1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gostava de experimentar mas nao percebo

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Bazuka, 11 de Setembro de 2006. (Respostas: 31; Visualizações: 1849)

  1. Bazuka

    Bazuka What is folding?

    Este é o meu primeiro post no forum.

    Usei windows desde k me lembro de mexer em computadores (o primeiro foi o windows 3.1 ... axo k era esse o nome), Nunca utilizei nem seker vi o linux em acção ... mas tenho vindo a ouvir e a ler tanto sobre ele que fikei com vontade de experimentar. As minhas questoes sao as seguintes:

    1ª - gostava de saber o k realmente difere o linux do windows, em k é k o linux é melhor k o windows

    2ª - pro k eu ja entendi a diversos linux's ou versoes modificadas do mesmo .. certo? agora gostava de saber kual sera o melhor para mim (um gajo k nao percebe nada disso?) e para o meu pc ( pentium4 3.06ghz, disco 120gb (particionado com o configurador do windows 2 partiçoes a ser utilizadas e mais uma (10gb) a espera a ver se posso la instalar o linux ou nao), 512mb ram e placa grafica fx5200 128mb)

    espero nao vos ter maçado com este pekeno discurso e k me respondam

    Thanx in advance
     
  2. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Se não tens muita experiência não vás por ai. Começas melhor com uma máquina virtual. Saca o VMWare Player, é free e tens lá no site montes de distros prontinhas a correr na vbox. Um dia se te vieres a ajeitar podes ir para dual boot, ou mesmo só Linux.

    Tbm tens a hipotese de LiveCD's, mas não gosto da ideia. Uma vbox para todos os efeitos é um PC com Linux a sério. Um LiveCd é uma amostra :D
     
  3. esquiso

    esquiso Power Member

    Por acaso discordo ShadeX:
    Uma vmachine capa-me o pc (a começar pela memoria) mas permite guardar tudo...
    Os Live CD usam o pleno do pc, mas nao guardam nenhum configuraçao nada...
    (pelo menos as distros que eu tenha exprimentado)

    Respondendo ao Bazuka:
    1º - Linux, na minha opiniao, difere realmente do Windows no facto de poderes moldar TODO o sistema operativo a teu bel-prazer; depois ha umas quantas diferenças, se calhar nao tao importantes;
    2º - Certo, sendo sempre Linux o kernel de todas as distros (ou variedades), tens muito por onde escolher; para começares, devias ir sem sombra de duvidas para ubuntu, que é uma distro que serve bem para "desintoxicares" de windows, e ambentares-te ao mundo do Linux; podes começar por dar uma olhadela a http://www.ubuntu.com

    fica bem ;)
     
  4. HecKel

    HecKel The WORM

    Boas!

    Antes de mais bem vindo ao fórum :)

    Apesar de achar que o essencial já foi dito, gostava apenas de acrescentar o seguinte:

    1) O GNU/Linux não é melhor nem pior que o Windows, é diferente. Depende dos objectivos que tens, e da utilização que lhe vais dar, vais encontrar muitas coisas que não vais gostar e vais encontrar coisas que vais achar indispensável (isto em ambos os SOs), logo é complicado dizer qual o melhor.
    2) Para o teu pc, qualquer distro serve perfeitamente :) No entanto tendo em conta que és iniciante, recomendo-te vivamente a distribuição que o esquisoblogs referiu, o Ubuntu. É bastante intuitivo e bastante simples de usar/instalar. Claro que convem ler SEMPRE antes de clicar nos botões e no next ;)

    Espero ter ajudado :)

    abraços, HecKel
     
  5. Twilight

    Twilight Power Member

    A maior parte das live já permitem guardar defs numa usb, no hdd ou em casos mais especiais (e.g. puppy) numa sessão do cd k utilizaste para bootar.
    Existem outras, como por exemplo a live DSL e a live puppy k permitem instalar e bootar o OS de uma drive USB (flash ou hdd)!

    Quanto ao tópico. Vai para o ubuntu! Além de ser extremamente simples, tem uma comunidade internacional fabulosa e pronta a ajudar.

    O k ainda não disseram é k deverás ler muito! Arranja um tutorial no google do tipo "linux for noobs" e começa a tentar perceber como o SO funciona para ires comparando com o windows. Lê mesmo k só percebas 10%, pk qd precisares de alguma coisa, já sabes onde ir procurar!

    Se conseguires, poderás ler (na diagonal até) o "linux for dummies" k faz +/- o k te falei no parágrafo anterior.

    E acima de tudo, "Google loves you"!
     
  6. noznika01

    noznika01 Power Member

    é só seguires as indicações/recomendações referidas anteriormente. acrescento ainda o Guia não Oficial Ubuntu Dapper. c/ isto tenho o meu a funcionar... quase s/ problemas ;)
    o único senão é se trabalhas c/ programas cad Específicos, não há alternativas. excepto p/ cad geral (o q quer q isto seja) q tens o intelicad e/ou o bricscad. p/ o específico só w$.
    de resto é um so completo. livre!
     
  7. Wickwire

    Wickwire Power Member

    Se queres algo simples como Windows mas gratuito, instala Ubuntu - provavelmente vai funcionar tudo à primeira e se não tiveres grandes exigências a nível de software, acabas a fazer o mesmo que em windows mas recorrendo a software gratuito e com mais escolhas e sem grandes chatices.

