Equipamento GoPro Hero (2014) Vs SJ4000 Vs Xiaomi Yi

Com a chegada do novo modelo de entrada de gama da GoPro (à venda por cerca de 120€) penso que se justifica um tópico para discutir e comparar esta câmara com a alternativa low cost mais requisitada: a SJ4000.

Site oficial Gopro: http://shop.gopro.com/EMEA/cameras/hero/CHDHA-301.html

CHDHA-301_main1.jpg



Site oficial SJ4000: http://www.cnhfzj.com/En/Product_De...=762266&CorpProductClass1_ID=83138&id=1145868

3_cnhfzj_2805_20140929094850.jpg



Site oficial Xiaomi Yi:
http://www.mi.com/yicamera/ (ainda não há versão em inglês)
http://www.xiaomiworld.com/xiaomi-yi-sport-camera-xiaomi-yi-action-camera-basic-edition.html




xiaomi-yi-camera.jpg


Edit: introdução do endereço correto do site da SJ4000 e também colocação de imagem actualizada da câmara. Obrigado ao user Kraliv por apontar as incorrecções!!!
Edit2: Introdução da câmara Xiaomi Yi
 
Última edição:
Concordo!

Acho que há muita gente À espera de uma review com a comparação destas duas camaras... eu pelo menos estou! :p
 
Concordo!

Acho que há muita gente À espera de uma review com a comparação destas duas camaras... eu pelo menos estou! :p

Eu também quero comprar uma "action cam" relativamente barata, e estas duas são as que estão em cima da mesa.
Esperemos por reviews e comparações entre as duas.
 
Deixo aqui a opinião de um user de um forum dedicado às GoPro:

"pros -
* cheap
* light weight
* battery seems to last forever - i recorded over 90 minutes (70+ minutes consecutive, all 1080p30) and the battery icon was still showing 2/3 bars.
* 90+ minutes of shooting (1080p) gave me <9GB of files.
* seems like the battery life is well matched with a 32GB card (not yet tested to those ends)
* seems impossible (or at least difficult) to fog the lens, inside the housing. i gave it a decent try, but couldn't get it to fog.

aside from the obvious limitations (no wifi, no hero-bus, built-in battery, integrated housing) my general early impression is that it combines a sensor and subjective image quality comparable to the "original" HD-Hero (aka HD1) but with optics that are arguably in the realm of the HD3/HD4. this means that it is subject to jello and the compression and dynamic range isn't great (by HD3 standards), but there's minimal chromatic aberration.

for the retail price of this, there's not much reason to buy a used HD1 or HD2. if you need a disposable or "high risk" camera, this is probably it. my definition of "disposable" and "high risk" includes most applications that involve giving a kid a camera and saying, "here, kid, go have some fun".

here's my kid testing out the camera and making a movie
icon_e_smile.gif

not bad at all for indoors -
"
 
Para brincar parece-me perfeita, para o uso que muita gente que conheço que comprou gopros lhe dá, é mais que suficiente, para coisas minimamente mais sérias, nota-se a falta de detalhe, que pode nem se notar muito ai nesse exemplo, mas misturar isso com video duma câmara melhor torna-se difícil de tornar a mudança imperceptível, mas é para isso que há as black editions (e a 4 silver que também já tem protune e bitrates mais elevados). 9gb para 90 minutos é muito pouco, tendo em conta que mesmo as Canons gastam ~330mb por minuto, os mesmos 90min seriam quase 30gb de video, é mais do triplo da informação.
 
