GPS - Ajuda a um gajo que nao percebe nada - qual comprar

Pedro_Oliveira

Power Member
Ontem exprimentei pela pirmeira vez um Gps, um garmin, e fiquei maravilhado.

Quero entao comprar um.

Até 100-120€ (incluindo usados) que GPS me aconselham? eu n percebo nada de funcionalidades nem nada... mas sei que deu jeito a cena da gasolina, pontos de interesse, etc. Não sei se todos trazem isso.

Sei que preciso pelo menos dos mapas de portugal e espanha. Dps os outros posso comprar a qualquer altura, certo?

Obrigado,
Pedro
 
Então agora uma série de perguntas, entre Ndrive, Garmin e Tom Tom, aconselham Garmin?

Qual a diferença entre o 200 e o 205?
Qual a diferença entre o 255 e o 250? (pondero comprar usado o 250)

Qual as diferenças entre um GPS dos baratos (90€ novo), e um dos caros (190€ novo)? Em termos de navegação GPS e pontos de interesse, a coisa tanto faz? É que pelo q m disseram, os caros o que tem a mais são mariquices do género atender o telemovel em alta voz pelo GPS, usar como leitor de mp3 e de fotos... é verdade? E que se assim for, o barato chega-me pois não preciso de mp3 e afins para nada.

Vi que o NDRIVE, nas fotos, aparece com detalhes especiais para pontos de interesse, como um edificio 3d e afins, isto só há nos NDRIVE?

Qual é a diferença entre GPS portatil e GPS auto? (vejo isto mtas vezes nos sites)

Quanto aos radares fixos e moveis, os garmin que falaram tem? é que nas lojas so vejo informação sobre os radares fixos, mas ontem quando usei o garmin 250, ele apanhou um movel, se não estou em erro.

Quanto a comprar mapas, a coisa é barata e simples mesmo para os que nao sao garmin (eu li o review que postaste)? é que por agora acho que só preciso do ibérico.
Ainda por fim, quando eu compro por exemplo um GPS com mapas ibericos, os updates ibéricos são gratuitos? falaram me que eram e eu não percebo nada disso.

Abraços e obrigado,
Pedro
 
Última edição:
Eia tanta pergunta.

Metade das perguntas são respondidas se leres a review que fiz. Depois quanto à diferença entre um de 90 e um de 190 depende. Alguns claro que só diferem nas características da treta. No entanto entre um de marca estranha ou um Garmin de 140 euros, notas é a rapidez a fixar sinal, a força do sinal e precisão. Eu sei que é dificil porque tens muitas perguntas, mas tenta organizar as tuas dúvidas. Quanto à diferença entre modelos está já respondido também no tópico que te indiquei.
 
Eia tanta pergunta.

Metade das perguntas são respondidas se leres a review que fiz. Depois quanto à diferença entre um de 90 e um de 190 depende. Alguns claro que só diferem nas características da treta. No entanto entre um de marca estranha ou um Garmin de 140 euros, notas é a rapidez a fixar sinal, a força do sinal e precisão. Eu sei que é dificil porque tens muitas perguntas, mas tenta organizar as tuas dúvidas. Quanto à diferença entre modelos está já respondido também no tópico que te indiquei.

Sim, tens razão e eu vi isso, mas como só falas da garmin e algumas das minhas perguntas são gerais sobre as marcas diferentes, eu tinha re-perguntado.

É que estou mto indeciso na marca, mas se dizem que garmin é bom, acho que lá vou eu! ;)

Ainda assim, então organizando as dúvidas, volto a perguntar, diferença entre o 250 e o 255 e entre o 205 e o 200?

Obrigado,
Pedro
 
Última edição:
Sim, tens razão e eu vi isso, mas como só falas da garmin e algumas das minhas perguntas são gerais sobre as marcas diferentes, eu tinha re-perguntado.

É que estou mto indeciso na marca, mas se dizem que garmin é bom, acho que lá vou eu! ;)

Ainda assim, então organizando as dúvidas, volto a perguntar, diferença entre o 250 e o 255 e entre o 205 e o 200?