    Se queres mesmo saber o que faz a coisa andar, instala Gentoo. Com calma, paciência e acima de tudo, tempo - mas é uma boa distribuição para aprender.
     
  8. brock

    brock Folding Member

    Fiquei com uma curiosidade/vontade de instalar o ubuntu! :P
     
  9. Twilight

    Twilight Power Member

    Isso resolve-se rápidamente! :D
     
  10. Noeljunior

    Noeljunior I fold therefore I AM

    eu via imagens na net do chapeu vermelho, vi as imgs no meu pc pla 1ªx do knoppix (live) e usei smp o fedora. mas fiquei curioso la com o ubuntu 8-)
    Cumps
     
  11. LinuxWarrior

    LinuxWarrior Power Member

    o suse (openSuse) também é bastante bom para as pessoas que estão a dar os primeiros passos... e não só! :)
     
  12. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    yeap. Suse e ubuntu sao sem duvida (na minha opiniao) os mais user-friendly.
     
  13. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Concordo Andrea, mas pela mesma razão que discordo plenamente de

    Discordo. Mas eu uso Slack.... :P Se dissesse quantas vboxes Slack tenho na mesma box fisica provavelmente achavas que era doido (e não, não posso usar Xen, tbm há boxes Win...).
     
  14. Bazuka

    Bazuka What is folding?

    Obrigado a todos os que ja deram opinião

    pelo que voces disseram e pelo que eu andei a ler acho que vou mesmo instalar Ubunto ... so falta sacar o ficheiro da net visto k nao conheço ninguem k tenha ... mais opiniões sao bem-vindas

    fiquei so com uma pequena duvida ... eu tenho 3 partiçoes no disco ( eu sei k pode na ser muito bom mas foi a melhor soluçao que arranjei pras minhas necessidades .. hehe), a primeira tem o sistema operativo win xp home sp1, a segunda tem apenas ficheiros de musica imagem e alguns videos, e a terceira tem 10Gb mas nem formatada esta ... a minha duvida é a seguinte posso instalar o Ubuntu sem problemas na terceira????
     
    Última edição: 12 de Setembro de 2006
  15. HecKel

    HecKel The WORM

    Yep, chega perfeitamente, mas vais ter de criar mais uma partição de cerca de 500Mb para a swap.

    O particionador do Ubuntu vai-te indicar isto (se optares por particionar por aí).

    abraços, HecKel

    EDIT: Adorei a tua assinatura :x2:
     
  16. esquiso

    esquiso Power Member

    So uma coisa...

    se estiveres nalgum forum exclusivo de ubuntu e escreveres ubunto, é bem provavel que te mandem a casa uma serie de individuos que te queiram fazer mal :D :D :D

    j/k :D
     
  17. claudiof

    claudiof Power Member

    Em relação ao Linux ser melhor ou pior que o Windows, depende sempre da distribuição e do que vais utilizar.

    Por ex, no meu entender o Suse 10.1 está melhor do que o XP a todos os níveis mesmo.

    Já o Ubuntu está muito bom sim, mas talvez por ser uma distribuição totalmente Livre, ainda falha em alguns aspectos de "look and feel".

    Mas falar sobre vantagens de utilizar Linux (no desktop neste caso) é falar obviamente na Segurança.

    Por omissão, o Windows é permissivo a nível de acesso Administrativo. Isto é, os utilizadores têm permissão para Instalar, Apagar, etc.
    Basicamente podem afectar o sistema, e nesse caso os vírus que forem executados com esses users vão ter uma boa taxa de sucesso.
    Em Linux o caso muda. A única maneira de instalares/apagares algo no sistema (fora dos teus documentos/área pessoal) é colocando a Password de administração.
    Ou seja, mesmo que executes algum vírus, tens que colocar primeiro a Password para que ele possa infectar o sistema e nesse caso, só acontece se fores muito burro.

    Depois tens outra vantagem (como já foram aqui referida) que é a flexibilidade.
    Ex, para quem gosta (ou está disposto a aprender) de programação, é bastance fácil criar um shell script (pequeno programa, com uma linguagem bem simples) para fazer backups remotos dos seus documentos/emails para um servidor.
    Pode facilmente fazer um pequeno script para gravar os seus programas do SAPO.XL. Optar por vários Ambientes Gráficos, mudar completamente os themes desses ambientes, etc

    Depois, consoante as distribuições que escolhes podes tirar mais ou menos partido do SO.
     
  18. Bazuka

    Bazuka What is folding?

    Thx, nao tinha reparado
     
  19. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Eu tinha o Ubuntu num PC velho para brincar, mas entretanto foi-se.
    Neste PC não vou instalar Linux e já esprimentei um Live CD mas não achei piada por não poder gravar nada.

    Agora que vi esse VMWare Player fiquei com curiosidade.
    Isso com 1 GB de memória safa-se bem? Nâo se nota lento?
     
  20. Noeljunior

    Noeljunior I fold therefore I AM

    eu instalei o fedora 5 agora mesmo... ja nao me lembro de nada. agora q tenho espaço em disco e posso ter aquilo ja nao me lembro de nada. nem sei instalar coisas :-D enfim...
     

Partilhar esta Página