GPS paga-se na VODAFONE?

plantunes

Power Member
Boa tarde a todos.
Gostaria de obter um esclarecimento.
Achei estranho seguinte:

A minha mãe adquiriu um Nokia 6100 ou 62xx (é um Nokia c/ GPS) e tem um cartão EXTRAVAGANZA. Ela começou a estranhar que o saldo do cartão ficasse mais curto de dia para dia.
Ligou para o call-center da VDF e foi informada que cada vez que activasse o GPS era-lhe descontado 3€ no saldo do cartão!!! Bastava carregar no botãozinho azul do Nokia e pimba...3€ à vida!
Acho isso muito estranho dado que eu sou cliente MOCHE, uso um PDA e nunca me foi descontado qualquer valor ao activar o GPS. Será por ser GPS da NOKIA?
Ou será algum custo relacionado com o tarifário EXTRAVAGANZA?
Ou pior ainda...será qualquer estupidez da operadora que atendeu a minha mãe?

O que acham?
 
O GPS do Nokia (6110 ou 6210) da tua mãe está a navegar a partir da ligação à net (a-gps), ao contrário do teu e é por isso que não gastas dinheiro.

Penso que basta desactivar essa função, não tem nada a ver com a rede. ;)
 
Porque razão vocês não lê os manuais dos terminais?
Essa sim é a minha questão!


"Quando abre a funcionalidade de GPS pela primeira vez, é necessário definir ou
seleccionar um ponto de acesso para utilizar o serviço A-GPS. Em seguida, o
serviço A-GPS é utilizado automaticamente, a menos que o método de A-GPS
esteja desactivado. Por exemplo, o serviço A-GPS será contactado
automaticamente se o GPS integrado tiver sido desligado por mais de duas horas.
30
Para activar ou desactivar métodos de posicionamento diferentes como, por
exemplo, A-GPS, escolha Menu > Definições > Defs. do tlm. > Geral >
Posicionam. > Métodos posicionam., desloque-se para o método de
posicionamento e escolha Opções > Activar ou Desactivar."



Vê se isso resolve porque podes usar apenas GPS do terminal em vez de A-GPS.
 
Porque razão vocês não lê os manuais dos terminais?
Essa sim é a minha questão!


"Quando abre a funcionalidade de GPS pela primeira vez, é necessário definir ou
seleccionar um ponto de acesso para utilizar o serviço A-GPS. Em seguida, o
serviço A-GPS é utilizado automaticamente, a menos que o método de A-GPS
esteja desactivado. Por exemplo, o serviço A-GPS será contactado
automaticamente se o GPS integrado tiver sido desligado por mais de duas horas.
30
Para activar ou desactivar métodos de posicionamento diferentes como, por
exemplo, A-GPS, escolha Menu > Definições > Defs. do tlm. > Geral >
Posicionam. > Métodos posicionam., desloque-se para o método de
posicionamento e escolha Opções > Activar ou Desactivar."


Vê se isso resolve porque podes usar apenas GPS do terminal em vez de A-GPS.
boas,, tem que desactivar" método posicionamento com base na rede" ,,cumpr
 
boas,, tem que desactivar" método posicionamento com base na rede" ,,cumpr

Errado... Tem de desactivar o "GPS Assistido". O "GPS Com base na rede" não utiliza dados GPRS nem nada parecido.

GPS Assistido, faz o download da actual posição dos satélites para mais rápida sincronização entre o telefone e estes.

O GPS com base na rede apenas faz uma triangulação a partir das diferenctes antenas de telecomunicações e indica uma posição aproximada do aparelho. (com erros na ordem dos 1000m).

Cumps
 
Errado... Tem de desactivar o "GPS Assistido". O "GPS Com base na rede" não utiliza dados GPRS nem nada parecido.

GPS Assistido, faz o download da actual posição dos satélites para mais rápida sincronização entre o telefone e estes.

O GPS com base na rede apenas faz uma triangulação a partir das diferenctes antenas de telecomunicações e indica uma posição aproximada do aparelho. (com erros na ordem dos 1000m).

Cumps
pois isso é para mim é novidade isto porque tenho nokia 6220 classic e n96 e bastou-me fazer isso e o meu irmão tem 6210 navigator fez o mesmo ,,resultado nunca mais pagamos qualquer ligação GPS que fizemos daí prá frente ,inclusive são essas as instruções que veêm no manual..:lol:cumpr
 
isso dos 3euros depende do ponto de acesso que estivers a usar....

por exemplo:

se usares o ponto de acesso internet.vodafone... es taxado por 3.00€ e tens direito ate as 24h do proprio dia a 50mb de trafego...


aquilo que aconselho é usar o ponto de acesso wap.vodafone que é atraves da apn vodafone live! em que es apenas taxado a .98cent e tens direito apenas a 10mb ate as 24h do proprio dia!

se fores apenas ao porta vodafone es taxado apenas pelo acesso ou seja .35cent.


aconselho-te a usares sempre o ponto de acesso vodafone live, ou seja es taxado pelo tarifario navegar!


