GPS Navigon 8310 Europe

Ze-dos-Trukes

Power Member
Até à semana passada era um feliz e orgulhoso proprietário de um Navigon 8110
E como já tinha referido nalguns tópicos anteriores, considero-o um dos melhores GPS's a que podemos aspirar.
Passou por várias provas de fogo, e foi o meu fiel guia em vários países da europa por onde tenho andado, nomeadamente: Polónia, França, Alemanha, Rep. Checa, Eslováquia, Espanha, e obviamente Portugal.

Digo até à semana passada, porque fui dar uma volta a Coimbra no sábado, e, porque não sabia que Coimbra é uma terra de ladrões, pela primeira vez na minha vida, deixei o GPS no suporte enquanto fui por dois minutos fazer o checkin no hotel. Quando cheguei ao carro, tinha o vidro partido e o GPS gamado!
Tinha tudo dentro do carro, telemóveis, máquina fotográfica, etc etc.. mas só me roubaram o Navigon 8110. :005:
Agora encontro-me no dilema. Que GPS poderia substituir o 8110??? comecei a olhar modelos de GPS, desde os GPS's mais afamados, até os mais fraquinhos... até mesmo para os Tomtom eu olhei. (mas rapidamente desviei o olhar) :D
Não é possível substituir um GPS como o 8110, pensei eu!!

Cheguei á conclusão que melhor que o 8110 só mesmo o 8310!!! hehehehhe
http://www.navigon.com/site/int/en/products/car_navigation/navigon8310

navigon8310.jpg


nav8310.jpg


standing.jpg


Este modelo acabado de ser lançado pela Navigon para o mercado tem características fabulosas, nomeadamente:

Panorama View3D:
panorama.jpg

Oferece uma visão 3D muito agradável em que até sombra muda conforme a hora solar.
Torna-se um pouco mais fácil reconhecer as redondezas e esquecer a voz "esquerda" "direita"

Navigon MyRoutes
myroutes.jpg

Ainda não testei esta funcionalidade, mas parece-me excelente.
Vai permitir que eu possa escolher na hora qual a rota que quero tomar, pois são apresentadas até 3 possíveis rotas e respectivos tempos. Ou até mesmo em caso de transito parado ou outro motivo qualquer eu poder fazer um desvio pela 2ªa melhor rota a meio do caminho.
Para quem anda frequentemente nas cidades sabe do que estou a falar :)

FM Radio Transmitter
radio.jpg

Esta é uma daquelas coisas a que não dou muito valor,
é o facto de poder transmitir por FM para o radio do carro as instruções, os MP3 armazenados, ou até mesmo as chamadas de telemóvel (através do bluetooth telemóvel->gps))

Voice Recognition Pro
voice.jpg

Reconhecimento de voz avançado e bastante apurado, permite dar instruções por voz e ditar os endereços sem tirar os olhos da estrada ou as mãos do volante.

TMC Pro
tmc.jpg

Fornece informações de transito, nomeadamente congestionamentos ou obras na estrada.
Permite assim ao GPS traçar a rota optima levando em consideração os engarrafamentos.
Já me salvou a vida constantemente em Paris.
Em Portugal não interessa para nada pois não temos rede de transmissão TMC (Traffic Message Channel)
Essas mensagens são enviadas via RDS para o GPS.

TMC Routing Info
tmcrouting.jpg

Complemento ao sistema de TMC, em que o GPS apresenta rotas alternativas para evitar as zonas com transito.
Podemos escolher a rota alternativa, ou então ignorar a mensagem TMC e seguir pela rota pre-definida.

Reality View Pro
realityview.jpg

Esta função penso que já não é nova para ninguem, até porque após a Navigon ter implementado este tipo de "Feature" outras marcas começaram a utilizar tambem.
É uma imagem que aparece por vezes junto a nós ou saidas das auto-estrdas. É muito útil para não falharmos a saída ou o corte dentro das auto-estradas.

Clever Parking
cleverparking.jpg

Para ajudar a encontrar um lugar para estacionar.
Todos sabemos que quando chegamos a uma cidade pela primeira vez não fazemos a minima ideia de onde estacionar.
Com este sistema é fornecida informação de zonas para estacionar anexas ao destino.
Assim podemos ir directo estacionar.

MP3 Player
mp3.jpg

Este dispensa apresentações. É para os aficionados da musica.
Tendo em consideração que o GPS já trás um cartão de 4GB, e que podemos transmitir do GPS para as colunas do carro através de FM será uma opção a ter em conta

Lane Assistant Pro
laneassist.jpg

Apresenta informação precisa da faixa de rodagem mais indicada.
Quem nunca usou isto nem imagina a ajuda que dá. Principalmente em grandes cidades, onde estamos a conduzir pela primeira vez, no meio do transito intenso, saber para que faixa de rodagem devemos mudar antecipadamente é uma ajuda preciosíssima.

