1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GPS nas máquinas

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por avelyra, 18 de Janeiro de 2009. (Respostas: 41; Visualizações: 8486)

1. avelyra

avelyra Power Member

Olá. Estou à procura de uma nova máquina fotográfica e queria uma que já incluisse gps.

O problema é que não encontro nenhum index de máquinas com gps e só conheço uma, a nikon coolpix P6000. Mas se são encontrar nenhuma máquina encontrei um pequeno dispositivo que capta as coordenadas e grava-as num ficheiro que depois é sincronizado com as horas da foto e inclui na metadata da imagem.

o dispositivo chama-se Sony GPS Portátil Foto GPS-CS1. Pedia a ajuda dos gurus e ajudarem-me nesta busca :D

2. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Isto é para rir ou para chorar:confused:!!! Para que é que queres a máquina? Queres ficar com as fotos georreferenciadas é isso?

3. ruimoura

ruimoura Power Member

Não vejo qual a admiração, é uma feature que pode dar muito jeito a muita gente. Essa nikon já tem GPS incorporado, a as Nikon a partir da D90 (a minha tem cá a opção para controlar isso nos menus) podem todas receber o acessório GPS para gravar os dados na metadata das fotos. O único senão é que o acessório é um pouco caro -- http://www.nikonusa.com/Find-Your-N...sories/Miscellaneous/25396/GP-1-GPS-Unit.html

Na apresentação do novo iPhoto 09 (que já vem com função de reconhecimento de coordenadas gps) foi mostrada a tal Nikon P6000.

O View NX da Nikon que vem com as máquinas também já permite referenciar geograficamente as fotos.

4. avelyra

avelyra Power Member

Tipo, eu queria isso mesmo, mas visto que há mto poucas máquinas assim coiso...

5. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Ok...parece-me é que a este nível (ou a esta escala de trabalho) terá pouca utilidade! Não me parece uma real mais valia...

6. ruimoura

ruimoura Power Member

Não é uma coisa que muita gente vá utilizar, mas que daria um jeitão, isso daria (para quem viaja muito, por exemplo). De qq modo, como já disse, com o View NX pode-se posteriormente fazer isso, mas é um pouco moroso, dependendo da quantidade de fotos.

7. fbatista72

fbatista72 Power Member

Tenho alguma experiencia nesta matéria.
    Já fiz duas viagens, Agosto 2007 e Agosto 2008 com o aparelho GiSTEQ™ PhotoTrackr e fiquei muito satisfeito, as viagens ficaram com outro aspecto.
    O processo é simples e eficaz. Na hora de partida, basta sincronizar a hora da máquina de fotografia com a hora do GPS, independentemente se for para outro pais com outro fuso horario não se deve alterar a hora da máquina fotografica.
    Depois este aparelho já traz um software que além de inserir as coordenadas GPS nos EXIF do JPGs traça o percurso sobre o google maps e coloca nesse percurso as fotos. Fica um show.
    Existe um site onde se pode ver o resultado online: www.gpsed.com .
    Tens aqui um exemplo: http://www.gpsed.com/track/2725241691105535708
    Espero ter ajudado.

Fernando Batista

8. edumad

edumad I fold therefore I AM

Se ainda nao tiverem maquina e paisagens ou travel photography e algo importante, acho plenamente valido quererem GPS. Agora tambem depende quanto mais vao pagar por isso.
    Nao sei qual e mais barato, mas parece que a K20D esta a ser vendida agora com um modulo GPS (externo) incluido por mais £25. Portanto um add-on deve ser a opcao mais barata.
    Falta saber e se funcionam com todas as maquinas...

9. avelyra

avelyra Power Member

sinceramente nao sei qual aparelho será melhor. o sony ou este gisteq.
    É q o sony eu arranjo numa fnac, ao contrario do gisteq...

10. fbatista72

fbatista72 Power Member

Pois, vou te dar alguns links para o sony.
    http://www.gpspassion.com/forumsen/topic.asp?TOPIC_ID=64041
    este forum é o melhor a nível mundial sobre este assunto.

http://scilib.typepad.com/science_library_pad/2006/09/my_review_of_th.html
    Tens aqui uma review interessante.

