É a distro que tem mais pessoas. Muitas distros são feitas quase só por uma pessoa. Uma bom exemplo é o Mepis.
Não vejo que o google tenha qq dificuldade no dia que quiser de lançar uma revolução em forma de Linux. Tem tudo o que é preciso, ou seja dinheiro para pagar.
 
A questão é que 100% das vendas de Linux para desktop não é grande coisa. Quanto mais 25%
E o openoffice tb não é grande coisa. Usar um openoffice em relação ao office é como comparar um Trabant com um Rolls Royce (ok, não é tão extremado). Em comum os dois andam...
Aliás o Linux quando virado para desktop está cheio de pormenores desses. De coisas que são quase iguais ao Windows mas depois vai-se a ver...
E os master plans de dominío mundial servem muito mais para enterrar o Linux que olhar pras coisas com olhos de ver e melhorar um sistema excelente cheio de boas qualidades
 
O OpenOffice serve perfeitamente ? Deve ser por isso que tem tanto sucesso fora do Linux (onde é a única alternativa)...

Linux from Scratch, se fizeres um search a alguns posts meus, sei lá, de há 2 ou 3 dias para cá, talvez tenhas uma surpresa.

Ah, e em terceiro, eu falei num "futuro e hipotético OS", as in, numa situação futura.
Podes desenvolver um sistema operativo, mas se só te baseares em API's (yeah) proprietárias ou assentes em ciclos de desenvolvimento imprevisíveis, não vais longe se fores uma grande empresa com milhares de deployment spots.

Don't get me wrong, eu uso Linux desde o Red Hat 5.2, mas há hype, e depois há a realidade para certas situações.
E simplesmente há coisas (críticas) que o Linux não tem, nem nenhuma empresa comercial do mundo linux tem dimensão para o desenvolver a tal ponto. Há que ser realista e colocar cada coisa no seu lugar. O Linux é excelente em web security, bases de dados, etc, mas aínda está muito longe de ser obíquo nos desktops de uma grande empresa.

Finalmente, fica aqui a pergunta:

Quem tem dado o sucesso ao Google, os utilizadores de Windows, Linux ou MacOSX ?
 
Última edição:
Encarnado disse:
Claro que com isto eles ou foram buscar a antiga DR2 x86 ou continuaram o desenvolvimento do X para x86.

Continuaram o desenvolvimento, isto já foi afirmado pelo Steve Jobs, em que ele próprio disse que tinha uma equipa desde o OS X 10.0, para manter a portabilidade, por isso é que ele na última WWDC fez a apresentação num x86 como se nada fosse, porque ele já tinha a certeza que aquilo ia correr, sem dar problemas, assim como também podia apresentar, como o fez, o XCode para OSX x86, porque será? Isto tudo não se fazia em 3 - 4 meses.
 
blast, não interessa quem dá sucesso a quem.
O que interessa é a viabilidade do projecto em questão.
É possível. Não fales em api's proprietárias pois em questão de desenvolvimento,
se alguém consegue criar um SO deve conseguir criar api's para ele mesmo.

Se a Google criar um SO, obviamente que irá incluir os seus serviços, correcto?
Logo, a fonte de rendimento está practicamente assegurada seja a plataforma que se use.

Concordo que o Linux não é alternativa ao Windows. Se calhar por causa dos próprios utilizadores,
mas raios partam os programas também não são fáceis de configurar!
A acessibilidade do Windows é a sua falha, mas é algo que não se pode perder.
Os utilzadores querem coisas simples, e eu não sou excepção.
Já usei várias distros de Linux e sempre as apaguei por isto ou aquilo, maioritariamente por
ter que mexer diariamente em configs e não sei o quê na linha de comandos.
Passava mais tempo a resolver problemas e configurações do que propriamente a utilizar o pc.

O que interessa é a viabilidade do projecto, e eu acho que a Google consegue.
Só têm que criar algo simples e eficaz.

EDIT:
O OO.o só não tem tanto sucesso porque não tem uma grande máquina corporativa a publicitá-lo.
E é muito mais simples ir á mula sacar o Office do que sacar um ficheiro de +/-300 megas e instalá-lo.

Concordas com isto, de certeza.
 
Última edição:
eyeliner disse:
Eu acredito que a Google (empresa) possa fazer isto.
Não esquecer que o Linux (todos de joelhos em reverência) foi criado pelo nosso amigo Linus
atraves de um port livre de Unix.

(...)

Mais: Segundo o espírito Google, tudo que eles fizerem é gratuito.

Todos de joelhos em reverência ao quê?