Navigon Sync
sync.jpg

O software permite trocar contactos e direcções entre o PC e o GPS

Mapas
mapas.jpg

Oferece actualização gratuita de mapas durante 2 anos
Nem vale a pena referir que tem mapas Navteq como é óbvio.

Tem ainda muitas outras features adicionais listadas AQUI
como por exemplo, city view (apresenta uma vista da cidade em 3d), apresenta landmarks de relevancia destacadas, inserção de coordenadas GPS, etc, etc

Technical Data

* Operating System: Windows CE 5.0
* GPS: SIRF Star III
* Monitor: Extra-large 4.8" touchscreen in 16:9 format
* Processor: Samsung 2443 (533 MHz) + graphics accelerator
* Dimensions: 134,5 mm x 84,5 mm x 21,8 mm
* Weight: 265 g
* Memory: 4 GB SD card, 512 MB Flash ROM / 128 MB RAM
* Battery: 1590 mAh Lithium battery
* FM transmission: Transmits signal to car radio
* Hands-free kit: Latest-generation Bluetooth hands-free kit with integrated microphone
* TMC: Traffic reports via integrated TMC Premium
* Map material: Map of Europe pre-installed on memory card
* Views: 2D view, 3D view, maps overview, Day & Night Mode, Dynamic Route Overview
* Route options: Optimum route, scenic route, fastest and shortest route


Tem um design espectacular, a condizer com o melhor GPS do mercado, só mesmo o melhor design do mercado :P
http://www.navigon.com/site/int/en/products/car_navigation/navigon8310#design
Tal como o 8110, tem uma construção muito robusta, com acabamento em aço escovado.

Onde eles vão chegar mais rápido vai ser á *****, mas telefonei e eles não têm ainda previsão...
Por isso mandei vir o meu da Alemanha ontem, vai-me ficar 22% mais barato ;) . Em principio irá ser o primeiro 8310 a chegar a Portugal. :D
Depois coloco aqui pics.

É um GPS gama alta e só acessível a quem precisa mesmo do GPS para trabalhar, ou quem faz da navegação um caso sério, pois o preço não é muito convidativo para utilizadores pontuais. A qualidade paga-se e neste caso paga-se bem.
No site do fabricante está á venda por 399€
 
Última edição:
Já tinha visto as novidades da Navigon na CeBit de Março deste ano e realmente surpreenderam-me com as novidades apresentadas.

Infelizmente não me vejo a gastar mais do que os 100 euros que dei no ***** pelo meu Navigon 2110 Max, mas gostava imenso de ter algumas das novas features que apresentaram, tais como o NAVIGON MyRoutes, Real Roadsign Pro, Clever Parking, Coordinate Entry e TMC Routing Info.

Espero ver mais novidades por tua parte em relação a esta excelente aquisição.

Depois por curiosidade, quanto é que gastaste (preço final) a comprar este bichinho?
 
Pois, não considero muito GPS de elite..
É sim um GPS para quem precisa de trabalhar. Quando se está um país em que quase nem se consegue ler os endereços no mapa, estamos completamente dependentes deste aparelho.
E assim sendo há que escolher um GPS bom e que não me deixe agarrado.

Não me posso dar ao luxo de ter um GPS que tenha falhas graves, senão posso perder horas sem conseguir chegar ao destino.

De qualquer maneira, nos dias que correm, pode muito bem falar-se em GPS's mais baratos e que desempenham bem as sua função, que é guiar-nos ao destino. Mas, é como tudo, há 4 anos atrás não se comprava um GPS por menos de 200€ e eram verdadeiros "chassos"!
heheh
 
Estive ontem na ***** e os Navigons estão todos esgotadíssimos!
Porque será? hehehe

Este modelo nem sombras. Não têm previsão para os ter em stock.
O que vale é que vou ter o meu nas mãos já na 2a-feira.
 
Aí está ele!
Chegou hoje pela UPS. É o primeirinho a chegar a Portugal, e infelizmente vai continuar a ser durante muito
tempo pois a Navigon tem andado a escoar da maneira que pode os pedidos, e provavelmente Portugal é deixado para último, como de costume somos considerados a periferia europeia. >(
Quem o pretenda comprar aconselho a faze-lo no site da Navigon, ou então é ir esperando se não gostar de lojas virtuais. 4,5€ de transporte e 3 dias entregue pela UPS. Estou satisfeitíssimo com o serviço deles.

