1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Gostaria que me ajudassem na escolha!

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por CyberCrazy, 28 de Janeiro de 2007. (Respostas: 27; Visualizações: 1675)

1. Estou indeciso entre este trés portateis, gostava que me ajudassem através dos vossos comentários a tornar fácil a minha escolha!

- Toshiba Satellite A100-498:
    Processador:Intel Core2 Duo T5600 1.83GHz com Tecnologia Intel Centrino Duo MobileCache:2MB L2Memória:1.024MB DDR2 (2x 512MB), Máx. 4.096MBDisco rígido:160GBDrives:Gravador DVD±RW Double LayerEcran:TFT 15.4" TruBrite WXGA (1280 x 800)Placa Gráfica:NVIDIA GeForce GO 7300 Turbocache PCI Express 16xMemória Placa Gráfica:256MB (128MB dedicada + 128MB partilhada)

- Asus Z53JC-AP059M:

Processador:Intel Core2 Duo T5500 1.66GHz com Tecnologia Intel Centrino Duo MobileCache:2MB L2Memória:1.024MB DDR2 (2x 512MB)Disco rígido:120GB a 5400rpmDrives:Gravador DVD±RW Double LayerEcran:TFT 15.4" Color Shine WXGA (1280 x 800)Placa Gráfica:NVIDIA GeForce GO 7300 TurbocacheMemória Placa Gráfica:até 512MB (128MB dedicada + 384MB partilhada)

- HP Pavilion dv6179ea:

Processador:Intel Core2 Duo T5600 1.83GHz com Tecnologia Intel Centrino Duo MobileCache:2MB L2Memória:2.048MB DDR2 (2x 1.024MB), Máx. 2.048MBDisco rígido:120GB SATA 5400rpmDrives:Gravador DVD±RW Double Layer com tecnologia LightScribeEcran:TFT 15.4" BrightView WXGA (1280 x 800)Placa Gráfica:NVIDIA GeForce Go 7400 TurboCacheMemória Placa Gráfica:até 256MB (128MB dedicada + 128MB partilhada)

2. Goncalo Silva

Goncalo Silva Power Member

O HP é superior às outras duas máquinas. Leva uma clara vantagem a nível de RAM e placa gráfica e o processador é tão bom quanto o do Toshiba e melhor do que o do Asus.

Seria mais fácil ajudar-te se nos fornecesses duas informações importantes: Qual o orçamento? Que uso vai ter o portátil?

3. Eu ando a procura de um portatil até 1300 euros, não para jogos (só msm fm2007 e pes6), mas para trabalhar com varios programas de engenharia, desde a autocad a dialux, etc etc. como tb para fazer trabalhos.

4. ricreis

ricreis Power Member

Se queres trabalhar com CAD, e por esse preço, procura um barebone onde possas meter pelo menos um processador T7200, uma boa placa gráfica e pelo menos 2 GB de RAM!

Tenta, por exemplo, um Compal Hel81, ou um ASUS s96J.

E se o teu problema é marcas, bem ASUS é sempre ASUS, mas Compal é que fornece os barebones para a HP, por exemplo.

5. Mitch

Mitch Banido

para cad a placa gráfica quase não interessa...

6. Goncalo Silva

Mas para PES6 e Windows Vista sim.

Aconselho-te vivamente a ponderares os barebones VBI que o ricreis falou... por 1300€ constrois um sistema muito mais equilibrado e direccionado para as tuas necessidades, com um disco um pouco maior do que esses e um T7200, 2GB de RAM e uma X1600/Go7600.

;)

7. Thunderdome

Thunderdome Power Member

Eu comprei o HP a semana passada mal desceu aos 1299€ (estou a usá-lo neste momento). A ***** creio que foi a primeira a fazer a descida de preço para tornar este HP mais competitivo. E funcionou, passado 2 dias já não havia nenhum e todas as lojas passaram a este preço, e vende como água. É que esta é a gama média de preços que as pessoas procuram - laptop bons, mas não topos de gama exponencialmente caros (nunca compensam em termos de ratio preço/produto, especialmente pois em 3 meses TODOS estarão "desactualizados").
    Voltando ao assunto, tive EXACTAMENTE a mesma dúvida entre esses 3 PCs. O Toshiba parece ser uma máquina robusta (mais que o HP, mas também mais feia). O Asus é um pouco mais feio, mas equivalente. Assistência técnica é boa em todos, mas especialmente na Toshiba e na HP - escuso de dizer que em portáteis isso é fulcral e a razão pela qual em nenhuma loja me aconselharam Acer (e outras marcas).
    Mas o HP levou a melhor, não pela camara, ou estética, mas pela parte técnica. Pelo preço é superior aos outros e compensa. O Toshiba era a minha grande dúvida, mas dissipou-se quando percebi que ao contrário das versões estrangeiras vem com 2x512 e não 1x1024! Ou seja, todas as slots ocupadas, gastas um balúrdio a passar para 2Gigas - os 100€ a mais do HP compensam mais de 2x só aí! E tens um processador e uma placa gráfica um pouco melhores. E mais a camara, comando e estética, mas isso interessa menos.
    Perdes em disco, mas sinceramente, gigas de disco é a 50 cêntimos o giga em discos externos bem pequenos, é algo nem devia pesar muito hj em dia.

