GP2X

Jogabilidade e gráficos não são propriemente antagonistas. Tens jogos que aliam bastante bem as duas coisas.

E sim, fartam depressa porque depois começas a ver outros jogos tanto na PSP como na DS que conjugam bastante bem as duas coisas.

Além de que duvido que haja alguém que compre uma consola para jogar jogos de à 10 anos ou mais. Como 'add-on' é porreiro, mas como main feature é pouco apelativa. Até porque, como já referiram, existem questões legais.
E mesmo nestas consolas novas, mais cedo ou mais tarde há-de haver um gajo qualquer que fará um emulador de MAME ou whatever.
 
A DS para emulação é para esquecer devido a baixa resolução dos dois ecrãs e a fraco poder de procecessamento.

A unica consola que pode competir com a GP2x neste campo é a PSP. Mas com a SONY constantemente a bloquear as homebrews não dá.

Podes alegar que uma PSP com um firmware <2.0 corre homebrews. Sim é verdade, mas assim não corre muitos jogos comerciais já que estes não arrancam com firmwares antigos.

Assim a PSP fica no mesmo patamar da GP2x (nicles de jogos comerciais).

Portanto dado o facto de a GP2x ser mais barata, possuir resolução "amiga" da emulação e ter TV-OUT é a escolhe acertada para quem gosta destas cenas.

A unica coisa que a PSP 1.5 faz melhor que a GP2x é correr jogos piratas de PSP atravez do cartao. Mas como não sou grade adepto de piratatia e mesmo que fosse a grande maioria dos jogos de PSP não me cativam (ao contrario dos jogos de DS).

Com base nestes argumentos considero que a escolha acertada para quem gosta duma boa jogatana e não consegue deixar as homebrews é comprar uma GP2x e uma DS.

Cumprimentos:)
 
Por acaso uma PSP < 2.0 corre jogos comerciais que requerem o último firmware. Estás mal informado.

Se não és adepto da pirataria com certeza que compraste todas as ROMs, cartuchos e CDs dessas antiguidades que queres correr num emulador não?
 
timber disse:
Por acaso uma PSP < 2.0 corre jogos comerciais que requerem o último firmware. Estás mal informado.

Se não és adepto da pirataria com certeza que compraste todas as ROMs, cartuchos e CDs dessas antiguidades que queres correr num emulador não?

exactamente, e até podes ter o ultimo firmware 2.71 e basta carregar num botão (:D) e voilá 1.5 again :D ...:x2:
 
timber disse:
Por acaso uma PSP < 2.0 corre jogos comerciais que requerem o último firmware. Estás mal informado.

Se não és adepto da pirataria com certeza que compraste todas as ROMs, cartuchos e CDs dessas antiguidades que queres correr num emulador não?

O que me afasta da pirataria é usar um produto que está a venda na loja. Quando um jogo tem mais de 10 anos não considero que estou a prejudicar (deixar de dar) ninguem, embora algumas pessoas ainda chamem pirataria a este comportamento.
Por acaso não tenho todas as roms que jogo em cartucho mas tenho muitas (que tempos:P ).

Eu sei que existem programas para passar no check do firmware, mas eles funcionaram bem ate quando?
E se a sony se lembrar de por qualquer coisa no jogo que não um if(firmware<2.0) out que torne o jogo realmente dependente do firmware?
 
Última edição:
^ricardo^ disse:
O que me afasta da pirataria é usar um produto que está a venda na loja. Quando um jogo tem mais de 10 anos não considero que estou a prejudicar (deixar de dar) ninguem, embora algumas pessoas ainda chamem pirataria a este comportamento.

Não são algumas pessoas, é a lei.
 
No caso das roms podem surgir 2 problemas legais:
- Estás a correr o produto numa máquina para a qual não foi sequer licenciado;
- Estás a infrigir direitos de autor, que aínda se aplicam ao produto;

Basta usar o google e aparecem milhentos sites específicos sobre o assunto.
 