** corrigida informação após ter visto o review do ***** - criei um post mais à frente no tópico com mais informação

Eu tenho uma Hero2 e já testei a SJ4000 - estou a ponderar comprar uma segunda câmara para fazer 2 filmagens diferentes em simultâneo e estava quase a comprar a SJ4000 quando esta Hero foi anunciada. Para mim existem vantagens óbvias para uma e para a outra e a decisão deve ser feita baseada no gosto pessoal:

Preço: SJ4000 - é mais barata que a GoPro
Autonomia: GoPro - a SJ4000 é paupérrima - com settings mais elevados, dura cerca de 20 a 30 min - o que vale é que se podem comprar por menos de 100€ com 3 baterias incluídas, o que já ajuda
Acessórios: SJ4000 - o pack traz acessórios que nunca mais acabam - a GoPro é mais comedida nesse campo
Evolução / peças : GoPro - a GoPro tem inúmeros acessórios que podem ser adquiridos a posteriori, incluindo peças de substituição, etc
Som: GoPro - neste caso estou a extrapolar da Hero2 e do que vi da SJ4000 - sendo que o som da SJ4000 é mauzinho e não acredite que o da GoPro possa ser tão fraco
Imagem: GoPro - mais estável em movimento e faz 720p com 60 frames por segundo reais.
Software: GoPro - a edição com o software da GoPro é muito simples e não precisamos recorrer a outros softwares, quando não se pretende realizar um "filme", mas apenas queremos cortar partes de algumas filmagens, colar filmagens, etc.
Wifi: SJ4000 - a GoPro não tem - Interessa? Nem por isso - é um extra que só serve para consumir mais bateria
Conectividade: SJ4000 - tem saída HDMI, pelo que li, a Hero não
Ecrã lcd: SJ4000 - a GoPro não tem - Interessa? Pouco, o ecrã é "microscópico", serve apenas para orientar a posição da câmara... mas como estamos a falar de grandes angulares, essa "afinação" é facilmente feita a olho e nos anos de uso de GoPro posso dizer que nunca precisei de um LCD para regular correctamente a câmara.
Colantes (peças para colar directamente em superfícies lisas e fixar a câmara): GoPro - colam bem melhor do que os da SJ4000...
Assistência: GoPro - comprando numa loja física temos à partida melhor assistência, e a GoPro como empresa com anos de experiência terá decerto uma melhor representação a esse nível - a SJ4000 será na maior parte dos casos comprada na net, com custos adicionais inerentes caso surja algum problema.

Por fim acrescento em relação ao tamanho dos videos que a GoPro guarda o vídeo num formato que depois tem de ser expandido - não sou muito entendido em codecs, mas parece-me que o algoritmo é muito bom e que isso só é possível com um bom processador. As que gastam 330mb por minuto poderão não estar a comprimir nada por falta de capacidade de processamento... Mas isto sou eu a pensar alto...

Para mim é complicado escolher já que gosto muito da GoPro e já tendo uma, posso abdicar de muitas das "vantagens" da SJ4000 pois a minha ideia é usar como câmara secundária. Por outro lado, a SJ4000 tem mais funcionalidades e traz muitos acessórios a um preço baixo, o que a torna muito apetecível !

Quem opte por uma câmara para ser a unica action camera deve ponderar bem os pontos mais negativos e positivos de cada uma:
* GoPro - menos modos de filmagem e mais cara
* SJ4000 - bateria com pouca autonomia

E por fim a grande facilidade de edição do vídeo que a GoPro oferece com o seu software pode ser um ponto que muitos ignoram antes da aquisição, mas que é realmente importante para os utilizadores que não queiram entrar no mundo dos softwares de edição de video mais complexos.

Se optar por adquirir a GoPro espero voltar aqui e fazer um teste mais efectivo e real pois poderei ter as 2 câmaras na mão e compará-las directamente...

** vejam o post mais à frente **
 
Última edição:
Imagem: SJ4000 (?) a avaliar pelo facto de ter sido comparada com a HERO3 e ter tido algum sucesso só posso acreditar que a imagem seja superior à HERO básica, mas talvez alguém consiga dar uma opinião mais concreta.
Esta para mim é a grande questão... a qualidade da imagem...

Colantes: GoPro - colam bem melhor do que os da SJ4000...
DEsculpem a ignorância, mas o que é isto?

