GP4 - A montanha pariu um rato

SilveRRIng

Power Member
Ja andei a brincar com este jogo.
Nota-se nitidamente que e feito pelo Geoff Crammond. A jogabilidade habitual dos GP está toda lá. O melhoramento gráfico em relação ao anterior é notória, e vem com novidades muito interessantes, tais como tutoriais de experts em setup dos carros (isto tudo em video), para cada pista, e sobre todos os itens do carro. Tem muitissimas coisas onde se pode mexer e alterar que vêm dar uma maior envolvênvia ao jogador, mas...

Para vos dar uma ideia, este jogo continua a ser, como os antereiores, superdependente do processador, e posto a correr a 1024x768x32bits com tudo no detalhe máximo numa Ti4600 e um XP 1700+, arrasta-se, e qd digo arrasta-se digo menos de 18 frames por segundo. Para dizer a verdade com os mesmos settings e 800x600 a estimativa (akela q todos os GP sempre tiveram) de performance dava 19!!! frames por segundo.

Logo, tenho serias duvidas q alguem consiga jogar a 1024 com tudo no max, e mesmo assim, deixem-me vos dizer q o q me irrita: é q com tudo no máximo, este jogo fica a milhas da beleza gráfica do F1 2002 da EA sports, q tenho andado a jogar com amigos em multiplayer. Este ultimo não fica atrás em jogabilidade (so faz falta akela pekena maravilha do trocar de mudanças só com uma tecla, o space), em termos de comportamento do carro, o gp4 nada evolui, e igualzinho ao gp3, e este f1 2002 e simplesmente perfeito nesse aspecto. O f1 2002 tem tb uma pekena surpresa q e uma especie de tutoriais/missões q temos de completar pra ir avançando e q são excelentes formas de nos adaptarmos às pistas e ao comportamento dos carros, mas deixem-me q vos diga, é q neste jogo os carros são COMPLETAMENTE diferentes entre si.

Enfim, estava com o coração nas mãos para o GP4 e fikei muitissimo desiludido, mas esta é a minha opinião. Se tivesse visto 1º o gp4 e só depois do f1 2002 , se calhar nem teria dado uma hipotese ao ultimo, ficava logo viciado no gp4, mas neste caso abriu-me os olhos. O GP4 é um jogo muitissimo pesado para qq sistema e ainda assim as melhorias nao justificam esse comportamento. GRANDE TIRO NO PE, SR. GEOFF CRAMMOND!!>(
 
Nope Totten,

Foi testado em varias maquinas diferentes, tipo pentium 3 com Geforce 3 Ti200, Gf4 ti 4600 e ti 4400 em AXP a 1700+ e 1900+ e todos com dirvers diferentes. Desde o 28.32, passando por 22.50 e 29.60 também. Tudo lento. Quando experimentarem vão perceber, é q esta mesmo muito lento pra ser jogavel com o potencial gráfico q o jogo tem. Tudo o q é bump mapping, dynamic lightning e afins não é selecionável pq torna-se injogável. É tirar o detalhe todo e mesmo assim assim não e akela fliudez q o povo gosto, deve ficar a andar pelos 25/30 frames,com ocasionais descidas de frames q fazem perder a pica e tuodo isto q vos estou a descrever é sem outros carros em prova, pq em corrida atão e pra eskecer. Os meus ****** rolaram-me pelas pernas abaixo!!! E de certeza de q os P4 a +2500 tb não se safam. É pena pq gosto da jogabilidade dos GPs, embora o q vi de comportamento do carro ficasse muitos pontos abaixo do F1 2002. Este sim aconselho-vos a experimentar e depois comparem os dois.
 
Humm

Atão só foi testado em placas da nVidia?

Pode ser uma incompatibilidade com placas da nVidia..

Já alguem tentou por exemplo com uma R8500?


Acho muito estranho sair um jogo k se arraste em pcs topo de gama, é uma jogada muito estúpida por parte da editora.
 