Atenção que nem tudo o que o Google faz é gratuito. Tens buscas pagas, tens versões pagas do Google Earth e so long.
 
blastarr disse:
O OpenOffice serve perfeitamente ? Deve ser por isso que tem tanto sucesso fora do Linux (onde é a única alternativa)...

Linux from Scratch, se fizeres um search a alguns posts meus, sei lá, de há 2 ou 3 dias para cá, talvez tenhas uma surpresa.

Ah, e em terceiro, eu falei num "futuro e hipotético OS", as in, numa situação futura.
Podes desenvolver um sistema operativo, mas se só te baseares em API's (yeah) proprietárias ou assentes em ciclos de desenvolvimento imprevisíveis, não vais longe se fores uma grande empresa com milhares de deployment spots.

Don't get me wrong, eu uso Linux desde o Red Hat 5.2, mas há hype, e depois há a realidade para certas situações.
E simplesmente há coisas (críticas) que o Linux não tem, nem nenhuma empresa comercial do mundo linux tem dimensão para o desenvolver a tal ponto. Há que ser realista e colocar cada coisa no seu lugar. O Linux é excelente em web security, bases de dados, etc, mas aínda está muito longe de ser obíquo nos desktops de uma grande empresa.

Finalmente, fica aqui a pergunta:

Quem tem dado o sucesso ao Google, os utilizadores de Windows, Linux ou MacOSX ?


O facto de dizeres coisas certas no meio de bacoradas, não significa que tenhas razão...

Só agora é que voltei a prestar atenção ao forum depois de tentar instalar coisas como dominios em win server 2003 E. E. com vpns em PPTP e roaming profiles e inclusive um application server (um autentico inferno...). Ao fim de 1 semana só consegui instalar o dominio com os profiles remotos. VPN a apartir de uma rede externa nem ver... (não sei como os bois da Micro$oft cobram dinheiro por aquele suporte de VPN que é simplesmente merd*** para dizer bem daquilo).

Tou agora a instalar Debian Sarge e com Ldap e Samba e vamos a ver como se sai o dominio e as contas remotas depois parto para vpn... No entanto pior que o win 2003 não pode!!!

De facto o suporte para rede do Linux é muito mais avançado do que o windows (para além do soft raid, desktop 3D, etc, etc...). São tantas as coisas que o Linux têm vantagem que se torna dificil dizer, no entanto tal como eu estou farto de referir existe algo que não têm que é a relação com o utilizador.

É dificil para um utilizador novo relacionar-se com o Linux. O problema não é o OpenOffice que por sinal até está muito bom na versão 2.0 e que abre bem os ficheiros de windows embora com alguns problemas nos cliparts mas isso ou se copia ou se vive assim...

E tem tido bastante sucesso fora do Linux as faculdades começam a usar o Openoffice para redução de custos bem como as PMEs. Não sei se sabes essas instituições NÃO podem ter versões piratas de software. Não percebi essa do "OBIQUO NOS DESKTOPS DE UMA GRANDE EMPRESA"... Os melhores exemplos que se tem nas grandes empresas é software que não presta e que pelo qual foi pago toneladas de dinheiro...

Quanto ao desenvolvimento de Linux realmente muitas distros são One-man-only, no entanto isso é a tempo inteiro, pois falta dizer que existem os freelancers os quais aparecem em muitos "kudos" e zonas de "thanks" ou "freelancer" ou então são remetidos para os foruns como na Smoothwall em que alguns programas mais recentes a ser usados foram de malta do forun. Estes recebem apenas agradecimento e reconhecimento.

Já agora blastarr uma afirmação do estilo: "O Google é uma empresa de serviços Web, tenta ligar para lá a pedir suporte a um futuro e hipotético OS deles e ficas a ver navios."; é realmente ESTUPIDA para dizer o minimo!!!

Esperava algo mais inteligente vindo de ti! Já agora liga ou envia um email para o suporte técnico da Nvidia a pedir suporte técnico para uma placa 8800 só porque viste num site que eles a iam lançar!!! (é exactamente o mesmo caso!!)

Mas neste caso ninguém se fica a rir! O facto de tu eyeliner encontrares um site a dizer que uma PC-Data dizer que eles vendiam 25% de todo o software linux não quer dizer nada... A net está cheia de erros!! Eu digo-te que tenho aqui em casa a versão 1.0 e a 2.0 do Corel LInux e não paguei nada e são cds originais da Corel. Apenas tive que pagar os portes!! Elas eram gratuitas!! Apenas quando a divisão Linux foi vendida é que passou a ser a pagar o Corel Linux até porque existiam rumores da versão 3.0 com a possibilidade de instalação via net a pagar...

