GoPro Hero 3 Black Edition

A questão da perda de qualidade tem a ver com codecs, quando editas um video num editor decente, leia-se Premiere, Vegas, FCP e por ai fora, e se escolheres um formato bom, mesmo que seja h264 que é um codec compresso mas é o formato mais usado no youtube (que já de si também comprime MUITO os videos), por exemplo se quiseres passar de um programa para outro deves usar ProRes o 4444 ou o 422, os ficheiros ficam ENORMES, não são compressos de todo por isso não perdem qualidade.

Não sei que tipo de video tencionas fazer, mas se não for video para trabalho (ou seja se não estiveres a fazer um video para alguém) sinceramente acho que mais que 1080p hoje em dia é mais do que suficiente, os ficheiros em resoluções maiores que isso são enormes e depressa vais reparar nisso, quando vires que qualquer video te ocupa gigas e quando os quiseres guardar todos vais precisar de um disco só para isso.

Para teres ainda mais proveito da camara e se queres mais qualidade e se um dia te quiseres meter em Color Grading (isto só mesmo para video mais a sério porque dá MUITO trabalho e é bastante dificil de aprender a fazer decentemente, devias usar o ProTune.

Em Timelapse até se percebe até porque acaba por ocupar menos do que as fotos originais todas :P

Obrigado pelos esclarecimentos e pela atenção desde já. :)

Concordo com o que disseste, hoje em dia 1080p é mais do que suficiente, mas para teres uma ideia melhor do que pretendo fazer com a câmara deixo uma pequena explicação abaixo. Estas são algumas das actividades para as quais vou usá-la:

- momentos em família / com o pessoal - 1080p 30 fps chega, não se justifica uma qualidade melhor
- projectos na área da meteorologia - time lapses vários, filmagens de fenómenos meteorológicos - 2.7k e 4k são as resoluções que vou usar, pois pretendo que todos os detalhes, até o mais tímido, fiquem numa qualidade de imagem excelente, um exemplo disso é este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=9JUOPebG_vk para mim justifica-se estas resoluções elevadas para time lapses de qualidade e com bastante detalhe (repara nas nuvens que estão sob o sol)
- desportos radicais / vários - 1080p 60 fps - mais fps, melhores slow motions, aliás, até há o modo 720p 120 fps que talvez seja melhor ainda
- nocturnos variados - dependendo da quantidade de luz que ainda existir assim opto por 2.7k ou 1080p, estive a ver exemplos de vídeos no youtube a 2.7k com pouca luminosidade e a qualidade é excelente (e ainda por cima não é a qualidade original porque o vídeo foi redimensionado para 1080p...): http://www.youtube.com/watch?v=nlrlYXExoyM (embora com menos luminosidade já não compense tanto esta qualidade)

Estas câmaras requerem saber adaptar a qualidade à ocasião, é basicamente isso que disseste indirectamente e que também concordo a 100%. :)

Tenho ainda uma dúvida, no entanto: o ProTune é um modo que a câmara tem neste caso ajustar cores, saturação, etc? É automático ou manual? Nunca cheguei a perceber isso. Penso que seja mais um modo da câmara do que outra coisa porque há vídeos onde compara o ProTune ligado e desligado. Ah e recomendam vivamente a NÃO usar este modo à noite (repara no título do segundo vídeo, onde forçam a ideia do PRO-TUNE OFF), só provoca grão na imagem e diminui imenso a qualidade da mesma comparando com esta opção desligada...

Já vi um vídeo com uma demonstração mais que óbvia disso mas agora não o encontro. Dizem que tira muita nitidez à imagem usar este modo. Atenção que estou a falar apenas em condições de pouca iluminação / nocturnas.

EDIT: aqui está o vídeo. É caso para dizer: CREDO :D

http://www.youtube.com/watch?v=qPESLbX-FGE

Pela descrição do vídeo:

"Protune makes video editing easier, and you will have better result. That's why I tell you, that you can't use it. Protune makes 35 Mbps instead of 10 Mbps, that's why you will have so much more datas about colors, and so on, that you can edit much much easier."