Obrigado,
Pedro

Por acaso não conheço o 250. Nem encontro no site da garmin. No entanto entre o 205 e o 255 é que um trás mapas da ibéria e outro da europa respectivamente. Ah e o 205 é mais antigo e tem leitor de SD enquanto o 255 é micro SD.
 
Última edição:
Por acaso não conheço o 250. Nem encontro no site da garmin. No entanto entre o 205 e o 255 é que um trás mapas da ibéria e outro da europa respectivamente. Ah e o 205 é mais antigo e tem leitor de SD enquanto o 255 é micro SD.

Continuo a agradecer-te, mas isso, como tinhas dito, já tinhas dito na review. As diferenças que quero saber são exactamente entre 205 e 200 e depois entre 250 e 255. O 250 tá aqui: http://www.garmin.pt/?p=ProdDetail&ProdId=67

Entre o 250 e 255 o que diz de diferente é que o 255 é:
Compativel com o receptor de tráfego TMC (o que é isto?)
Mapas internos de toda a europa (entao o 250 tb nao devia ter, já que à frente do nome diz europa?)

entre o 205 e o 200 diz:
Compatível com o receptor de tráfego TMC
- Mapas internos de Portugal Continental, Espanha e Andorra

ou seja, a mesma coisa.

Podes me ajudar?

Obrigado,
Pedro
 
Última edição:
Bem o 255 é mais recente, o 250 já não aparece em alguns sites porque penso ter sido descontinuado. No entanto a diferença mesmo é que o 255 é melhorzinho. O TCM é uma coisa relacionada com trânsito, no entanto em Portugal ainda não está a funcionar. Opta sempre pelas versões mais recentes. O 205 ou o 255. A menos que a diferença de preço seja muito grande.
 
bem, era um 250 que está no leiloes.net a 90€... e há um 200 a 50€.

Diga-me então uma coisa: se eu comprar o 205 e depois subscrever o plano de 90€ com updates gratis durante toda a vida, posso depois comprar os mapas estrangeiros e eles tb ficam sobre esse plano?

Obrigado,
Pedro Oliveira
 
bem, era um 250 que está no leiloes.net a 90€... e há um 200 a 50€.

Diga-me então uma coisa: se eu comprar o 205 e depois subscrever o plano de 90€ com updates gratis durante toda a vida, posso depois comprar os mapas estrangeiros e eles tb ficam sobre esse plano?

Obrigado,
Pedro Oliveira

tenho mesmo aquele 200 a 50€, ou seja, praticamente metade do preço... achas que não compensa comprar usado?
 
Não conheço os Garmin, e vejo que estás inclinado para esses.

No que toca a Gps's baratos, eu tenho um Navigon 2100, e estou muito satisfeito com ele. Relativamente ao TomTom One, a única desvantagem que vejo é não dar para inserir as coordenadas, mas em contrapartida a inserir moradas é mais fiável.

Quanto aos Garmin não posso dar opinião, porque nunca usei.
 
Ok, são sempre benvidas as opiniões sobre as outras marcas, pois até agora só me aconselharam garmin e é só por isso que estou mais inclinado.

Gostava de saber então se é opção ou não comprar aquele em usado.

Obrigado,
Pedro
 
Bem, a maior diferença entre o Garmin e o Tomtom está nos mapas. O tomtom usa mapas fornecidos pela teleatlas e o Garmin usa os da Navteq.

Se queres ver a diferença entre os mapas
Teleatlas - http://maps.google.com
Navteq - http://maps.yahoo.com/

Os mapas da navteq têm a vantagem de terem a ilha da Madeira

Em relação ao preços muitas vezes variam de acordo com os mapas que trazem, caso sejam do mesmo modelo
Caso contrário tem a ver com a características, tipo tamanho do ecrã, bluetooth etc.