... a SJ4000 tem mais funcionalidades e traz muitos acessórios a um preço baixo, o que a torna muito apetecível !
Consegue-se comprar acessórios para a Gopro a preçso MUITO baatos no ebay, ou noutros sites do género...
 
A mim a SJ4000 continua a parecer superior, especialmente em Lowlight, tendo em conta que a SJ4000 é comparável a Hero 3 silver, e esta nova dizem ser equivalente a Hero1, parece-me um melhor negócio a SJ4000.
 
Depende do uso. Se é para filmar a família na piscina, a sj4000 chega. Se é para fazerem filmagens e fotos mais extreme com edição de vídeo com slow notions etc, os 60 fps, as 3 fotos por segundo, e wide view, da hero dão um baile à sj4000.
Fazer slow motions com a sj4000 é para esquecer assim como sequências de fotos.
 
O que me está a fazer pender para o lado da GoPro é o seguinte:

- Duração da bateria
- O facto de a poder comprar por exemplo na Worten e se houver algum problema que necessite activação da garantia basta ir lá para tratar de tudo.
- 720 p 60fps reais

No que diz respeito à qualidade de imagem, pelos vídeos que vi, a qualidade de imagem em situações de pouca luz é melhor na SJ4000. Mas por outro lado em termos ópticos - diga-se lentes - a Gopro parece-me melhor. Já vi vídeos da SJ4000 com o sol de frente ( o que não é difícil acontecer, visto que se tratam de câmaras com um FOV bastante grande) e o flare é medonho ... degradando bastante a qualidade global da imagem.

Sou mesmo capaz de ir para a GoPro, a não ser que a PP baixe o preço da SJ400 aí para uns 60€.
 
E vais usar a câmara regularmente com pouca luz?
Para quem usa a máquina para uso "familiar", fotos e vídeos das férias ou outros assuntos do quotidiano, onde se também pode usar a câmara do telemóvel, a jsj4000, serve perfeitamente, porque provavelmente nunca se vai dar uso às funcionalidades que a gopro oferece.
Se queres filmagens como ves na página da gopro, ou no canal do youtube da gopro, com a sj4000, simplesmente é impossível ter aquela fluidez de imagem e fotos tiradas no momento certo.
Tudo o que seja para gravar com velocidade, gopro. Tudo o que seja quotidiano, sj4000.
 
Pelos vídeos que vi, parece-me que a performance em situações de pouca luz não é das melhores:
Se queres filmagens como ves na página da gopro, ou no canal do youtube da gopro, com a sj4000, simplesmente é impossível ter aquela fluidez de imagem e fotos tiradas no momento certo.
Tudo o que seja para gravar com velocidade, gopro. Tudo o que seja quotidiano, sj4000.

Tenho consciência que uma SJ4000 em termos de qualidade pura não chega aos calcanhares de uma GoPro de topo.
Mesmo com a GoPro Hero 2014 (o modelo de entrada de gama, lançado à poucos dias e que está a ser debatido neste tópico) será impossível obter esses resultados, tal como vistos no canal Youtube da GoPro. Para ter essa qualidade, só mesmo uma GoPro Hero 3 ou 4, Black Edition.

Esta GoPro de entrada de gama é um modelo mais próximo da SJ4000, daí este tópico "frente a frente".
 
