Gostava de experimentar mas nao percebo

Bazuka

What is folding?
Este é o meu primeiro post no forum.

Usei windows desde k me lembro de mexer em computadores (o primeiro foi o windows 3.1 ... axo k era esse o nome), Nunca utilizei nem seker vi o linux em acção ... mas tenho vindo a ouvir e a ler tanto sobre ele que fikei com vontade de experimentar. As minhas questoes sao as seguintes:

1ª - gostava de saber o k realmente difere o linux do windows, em k é k o linux é melhor k o windows

2ª - pro k eu ja entendi a diversos linux's ou versoes modificadas do mesmo .. certo? agora gostava de saber kual sera o melhor para mim (um gajo k nao percebe nada disso?) e para o meu pc ( pentium4 3.06ghz, disco 120gb (particionado com o configurador do windows 2 partiçoes a ser utilizadas e mais uma (10gb) a espera a ver se posso la instalar o linux ou nao), 512mb ram e placa grafica fx5200 128mb)

espero nao vos ter maçado com este pekeno discurso e k me respondam

Thanx in advance
 
Se não tens muita experiência não vás por ai. Começas melhor com uma máquina virtual. Saca o VMWare Player, é free e tens lá no site montes de distros prontinhas a correr na vbox. Um dia se te vieres a ajeitar podes ir para dual boot, ou mesmo só Linux.

Tbm tens a hipotese de LiveCD's, mas não gosto da ideia. Uma vbox para todos os efeitos é um PC com Linux a sério. Um LiveCd é uma amostra :D
 
Por acaso discordo ShadeX:
Uma vmachine capa-me o pc (a começar pela memoria) mas permite guardar tudo...
Os Live CD usam o pleno do pc, mas nao guardam nenhum configuraçao nada...
(pelo menos as distros que eu tenha exprimentado)

Respondendo ao Bazuka:
1º - Linux, na minha opiniao, difere realmente do Windows no facto de poderes moldar TODO o sistema operativo a teu bel-prazer; depois ha umas quantas diferenças, se calhar nao tao importantes;
2º - Certo, sendo sempre Linux o kernel de todas as distros (ou variedades), tens muito por onde escolher; para começares, devias ir sem sombra de duvidas para ubuntu, que é uma distro que serve bem para "desintoxicares" de windows, e ambentares-te ao mundo do Linux; podes começar por dar uma olhadela a http://www.ubuntu.com

fica bem ;)
 
Boas!

Antes de mais bem vindo ao fórum :)

Apesar de achar que o essencial já foi dito, gostava apenas de acrescentar o seguinte:

1) O GNU/Linux não é melhor nem pior que o Windows, é diferente. Depende dos objectivos que tens, e da utilização que lhe vais dar, vais encontrar muitas coisas que não vais gostar e vais encontrar coisas que vais achar indispensável (isto em ambos os SOs), logo é complicado dizer qual o melhor.
2) Para o teu pc, qualquer distro serve perfeitamente :) No entanto tendo em conta que és iniciante, recomendo-te vivamente a distribuição que o esquisoblogs referiu, o Ubuntu. É bastante intuitivo e bastante simples de usar/instalar. Claro que convem ler SEMPRE antes de clicar nos botões e no next ;)

Espero ter ajudado :)

abraços, HecKel
 
Por acaso discordo ShadeX:
Uma vmachine capa-me o pc (a começar pela memoria) mas permite guardar tudo...
Os Live CD usam o pleno do pc, mas nao guardam nenhum configuraçao nada...
(pelo menos as distros que eu tenha exprimentado)

A maior parte das live já permitem guardar defs numa usb, no hdd ou em casos mais especiais (e.g. puppy) numa sessão do cd k utilizaste para bootar.
Existem outras, como por exemplo a live DSL e a live puppy k permitem instalar e bootar o OS de uma drive USB (flash ou hdd)!

Quanto ao tópico. Vai para o ubuntu! Além de ser extremamente simples, tem uma comunidade internacional fabulosa e pronta a ajudar.

O k ainda não disseram é k deverás ler muito! Arranja um tutorial no google do tipo "linux for noobs" e começa a tentar perceber como o SO funciona para ires comparando com o windows. Lê mesmo k só percebas 10%, pk qd precisares de alguma coisa, já sabes onde ir procurar!

Se conseguires, poderás ler (na diagonal até) o "linux for dummies" k faz +/- o k te falei no parágrafo anterior.

E acima de tudo, "Google loves you"!
 
é só seguires as indicações/recomendações referidas anteriormente. acrescento ainda o Guia não Oficial Ubuntu Dapper. c/ isto tenho o meu a funcionar... quase s/ problemas ;)
o único senão é se trabalhas c/ programas cad Específicos, não há alternativas. excepto p/ cad geral (o q quer q isto seja) q tens o intelicad e/ou o bricscad. p/ o específico só w$.
de resto é um so completo. livre!
 
