GParted (ajuda) [Resolvido]

toninho_77

Power Member
Boas, caros amigos
estou a abrir este tópico porque tenho uma duvida que me atormenta e gostaria de perceber esta situação.
É o seguinte (começando de inicio) eu tenho um disco de "320 gigas", dessas 320 gigas fico para trabalhar com 298 (é o normal, nunca se consegue utilizar todo o espaço), formatei o disco criando, 1 giga para a SWAP, 50 gigas para o "linux" /home e depois o resto numa partição ext4 para armazenamento de dados.
Bem a duvida começa aqui, na parte de armazenamento de dados está a ser roubada uma percentagem significativa de gigas e eu não percebo porque :confused:
Então vejamos, 298 - 50 - 1 = 247 gigas, este devia ser o valor com o qual eu deveria ficar livre para armazenamento mas no entanto fico com 230,7 gigas livre e aparece a dizer que tenho ocupadas 12.5 gigas quando na realidade o disco está vazio :confused:
Agora fiquei um pouco á nora com a situação, provávelmente alguém já se deparou com isto e é de caras resolver isto, mas sinceramente eu não sei.
Fico á espera de dicas da vossa parte,
Cumps.

Prt Scr

49899184.jpg
 
Última edição:
Nunca me deparei com tal situação mas não será que o linux reservou esse espaço para a criação da tabela de i-nodes da partição onde irás guardar os dados?
Mesmo que seja isso ele costuma reservar cerca de 1% do espaço total o que equivale ~ a 2.5gb. Tenta formatar a partição pode ser que seja só lixo.
 
Bem caros amigos,
parece que já ta resolvido o problema. Aqui vai a resolução.

O linux reserva 5% da sua partição para uso do root.

Tente o comando abaixo para ver se minimiza o espaço "perdido"

Código:
mkfs.ext3 -m 0 /dev/"dispositivo"
onde "dispositivo" é a localização do seu hd (ex.: sdb, etc)
onde -m 0 significa que você reservará 0% da sua partição para o usuário root.

Testei com o meu pen-drive de 2GB, e a única coisa que consegui foi abaixar o valor de 5%. Mas não chegou a zero!

Antes:
Código:
sudo mkfs.ext3 /dev/sdb1
capturadetelapropriedad.png


Depois:
Código:
sudo mkfs.ext3 -m 0 /dev/sdb1
capturadetelapropriedad.png


Este é um valor padrão para partições linux ext3. Você pode minimizar este espaço "perdido" com o comando -m 0 mas não obterá o espaço total do seu hd.
Aprender até morrer :D

[RESOLVIDO]
 
Back
Topo