GP2X

Comprei uma em outubro.

Tem um idioma, o inglês.

O Joystick é mau, mas jogável, com o tempo uma pessoa habitua-se.
O botão de volume é estranho, deixa carregar no + e - simultâneamente.
Todos os outros botões são óptimos, A,B,X,Y,L,R.Start,Select.
A imagem é óptima. O som é bom, embora o seu nível de volume mais baixo seja ainda demasiado alto para mim.

De minha experiência duas pilhas recarregáveis NiHM 2500mAh dão para ver dois filmes de hora e meia e jogar retroVirus mais 30 minutos. (as pilhas eram novas e ainda não tinham feito o ciclo de carga e descarga, é possível que venham a durar mais um pouco!).

Tenho experimentado algums programas.
- Não tenho conseguido por a maior parte dos jogos a funcionar, porque também ainda não dispendi tempo suficiente à volta dela para saber qual o problema.
- Demos têm funcionado.
- Instalei um leitor de pdf e funciona!
- De emuladores só consegui por o squidnes a funcionar, emula uma snes a 30 fps ou mais com som totalmente a funcionar. Tem tb todos os tipos de opções que os emuladores de SNES para PC já nos habituaram e ainda mais umas quantas específicas à GP2X.
 
GP2X Review

Eu já tenho uma GP2X há algum tempo (cerca de 2 meses) e pode ser que esta review seja útil a alguém.

A versão que eu tenho é a f100 com o firmware 2.0 (última versão) com duplo processador a 240 mhz (downgraded para 200 mhz para poupança de bateria).
Mas já existe uma nova versão com 2 processadores a 270 MHz: http://gp2x.co.uk/go.pl?A773

Caso de estudo: Salvo pela GP2X!
Há cerca de uma semana esteve realmente muito mau tempo na zona onde moro e fiquei sem luz durante mais de 8 horas... 8 horas sem internet, sem tv, sem electricidade!
Após 30 minutos do apagão, comecei a perder as esperanças de que seria temporário e por isso decidi utilizar a bateria restante do computador portátil para preparar as próximas horas...
Tenho um cartão SD de 2GB e por isso tratei de o encher com os últimos episódios da série Lost (versão HD que saquei via bittorrent). Passei os últimos 4 episódios (os que não tinha ainda visto), ocupando um total de 350x4 = 1,4 Gb no cartão. Não foi necessário tocar na colecção de Roms NES, SNES, Megadrive e NeoGeo, nem no Doom para a GP2X... Houve ainda espaço para por o álbum Skin & Bones dos Foo Fighters que ainda não tinha ouvido (não fosse eu cansar-me por algum motivo de olhar para o ecrã)... Como já devem estar a imaginar, as próximas horas passaram a voar, gastando para isso a carga de 2 pares de pilhas AA.

Aspectos gerais:

O dispositivo, tal como a PSP, não é considerado uma consola mas sim um "Personal Entertainment System": algo que pode ser utilizado de inúmeras formas para entretenimento pessoal. E a quantidade de formas com que se podem entreter é mesmo grande!
Esta versão (F100) tem uma qualidade de fabrico muito boa (ao contrário das primeiras versões) e o ecrã TFT também é consideravelmente melhor.
Por defeito, assim que ligam a consola têm acesso a um menu de opções onde podem escolher entre Vídeo, Jogos, Música, E-Books, Aplicações e Configuração.
A piada está em que, visto que isto é, no fundo, um mini-computador que corre Linux, vocês podem configurar qual a aplicação (menu ou outra coisa) que corre no arranque... começam já aqui as diferenças para outros dispositivos...

Jogos:
Não existem jogos "oficiais" para esta máquina. Não estejam por isso à espera de jogos com a qualidade gráfica do Ridge Racer ou Need For Speed.
No entanto, sendo o sistema operativo open source e havendo livrarias de desenvolvimento específicas, a quantidade de jogos disponivel gratuitamente aumenta a cada dia que passa e têm mesmo a possibilidade de falar com os autores dos jogos e pedir-lhes novas features!
Alguns jogos: Sudoku2X, Solitaire2X, Chess2X, Stris-2X, Arkanoid, Asteroids, Beats Of Rage (estilo final fight mas com vários mods disponíveis).