...fico a perceber que com o protune ligado é muito mais fácil a edição de vídeo, tal como disseste (color grading).
 
Última edição:
A questão é que com o ProTune foi posto na Black Edition apenas para simplificar a vida aos editores quando querem misturar video de uma camara de cinema ou mesmo DSLR com imagens filmadas com GoPro, porque com o protune além de a camara gravar com uma bitrate mais elevada (ou seja a camara guarda mais informação da imagem, dai permitir que edites decentemente) é uma imagem flat, plana vá, ou seja não tens contraste, não tens os highlights puxados nem sharpness.

A ideia de usar uma imagem flat é precisamente impedir que a camara meta contraste na imagem e que abuse do post sharpening, é normal que pareça que o protune tenha mais grão numa situação tão escura como aquela, mas se pegares naquele protune aumentares o contraste e sharpness vais ver que a imagem fica MUITO melhor do que saida da camara em auto\normal.

Mas claro para usar o ProTune convém saber fazer a tal edição em Post.
 
Bom dia, tenho um problema, tenho uma Gopro Hero hd, com um cartão de 32gb os 3 primeiros vídeos ficam normais, os seguintes ficam sempre corrompidos... alguém sabe o que se passa?
 
Experimenta fazer updade de firmware na camara e formata o cartão.


Agora mataste-me
icon9.png
, nao sei fazer update...
 
Nao deve estar relacionado com firmware, o mais certo é o cartao nao ter velocidade suficiente para a gravaçao.
Experimenta com outro cartao mais rapido.
 
Não acredito que seja da velocidade, até porque como ele diz os primeiros funcionam, se fosse da velocidade nenhum dava, além de que a GoPro HD não é propriamente uma DSLR.

Mas é possivel que seja um problema com o cartão.
 
Para quem estava com medo de levar a gorpro para dentro de água, não tenham.. eu já levei a minha a mais de 30 metros e aguentou se bem, o unico problema é arrnajr um suporte à medida para que as imagens e especialmente o video fique em condições, se não fica tudo a abanar muito... Tenho amigos meus com maquinas fotograficas de mergulho profissionais e não dispensam a gopro! Comprem um lcd e tão a fundo! Ah, ao gravar em HD temos sempre de editar os videos, outra parte chata
 
Boas pessoal sou novo neste forum e ando a procura de info e dicas pois encomendei uma gopro 3 black. Andava a namorar as silver mas ontem apareceu me uma promoçao da black por 280€ em vez dos 450€ e aproveitei.
A camera vai ser principalmente para umas filmagens a andar de mota e nas concentrações para a praia, rios, piscinas etc
O que me dizem da compra? é a minha primeira gopro, ate agora so usava uma pequena camera dos chineses de 20€.
Deveria ter ido para a silver ou vou me safar bem com a black?
Todos os comentarios sao bem vindos
Cumps pessoal
 
Porque é que achas que não te vais safar bem com a Black e deverias ter ido para a silver? A Black edition é a melhor action Cam do mercado, apenas ultrapassada apenas pela GoPro Hero3+ Black Edition, dentro dos preços aceitáveis claro. É a que tem o melhor sensor, melhor performance em situações com pouca luz, e depois tem modos para pessoal mais avançado no video, opções de gravar com bitrate mais elevada, o Protune para ter mais liberdade no colorgrading e afins, mas se é só para fazer videos caseiros esquece estas ultimas coisas :P

Agora o que tens a fazer é estudar maneiras de montar\usar a câmara que a deixem estável, por exemplo acho o plano do capacete feio, além de que já está mais que batido, no entanto não sei até que ponto fixa-la á mota não vai criar ainda mais vibração na maquina.

Acima de tudo aprende a usar isso e diverte-te a usa-la que é basicamente para isso que foram feitas!
 