Update:

Afinal ate existe forma de por o jogo jogável. Tem q se retirar os detalhes ou a totalidade dos espelhos retrovisores e coisa ja bule bem, mas nunca eskecendo q sao placas de topo, logo não sei se será aplicável a makinas mais fracas. ja fizemos mais algumas descobertas e por exemplo a chuva os graficos estao realmente bombasticos e de fazer cair o queixo. Pode ser q afinal me tenha precipitado um pouco, mas não deixa de ser uma pekena desilusão, tlvz fruto de estar tanto a espera e a desejar o jogo. Qd tiverem depois digam o q acham disto e como bule nas vossas makinas.

Totten,

tenho duvidas q seja problemas com a nvidia, e possivel, mas improvável. Qd testarem noutras digam como fica.
 
esses detalhes nos espelhos são já um classico dos gps..

mesmo agr, se puseres todos os detalhes do gp3 na tua makina vais ver que akilo se arrasta um bocado.

mas basta tirar o fumo dos retrovisores e voilá... sem probs

qt ao gp4 ainda nao me posso pronunciar, mas duvido que seja assim tao mau!! mas tenho de esperar e depois digo alguma coisa
 
Eu não joguei o GP4 mas tenho o F1 2002 e já disse a varias pessoas que duvido que o GP4 esteja melhor. O F1 é espectacular e dá-me a impressão que só vou ver pessoal a jogar GP4. Tanta espera e como já foi dito aparentemente para nada.

Foi com o StarWars 1... um gajo tava à espera de tanto... para o 2 como já não tava a espera de muito adorei. Temos de ter calma e não nos tornarmos logo fanaticos.

Só espero que o Warcraft3 não me desiluda. Digamos que já tive a oportunidade de jogar um pouco da BETA (CLARO que nao a TENHO, pois seria ilegal) .....e enfim....espero que o jogo final esteja melhor.
 
humm...
GP4 = Clássico sim.
F1 2k2 = sim+arcada

GP4, só por si é um must. Se o 3 já era algum repetitivo (pois o 2 estava quase perfeito na altura), este vai deixar muita gente com a boca aberta...


o F1 2k2 é muito bom, mas tem uns bugs.....errr...quando é que sai um patch????
 
O jogo q mais gostei, de F1, ate agora foi o F1 Racing Championship. Comparativamente aos Gp4 e f12002 diria q esta melhor do q ambos, especialmente no comportamento do carro, embora considere q o f1 2002 tb esta excelente neste aspecto. O Gp4 dá-me ideia de ser exactamente igual ao 3, e eu esperava melhorias neste campo. O GP4 continua a ser o melhor em termos de jogabilidade, especialmente com teclas, sendo muito mais facil fazer provas do principio ao fim conduzindo perto do limite neste dos q nos outros, em q qq erro é quase incorrigivel e pago bem caro (isto e uma opinião baseada na minha experiência e destreza).

Praetor,

Não consigo entender muito bem qd referes o f12002 como sendo sim+arcada. Q percepção do jogo é q tens para baseares a tua opinião comparativamente aos outros? Eu , por acaso, tenho algumas dificuldades em conseguir descrever o pq das diferenças em dois jogos q tentam simular a mesma coisa, e essas diferença são realmente faceis de notar mas dificeis de descrever. Não sei se me consigo fazer entender. Eu considero o contacto do carro com a estrada mais real no f12002, do q no gp3/4 e essa e das diferenças mais notórias, mas tudo o resto e diferente mas não sei bem pq... ou como...

Logo à noite vou postar aki umas pics pra vos dar uma ideia do grafismo da coisa e ja agora do ecrã de previsão da performance dentro do jogo, pra terem uma ideia do bicho.