Mas eu não falei em gopro de topo. Nem o tópico é sobre a gopro de topo. Nada a ver. Esta gopro mais barata faz 60 fps. A sj4000 não faz. diz que faz, mas é mentira. Só por aí, as filmagens saem com uma fluidez que com a sj4000 é impossível. Os 60 fps, não só vão permitir fazer slow motions sem se vomitar, mas também permitem que se abrande um pouco a imagem para iludir um bocado o abanar a câmara nas filmagens. É um truquezinho, que com a gopro hero a 60fps permite fazer e a sj4000 não. As fotos a mesma coisa. Com a gopro mais barata consegues frames como ves no site deles de um acontecimento qualquer.
Por exemplo, a gopro mais barata tira 5 fotos por segundo.
Se fores de bicicleta e passares por uma poça de água e tiveres a gopro a fotografar ao pé da roda a 5 fotos por segundo, aposto um queijo que consegues uma foto melhor com a gopro mais barata, do que com a sj4000 no mesmo sítio a tirar a sua foto de 3 em 3 segundos... com sorte, passas a poça de água e nem tirou foto nenhuma à água. Claro que a maioria leva a câmara no volante e ficam todos contentes. Mas se depois queres melhores filmagens e melhor edição, fostes. Não há frames.
Sim. Podes filmar a poça de água, mas com o ghosting que a sj4000 debita, é difícil arranjar um frame limpo.

A gopro hero permite filmagens e imagens muito mais interessantes, coisa que a sj4000 com os seus 30 fps e a sua foto a cada 3 segundos não permite. Não tem nada a ver com os testes que se vê aí a filmarem uma secretaria em casa.

Esses testes é como comparar um nokia 3130 com um android com base só na qualidade da chamada. Há vídeos de testes de fps entre a gopro e a sj4000. Mas tou no telemóvel e não da jeito procurar os vídeos para pôr aqui.

A gopro tem 60 fps, 5 fotos por segundo, e wide view. 3 coisinhas que são imprescindíveis para uma muito boa experiência de filmagem para quem filma com velocidade e momentos rápidos. 3 coisas que a sj4000 não tem.

Agora se a câmara é para usar em filmagens sem grande movimento,nunca vão usar essas funções, obviamente que a sj4000 é a mais indicada.
Andava aí um vídeo no youtube de um gato a saltar para apanhar um brinquedo preso por um fio no tecto e a câmara estava presa logo acima do brinquedo.
O vídeo tem slow motions brutais. A sj4000 faz? Não. A gopro mais barata faz? Sim.

Até a filmar um gato em Casa é possível criar uma experiência de vídeo excelente. Mas depende das funcionalidades da câmara. Ambas permitem filmar o gato. Com boa qualidade. Mas com boa experiência de vídeo, já só uma permite.
É aí que quero chegar com a estória dos 60 frames e das 5 fotos por segundo.

E quando filmamos velocidade, podemos recriar essas experiências de vídeo.

No bolo todo, os 60 fps, os 5 shots por segundo e o wide view, tendo em conta que estamos a falar de action cameras, que permitem filmar e fotografar isso mesmo, action, a gopro hero está mais à frente.

As filmagens de surf que aí andam, dentro dos tubos, são todas abrandadas, para não se notar os movimentos bruscos da câmara e para se poder ter uma percepção do que se passa durante mais tempo e a manter uma fluidez brutal. Que parece que o vídeo não está mais lento. Esses vídeos não têm 30 frames por segundo. Com 30 fps é impossível ter um resultado destes.
Se filmas ou fotografas e editas action, percebes a importância que estas funcionalidades têm. Se não filmas, não vale a pena dar mais 40 euros pela hero.

E a bateria da hero dura duas horas. Com o ligar e desligar para gravar só o que interessa, fica com um tempo de utilidade brutal.

Eu consigo surfar 4 horas com a sj4000 sem ficar sem bateria e a bateria da sj4000 dura 60 minutos, mais coisa menos coisa.

Mas pronto, no meu caso. Mete dó, quando estou a editar os meus vídeos e quero abrandar o vídeo para ver mais detalhe e mais tempo do momento e os 30 frames por segundo fazem com que fique uma m.... ou tento tirar uma sequência de fotos de uma manobra e a manobra é feita no intervalo dos 3 segundos entre cada fotografia e não capto nada de jeito.

Resumindo, quem filma momentos rápidos, gopro, quem não filma momentos rápidos, sj4000.
A única vantagem da sj4000 é mesmo o ecrã.
 
Back
Topo