GPS no portátil, é viável?

filcei

Power Member
Boas a todos

Estou prestes a comprar um portátil, pois preciso para trabalhar, e preciso de andar com ele casa-faculdade-casa frequentemente. O problema é que moro em Lisboa, e por aqui os assaltos são muitos...

Estive a estudar as possibilidades de prevenir/recuperar um eventual roubo do portátil, caso aconteça alguma coisa. Quanto à parte da prevenção, pelo que li neste forum o conselho mais comum é usar mochila para transportar o portátil em vez de mala. Quanto aos modos de recuperar o portátil em caso de furto, já vi as ofertas que por exemplo a ***** faz de seguros para portáteis, mas são muito caros e pelo que li só me devolvem 50% do preço do portátil (o que mais o valor do seguro acabaria por compensar muito pouco).

Por isso a minha pergunta é a seguinte: será possivel utilizar um localizador GPS no portátil (tal como se pensa agora fazer nos carros)?

Se sim seria possivel a policia reaver-me o portátil em caso de roubo? E quanto custaria um aparelho destes?
 
SIm o seguro deve ficar mais barato mas para se conseguir cobertura do seguro quase que é preciso cortares-te todo :( se o relatório do médico não mostrar indicios de que foste assaltado não tens direito ao prémio...
 
Boas a todos

Estou prestes a comprar um portátil, pois preciso para trabalhar, e preciso de andar com ele casa-faculdade-casa frequentemente. O problema é que moro em Lisboa, e por aqui os assaltos são muitos...

Estive a estudar as possibilidades de prevenir/recuperar um eventual roubo do portátil, caso aconteça alguma coisa. Quanto à parte da prevenção, pelo que li neste forum o conselho mais comum é usar mochila para transportar o portátil em vez de mala. Quanto aos modos de recuperar o portátil em caso de furto, já vi as ofertas que por exemplo a ***** faz de seguros para portáteis, mas são muito caros e pelo que li só me devolvem 50% do preço do portátil (o que mais o valor do seguro acabaria por compensar muito pouco).

Por isso a minha pergunta é a seguinte: será possivel utilizar um localizador GPS no portátil (tal como se pensa agora fazer nos carros)?

Se sim seria possivel a policia reaver-me o portátil em caso de roubo? E quanto custaria um aparelho destes?

msa tu andas a pé ou de carro ?
 
Parece-me difícil levar isso à prática. Metes um GPS no portátil, fazes um software que vai periodicamente lendo a posição e quando aquilo está ligado (à Internet) envia as posições para um site teu. Roubam-te o portátil, passado uns dias tens a sorte de ter pela primeira e única vez uma comunicação, levas isso à polícia, passas um dia inteiro a explicar que fizeste esse software e que sabes que ele está ali, a polícia passa outro dia a explicar a um magistrado para lhe passar um mandato de busca, e depois vão lá e apanham a cena.

... Improvável. E gasta bateria ter o GPS sempre ligado.

A Dell tem duas coisas parecidas: faz uma etiqueta com o teu nome (ou a informação que quiseres) que fica dentro do portátil, faz tracking and recovery (sem GPS, apenas pelos endereços IP, creio) acho que é uma feature da versão Pro do Centrino 2. Há sempre o dia em que é preciso convencer o polícia que aquilo funciona e o outro para convencer um magistrado. Estes esquemas só funcionariam se fossem amplamente utilizados, por quase toda a gente, de uma forma padrão.

A minha namorada fez um seguro para o MacBook Air dela, na *****. Não é preciso um gajo cortar-se todo, basta fazer queixa na polícia. Durante o primeiro mês após a aquisição não está coberto.

Eu sou alérgico à palavra seguro e fico-me pelas medidas preventivas:
- Mochila resistente,
- Cadeado (tenho a certeza que grande parte dos roubos não são na rua, mas em salas fechadas de locais de trabalho partilhados, etc),
- Passo rápido (como qualquer predador, um ladrão tem que preferir atacar crianças, idosos, pessoas com mobilidade menos eficiente, menos enérgicas, etc).

No entanto, nos dois casos próximos que conheci de roubos as medidas preventivas não ajudavam:
- Um gajo vai com o portátil na mochila resistente para casa, entra, a mulher está no banho, deita-se a dormir uma soneca, ladrão trepa para a varanda do primeiro andar, pega na mochila com o portátil e baza pelo mesmo caminho. A história é tão incrível que acho que nem o seguro pagaria.
- Um professor de música deixa a mala com o portátil no bengaleiro da Culturgest durante um concerto, ficou a mala, foi-se o portátil.

Enfim, só digo que recordes que grande parte dos roubos não são na rua pelo gatuno com o perfil habitual, cuidado com a confiança, e muitos não serão ingénuos para que o esquema do GPS resulte.

Sou alérgico à palavra "seguro" mas acho que é o único esquema que funciona.
 
msa tu andas a pé ou de carro ?


A pé na maior parte das vezes.


bsd tens razão que o seguro não é grande coisa, e as medidas que falas são úteis, o problema é, por exemplo quando te apontam por exemplo uma navalha ou uma arma (felizmente nunca me aconteceu tal coisa mas em Lisboa esses relatos são mais do que frequentes...).

Bem vou à ***** perguntar o preço do seguro e saber melhor as condições, não é grande coisa, mas mais vale isso que nada.
 
Essa ideia do GPS não é assim tão caro como disseram, bem pelo contrário, por pouco mais de 60€ se compra uma antena GPS como podem ver neste site: http://www.sparkfun.com/commerce/categories.php?c=4. E até são bastantes pequenos, o que poderia dar para colocar dentro do portatil. Depois como já foi dito era criar um software que corresse automaticamente ao inicar e enviasse para a web a posição. Tinhas que ter em atenção que não poderias por PASS para esses ursos cairem na tentação de ligar aquilo à net...

Ou por exemplo metes um deste http://www.techzonept.com/showthread.php?t=78063 na mochila e há mais pequenos que isso, e ciras uma conta sem pass, assim eles são tentados a utilizar essa conta e só nessa conta corria o software que enviava para a internet a localização...

Mas isto são só ideias... Penso que muito em breve todos os portateis vão ter sistemas semelhantes...
 
Última edição:
60 mocas um GPS, fixe... mais 20 para o google-earth pro e não é preciso mais nada.
Recomenda-se, mas não acredito que a aplicação aqui discutida seja viável.
 
Back
Topo