1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GParted (ajuda) [Resolvido]

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por toninho_77, 18 de Maio de 2009. (Respostas: 2; Visualizações: 425)

1. toninho_77

toninho_77 Power Member

Boas, caros amigos
    estou a abrir este tópico porque tenho uma duvida que me atormenta e gostaria de perceber esta situação.
    É o seguinte (começando de inicio) eu tenho um disco de "320 gigas", dessas 320 gigas fico para trabalhar com 298 (é o normal, nunca se consegue utilizar todo o espaço), formatei o disco criando, 1 giga para a SWAP, 50 gigas para o "linux" /home e depois o resto numa partição ext4 para armazenamento de dados.
    Bem a duvida começa aqui, na parte de armazenamento de dados está a ser roubada uma percentagem significativa de gigas e eu não percebo porque :confused:
    Então vejamos, 298 - 50 - 1 = 247 gigas, este devia ser o valor com o qual eu deveria ficar livre para armazenamento mas no entanto fico com 230,7 gigas livre e aparece a dizer que tenho ocupadas 12.5 gigas quando na realidade o disco está vazio :confused:
    Agora fiquei um pouco á nora com a situação, provávelmente alguém já se deparou com isto e é de caras resolver isto, mas sinceramente eu não sei.
    Fico á espera de dicas da vossa parte,
    Cumps.

Prt Scr

Última edição: 19 de Maio de 2009
  2. zbenta

zbenta Power Member

Nunca me deparei com tal situação mas não será que o linux reservou esse espaço para a criação da tabela de i-nodes da partição onde irás guardar os dados?
    Mesmo que seja isso ele costuma reservar cerca de 1% do espaço total o que equivale ~ a 2.5gb. Tenta formatar a partição pode ser que seja só lixo.

3. toninho_77

toninho_77 Power Member

Bem caros amigos,
    parece que já ta resolvido o problema. Aqui vai a resolução.

Aprender até morrer :D

[RESOLVIDO]

Partilhar esta Página