GPS em telemóvel

Viva pessoal!

Tenho umas questões a fazer. Sei que é chato o facto de provavelmente já terem falado nisto, mas fazer pesquisa em 52 páginas de posts não deu resultado comigo... mas caso já tenha sido, podem sempre dar o link de posts anteriores :)

Então é assim, eu tenho um Xperia X10 mini pro. Nunca usufrui do GPS, não porque tenha preguiça de experimentar, mas porque sempre que tento, é me cobrado dinheiro :)

Como tal eu não percebo como funciona o sistema de GPS em telemoveis (neste caso Android).

1- Nas opções tenho "Utilizar redes sem fios" e "Utilizar satélites GPS". Qual a diferença entre eles? O que significam? Como somos taxados?
2- Há maneira de utilizar o GPS a pagar e outra sem pagar (por utilização)?
3- Que diferentes tipos de interface/programas é que se pode utilizar para GPS? Estes "Maps", "Geotags", "Latitude", "locais", "Navigation", "RoadSync", "Wise Pilot", têm alguma coisa a ver com isso?
4- Há algo completamente grátis para que possa ir experimentando e habituando?

Para já acho que chega,

Obrigado e cumps!!

se usares o copilot ou o ndrive não te é cobrado dinheiro pois os mapas estão no cartão de memória. o google navigator cobra dinheiro (muito pouco se retirares a vista de satélite) porque descarrega os mapas em tempo real
 
Obrigado pela resposta.

Se alguém conseguir completar, agradecia ;)

cumpts

que precisas mais de saber? um cobra-te dinheiro porque descarrega os mapas em tempo real da internet, os outros não porque instalaste anteriormente os mapas no cartão, logo não necessita de aceder à internet. utilizar os satélites gps é grátis

1- se usares qualquer software de gps através de redes sem fios ele dá-te a localização da antena da operadora (julgo eu que será isto), não a tua. deves utilizar satélites gps

2- há. as explicadas no post anterior

3- os softwares comummente chamados de gps fazem aquilo que provavelmente tu já sabes: indicam-te as direcções para encontrares determinada localização - google navigation (necessita acesso internet), CoPilot Live e Ndrive (gratuitos na sua utilização). existem depois outros programas a utilizar os satélites gps para dados estatísticos de uma viagem (velocidade mínima, média, máxima, duração da viagem, etc) ou para gravares o teu trajecto (que podes posteriormente visualizar no google earth por exemplo; ou que podes partilhar com os teus amigos se for por exemplo um trilho btt) - Open GPS Tracker

4- completamente grátis não há (pelo menos por vias legais). o CoPilot Live e o Ndrive não são softwares gratuitos - a TMN está a oferecer o Ndrive na compra de alguns androids. para ires experimentando usa o navigation que já vem instalado em qualquer android. retiras a vista de satélite e o consumo internet é bastante baixo. suponho que seja a forma mais económica de fazeres alguns testes. compras um pacote de dados na tua operadora de 150mb por €3 e durante essa semana tens gps de borla
 
Back
Topo