Eu tenho pena é de n ter ainda melhor placa gráfica, ser mais pequeno e da bateria não durar mais - mas esse conjunto só vês em topos de gama dos mais pequeninos e vão aos 3000€, o que acho demais.
    Resumindo, na gama 1000-1400€ creio ser a melhor compra.

8. bugkill3r

bugkill3r Power Member

Pelos vistos informaste-te mal, o Toshiba A100-498 vem com 1x1024 tendo um slot livre....

9. Goncalo Silva

Por muito boa máquina que seja (e eu sei que é), neste momento não existe competição nesta gama com um VBI bem construído... a não ser que o design seja importante, claro :) De qualquer maneira, acho que fizeste uma excelente escolha! (Embora não seja grande fã da HP...)

10. Thunderdome

Thunderdome Power Member

Os VBI não me dizem muito. É confiar que a Intel "verificou". Não me apetece ficar com 1300€ nas mãos daqui a um ano. Se fosse pc de mesa, qq treta servia, pois tudo se muda bem, é só tirar e por (tirando a motherboard e cpu). Quem me dá a garantia dos VBI? Onde os levo se houver problemas? Essa é a minha grande dúvida (pois ainda vou a tempo de devolver o HP)...

Podes confirmar-me onde viste isso? Nas lojas (e vi mais de 7!) TODOS eram 2x512, apesar de alguns dizerem o oposto, e no site da Toshiba, de forma MUITO conveniente dizem-te 1024 Mbytes (não te dizem 1x1024 ou 2x512). Obriguei-os a ir confirmar. É que se o teu PC veio de fora, é 1x1024 (mm assim o HP compensa, imo), senão é 2x512 (maiorias dos pcs tugas). Mas acho brutal nem as lojas te confirmarem, ou mm te enganarem por ignorância. Faz uma grande diferença a forma como a RAM está distribuída.

ps: uma coisa curiosa, se repararem na maioria, apenas os PCs com preço superior a 1500/1600€ se dizem "Windows Vista Premim Ready", mesmo nos autocolantes! LOL Mas se forem ao site do Vista, quase todos os Laptops superiores a 900€ são perfeitamente compatíveis. Neste HP dv6197ea o autocolante apenas diz "Windows Vista Capable", mas o site da HP diz que o Premium dá! http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/p...713761-1713761-1713761-12724460-78121783.html
    Ou seja, é um pouco levar os consumidores a gastar mais 200 ou 300€ com medo que o Windows Ultimate não funcione... ;) Esperteza saloia, basta ler os requisitos do vista ou consultar o site da HP em vez de olhar pro autocolante!

Última edição: 29 de Janeiro de 2007
  11. Goncalo Silva

Quem te oferece todo o suporte do portátil é a loja onde o compraste e atenção: Os VBI's funcionam mais ou menos como um pc de mesa: São completamente configuráveis. Se escolheres bem a loja onde compras, terás uma assistência, diria eu, superior à que te dão 90% das marcas. Mas se já compraste deixa-te estar que compraste bem ;)

12. bugkill3r

bugkill3r Power Member

Confirmado junto com a toshiba mesmo, a maior parte das lojas caso nunca tenhas reparado têm bastante erros nas sinaléticas que colocam nos portateis. TODOS os Toshiba satellite que vêm com graficas dedicadas ou semidedicadas vêm com 1x1024 de ram, apenas os modelos com gráficas partilhadas vêm com 2x512Mb.
    Se tens duvidas telefona para o CAT para confirmares (707 265 265)

13. Thunderdome

Thunderdome Power Member

Hum, as lojas fecham rápido, há muitas com menos rotatividade que 2 anos.
    Claro que há outras bem fixes.
    Eu tb acho q escolhi bem, mas como é o meu primeiro portátil, não quis arriscar VBIs ou afins. Para o próximo, talvez o faça. Os VBIs compensam em preço pelas caracteristicas, sem bem que Às vezes é o sistema como um todo que conta... (a tal histórias dos Tsunami num outro thread).

bugkill3r: olha q eu fui confirmar de novo com pessoas que os têm, é mesmo 2x512! :\ A Toshiba só te diz o que está no site deles, não é explícito. Como te disse, por mais 100€ o HP compensa ainda, mas os 2x512 é um factor decisivo a ter em conta.

Já agora, a Ge7400 é mto inferior à 7600? As 7700 ou 7900 tão em PCs já mtooooo caros, mas tinha curiosidade entre essas duas se haveria grande diferença (q se notasse realmente)
    De 1 para 2 gigas de ram nota-se certo?

