Artigo/Análise Governo acaba com serviço universal de telefone fixo

jota x300

Power Member
As comunicações na rede fixa registam uma baixa taxa de utilização. Por esse motivo, a Anacom recomendou ao Governo que terminasse com este serviço. Como resultado, um despacho do secretário de Estado das Comunicações decreta o fim do serviço universal de telefone fixo (SU).

Como parte desta decisão, e como medida transitória, foi prolongado o atual contrato com a operadora MEO para as cabines telefónicas.

Fonte
 
:lol:

Portanto, mais importante são as cabines telefónicas e não garantir o mínimo de ligação ao mundo (aka Internet), como existe na Finlândia. É pena que o caminho seja deixar refens milhares de portugueses da rede móvel.
 
:lol:

Portanto, mais importante são as cabines telefónicas e não garantir o mínimo de ligação ao mundo (aka Internet), como existe na Finlândia. É pena que o caminho seja deixar refens milhares de portugueses da rede móvel.

Não confundir.

"serviço universal abrange os seguintes serviços:
  • a ligação a uma rede fixa e a prestação de um serviço de telefone fixo, assegurados pela NOS;
  • listas telefónicas e um serviço de informações de listas, prestados pela MEO; e
  • um serviço de postos públicos, prestado pela MEO.
O serviço universal de telefone fixo deve permitir fazer e receber chamadas locais, nacionais e internacionais, comunicações de fax e também possibilitar o acesso funcional à Internet (um acesso de banda estreita que permita um débito de dados de 56 Kbps)."

fonte: https://www.anacom-consumidor.pt/servico-universal


Nada que não se consiga atualmente com serviço móvel.
 
E tem a ver com o facto de a NOS, actual deste tor da oferta, excepto as cabines, não ter um único subscritor.

Logo...
 
Não percebi essa, confesso.

O valor do serviço universal está tabelado.

Claro que a NOS não deve ter feito esforço a publicitar o dito, como a MEO não faz esforço em manter as cabines.

E percebi agora que escrevi com erros ortográficos no post anterior, desculpem.

A ideia era: "(...) facto de a NOS, actual detentor da oferta (...) "
 
A maior diferença, é que quando era a antiga PT a tratar das coisas, para pedires um serviço de telefone eles colocavam uma linha cobre e nessa linha tinhas muitos serviços que serviam, como ADSL, fax, chamadas, quando passou a ser a nos tudo ficou em base GSM, logo o serviço de telefone passou para gsm, a internet passou para 3 ou 4G (com a boa cobertura que temos), para muitos fax é coisa ultrapassada mas ainda se usa com gsm essa possibilidade desapareceu.

Depois fez tal e qual a meo com o TDT, em vez de ter o serviço universal pelo qual paga X, por X+5€ por exemplo tem tv + net+voz e aí a empresa tem o mesmo cliente mas não conta como SU, assim como a Meo fez com o TDT.

logo algo super natural neste nosso país...
 
A PT já não instalava cobre à anos.

Não instalava e fazia a vida negra às outras operadoras que queria e podiam por lei usar, pagando, a mesma.

Mas sim, se temos sei lá quantas redes de fibra, ter uma rede de cobre é overkill...enfim...somos "buédaricos e modernos"
 
Back
Topo