Vantagens e desvantagens das várias marcas (Na minha opinião)
Garmin:
+ Boas instruções de voz
- Ambiente gráfico

TomTom
+ Mapshare - possibilidade de alterar o mapa e partilhar com a comunidade
- Instruções de Voz
- Falta de informação nas indicações das rotundas
- Ambiente gráfico

Ndrive
+ PDI's
+ Ambiente gráfico
- Poucas opções de calculo de rota
- Não permite navegação por waypoints (por enquanto)

Navigon
+ Ambiente gráfico
+ Instruções de Voz
- Algo lento

IGO8 (Blaupunkt, Sony, entre outros)
+ Ambiente gráfico
+ Possibilidade de usar mapas da teleatlas e da navteq
+ Possibilidade de usar skins feitas pela comunidade
- Algo confuso


Alem de que no caso do hardware do Ndrive e dos Navigon ser possível instalar qualquer um dos softwares de navegação acima descritos.
 

Desculpa não ter respondido antes, no entanto acho que fazes bem ;).

thejoedoe desculpa lá mas o que dizes faz sentido apenas em alguns pontos. Ambiente gráfico dos Garmin é mau para quem assim o entende. Eu gosto por ser simples e não vejo isso como um ponto negativo. Negativo é um GPS com um ambiente gráfico cheio de coisinhas que só complicam enquanto estás a conduzir. PDI's da Ndrive, bem pelo menos os garmin podem carregar esses PDI's, portanto eles não são exclusivos à Ndrive, e penso que os Navigon também carregam isso.
Conclusão, o resto até compreendo, mas para falares de tantos GPS desculpa mas tens que ter mais conhecimentos sobre cada marca. Não é por mal que o digo, no entanto eu falo de tomtom, garmin, ndrive e navigon porque conheço bem as marcas. Para mim a tomtom está para os GPS como o windows para os computadores. É algo que foi globalizado mas não significa que seja o melhor e infelizmente cada vez está pior.
 
Bem, a maior diferença entre o Garmin e o Tomtom está nos mapas. O tomtom usa mapas fornecidos pela teleatlas e o Garmin usa os da Navteq.

Se queres ver a diferença entre os mapas
Teleatlas - http://maps.google.com
Navteq - http://maps.yahoo.com/

Os mapas da navteq têm a vantagem de terem a ilha da Madeira
Aí está um tópico que discute um pouco as diferenças entre os mapas, que para mim, faz toda a diferença na escolha de um GPS.
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=425692
De qualquer modo a Garmin para mim, pelo que já experimentei parecem boa. Não tem buggs, apanha bem os satélites. Interface simples, gráficos aceitáveis, boa qualidade/preço. E, acima de tudo, tem o mais importante que são os mapas Navteq.
 
Desculpa não ter respondido antes, no entanto acho que fazes bem ;).

thejoedoe desculpa lá mas o que dizes faz sentido apenas em alguns pontos. Ambiente gráfico dos Garmin é mau para quem assim o entende. Eu gosto por ser simples e não vejo isso como um ponto negativo. Negativo é um GPS com um ambiente gráfico cheio de coisinhas que só complicam enquanto estás a conduzir.
Daí ter posto a minha opinião, e acho os do Gramin mais confuso, e em relação a outros mais pobrezinho, mas é a minha opinião

PDI's da Ndrive, bem pelo menos os garmin podem carregar esses PDI's, portanto eles não são exclusivos à Ndrive, e penso que os Navigon também carregam isso.
O tópico diz que é para alguém que não percebe nada i.e. para quem não quer andar a kitar o seu GPS.

Conclusão, o resto até compreendo, mas para falares de tantos GPS desculpa mas tens que ter mais conhecimentos sobre cada marca. Não é por mal que o digo, no entanto eu falo de tomtom, garmin, ndrive e navigon porque conheço bem as marcas. Para mim a tomtom está para os GPS como o windows para os computadores. É algo que foi globalizado mas não significa que seja o melhor e infelizmente cada vez está pior.

Até conheço razoavelmente bem os softwares em questão (já usei todos). Isto é apenas a minha opinião que está de acordo com os meus gostos.
 
Última edição:
Back
Topo