14. bugkill3r

bugkill3r Power Member

Pela ultima vez e não toco mais no assunto nesta thread, confirmei juntamente com a Toshiba (não atraves do site mas por contacto directo com eles) e eles vêm só com um dimm de memoria.
    Quanto ao site se repares os modelos que trazem dois dimms vêm especificados como 2x512Mb

Nunca disse que não compensa por mais 100e ir para o HP que já vem com 2Gb, não te esqueças é que a expansibilidade máxima do HP é de 2Gb e do Toshiba 4Gb (apesar de ainda ficar estupidamente caro)

15. Goncalo Silva

Sim. A diferença de desempenho é substancial.

Nvidia Geforce Go 7400:
    • 3DMark01: 12700 points
    • 3DMark03: 4360 points
    • 3DMark05: 1900 points
    • 3DMark06: 800 points
    Nvidia Geforce Go 7600:
    • 3DMark01: 17000 points
    • 3DMark03: 7800 points
    • 3DMark05: 3400 points
    • 3DMark06: 1900 points
    Como podes ver, a resoluções altas ou em jogos pesados a 7600 tem "o dobro" da performance de uma 7400. Fonte.

Sim, bastante. Principalmente se optares por usar Win Vista, cujos requesitos minimos de RAM são de 1GB e os recomendados de 2GB. Além disso, convem sempre ter um bocadito de RAM livre para dar uma mãozinha à gráfica.

16. Thunderdome

Thunderdome Power Member

Xi, 4 Gigas, pelo preço que ficava no minimo mais uns 700€, comprava um pc mto melhor. Upgrade de ram raramente compensa num portátil.... e com o passar do tempo parece q fica mais cara, pois é descontinuada... uma exploração.

Quanto ao Toshiba, tudo bem, a Toshiba pode ter-te dito isso, mas o que vem em todos os PCs que vi em imensas lojas é 2x512! Não me perguntes pq, mas essa é a verdade.:lol:

17. bugkill3r

bugkill3r Power Member

Mas viste isso fisicamente por acaso???

o upgrade para 4Gb fica te bem mais caro que isso actualmente ;)

18. Thunderdome

Thunderdome Power Member

Não abri nenhum PC (não é que me importasse :-D), mas pedi para eles o verem, pois avisei logo que se comprasse e visse q eram 2x512mb ia devolver e fazer barulho (é gato por lebre). Mesmo o pessoal do apoio técnico me garantiu que eram 2x512mb - política da Toshiba para terras lusas. :| Enfim...

Pois, é bem capaz de ser mais de 700€, 4G é brutal... essa dos 512x2 mata-me todo, para passares para 2 Gigas tens de deitar fora 2 de 512 e comprar 2 de 1 giga, é um abuso!

Gonçalo:
    Só tenho mm pena de n ter a a Ge7600 neste HP, seria ouro sobre azul. Ainda pensei em VBI, que teriam o que eu queria e mais barato, mas tive receio em relação ao apoio caso algo corra mal. E claro, esteticamente, este foi o único laptop q adorei, tirando os vaio pequeninos (são mm fixes, mas o preço não compensa de todo, a se não ser q se precise de levar o PC à mão todo o dia).

19. Goncalo Silva

O suporte dos VBI é dado pela loja onde o comprares. Se comprares numa loja de confiança em principio não terás nenhum problema e o apoio técnico até pode ser mais eficiente do que "numa marca" ;)

20. ricreis

ricreis Power Member

Sabes que quem fornece à HP essa parte técnica que consideras superior é a Compal, uma das marcas de barebones que falei? :Whatever:

Neste momento ainda há em Portugal com os portáteis o mesmo estigma que havia há anos atrás com os desktops... "Se não é de marca, e de preferência uma marca conhecida, então não presta".

O problema é que quase ninguém sabe que há muito poucos fabricantes de portáteis, e esses fornecem os barebones às marcas mais conhecidas, muitas vezes já totalmente montados, levando apenas o logotipo da marca que os comercializa. Há modelos de computadores exactamente iguais em marcas distintas, como a HP e outra qualquer marca que compre barebones da Compal, ou a Tsunami, uma conceituada marca nacional, que tem modelos que são exactamente iguais a modelos da ASUS e de outros fabricantes.

Não estou a dizer que foi uma má compra, muito pelo contrário. Se calhar foi uma compra um pouco precipitada, mas de certeza que não ficas mal servido com o HP. :victory:

Só para acabar, um pequeno parágrafo sobre a assistência dos Barebones. Quem compra numa loja como a FNAC e afins, muitas vezes acaba por recorrer a essas mesmas lojas para accionar a garantia, pelo que não vejo diferença de ir com um de marca à loja, ou fazê-lo com um barebone. Eu tenho um ASUS, mas como fiz uma garantia de portátil de substituição na loja onde o comprei, se quiser accionar a garantia, tenho de ir lá. Qual é a diferença de comprar um barebone ASUS e ter de me dirigir à loja?

Última edição: 31 de Janeiro de 2007

Partilhar esta Página