Emuladores:
Talvez a "killer feature" desta máquina sejam os emuladores existentes. Existem emuladores full-speed para MegaDrive, SNES, Game Gear, Neo Geo, Neo Geo Pocket, Game Boy Advance, Master System, Amiga, Spectrum, Atari, MAME, ...
Existem algums emuladores (não full speed) até para X86... há quem ponha Windows 95 nesta coisa 8|!
Escusado será dizer que só em ROMS conseguem arranjar-se literalmente milhares e milhares de jogos. Jogos esses que podem ser gravados num cartão SD e jogar. Não são precisos mod-chips, loaders, cabos especiais, nada!

Vídeo:
O vídeo foi a feature com que fiquei mais espantado (pois não estava à espera de tanto). Podem por qualquer qualidade de vídeo Mpeg/Xvid/DivX, com codecs de som e vídeo de todo o tipo que a GP2X come. A qualidade de som e vídeo são fenomenais (não experimentei ainda o TV-OUT mas ouvi dizer que a qualidade é ainda melhor).

APPS:
Aqui penso que a Nintendo DS poderá ser mais interessante visto que a forma de introdução com touch pad é bem mais útil do que 6 botões e um joystick.
Existem algumas aplicações interessantes como uma linha de comandos (podem fazer 'cat /proc/cpuinfo' ou 'du -sh' :D!) ou o QTopia ou GPE: dois sistemas que são usados geralmente em telemóveis ou PDAs que corram Linux.

Hacking:
Tudo fica mais interessante quando conseguirem entrar no espírito GP2X e considerarem-na um sistema linux pronto a ser hackado para o vosso aproveitamento.
Existe um adaptador que transforma a porta EXT em: 2xUSB Host, 1xTV-OUT, 1xAudio composto, 1 x Serial Port, 1 x DC-in. A imaginação é o limite!
Quanto a desenvolvimento de software, os programas/jogos são ficheiros executáveis que variam de extensão: gpe: jogo, gpu: aplicação, ... Um ficheiro executável pode ser um script .sh ou um binário que utilize as livrarias gráficas SDL... outro vício :|!

Conclusão:
A GP2X não é uma consola para todos... mas se todos fossem como eu não teriam qualquer dúvida em afirmar que isto É o brinquedo. Conseguimos lambrar os velhos tempos de infância ao jogar Megaman e Super Mario 3... mas ao mesmo tempo podemos aproveitar todas as potencialidades de dois processadores ARM a 240 MHz para Hacking, programação de jogos, testar novos programas, ler pdfs, ... bem ja perdi tempo demais aqui: este monitor é muito grande :D!

Mais info: http://gp2x.co.uk/go.pl?A773
 
[_ExtremeHack_];1070028 disse:
Aquilo nem acelerador 3D tem... e o CPU nao deve puxar para um emu PSP, aposto que nem para um da PSX...


Enganas-te a gp2x corre jogos psx devagar mas corre .
E sem gráfica 3d apenas tem 2d ... como o faz não faço ideia .
 
A DS também só vês os 2 chips Arm nos specs e... faz 3D...

A GP2X não tem uma API com aceleração OpenGL... so what? nem foi desenhada para isso em primeiro lugar. ainda assim a consola não é fraca (em 3D).

GP2X em emuladores tem por alvo emular sistemas retro, há um enorme nivel ali... por exemplo outro dia vi um noob a pedir um emu de GBA e sabes o que os developers lhe disseram para fazer? comprasse um GBA... é que o sistema está no mercado e os jogos á venda... para quê fazer um emulador então? ganhar vendas às custas dum sistema comercial?

O GP2X mesmo com o modelo de negócios que tem não é para vender às massas, caso contrário iria arranjar problemas com a Nintendo, Sega, Sony, SNK... ultima coisa k eles presisam é de uma guerrinha.

