1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GPS em telemóvel

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por FernandoL, 2 de Março de 2006. (Respostas: 1042; Visualizações: 184024)

1. FernandoL

FernandoL Power Member

Boas.

Tenho um nokia 6670 e andam-me a tentar para comprar um GPS para o mesmo.

Será pratico um GPS num telemovel deste genero? Utilização para o mesmo teria....

E que marcas? São todas mais ou menos o mesmo?

Muito obrigado

2. Barbas

Barbas Banido

Epa...nao sei se sera grande espingarda ter GPS num telele devido ao pequeno ecran que possiu. Compra um receptor GPS bluetooth com o chip SiRF III. Para software podes usar o tomtom que tem os melhores mapas neste momento.

3. temp9300

temp9300 Power Member

Tenho um GPS Bluetooth Zaapa num 6630 e serve-me perfeitamente.

Os GPS com chip SIRFIII são melhores mas tambem são mais caros, enquanto o Zaapa se arranja por aprox. 60eur (Carrefour, Jumbo...) os de SIRFIII custam quase o dobro ou mais.
    O Zaapa é mais lento a captar sinal, nao é tao exacto mas para utilizar no carro e até para umas voltas a pé chega e sobra! :)

Em relação ao ecra, pode nao ser o ideal mas dá para desenrascar bem, nao tenho razoes de queixa. O software tambem da indicacoes por voz, nem sempre é preciso olhar para o ecra.

4. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

isso de custar o dobro... eu comprei o meu globalsat bt-338, no ebay, já com a última versão do firmware e oferta de uma pen bluetooth 2.0 por 100 eur, portes incluídos :D se alguém precisar recomendo-vos o vendedor!
    quanto ao tamanho do ecrã é como tudo... eu vejo sem problemas nenhuns, e acho a luminosidade suficiente tanto de dia como de noite. mas para quem é mais pitosga, pode sempre comprar um pda em 2a mão, desde q tenha bluetooth :D
    quanto aos mapas... a tomtom usa teleatlas, que em portugal costuma ter inferior cobertura que os da navteq, usados no autoroute. no entanto o tomtom parece agradar a mais pessoas devido ao interface agradável e de fácil utilização. o ideal é ter os dois.
    qd preciso de utilizar uma carta pedestre ou assim, uso o powernavigation com a carta calibrada :D

5. FernandoL

FernandoL Power Member

Esse Globalsat bt-338 parece ser porreiro. Indica-me esse vendedor sff.
    Gracias

6. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

o vendedor é o geo_compass, mas parece que não tem nenhum bt-338 agora. contacta-o através do ebay! de qq maneira existem mais vendedores de confiança, é uma questão de olhares sempre para o feedback!

7. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

GlobalSat BT-338, Holux Slim236 ou Haicom HI-406 pelo que li são similares, sendo o Holux o melhor devido a ser o único que neste momento tem o EGNOS (sistema de correcção) activado. No entanto o GlobalSat é o que tem a bateria mais potente mas tem o inconveniente de não ter ligação USB.

8. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

existe esse powernavigation para symbian? e as cartas calibradas onde arranjas?

o meu gps é esse bt338 comprado ha mais de um ano.. por isso ja devem haver melhores, apesar de nao deixar de ser mt bom.. a duraçao da bateria é espectacular mesmo! e a receptividade do mesmo tb.. da para andar no bolso e ainda apanha satelites :)
    obrigado

9. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

FELiYCORA: a última versão de software do 338 já suporta o WAAS/EGNOS, mas sim, tens razão, desde que usem o SiRF III são todos semelhantes!

_zZz_: existe para symbian claro!... vê mais info aqui: http://www.symbianware.com/product.php?id=powernavigation60&pl=n6600
    os mapas cada um faz os seus... mas não me admirava que houvesse por aí já mapas calibrados!

já agora deixo aí mais dois sites sobre o assunto:
    http://www.pocketgps.co.uk/item-menu.php?idSubCat=5
    http://www.gpspassion.com/fr/default.asp?_SetCurrentVersion=EN

10. _zZz_

ja agora, da para fazer update ao firmware do globalstat 338? se sim, como?

obrigado pelas infos :)

edit: ja vi que nao... é pena. o egnos sera assim mt melhor rede que a do gps?