^ricardo^ disse:
O que me afasta da pirataria é usar um produto que está a venda na loja. Quando um jogo tem mais de 10 anos não considero que estou a prejudicar (deixar de dar) ninguem, embora algumas pessoas ainda chamem pirataria a este comportamento.
Por acaso não tenho todas as roms que jogo em cartucho mas tenho muitas (que tempos:P ).

Eu sei que existem programas para passar no check do firmware, mas eles funcionaram bem ate quando?
E se a sony se lembrar de por qualquer coisa no jogo que não um if(firmware<2.0) out que torne o jogo realmente dependente do firmware?
O que esses programas fazem é carregar outro firmware para o jogo ou seja o jogo tem à sua disposição o firmware completo escolhido pelo utilizador e não apenas um método básico para passar um IF.

De qq maneira penso que haverá sempre algum método ao dispor da Sony para contrariar isto tal como haverá outros métodos ao dispor do ppl do homebrew. Pessoalmente não é coisa que me interesse muito.
 
VioletFluid disse:
Quem diz que a DS não tem emuladores, anda muito mal informado. :P

Pois, mas precisa de um cartucho especial (M3, SuperCard, Ezflash, etc) e de uma passkey/passcard.

Para alem de o ecrã ser de muito baixa resolução mesmo comparando com a NES e SMS pelo que os jogos não aparecem a mesma definição original, e de ser MUITO mais fraca que a PSP ou GP2x.
 
VioletFluid disse:
A PSP também precisa de loaders e de um cartão de memoria. Não vejo qualquer problema nisso.

Mais fraca? Talvez no teu ponto de vista.

Aqui não há ponto de vista:-D .

É o mm que dizeres que um Pentium 3 700mhz é melhor que um Pentium 4 3000mhz.

Só disse um facto: A DS é a consola mais fraca de todas no mercado. Tem até menos poder de processamento que alguns telemoveis (muito mais caros claro).

Agora é verdade que isso não a impede de ser considerada a melhor consola portatil por muitos (inclusive por mim) no que respeita a jogos originais da plataforma (nada de emuladores).

Se não existissem os emuladores comprava a DS sem pensar 2x.

É um pouco como o que me faz preferir a minha MEGA DRIVE a uma Playstation 2 por exemplo.
Não a troco por nada. Nem por uma XBOX360.

Quanto a GP2x tambem precisar de um cartucho não é bem assim. Num caso tas a ir contra a lei (o cartucho+passkey da DS actuam como um modchip sendo a legalidade destes questionavel) e no outro não (GP2x).
 
Última edição:
nothing disse:
Faz muitas coisas mas será que as faz de modo satisfatório?

- Corre jogos, mas através de emuladores e jogos antigos. É giro mas farta depressa; Além de que jogos antigos são sempre, graficamente, inferiores e depois chateia um gajo ver jogos como o Animal Crossing, LocoRoco, Pes e afins e não os podermos jogar.
- Pode-se transformar num computador de bolso, mas será que o faz de modo satisfatório?

Por vezes mais vale ter poucas coisas mas fazê-las de modo muito satisfactório (como a PSP ou a DS a nível de jogos; ou um Ipaq ou qualquer outro PC de bolso a nível de PC de bolso).

Mas cada qual compra o quer. O que interessa é que se fique satisfeito com a compra.

Mas quem compra isto axas que ta preocupado que saia o jogo x ou y para a PSP ou DS?
Simplesmente ta-se a lixar para isso, pq se os quisesse jogar comprava outra consola que nao a GPX2.

