Gostas de ver "Product Placement" em Jogos?

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Korben_Dallas

Zwame Advisor
Para quem não sabe o que é "Product Placement" - http://en.wikipedia.org/wiki/Product_placement

Se o Product Placement em filmes e séries é por vezes exagerado e fica mal, nos jogos é o inverso. :)

Sendo o objectivo de muitos jogos tornar a experiência o mais realista possível, a presença de produtos e marcas reais em jogos por vezes ajuda.

Por exemplo, em jogos de desporto as marcas estão presentes nos estádios, equipamentos, automóveis, sob a forma de patrocínios e ajudam a tornar o jogo mais realista.

No entanto o product placement é impossível em jogos como Assassin's Creed ou Prince of Persia... mas num GTA possívelmente ficaria bem...

No entanto isto pode não agradar a todos e se for excessivo pode estragar o jogo, independentemente do género ou época em que decorre.

Acho que é uma tendência que vai aumentar... resta saber se os developers vão ceder ao $$$$$ ou se utilizarão apenas Product Placement quando se justificar e contribuir de alguma forma para o jogo.

A EA (surpresa!) é das pioneiras nestas matérias e muitos jogos incluem PUB, desde a gama EA Sports, ao NFS, The Movies...

Em alguns existe publicidade mas a produtos fictícios. Dá o efeito "real" (porque a publicidade está em todo o lado!) mas não sentimos nenhuma relação com as marcas...

O que acham?
 
Última edição:
Não. Mas teho de concordar contigo. Já viram o que era estar a jogar um call of duty (ww2) com publicidade á sony e microsoft? :002:Era o estrago do jogo.
 
gosto, enche mais as areas, mas tambem gosto os ficticios como no max payne. Por acaso seria engraçado ver anuncios ikea num jogo que se passa no futuro :P

claro, que anuncios como, digamos coca cola em 1930 deve estar de acordo com a época
 
É como quase tudo nesta vida: desde que com moderação, não vejo qualquer produto nisso, e realmente ajuda por vezes a criar ambiente.
 
Gosto, mas tal como o Pallad1um disse, desde que seja usado com moderação e sem exageros.

Um exemplo disso é a publicidade á Puma e Motorola no jogo True Crime New York City...
Dá um ar mais realista á coisa...
 
Acho muito bem, desde que, como foi dito, usado com moderação. É fixe ver o Sam Fisher sacar de um telemóvel Sony-Ericsson durante o jogo, ou ver publicidade na televisão, cartazes ou rádio. Ajuda a tornar a experiência mais realista.

Agora no Fight Night Round 3, quando chegamos ao cúmulo de um dos treinadores ser o King do Burger King, então aí já estamos claramente a exagerar. Não é publicidade integrada no mundo virtual do jogo, é propaganda descarada. É o mesmo que a meio do jogo saltar um pop-up do "Your console is at risk! Download now SUPER WEB SHIELD".
 
Acho que os ads deveriam ser nos jogos de desporto e acabar aí.
Talvez num Gta fosse bom uns placares ou anuncios, mas nada de abusivo como no juiced com a cena do escolher o telemovel>(.
 
Eu gosto de ver desde que seja bem implementado. Gostei muito de ver no Splinter (CT ou DA ja n m lembro) os anuncios o *xe
 
Eu acho que desde que esteja bem integrado no ambiente do jogo não afecta, muito pelo contrário, ajuda a dar uma maior sensação de realismo ao jogo. Mas claro que não pode ser abusiva, como referiram, com pop ups e paragens a meio do jogo do género:

Estás a chegar ao fim do nivel prestes a enfrentar o Boss e pára o jogo e aparece um video a dizer, este boss tem o patrocinio de Tide, branco mais branco não á, agora com o novo perfume de sabão azul... :lol:

Acho que quebrava um pouco o ritmo do jogo. :002:

Desde que esteja bem integrado só vejo vantagens, tais como a possibilidade de as editoras obterem receitas de outros lados desta forma diminuindo o preço dos jogos. ;)
 
Dá realismo e ainda conseguem ganhar uns trocos com a publicidade :)

Na minha opinião, os jogos de corridas é que usam e abusam do Product Placement
 
Isto no seguimento da thread do forum Xbox? Eu acho muito bem, dá muita credibilidade ao jogo.

Era para por marcas fictícias, pois penso ser a melhor opção (ainda mais imersão dá) mas de marcas verdadeiras, lá está, desde que bem usado assenta que nem uma luva.

Mas por exemplo, o que fizeram com o GTA é um espanto...

EDIT:
Em alguns existe publicidade mas a produtos fictícios. Dá o efeito "real" (porque a publicidade está em todo o lado!) mas não sentimos nenhuma relação com as marcas...

O referido caso do GTA mantémn essa ligação intacta, dado que os produtos criados são bastante semelhantes aos originais...
 
Última edição:
Sim, desde que sejam marcas fictícias.

A pior coisa que pode acontecer é encherem os jogos de anúncios velados ou descarados.

Quando são marcas fictícias é completamente diferente - trata-se de algo criado pela própria equipa que fez o jogo, por vezes não acrescentam nada, outras vezes podem constituir pequenos exemplos divertidos ou referências...

O que me vem imediatamente à cabeça é isto:

nmk_1c.jpg


nmk_1e.jpg


Mario Kart 64 (1996), lembro de ter visto as imagens antes de o jogo sair, e na altura achei piada às referências - infelizmente, não chegaram ao ocidente e ficaram-se pelo Japão.

No ocidente levámos com algo mais "suave", as semelhanças com marcas reais foram apagadas e apenas tivemos cartazes com os nomes das personagens...totalmente cinzento...

Já o Fighting Vipers, teve uma coisa mais bicuda:

pman0591la.jpg


*Má qualidade, mas não encontrei melhor

Na versão japonesa, houve uma personagem secreta chamada Pepsi Man, um lutador baseado numa figura publicitária da Pepsi (olha que surpresa...). Não saiu do Japão, nunca foi visto nas versões americana e europeia, embora eu de certa forma concorde, não com a remoção de uma personagem mas com a remoção de uma alusão a um produto real - por exemplo, podiam ter substituído pela Dural do Virtua Fighter, já que tem uma estética algo semelhante.
 
Desde q faça sentido...num jogo de carros, de futebol, a publicidade real faz todo o sentido, agora por ex num FPS, só se o ambiente fôr em cidade real (q traga mais "realidade" à eperiência), pois num mundo ficticio como no Bioshock ou no Halo q sentido faria publicidade a marcas? (nem reais nem ficticias...)
 
O Bioshock por acaso tem bastante publicidade a coisas fictícias e faz falta à história do jogo.

Bem em relação ao tópico, é fácil perceber quando faz sentido. Em jogos de futebol, carros, e similares publicidade real até fica bem. Nos outros a fictícia é melhor. Ou nenhuma claro.
 
O Bioshock por acaso tem bastante publicidade a coisas fictícias e faz falta à história do jogo.

Não tanto à história, veja-se o H-L 2, que não sofre por não a ter. O que ganha, e muito, é o ambiente da cidade.

Claro que a cidade já tem um bom estilo artístico, mas os banners dão aquela ideia de que a cidade já prosperou, e que os plasmids vendiam que nem hotcakes...
 
O Bioshock por acaso tem bastante publicidade a coisas fictícias e faz falta à história do jogo.

Sim, mas eu nem considero aquele ambiente todo criado como publicidade, e sim algo indispensável para a criação de uma cidade ficticia...

Seja como fôr, o exemplo q dei do Bioshock n foi o melhor... :D
 
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