Se tens mais confiança numa loja fisica penso que também vais bem servido com o sony.

11. dasens

dasens Power Member

12. jmascarenhas

jmascarenhas Power Member

Olá, por acaso já usei o da Sony que mencionas. A tua pergunta parece-me muito interessante e pertinente. Perdia um monte de tempo a fazer o geocoding no Google maps (Panoramio), e com esse aparelhozinho é 1-2-3. Isso funciona muito bem e é-lhe muito fácil apanhar os satelites, excepto se for dentro do carro..... O que te vai acontecer é que quando sais de um carro para ires tirar uma foto a coisa pode levar um pouco mais de tempo a apanhar, mas uma vez que os apanhe fica lá. Conselhos práticos, usa pilhas recarregáveis de 2700 ou 2500 full charge!, se possivel faz o sincronismo com o software todos os dias e não te esqueças de acertar o relógio da tua máquina fotográfica :)

Boa sorte, e sim, a coisa é muito boa e útil. Quem sabe quando teremos mais modelos de máquinas com gps, espero que brevemente.

Vê aqui

http://www.sony.pt/product/dcc-other-accessories/article/gps-sony

13. Melhor máquina compacta actualmente compacta é sem sombra de dúvida com um ponto à frente da Panasonic Lumix TZ 10 é a DSC-SONY H5XV, tem tudo o que é necessário para uma máquina de viagem incluindo o GPS, tirando boas fotografias e filmando como eu nunca vi nenhuma máquina desta gama a filmar. Melhor que a Panasonic volto a dizer porque já testei uma e outra e acabei por ficar com a Sony dsc-h5xv. Pois para melhores filmes e fotografias tenho uma Panasonic GH1, Só que temos que comparar preços e qual a finalidade que vamos dar no momento à máquina.

14. WhiteWolfPT

WhiteWolfPT Power Member

Boas. Se keres uma makina com GPS tens a opçao da Samsung WB 650 (penso k ainda n foi aki referida e n me apeteceu ler o post todo :P)

15. pensante

pensante Power Member

Felizmente parece que a W700 já não trás GPS. Sobra mais bateria para fotografar. Afinal é isso que interessa numa máquina. Ou será que não? :002:

16. A Samsung WB 650 a anos luz mas em tudo da DSC-SONY H5XV. Nao é por acaso que ganhou o Pémio EISA 2010-2011.

17. WhiteWolfPT

WhiteWolfPT Power Member

Não ganhou só o EISA mas tambem o TIPA :P. Sugeri a Samsung pk tb faz parte do leque de opçoes de maquinas com GPS. A escolha final é do user não minha (nem tua) ;)

Cumps [[]]

18. Claro que a escolha nunca será minha mas sempre de quem compra, só que na minha opinião é a melhor compra e dou esta opinião sem nenhum interesse tamto a nivel de marca como de outra situação.

19. Almeida100

Almeida100 What is folding?

A HX5 ficou atrás da WB650 no teste comparativo do DPReview: http://www.dpreview.com/reviews/Q210grouptravelzoom/page24.asp

The Sony Cyber-shot HX5 very narrowly misses out on a gold award in this test, primarily for the reasons that we mentioned on its individual page. Although it is capable of extremely good results, slow operational speed and a quirky interface did cause us some frustration. Treat it as a primarily 'auto everything' camera, however, and you won't be disappointed.

De resto também me parece uma boa máquina mas é mais cara que a Samsung. Outro ponto contra é facto de não ter modos manuais (PASM), mas é o tipo de funcionalidade que pode até nem fazer diferença dependendo de quem compra.

O tópico original tem practicamente dois anos...

20. As máquinas compactas não têm muito interesse em ter muitos modos manuais, porque geralmente trabalha-se com o modo automático. Quanto aos comparativos em 100 vezes a Sony poderá perder em 1 vez e é sempre suspeito. Tenho a dizer que tira umas excelentes fotografias , mesmo muito boas e a filmar neste tipo de máquinas não à igual é simplesmente soberba, nem parece uma compacta.

Última edição: 1 de Janeiro de 2011

Partilhar esta Página