Quanto ao computador de bolso:
Mas sera que pesquisaste alguma coisa sobre essa materia para saberes se corre de modo satisfatorio ou nao?
Primeiro pesquisar e saber o que realmente faz ou nao faz. Depois falar sobre as impressoes que se teve dessa pesquiza ;)
 
DJ_PAPA disse:
Mas quem compra isto axas que ta preocupado que saia o jogo x ou y para a PSP ou DS?
Simplesmente ta-se a lixar para isso, pq se os quisesse jogar comprava outra consola que nao a GPX2.
Que fixe alguem que compreende o meu ponto de vista !!! :wah:
 
Boas eu vou comprar uma gp2x, ja vi uma psp de um colega meu e ele proprio me disse quse for para jos mais vale uma DS do k uma psp. Nos jogos o k interessa nao são os graficos, mas sim o entretenimento, Metal Slug comprado com o um jogo 3d ultima tecnologia, nao tem nada de graficos mas entretem. E e isso que eu espero da consola. A unica consola que tive foi uma mega drive, nunca tice ps,psp,xbox,ps2 mas ja joguei nelas. A mega drive sempre me deixou um bicho do sonic e outros jogos 5*.

Quanto ao wireless, o gp2x e baseado em linux, e ainda nao existem bases sufucientes, mas e possivel ter wireless com os cartoes sdio wireless, penso eu pos li isso noforum. A consola e nova e ainda podemos esperar muito dela. Para alem disso da para Overclokar :004:, aki para os viciados do forum =).
 
Boas,

possuo já alguns meses largos uma GP2X-MK1 (das primeiras edições), e desde já digo que estou maravilhado com ela.

Temos emuladores de MD, SMS, GG, SNES, NES, Spectrum, NEOGEO, MAME, etc..., muitos deles quase a 100 %
Emulador de PSX - existe ma a grande parte dos jogos não corre ou corre mal, baixo fps. No entanto dizem que o FFVII já é bastante jogável, se bem que os menus não se vêm bem.
A consola não faz a emulação de N64, PS2, XBOX, etc, etc, etc....
De jogos de PC, corre o Quake 1, duke 3d, alephone, shadow warrior, ultima 7, Lucas games (com SCUMMVM), etc...
Video: divx, xvid sem problemas com o software de base, se bem que legendas com acentos não mostram, diz que não é possivel mostrar legenda. Existe um leitor, que ainda não experimentei que resolve o problema das legendas mas dizem que pode existir problemas com sicronização som/audio do filme para XVID (Nota. não é necessário fazer o reencoding do filme uma vez que o hardware da máquina faz o scaling correcto). WMV não lê apesar das especificações dizerem o contrário.
MP3: som razoável, mas não esperem uma grande bomba.
Jogos comerciais: Existe um por enquanto (VEKTAR). Deverão sair mais este ano.
Baterias: Duas pilhas AA, para mim, que jogo normalmente a 200 Mhz, por volta de 5 Horas com pilhas 2500 mA.

Vantagens adicionais: uma comunidade fantástica, como gp23x, e gp32spain, grande quantidade de jogos homebrew, opensource, linux, e um futuro que se espera radioso para a consola.

Desvantagens: De momento a consola só funciona com um CPU, para a maior parte das aplicações, ou seja, funciona a 200 MHz (sem overclock), se bem que esta situação está a mudar aos poucos, o que poderá implicar que muitos emuladores funcionem a 100%.
Sem capacidade de aceleração 3D. Esta consola foi pensada para jogos 2D e tem um acelerador 2D para o efeito. Mas atenção que corre jogos 3D (quake 1, por exemplo) se bem que com um relativo baixo FPS ~15 fps.
O joystick é uma bosta, pelo menos nas primeiras consolas. A 2nd edition já tem com capuz diferente que dizem que melhora o manuseamento da consola 200%.

Enfim, quem quizer um brinquedo giro, com boas capacidades de emulação de jogos 2D, ou mesmo que seja para desenvolver jogos ou aplicações, é uma boa consola. Ela é mesmo dedicada ao pessoal mais retro, da geração das consolas acima indicadas, e quem tiver isso e mente penso que não irá ficar desiludido.

Espero que tenha ajudado em algumas decisões. mais alguma coisa que precisem de saber, é só dizer que eu tento ajudar.

Por favor, só não peçam para experimentar jogos da PSX pq não os tenho nem faço tenções em vir a ter.

Fiquem bem,

Hasta.
 
Back
Topo