É impressão minha ou acabaste de dizer nesse post que uma consola de 150e não emula uma PSP? captain obvious it seems... nem um PDA consegue emular uma PSP... digo eu. (suponho que querias dizer PSone...)

Ora Psone a full speed na GP2X? aparentemente é possivel, basta ver que o emu na segunda release já corre o FF7 a 20 frames constantes... e corre alguns jogos 2D a full speed...

Estamos a falar da segunda release de um emulador que ainda nem tem o Dynarec compilado e aplicado (que dá um boost tremendo)... e só estão a usar o primeiro CPU (o que tem a FPU e apenas o primeiro banco de 32 MB de RAM (próxima release vai ter os 64 MB todos "acessiveis").

O segundo CPU, é custom especializado em correr poucas quantidades de código, muito rapido (codecs de video, por exemplo). ainda não está a ser muito usado, mas no futuro pode dar um bom boost em graficos, quem sabe.

N64? talvez possivel, mas presisas de programadores mto talentosos e de um dynarec à partida... quem sabe um emulador optimizado para cada jogo... mas partindo do principio que conseguem meter o Chrono Cross da Psone a full speed... Mario 64 pelo menos... deve ser possivel.

Para ver filmes prefiro o ecrã da GP2X sinceramente já que não gosto de todo de coisas panoramicas, quando a maior parte das coisas que possuo vêm em 4:3 ou letterbox... posso sempre ver o formato panoramico com barras.

também para emulação é melhor uma vez que tudo o que é retro não vem em formato panoramico e esticar para os lados... é estragar. uma snes usava 320x240... uma Psone a mesma coisa... que coisa melhor para recriar essa experiencia que um ecrã a 320x240?

A GP2X é um sistema open source de raiz... é melhor do que comprar uma PSP para jogar emuladores... de longe, e depois ter de andar á margem a fugir aos updates que a sony quer obrigar a que o consumidor a fazer para colmatar as "falhas" de segurança iniciais.

O suporte para formatos media de raiz é intrinsecamente melhor que o suporte da PSP e com um chip especializado em video na consola aumenta em muito o potencial para upgrades.

Os SD's são mais baratos. As pilhas AA... ninguém usa disso ali... é meter umas NIHM 2800 mAh... ahhh, e tem uma saida real para ligar à TV que dá uns bons 720x480 de resolução maxima... 150 euros? barato para uma plataforma destas que nem tem o fabrico em massa da PSP.

Unico contra dela é a falta de maturidade da plataforma, e nestes sistemas quanto mais maduros melhor.

Tenho dito. ^_^ Devo dizer que faço tenções de comprar um GP2X um dia prefiro isto a uma PSP a qualquer dia da semana, e ainda poupo uns trocos :rolleyes:


Tenho as duas e digo-te uma não substitui a outra .. adoro a gp2x devido a poder fazer tudo o que a psp faz mas sem essas complicalões que tu muito bem referiste .
Mas tambem gosto se calhar muito mais da minha psp .. devido a ser tudo o que a gp2x nunca será .
Quanto ás pilhas .. desiludiu-me a gp2x tentei de tudo inclusive recarregáveis fiquei-me por 3000 mah .. a autonomia continua fraca .

Pilhas normais geralmente a consola despeja-as mais rápido do que elas foram feitas para gastar .. o que me trazia a mim e a alguns colegas de vicio o problema do sobreaquecimento .

Fora isto é uma excelente máquina ... sem duvida .

A minha é das pretas mesmo já com preparos para aceder a browsers e mais usb features .. essa imagem em cima aposto que dentro da caixa vem uma verde military .

A primeira que tive era das verdes e crashou .. foi prontamente reposta por uma nova de ultima geração .
 