P.S. - Pra não variar este GP ainda vem com o tradicional Processor occupancy, q ja vem desde o 1º (tecla O) :D
 
Silver: o fi2k2 é simulador, mas mais virado para uma arcada (apesar de quase não ter nada de arcade...é mesmo pela fisica do jogo). O GP4 é mesmo sim. , o que leva muita gente a não gostar devido á sua extrema natureza realista.

dos dois tanto gosto de um como do outro, é uma questão de gostos :D
 
F1 2002 = Sim+Arcade Praetor ??????????????

Isso só se jogares com as ajudas todas ligadas. Joga lá sem controlo de tracção e diz lá o que é arcade.....deves ter jogado muito deves. Akilo só com teclado é quase impossivel de jogar dado a potencia dos carros....sim claramente arcade....

Podes gostar do GP4, gostares muito da serie, mas n digas coisas dessas. O F1 2002 se quiseres pode ser tão realista que nem o consegues jogar com teclado por isso não o venhas diminuir a uma coisa arcade qq em que é so acelerar......
 
Epa, alguem q me diga como e q tenho q fazer fazer para postar aki umas pics dum print screens q fiz no jogo. As imagens sao uma beca grandes, tipo 100 e muitos Ks por isso não sei como fazer. Digam como é q eu a seguir abro uma thread com as pics. Thks. :001:
 
Acabei de experimentar o GP4 e nao achei o jogo nada de especial, o f12002 realmente parece-me que esteja muito melhor. Vou testar mais um "coche"...
 
Concordo inteiramente com o Praetor.

Pito .. nada de especial? 8o
Tens o monitor sujo? Graficamente nem sequer da hipotese ao f1 2002, jogabilidade e como o Praetor ja disse e mtuitissimo realista. O f1 2k2 e sim + arcade .. embora nao deixe de estar mesmo mto bom. So que o motor fisico e fraco .. exprimenta meter mta asa na dianteira .. o gaju continua a fujir de frente.

Awake .. ser realista e nao o conseguires controlar? ahah!

A série Gp sempre foi e sera rei dos simuladores .. tirando o som, que embora real, gosto mais do do f1 2002.

O silver? 19 fps? so se e da tua makina .. tudo no maximo 1600x1200 p4 2600mhz com uma ti 4400 tenhu 45 fps .. mesmo assim pouco, concordo, comparado com o motor do f1 2k2.
Não e por nada ke os pilotos de F1 para se aperfeiçoarem usam a serie GP para o efeito .. por alguma coisa deve de ser.

Sim o f1 2k2 ta excelente, nao esperava tanto da EA, mto divertido e realmente e mais leve para as maquinas e tem um feeling de speed maior .. mas simulação e o GP4 .. mas dia 10 de Julho vou dar uma voltinha num bicho destes no estoril .. depois já vos digo qq coisa :cool:

Intes!
 
Ainda não tenho nenhum, mas lembro-me
do "Grand Prix Legends" era tão realista, que
eu não conseguia dar uma volta completa à pista!!!

Tá bom que os jogos sejam realista, mas n exagerem!!!

Que treinem os pilotos, mas nós "comuns mortais" ao minimo
deslize volante Pimba, vai tudo ao ar!!!

Como disse n experimentei nenhum ainda mas pelo que vejo o F1 2002 deve ser mais "jogável".


.... e menos stressante..lol

:D
 
Bem a minha opinião é a seguinte:

A serie GP sempre teve uma forma de controlar o carro q torna o jogo muito mais acessivel q todos os outros, sendo por isso a razão q tanta gente os escolhe. Não deixo de ter a sensação q de alguma forma existe sempre ajudas activas, mesmo tirando akelas q la vêm. O carro faz-se sempre ligeiramente a curva e ha muitas situações em q não seria possivel controlar o carro, digo eu...
O f12002 estara mais arcade nalguns aspectos mas considero q a forma como o carro toca no chão e o comportamento deste esta mais real, ja q o GP 4 ainda usa a mesma formula de sempre, q e boa, mas podia ser melhorada. O GP4 esta muito bom, mas esperava mais. O F1 2002 tem uma condução mais nervosa, dando akela sensação d q qualker erro e la se vai uma hotlap enquanto q o GP4 e mais suave, sim tlvz mais simulação e ha q concordar q os settings dos carros no gp4 são mais pormenorizadas e melhor implementados embora ache q no f12002 as diferenças entre os carros sejam bem mais notórias.