IMG_8166.JPG

Essa embalagem da esquerda é a bolsa em pele que mandei vir extra, para que não tenha a tendência de deixar novamente o GPS dentro do carro... :mad:


IMG_8167.JPG

Está está ele a sair do forno. O cartão de memória de 4GB está tambem aí como não podia deixar de ser. :)
(O Cd de software está ainda dentro da caixa)


IMG_8168.JPG

Depois de o ligar ao carregador. Importante pormenor que se nota na foto, ve-se bem o ecran mesmo com luz a incidir sobre ele, o que dá jeito nos dias de sol.


IMG_8174.JPG

O software está muito mais completo e interessante que o anterior 8110, tem muito mais coisas novas e outras estão profundamente alteradas para melhor :)
(Coloquei em inglês, mas tem 22 línguas incluindo a de Camões claro está)
De notar que por enquanto experimentei em Inglês, Português, Francês e Polaco. E para o mesmo percurso, cada uma diz as coisas á sua maneira, por ex, a voz polaca não diz o nome das ruas, só o numero das estradas, já por ex a francesa e inglesa (de inglaterra) descrevem detalhadamente o percurso, anunciando o nome da rua que vem no seguimento etc. (embora tenha muito a ver com a preferência de cada um pois está indicado no ecran, de qualquer maneira esta opção da para desactivar no menu).


IMG_8173.JPG

Aí estão algumas das opções extra que aparecem agora depois de traçada a rota, podemos alterar e brincar com o percurso em tempo real. Mais tarde vou testar isto a fundo, para já parece-me 10 estrelas.


IMG_8172.JPG

Aí está uma foto da demo de um percurso que tracei para Porto Santo (para os que tinham dúvidas se a Madeira está incluida).
Madeira está incluida neste mapa europeu Q1 (mais tarde actualizo com o FreshMaps para o Q2), bem como as ilhas espanholas, etc etc. (40 países ao todo)
Os Açores não estão incluidos!


IMG_8175.JPG

Ainda não consegui apanhar nenhuma porção de traçado todo bonitinho e pipi como sei que ele consegue apresentar. Mas mais tarde se tiver mais tempo coloco.
Até porque tem umas visões todas engraçadas agora com os POI 3d, bem como a nova Reality view com os edifícios das cidades etc etc.
 
Última edição:
GRande mákina... Vou seguir este post.


OFF TOPIC
Já agora, e como sou de Coimbra e tu uma pessoa muito viajada, sabes k ladrões há em todo o lado ... alguns roubam GPS, outros roubam o país... Dizer k Coimbra é uma cidade de ladrões é a mesma coisa k dizer k Lisboa é uma cidade de xulos (pk todos os políticos de topo estão lá... para não falar da sede da GALP).

Fikem bem!!!!
 
GRande mákina... Vou seguir este post.


OFF TOPIC
Já agora, e como sou de Coimbra e tu uma pessoa muito viajada, sabes k ladrões há em todo o lado ... alguns roubam GPS, outros roubam o país... Dizer k Coimbra é uma cidade de ladrões é a mesma coisa k dizer k Lisboa é uma cidade de xulos (pk todos os políticos de topo estão lá... para não falar da sede da GALP).

Fikem bem!!!!

Tens razão, há mesmo até quem diga que o nosso país é uma roubalheira pegada.
Desculpa lá se te ofendi em relação a Coimbra, é que para mim que viajo bastante, como referiste, acabar por ser roubado na província é revoltante.
Mas é melhor não particularizar para uma só região ou cidade, afinal de contas fui eu é que devia ter tomado mais precauções para evitar o furto. A próxima vez que for á tua terra já sei como fazer. ;)
Infelizmente, o nosso país é todo ele o país dos "chico-espertos", uns roubam á descarada e outros nem sequer precisam de partir vidros para o fazer.
Mas pronto, polémicas á parte, e politicas fora, vamos mas é centrar-nos no nosso tópico.
Posso ainda dizer do GPS que possui um codigo de protecção contra roubo, pena eu não o ter estado a usar, embora não evitasse nada, pelo menos o ladrão não se ficava a rir porque depois não podia usar o aparelho.
 
Última edição:
Ora aí está uma característica k todos os GPS deviam de ter. Código de iniciação ou chave de protecção.

Já agora, onde é k compraste a mákina? Cá em Portugal ou fora?

Outra dúvida: Como é para colocar os POI, por exemplo radares de Portugal?

OFF TOPIC:
Como disseste, chicos espertos há em todo o lado, assim como ladrões, infelizmente. Mas não fikei ofendido contigo. Tenho-te por uma pessoa cordial. Compreendi as tuas afirmações como um desabafo de alguém k trabalha para ter as coisas... como a grande maioria de nós.
 