Última edição: 5 de Março de 2006
  11. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

12. _zZz_

o que eu tinha visto era no site da gbsat que dizia que eles faziam upgrade mas tinha que se enviar o terminal...

ja agora, sendo isso possivel. vale a pena o fazer? vou ter mais cobertura no espaço europeu com o egnos?

edit2: bem..nao resisti. o meu tinha Sn de 203xx e achei que devia o fazer... O upgrade correu bem! :) ate fikei com o coraçao nas maos ao ver os pontinnhos a andar devagarinho... especialmente porque no final deu tudo bem, mas dava erro de conexao! assustei-me mas, depois desliguei e voltei a ligar o gps e ja fazia conexao de novo :)

agora so preciso activar o ergos... vamos la a ver o que sai daqui :)

é que por acaso tenho problemas no arranque a frio...

sera que nesta loja me fazem o update se la for? mesmo sem ser cliente? é que pela informaçao do site da a entender isso

Obrigado

edit3: uma boa review deste gps :
    http://www.pocketgpsworld.com/bt338.php

13. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

ainda bem q correu bem :D
    pelo que li o terminal fica mais rápido, e não fica pendurado tendo de se fazer um reset... resolve também um problema com temperaturas baixas. quando ao waas, cada um sabe da precisão que precisa... eu prefiro ter o meu activado :D
    já agora, só consegui q ele ficasse sempre activado à segunda tentativa... aí sim, qd liguei o GPS Information apareceu logo lá o certo em waas :D
    no entanto tenho de ler mais acerca do waas/egnos, pois parece-me que este último ainda era experimental!

14. _zZz_

so mais uma questaozita... :D sorry por roubar este topico ;)

da para usar o gps information no pc? nao o consigo correr. e o sirf demo tb nao me liga ao bt... é estranho, tenho o device paired e com o virtual serial port na porta 5. espero que nao teja avariado :P

edit: ja li o manual do gps information e vi k é preciso o pda. mas o sirf demo devia dar ne?

desactivaste o Static Navigation (SN) ?

edit2: a versao do sirf demo que tava no file de upgrade nao funcionava bem. com a nova versao ja ta a bombar :)

edit3: o meu vem o SN desactivado de origem, por isso vou o manter assim.. quanto ao EGNOS tive a ler que ainda nao é fiavel e ate pode causar nao haver lock por causa disso.por isso fica desactivado tb. valeu a pena pelo fix do cold boot :)

edit3:

ja agora, um pouco ontopic.. tenho umm 6630 c0m este bt e digo ja que mesmo o ecra pequeno vale a pena. os comandos de voz sao bons e simples, calcula rotas rapido e principalmente..desenrasca mt bem! alem de que é uma solucao realmente portatil, ao contrario dakeles kits para os carros...

ideal para geocachers e tb gajos k gostam de andar na estrada.

com o novo mobile7 mapa iberia e um symbian phone, nao ha que pensar 2 vezes ;)

15. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

como eu uso o gps para andar a pé tb (geocaching e orientação), é obrigatório o SN estar desactivado... senão ele passa-se nas velocidades lentas, e eu não sou o obikwelu :D o WAAS/EGNOS tenho activado pq a diferença na precisão é bastante grande... embora ainda não tenha percebido se isto já bomba na europa ou não... e ainda mais com o galileo em desenvolvimento...

software recomendado quanto a mim: autoroute, tomtom e powernavigation :D

claro que convém no mínimo ter um cartão de 256...

qt ao ecra, acho q dá para ver perfeitamente, quem quer maior é só comprar um pda em 2a mão com bluetooth :D

16. _zZz_

geocacher tb? eu ja fiz companhia a uns colegas..é algo giro :D quanto ao egnos, falas no aumento de precisao..teoricamente seria assim. Mas na pratica, ja o verificaste?

e so mais so um addon.. com mapas como o da alemanha a ocuparem 400 megas, convem um cartaozito de 512Megas pelo menos ;)

17. FernandoL

FernandoL Power Member

E bateria do telemóvel? Consome muito o uso do GPS?

Outra questão importante: Não dá para ligar o GlobalSat BT-338 por cabo ao PC?

Uso muito o portatil (q não tem Bluetooth!!) e dava jeito de vez enquando poder usa-lo como GPS.

Com o GlobalSat BT-338 é possivel?

Última edição: 6 de Março de 2006
  18. _zZz_

sim. pelo menos o meu 6630 dura menos de um dia, se tiver a fazer uma viagem grande de carro. Mas como da para o ligar ao carregador do isqueiro, no problem para mim.

19. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

exacto... aquilo em termos de bateria é exigente, mas aguenta-se bem :D

o meu 338 vinha na caixa com uma pen bluetooth 2.0 mto pequena, também da globalsat, por isso fiquei com o problema do portátil resolvido!

essa é a vantagem do holux se não estou em erro, pois tem uma porta usb, apesar de a bateria não durar tanto tempo!

20. FernandoL

FernandoL Power Member

Tou quase quase a decidir-me por comprar:
    - GlobalSat BT338 SIRF Star III Bluetooth GPS
    - ORA Memory 512MB Reduced Size Multi Media Card DV (RS MMC)

170 euros finais pela nomatica.

Que dizem? Poderei arranjar melhor ou mais barato?

P.S.: Este é o cartão compactivel com o nokia 6670, certo? Na nomática há 2: Um DV e outro não... Qual é o correcto?

Última edição: 7 de Março de 2006

Partilhar esta Página