Graficamente desculpem-me mas considero o F12002 bastante melhor, sendo os graficos do GP 4 apenas satisfatórios a partir dos 1280 para cima, mas ai começa a tornar-se injogável para a maior parte do pessoal. É q as resoluções mais baixas existem demasiadas imperfeições gráficas q saltam a vista ficando a imagem muito "jaggy" como é natural. O motor gráfico do f12002 nesse aspecto esta superior para já não falar na percepção de velocidade q o jogo da ja por si proprio aliado aos frames mais altos.

Gandalf,

So confirmas o q eu suspeitava, este jogo continua a ser muito dependente do processador e o teu p4 2600 mesmo assim da melhores resultados q eu esperava, mas como sabes são muitissimo poucas as pessoas com CPUs desses. No meu AXP 1700+ em default consigo com algumas mexidas levar a coisa com o detalhe max aos 31 frames.
Experienta uma coisa: Jogar em SPA, com chuva, detalhes todos no máximo (mas mesmo todos, espelhos, etc) na grelha de partida. Nem precisas de por a 1600, podes por menos e vê lá como é q ele se porta. Acredito q te vais surpreender.

Conclusão:
Apesar disto tudo, sou fanático pelo GP4 e será concerteza o jogo ao kual me vou dedicar.
O F1 2002 tem uma coisa muito boa - permite jogar na net com alguma facilidade, enquanto q o GP4 so em LAN, por isso é provável q de vez em qd me ponha a brincar com ele, para alem de kerer acabar todas as provas do Driving School...

Já agora alguem sabe de um patch para no-cd do Gp4?? Ja andei a procura nos sitios habituais e ainda não ha nada. Como é muito recente deve ser natural, mas pode ser q ja alguem tenha visto isso por ai... :)
 
Última edição:
Sinceramente a tua resposta surpreendeu-me pela positiva .. ainda ha bom senso por aki e capacida de raciocinio, estava a espera de uma xuva de insultos por ai em frente :mad:

O efeito de slow motion no Gp4 (quando nao ha processamento) suficientemente e o mais irrutante neste game. De resto concordo com uma outra coisa e discordo com outra .. mas sim basicamente e isso. Apenas graficamente axu ke nao tem comparaçao .. mas sao apenas gostos.

Eu vou jogar o Gp4 a serio, alias como fiz com todos os outros gp's .. o f1 2002 tb o vou jogar a serio .. para dar luta no multiplayer ke e deveras fabulouso!

Ou seja ... aki ha umas semanas nao havia nada para jogar .. aogra ha 2 belissimos games de F1 .. haja tempo!!!!
 
Concordo plenamente com o Silver. Na serie GP (n gostei nada do gp3....talvez por isso não estivesse tao desejoso que saisse o GP4) um gajo parece sempre que tem ajudas. Não conseguires por vezes fazer a curva para o lado errado é prova disso. Os GP não são os reis dos simuladores..... ha alguns gajos que gostam disso.....

E Gandalf, deves ser um grande heroi para conduzires sem volante na boa.... provavelmente nem tentaste, senao não dizias isso....AHAHAHAH ......enfim....mas como até vais conduzir um no autodromo né? deves ser um ganda campeão, dakeles que são os maiores mas têm azar....

E podemos ficar a aqui a discutir qual é melhor o resto dos tempos. Há de haver sempre akeles que dizem que contra a França não foi penalti ou que o JVP não devia ter sido expulso. A democracia é assim.
 
Back
Topo