Porque é que achas que não te vais safar bem com a Black e deverias ter ido para a silver? A Black edition é a melhor action Cam do mercado, apenas ultrapassada apenas pela GoPro Hero3+ Black Edition, dentro dos preços aceitáveis claro. É a que tem o melhor sensor, melhor performance em situações com pouca luz, e depois tem modos para pessoal mais avançado no video, opções de gravar com bitrate mais elevada, o Protune para ter mais liberdade no colorgrading e afins, mas se é só para fazer videos caseiros esquece estas ultimas coisas :P

Agora o que tens a fazer é estudar maneiras de montar\usar a câmara que a deixem estável, por exemplo acho o plano do capacete feio, além de que já está mais que batido, no entanto não sei até que ponto fixa-la á mota não vai criar ainda mais vibração na maquina.

Acima de tudo aprende a usar isso e diverte-te a usa-la que é basicamente para isso que foram feitas!

Boas jonas, desde ja obrigado pela tua resposta, eu digo isto pois vejo pessoas a queixarem se de alguns bugs como os ficheiros corrompidos, imagem a parar na black. esses defeitos ja foram corrigidos em atualizaçoes? Ja sei que tenho de por um cartao classe 10, ha alguma diferença entre marcas ou basta ser classe 10?
No meu caso tambem nao gosto muito de por no capacete, até porque olho muito para os lados e espelhos e a filmagem perde a piada. na camera chinesa que uso ponho por cima da roda da frente e filma bem e fica engraçado, já agora deixo aqui um video para dar uma ideia
http://youtu.be/Bd3YCSzDCSY
podem passar ao min 4
Para videos deste genero que configuraçao sera a melhor? 720p? 30fps ou 60fps? para que a imagem nao fique muito tremida e consiga qualidade.
Vou me estrear no mundo da gopro :009:
Que programa uso para editar os videos?
Desculpem o testamento
 
Estás na europa, usa 25fps, 60fps só servem se quiseres fazer um slowmotion, para editar, creio que podes usar um programa simples que está no site da gopro, senão é moviemaker ou o imovie se tiveres mac.
 
Estás na europa, usa 25fps, 60fps só servem se quiseres fazer um slowmotion, para editar, creio que podes usar um programa simples que está no site da gopro, senão é moviemaker ou o imovie se tiveres mac.

Alguem me diz onde posso comprar um destes cartoes na regiao de Lisboa ou arredores ?

Tem de ser Extreme Classe 10.

Câmeras HERO3: Black Edition e HERO3+ Black Edition

  • Um micro cartão SD Classe 10 de até 64 GB é exigido.
Nem todos os cartões microSD Classe 10 possuem a mesma velocidade de registro de dados. Se você planeja gravar em 4k, 2,7k, ou modos de vídeo Protune com a sua câmera HERO3: Black Edition ou HERO3+ Black Edition , recomendamos a utilização de um dos seguintes cartões microSD para o melhor desempenho:

  • MicroSDHC Extreme de 32 GB da SanDisk (SDSDQX-032G)
  • MicroSDXC Extreme de 64 GB da SanDisk (SDSDQX-064G)
  • Lexar 32GB SDHC 600x (LSDMI32GBSBNA600R)
  • Lexar 64GB SDXC 300x (LSDMI64GBBNL300R)
  • Delkin 32GB SDHC (DDMICROSDPRO2-32GB)
  • Delkin 64GB SDXC (DDMICROSDPRO264GB)
  • Samsung 64GB SDXC (MB-MGCGB/AM)
 
Wortens, ***** e afins devem ter, mas só tem de ser um desses se fores filmar a 2.7k ou em protune (4K é a 15fps por isso é inutil), se fores filmar normalmente a 1080p 25fps qualquer class 10 serve.
 
Boas pessoal, a maquina ainda não chegou mas ando a ver os cartões de memória. o que acham deste? pois pelo que vi não são todos iguais
http://www.*****.pt/Integral-microS...-10-Cartao-de-Memoria-Cartao-Micro-SD/a698676
 
Back
Topo