Se queres algo simples como Windows mas gratuito, instala Ubuntu - provavelmente vai funcionar tudo à primeira e se não tiveres grandes exigências a nível de software, acabas a fazer o mesmo que em windows mas recorrendo a software gratuito e com mais escolhas e sem grandes chatices.

Se queres mesmo saber o que faz a coisa andar, instala Gentoo. Com calma, paciência e acima de tudo, tempo - mas é uma boa distribuição para aprender.
 
eu via imagens na net do chapeu vermelho, vi as imgs no meu pc pla 1ªx do knoppix (live) e usei smp o fedora. mas fiquei curioso la com o ubuntu 8-)
Cumps
 
Concordo Andrea, mas pela mesma razão que discordo plenamente de

Por acaso discordo ShadeX:
Uma vmachine capa-me o pc (a começar pela memoria) mas permite guardar tudo...

Discordo. Mas eu uso Slack.... :P Se dissesse quantas vboxes Slack tenho na mesma box fisica provavelmente achavas que era doido (e não, não posso usar Xen, tbm há boxes Win...).
 
Obrigado a todos os que ja deram opinião

pelo que voces disseram e pelo que eu andei a ler acho que vou mesmo instalar Ubunto ... so falta sacar o ficheiro da net visto k nao conheço ninguem k tenha ... mais opiniões sao bem-vindas

fiquei so com uma pequena duvida ... eu tenho 3 partiçoes no disco ( eu sei k pode na ser muito bom mas foi a melhor soluçao que arranjei pras minhas necessidades .. hehe), a primeira tem o sistema operativo win xp home sp1, a segunda tem apenas ficheiros de musica imagem e alguns videos, e a terceira tem 10Gb mas nem formatada esta ... a minha duvida é a seguinte posso instalar o Ubuntu sem problemas na terceira????
 
Última edição:
Yep, chega perfeitamente, mas vais ter de criar mais uma partição de cerca de 500Mb para a swap.

O particionador do Ubuntu vai-te indicar isto (se optares por particionar por aí).

abraços, HecKel

EDIT: Adorei a tua assinatura :x2:
 
So uma coisa...

se estiveres nalgum forum exclusivo de ubuntu e escreveres ubunto, é bem provavel que te mandem a casa uma serie de individuos que te queiram fazer mal :D :D :D

j/k :D
 
Em relação ao Linux ser melhor ou pior que o Windows, depende sempre da distribuição e do que vais utilizar.

Por ex, no meu entender o Suse 10.1 está melhor do que o XP a todos os níveis mesmo.

Já o Ubuntu está muito bom sim, mas talvez por ser uma distribuição totalmente Livre, ainda falha em alguns aspectos de "look and feel".

Mas falar sobre vantagens de utilizar Linux (no desktop neste caso) é falar obviamente na Segurança.

Por omissão, o Windows é permissivo a nível de acesso Administrativo. Isto é, os utilizadores têm permissão para Instalar, Apagar, etc.
Basicamente podem afectar o sistema, e nesse caso os vírus que forem executados com esses users vão ter uma boa taxa de sucesso.
Em Linux o caso muda. A única maneira de instalares/apagares algo no sistema (fora dos teus documentos/área pessoal) é colocando a Password de administração.
Ou seja, mesmo que executes algum vírus, tens que colocar primeiro a Password para que ele possa infectar o sistema e nesse caso, só acontece se fores muito burro.

Depois tens outra vantagem (como já foram aqui referida) que é a flexibilidade.
Ex, para quem gosta (ou está disposto a aprender) de programação, é bastance fácil criar um shell script (pequeno programa, com uma linguagem bem simples) para fazer backups remotos dos seus documentos/emails para um servidor.
Pode facilmente fazer um pequeno script para gravar os seus programas do SAPO.XL. Optar por vários Ambientes Gráficos, mudar completamente os themes desses ambientes, etc

Depois, consoante as distribuições que escolhes podes tirar mais ou menos partido do SO.
 
Eu tinha o Ubuntu num PC velho para brincar, mas entretanto foi-se.
Neste PC não vou instalar Linux e já esprimentei um Live CD mas não achei piada por não poder gravar nada.

Agora que vi esse VMWare Player fiquei com curiosidade.
Isso com 1 GB de memória safa-se bem? Nâo se nota lento?
 
eu instalei o fedora 5 agora mesmo... ja nao me lembro de nada. agora q tenho espaço em disco e posso ter aquilo ja nao me lembro de nada. nem sei instalar coisas :-D enfim...
 
Back
Topo