Viva,

Todos os modelos da Navigon tem a opção de actualizar os mapas durante 2 anos gratuitamente?? ou só alguns?:)

No final desses 2 anos qual é o preço para a actualização, e durante quanto tempo se pode actualizar?

Obrigado pelas respostas:)
 
Ora aí está uma característica k todos os GPS deviam de ter. Código de iniciação ou chave de protecção. Já agora, onde é k compraste a mákina? Cá em Portugal ou fora? Outra dúvida: Como é para colocar os POI, por exemplo radares de Portugal? OFF TOPIC: Como disseste, chicos espertos há em todo o lado, assim como ladrões, infelizmente. Mas não fikei ofendido contigo. Tenho-te por uma pessoa cordial. Compreendi as tuas afirmações como um desabafo de alguém k trabalha para ter as coisas... como a grande maioria de nós.

Comprei directamente no site da Navigon.com na alemanha. Os portes são baratos, (rondam os 5€) e chega em 3 dias úteis.
Não sei se já se encontra cá em Portugal de qualquer das formas.
Podes é encontrar ainda os 8110 que depois poderás actualizar para 8310 (tens que trocar o cartão para 4Gb)

Viva,

Todos os modelos da Navigon tem a opção de actualizar os mapas durante 2 anos gratuitamente?? ou só alguns?:)

No final desses 2 anos qual é o preço para a actualização, e durante quanto tempo se pode actualizar?

Obrigado pelas respostas:)

Nem todos têm.
Agora até nem está caro os 2 anos de actualização. Fica por 69€
Após esses 2 anos deve dar para comprar mais 2 provavelmente.


PS - Estou apaixonado pela inglesa :D :D
Até me apetece ir para dentro das cidades só para ouvir a voz dela! impressionantemente real, até mesmo quando fala os números. E é um piadão ouvi-la a dizer os nomes das ruas em Polaco. hehehe
 
Excelente aquisição Zé, muito boa mesmo.

Já agora uma opinião, visto que de GPS já deu para ver que entendes :)

até um valor de 150€ que tipo de GPS aconselhas?

E Parabéns pela aquisição (quando decidires vir até á Holanda avisa) :)
 
Excelente aquisição Zé, muito boa mesmo.

Já agora uma opinião, visto que de GPS já deu para ver que entendes :)

até um valor de 150€ que tipo de GPS aconselhas?

E Parabéns pela aquisição (quando decidires vir até á Holanda avisa) :)

Sem dúvida nenhuma o Navigon 2310
http://www.navigon.com/site/int/en/products/car_navigation/navigon2310
O melhor qualidade/preço do mercado dos GPS gama baixa.
Tem tudo o que um bom gps deveria ter.


Encontras a 150 na *****
http://www.*****.com/pt/pt/2840478/art/navigon/gps-2310-europa.html?srcid=1244
mas se procurares melhor até pode ser que encontres mais barato noutros lados.

Quanto á holanda.. sim se calhar um dia :D
 
Excelente aquisição Zé, muito boa mesmo.

Já agora uma opinião, visto que de GPS já deu para ver que entendes :)

até um valor de 150€ que tipo de GPS aconselhas?

E Parabéns pela aquisição (quando decidires vir até á Holanda avisa) :)

se tiveres cá em portugal alguém que to compre, o 2200 está em promo na ***** de alfragide por 79€. duvido que encontres melhor qualidade/preço. além disso já lhe meti o soft do 2310 e os mapas de 2009 Q3. 5 estrelas
 
Sem dúvida nenhuma o Navigon 2310
http://www.navigon.com/site/int/en/products/car_navigation/navigon2310
O melhor qualidade/preço do mercado dos GPS gama baixa.
Tem tudo o que um bom gps deveria ter.


Encontras a 150 na *****
http://www.*****.com/pt/pt/2840478/art/navigon/gps-2310-europa.html?srcid=1244
mas se procurares melhor até pode ser que encontres mais barato noutros lados.

Quanto á holanda.. sim se calhar um dia :D

Obrigado, e ca estarei á espera :P

se tiveres cá em portugal alguém que to compre, o 2200 está em promo na ***** de alfragide por 79€. duvido que encontres melhor qualidade/preço. além disso já lhe meti o soft do 2310 e os mapas de 2009 Q3. 5 estrelas

Obrigado pela dica, vou ser sobre isso
 
Mapa 2009

Olá, será que me podes dizer como posso meter o mapa de 2009 no 2200?
Comprei o 2200 com o mapa da peninsula iberica.
Sabes se dá para actualizar no site da navigon?
Atenciosamente
José Almeida:p
 
Back
Topo