(quanto ao gps n... n és obrigado a usar ligaçoes e a seres taxado... no entanto aconselho-te de x enkuado a ligares ...(devido a actualizaçoes,etc...)


espero ter ajudado!


abraços!
 
pois isso é para mim é novidade isto porque tenho nokia 6220 classic e n96 e bastou-me fazer isso e o meu irmão tem 6210 navigator fez o mesmo ,,resultado nunca mais pagamos qualquer ligação GPS que fizemos daí prá frente ,inclusive são essas as instruções que veêm no manual..:lol:cumpr

A-GPS significa Assisted GPS... Em português, GPS assistido. Não vejo onde está a dúvida. Eu tenho um nokia N95 8GB. E tive um nokia N81. O N81, sem gps tinha isso do "com base na rede". No google maps ele dava uma posição aproximada do local onde eu estava (com o tal erro dos 1000m). É um poder na terra...

Se desligares o telefone ele também não tira saldo. Desligando apenas o GPS assistido, já não ficas sem saldo, pois ele já não comunica por GPRS com a operadora para fazer o download da posição dos satélites.

Como se activa o A-GPS?
Da primeira vez que utilizar uma aplicação que envolva a utilização do serviço de GPS (e de A-GPS), o dispositivo solicitará automaticamente informação sobre o ponto de acesso, através da questão: "Ponto de acesso necessário para posicionamento seguro. Definir agora?" Se quiser activar a utilização de A-GPS, seleccione "Sim".
Se seleccionar "Não", poderá definir o ponto de acesso mais tarde: seleccione Menu > Ferramentas > Definições > Geral > Posicionamento > Métodos de Posicionamento > GPS Assistido.

http://www.nokia.pt/A4783479

GPS Assistido...
"Com base na rede" também pode ser desactivado. Porém com "com base na rede" podes saber onde estás (com o tal erro de cerca de 1000 metros) mesmo em interiores, já que utiliza as antenas de telemóvel (sem custos!).

No meu Nokia N95 8GB tenho,
GPS Bluetooth, desactivado
GPS Assistido, desactivado
GPS Interno, Activado
Com base na rede, activado.

Nunca paguei um cêntimo...
 
Última edição:
boas,, caro JohnnyC e restantes para que fique claro eu nessa matéria não tenho dúvidas.. agora nas definições de posicionamento do nokia 6210 navigator existem só 3 ligações sendo que uma delas é a de posicionamento com base na rede e se for desligada os custos terminam tão simples quanto isto e eu creio que a duvida inicial era mesmo sobre esse modelo limitei-me só a tentar ajudar a esclarecer a mesma . e estou certo porque tenho o tlm na mão , agora não tenho é a certeza se falam desse modelo mas não interessa desde que qualquer modelo possuia um receptor GPS interno não existem custos se só utilizarmos esse meio eu faço assim não pago mais por isso e o sinal é exelente claro que tenho de ter as licenças mas isso é outro assunto..cumpr
 
boas,, caro JohnnyC e restantes para que fique claro eu nessa matéria não tenho dúvidas.. agora nas definições de posicionamento do nokia 6210 navigator existem só 3 ligações sendo que uma delas é a de posicionamento com base na rede e se for desligada os custos terminam tão simples quanto isto e eu creio que a duvida inicial era mesmo sobre esse modelo limitei-me só a tentar ajudar a esclarecer a mesma . e estou certo porque tenho o tlm na mão , agora não tenho é a certeza se falam desse modelo mas não interessa desde que qualquer modelo possuia um receptor GPS interno não existem custos se só utilizarmos esse meio eu faço assim não pago mais por isso e o sinal é exelente claro que tenho de ter as licenças mas isso é outro assunto..cumpr

Ups, peço desculpa rameira. Pensava que também tinha 4 opções como o meu N95 8GB.

Sendo assim (no Nokia 6210 nav) é como o rameira diz.

Cumps
 
Eu tenho um 6220 Classic e nunca paguei nada pelo uso do GPS. É mesmo só uma questão de não usar a funcionalidade de A-GPS e, além disso, uma vez que a licença da Nokia só durava 3 meses, mudei de GPS (programa) para não ter que me preocupar.
 
Ups, peço desculpa rameira. Pensava que também tinha 4 opções como o meu N95 8GB.

Sendo assim (no Nokia 6210 nav) é como o rameira diz.

Cumps
boas,,johnnyC não há que pedir desculpas uma vez que não estamos aqui para ofender ninguém em todo caso são aceites obrigado . eu até percebi o que querias dizer ,mas já agora o n95 8G é igual ao 6210 no que toca á navegação GPS e ades reparar que no teu tlm se desligares o metodo de posicionamento com base na rede é quanto basta para deixares de pagar ,, quanto ás possiveis explicações que a vodafone deveria ou não dar acho que isso é um problema geral de todas as operadoras porque de facto o que eles querem é vender seja equipamentos ou o uso das suas redes ,esse acho eu que é o objectivo principal de todos ,depois as dúvidas e esclarecimentos são para 2 plano esta é a minha ideia mas posso estar errado..cumpr
 
Eu tenho um 6220 Classic e nunca paguei nada pelo uso do GPS. É mesmo só uma questão de não usar a funcionalidade de A-GPS e, além disso, uma vez que a licença da Nokia só durava 3 meses, mudei de GPS (programa) para não ter que me preocupar.



boas pessoal
É o seguinte eu tenho um nokia 6220 k comprei recentemente, mas tenho um pequeno problema sempre k acedo ao gps e me retirado saldo do telemovel.
Eu gostaria de instalar outro gps neste telemovel ( de preferencia n drive) se alguem me poder ajudar e dizer como instalo agradecia muito :)

cumps a todos
 
Back
Topo