Aliás as distros deles estavam boas até na altura foram os 2s a ter a interface gráfica durante a instalação (SUSE foi a primeira) e tendo em conta os requisitos minimos estava muito bom.

No entanto quando a Corel entrou no negocio das distros contava fazer tecnologia nova e licenciar e ter ainda uma base para poder desenvolver os seus produtos em Linux, esqueceu-se foi que muita gente não queria saber deles, o próprio GIMP começou a tornar-se uma alternativa com os lançamentos sucessivos e no fim não saiu nada a não ser o CorelOffice.


Já agora quem dá exito aos produtos do GOOGLE são os utilizadores de todos os OS!!! Simplesmente porque se não existe um serviço simples e gratuito e eles o fazem as pessoas aderem imediatamente!! O Gmail é o sucesso que é apenas pq tem aquele espaço enorme que aumenta todos os dias e também porque é extremamente simples e rápido de usar!!! Se o Zé Manel das iscas fizesse algo igual e passava para o dele também... Não é uma questão de ser o utilizador do OS x ou y ou z.
 
Estúpido é não ler bem os meus posts antes de lhes responder.

Em relação ao suporte, eu falo numa infraestrutura tipo MSDN no Google. Não existe.
Qualquer coisa comercial que o Google queira fazer ( e não tenham ilusões, o Google é uma empresa e o objectivo de uma empresa é fazer dinheiro, não contribuir para o bem estar da humanidade e serem bons samaritanos ) está sempre limitada pela GPL do Linux.
Podem vir com um "ah, mas nós não usamos a GPL", sendo que aí cessava ou diminuía logo o desenvolvimento externo, por causa de problemas legais e de patentes de software.

Conheço muita gente ligada ao Linux que adorava ter um ambiente de desenvolvimento tipo .NET no Linux, mas este não existe porque nenhuma empresa avançou com a sua criação e posterior suporte técnico.
 
googleos1.jpg

Booting...parece me mesmo fake...

http://www.grooan.com/futurefeeds/wp-content/googleOS.jpg
 
Isto já está a ficar descontrolado.

Não interessa o que a Corel vendeu / vende.

Tudo muito bem relativo à decisão deles. O investimento de 135 milhoes de dólares da Micro$oft bem ajudou à decisão.

O que interessa, e o que este tópico foi criado para discutir é a execução deste projecto.
Agora, se uma empresa fica na bancarrota, paciência, os seus dirigentes que saibam gerir as empresas como
deve de ser.

Agora, por favor, não duvidem que seria uma coisa boa de acontecer. Seja linux ou outra coisa qualquer criada de
raíz espero ver o GoogleOS surgir.

nothing, ainda não paguei por uma busca no Google, agora em relação ao GoogleEarth, vais-me dizer que não vale a
pena aquilo que a versão livre tem? Até gostaria de ver quantas pessoas pagam por aquilo. O rendimento deles vem
através da publicidade que aparece nas procuras o no Gmail através do contexto. Claro que se a empresa procura
expandir-se poderá querer aumentar o seu rendimento através de programinhas engraçados. Eu não me importo nada.

É o mesmo espírito try-before-you-buy só que neste caso eles foram mais permissivos. Não é uma trial limitada de 30
dias, e não tens que buscar cracks para ele. Queres mais, pagas. É justo. Ou não?

Se o SO valesse a pena, não pagariam por ele? Não existem versões "artilhadas" de Linux para pagantes?
Claro que toda a gente pode experimentar a versão gratuita, e normalmente ficam-se por aí.

Essa GPL é uma espada de dois gumes. É boa para todos, menos para quem tem o trabalho que criar essas
ferramentas.

MandrakeLinux lembra-vos algo? No ano passado andavam em peditórios para não fechar portas...
Processos e mais coisas, simplesmente porque toda a gente se virava para as versões livres do MDK.

Venha o GoogleOS. Nós seremos o Juri, Juíz e Carrasco se necessário.
 
eyeliner disse:
Essa GPL é uma espada de dois gumes. É boa para todos, menos para quem tem o trabalho que criar essas
ferramentas.

MandrakeLinux lembra-vos algo? No ano passado andavam em peditórios para não fechar portas...
Processos e mais coisas, simplesmente porque toda a gente se virava para as versões livres do MDK.

Quanto a isso .... :x2:
 
eyeliner disse:
nothing, ainda não paguei por uma busca no Google, agora em relação ao GoogleEarth, vais-me dizer que não vale a
pena aquilo que a versão livre tem? Até gostaria de ver quantas pessoas pagam por aquilo. O rendimento deles vem
através da publicidade que aparece nas procuras o no Gmail através do contexto. Claro que se a empresa procura
expandir-se poderá querer aumentar o seu rendimento através de programinhas engraçados. Eu não me importo nada.