Se nao tivesse comprado uma psp já ca tinha uma destas, isso era mais q certo, pena nao ter wifi nem browser, senao era perfeita :D, tb podia correr windows mobile 5 para facilitar com as appz e com o gps :D

e com 2 pilhas AA de 2500mAh q tenho aki, dava para um dia inteiro em full power :D contra os 1800mAh da PSP e qd os 2xAA acabassem punham-se os outros 2xAA 2500mAh q tavam no bolso, um pack de 4xAA 2500mAh custa 25€, so falta o carregador. Pena a PSP nao ser a pilhas :'(


Existe um pack com a forma de uma bateria psp que no interior podes pôr 3 pilhas recarregáveis AAA com qualquer nivel de capacidade que desejes .
O pack não é oficial mas dá-te a escolher entre as pilhas que traz e a possibilidade de as substituires .

Inclui essa forma de bateria um transformador com um dual usb cable .

Esta bateria tem as mesmas dimensões da oficial sony .
 
Enganas-te a gp2x corre jogos psx devagar mas corre .
E sem gráfica 3d apenas tem 2d ... como o faz não faço ideia .
Por acaso até que estou a par do projecto (ou estava à uns meses)

Aceleração 3D básica é possivel no sistema as novas libraries OpenGL são bastante boas segundo quem trabalha com elas, e o segundo processador (ou melhor, um DSP) pode ser aproveitado para dar um boost à coisa. Não é vocacionado para integer como o principal, mas por isso mesmo, tem benefícios noutras coisas.

A PSone também não usava OpenGL no entanto e a manipulação das texturas e vértices tinha truque. Aquilo faz snap to point numa grelha de 320x240 (às vezes menos) o que se mantém (e é incómodo) mesmo que estejas a correr o jogo a 1280x960.

O projecto ainda pode melhorar mais se o desenvolvimento continuar e lhe evoluirem o dynarec significativamente. Mas de qualquer maneira... jogos como o FF7 que não usam a PSone toda ganham velocidade se em vez de emulares os ciclos de uma PSone a 33 MHz emulares uma a 15 Mhz, é isso que aquele emulador faz, e chega para full speed em alguns jogos 2D.
 
Alguém aqui possui uma consola GP2X F200 ?

Estou indeciso entre a GP2X F200 e a PSP.

Ao contrário da PSP, a GP2X F200 não possui um motor 3D, mas é uma consola open-source, com suporte completo de emuladores, incluindo o mame e leitura de filmes DivX/XviD.

Para quem tenha uma, será possível informar-me sobre a autonomia ? Pelo meno o modelo anterior tinha uma baixa autonomia.


Cumps.
 
Saiu (em outubro) uma nova versão da GP2X, chamada de F200; existem também boatos de outra sucessora, a Pandora http://pandora.bluwiki.com/ .. alguem ja tem a nova GP2X ? estou a pensar compra-la para o mes que vem.

abraços

GP2X F200:
F200.jpg


Pandora (suposta sucessora da GP2X):
Pandora1.jpg


specs:

Hardware:
ARM® Cortex™-A8 CPU with 1Gb of RAM
800x480 4.3" 16.7 million colours touchscreen LCD
OpenGL 2.0 compliant 3D hardware
Wifi 802.11b/g
Dual SDHC card slots
Dual Analogue and Digital gaming controls
43 button QWERTY and numeric keypad
TV output
High Speed USB Host

Mais informação em:
http://pandora.bluwiki.com/
http://www.openpandora.org/
 
existem também boatos de outra sucessora, a Pandora
Não são boatos, mas a pandora não é sucessora do GP2X... GP2X=Gamepark Holdings... Pandora=Evil Dragon+CraigIX+Squidge e uma carrada de malta do homebrew.

É uma plataforma feita por developers para developers em suma; sem o apoio da Gamepark Holdings, ou relacionada de alguma forma; essa está em desenvolvimento e virá; mais tarde.

E nesses specs o 1 Gb é muito enganador; refere-se a 1 Gigabit, ou seja 128 MB de RAM DDR; é bom, mas não tão bom. E a consola tanto quanto sei não terá suporte para duas entradas SD.
 
Última edição:
Back
Topo