gOS - um ensaio para o SO do Google?

lothar_m

Power Member
saiu recentemente para o mercado uma distribuição de linux que apresenta algumas características interessantes e que podem ser indicativas do tão falado (futuro) SO feito pelo Google.

a distribuição baseia-se no ubuntu 7.10 e já está a equipar alguns pc vendidos nos estados unidos.

Everex_gPC_TC2502_screenshot2.jpg


site da distro


gOS was introduced by Everex, a midtier PC vendor, in its inexpensive Green gPC TC2502 computer in late October. This cheap computer is sold for $198 at Wal-Mart stores and online at walmart.com.

The operating system is based, like so many desktop Linuxes such as Mint, on Ubuntu. In gOS' case, it's built on top of the newly released Ubuntu 7.10 Linux. It includes the usual array of open-source software that users have learned to expect from a Linux desktop such as popular applications from Firefox, Skype and OpenOffice.org. The one difference that Linux users will notice immediately about it is that it uses the Enlightenment E17 desktop interface with a Google-centric theme instead of the far more KDE or GNOME desktops.


This is a Linux that's designed with several specific purposes in mind. First, it's not just built around Google; it's built on Web 2.0 applications and the Internet. Next, it works with low-end hardware. This may be the first PC where a high-speed Internet connection is more important to its performance than a high-speed processor.

fonte
 
Há alguma forma de obter estas features no Ubuntu original?

Quais features? o software da google? o E17 ? tudo o que vem instalado de base do gOS pode-se instalar no Ubuntu.

Respondendo a parte do SO da Google.

1º Gobuntu existe, é real. é uma personalização para a empresa.
2º Não vai ser distribuido! a Google acha que já existem distros sufcientes e eles preferem ajudar a desenvolver o que existe.
3º foi um sysadmin da google que me disse :p
 
isto nem é baseado no google. a google nao tem nda a ver com esta distro... por acaso quem a fez tem ali uma grande cena de marketing porque realmente parece que aquilo vem do Google... o que gOS means is GREEN OS... usa muitas aplicações google pq e' uma distro virada pa internet e é suposto ser para maquinas super "leves", dai ter o minimo de instalações possiveis e então usar webapps
 
Quais features? o software da google? o E17 ? tudo o que vem instalado de base do gOS pode-se instalar no Ubuntu.

Respondendo a parte do SO da Google.

1º Gobuntu existe, é real. é uma personalização para a empresa.
2º Não vai ser distribuido! a Google acha que já existem distros sufcientes e eles preferem ajudar a desenvolver o que existe.
3º foi um sysadmin da google que me disse
:p

Ve aqui.:confused:
 
Uma coisa é o Gobuntu da google, outra é o Gobuntu do Ubuntu, que é uma versão do Ubuntu 100% livre. sem drivers restritos.
 
pessoal, saquei o gOS Space, mais para testar e ver como é este SO out of the box.. mas alguém me podia dar algum feedback?
 
Eu nunca cheguei a testar, pois pelos screenshots e da maneira como está organizado não me cativou nadinha :/
E17 é bastante interessante mas não assim ...
 
eu vou experimentar e depois vejo... a ideia é por isto num pc de uma pessoa amiga que não se quer estar a chatear muito e gosta de coisas "bonitas" :p

e ja agora é mais um para a colecção :D

mas digam me... porque ainda não tive oportunidade de instalar.. é outra debian based?
 
Última edição:
I know por isso é que gostava de ter mais feedback sobre ele.. a ideia é aplica lo num sistema que já está montado.. até eram dois, mas um deles como é para uma pessoa que já está mais habituada com linux vai levar com uma distro com XFCE dado ser uma máquina um tanto quanto antiga
 
lol isso já vi eu nas screnshots.. estou mais interessado em saber o que está por debaixo do capot :p

Pelo que li no site, o gOS space está mais vocacionada, para "junkies" do mySpace :P por baixo do capot está o Ubuntu 7.10, com Enlightenment + AWN + Compiz Fusion.
 
prontos então está perfeito para que é :D
basicamente a pessoa a quem se destina isto é mesmo para um sistema que vai servir só mesmo para tretas do myspace e gosta de efeitos :p

e desde que lhe mostrei linux o gajo ficou mesmo interessado nisso.. e então eu vim dar com este SO depois de um bocado de google.. parece então ser uma boa escolha para o que é
 
O gOS é um projecto de GNU/Linux integrando E17 com mais umas tretas, baseado em Ubuntu, dos vários que há por aí. O gOS é desenvolvido com base, também, num projecto chamado cafelinux.org (o mesmo que a Oz enterprise, que desenvolve o Oz OS). Com diferença deste último, o gOS tenta integrar um sistema todo baseado em gadgets do Google e para "facilitar" usa muita coisa de outros DEs, como o painel do XFCE. Não é o sistema do Google, nem pouco mais ou menos :).
 
Back
Topo