Lá por tu não pagares por buscas ou pelas versões mais avançadas do GE não quer dizer que muitos o façam. Além disso foi só para contrapôr o facto de teres dito que tudo no Google é gratuito. Mas a maioria acaba por sê-lo, pelo menos por agora.

Nem me admirava que a intenção do Google desde o início fosse um 'web OS'.Têm espalhado os seus 'tentáculos' em tudo o que é faceta da net e cada vez faz mais sentido um elemento que agregue todas as áreas em que o Google está metido. Não sei é se será um OS ou um browser.
 
blastarr disse:
Estúpido é não ler bem os meus posts antes de lhes responder.

Em relação ao suporte, eu falo numa infraestrutura tipo MSDN no Google. Não existe.
Qualquer coisa comercial que o Google queira fazer ( e não tenham ilusões, o Google é uma empresa e o objectivo de uma empresa é fazer dinheiro, não contribuir para o bem estar da humanidade e serem bons samaritanos ) está sempre limitada pela GPL do Linux.
Podem vir com um "ah, mas nós não usamos a GPL", sendo que aí cessava ou diminuía logo o desenvolvimento externo, por causa de problemas legais e de patentes de software.

Conheço muita gente ligada ao Linux que adorava ter um ambiente de desenvolvimento tipo .NET no Linux, mas este não existe porque nenhuma empresa avançou com a sua criação e posterior suporte técnico.


Não existam duvidas que o MSDN é muito bom!!! (Ironia)

Então qualquer tipo de ajuda no site da Microsoft para resolveres problemas de configurações avançadas são inuteis!!! Do estilo eu para saber as portas que são usadas pelo VPN PPTP para além da 1723 tive que instalar um programa de sniffing na maquina e mesmo assim não cheguei a lado nenhum porque o modo como o VPN PPTP está implementado no Server da Microsoft está incorrecto!! O cliente de um simples Windows XP Pro fica bloqueado!!

Para mim qualquer tipo de comunidade que venha puramente da Micro$oft e gerida apenas por ela é algo que não vale apena... Quanto ao .NET já ouvi dizer pessoas do curso de informática dizer que com um Linux e um gcc bem actualizado fariam tudo para o Linux e sem tantos problemas...
 
nothing disse:
Lá por tu não pagares por buscas ou pelas versões mais avançadas do GE não quer dizer que muitos o façam. Além disso foi só para contrapôr o facto de teres dito que tudo no Google é gratuito. Mas a maioria acaba por sê-lo, pelo menos por agora.

Nem me admirava que a intenção do Google desde o início fosse um 'web OS'.Têm espalhado os seus 'tentáculos' em tudo o que é faceta da net e cada vez faz mais sentido um elemento que agregue todas as áreas em que o Google está metido. Não sei é se será um OS ou um browser.


Ele tb não disse que tudo no google era gratuito!

No entanto se forem a ver o Google tem sido o pioneiro em muitas areas. Foi o primeiro a usar um sistema de ranking para sites que em conjunto com referencias para um site e outros factores que não se sabe determina a posição que o motor de pesquisa coloca um certo site nas pesquisas que fazemos.

Foi o primeiro a ter o motor de pesquisa extremamente lite com anuncios de um lado que estavam relacionados com a pesquisa.

Um dos primeiros a oferecer a conta de GB gratuitamente e rápida com possibilidade de POP3 e que exibe anuncios.

No final de contas eles têm sido pioneiros numas coisas bastante importantes pois tiveram visão para tal! Enquanto o Google estiver com os serviços que tem agora eu continuo a usar.
 
Obrigado Sumerset.

Nem me admirava que a intenção do Google desde o início fosse um 'web OS'.Têm espalhado os seus 'tentáculos' em tudo o que é faceta da net e cada vez faz mais sentido um elemento que agregue todas as áreas em que o Google está metido. Não sei é se será um OS ou um browser.

A Google é uma empresa baseada em serviços web, não há hipótese de contrapôr. em relação a um "web OS" como dizes...
Até pode ser, se utilizarem a tecnologia java, e utilizando como espaço de armazenamento virtual as gigantescas
contas de Gmail.
Duvido que assim seja, mas a ver vamos.

Alguém tem a sensação que isto parece uma guerra de fanboys? Tipo Linux vs GoogleOS vs Windows?

Bem, eu quero um SO com a facilidade do Windows e a segurança do Linux. Será possível???
 
Back
Topo