GPS para Comercial fora dos grandes centros!

MRRS

Power Member
Olá muito boa noite!

Gostaria de saber por parte de quem está a par das novidades, o que de mais completo em termos de "mapa" se pode encontrar em GPS. Procuro um GPS com as "ruinhas" mais escondidas que haja por essas terras secundárias do nosso "Portugalinho"!!!
Não há o minimo interesse em mapas alem fronteiras.

O orçamento, bom quem perceber do assunto certamente saberá indicar o que de melhor se arranjar para o pretendido por gamas de preços, mas desde já...mais de 300€ é impossivel.

Fico a aguardar essas sugestões. Alguma dúvida relativamente ao que escrevi, façam o favor de colocar.

Cumprimentos
 
Olá Procuro um GPS com as "ruinhas" mais escondidas que haja por essas terras secundárias do nosso "Portugalinho"!!!
A frase chave é esta.

Se pretende um GPS com todas as "ruinhas" do nosso Portugal então esse GPS tem de ter cartografia fornecida pela NAVTEQ. Pode ser Garmin, pode ser Sony, etc... Mas seja o que for tem de ter antes do mais um mapa NAVTEQ!

Edit: Em relação aos Tomtom, os actuais para uso em automóveis vêm todos com mapas Teleatlas, muito fraquinhos no que a "ruinhas" diz respeito.
 
Última edição:
Boa forma de comparar os mapas! :D

Fui verificar a aldeia dos meus avós, lá pó meio do alto alentejo. No Tomtom tem as ruas, mas é tudo "Estrada sem nome".

Fui então verificar no yahoo maps e verifiquei logo que as ruas principais têm lá o nome. No google, como no tomtom não tem nomes. No entanto verifiquei que o google está mais fiel ao traçado da ruas. O yahoo tem lá marcado algumas estradas que não são para carros e uma data de ruas que na realidade não existem e outras incorrectas em termos de traçado.
 
Caríssimos, pelo que leio e pelo que vi nesses sites (muito obrigado Lusitanius) mapa navteq é o ideal...
Mas se não for abusar, não me podem indicar bons exemplares de aparelhos de GPS que já venham com esses mapas da navteq. O aparelho convem ter o tal suporte para o carro e ser resistente...dá para imaginar o tratamento que leva nas mãos dos comerciais...lol
 
O Nuvi 200 é um pouco fraco, o processador é fraco demais para o software o que causa alguns atrasos na navegação. O Nuvi 300 é capaz de já ser melhorzito nisso (penso eu).
Eu já tive um Nuvi 200 na mão e existe um atraso em relação ao percurso, curvas feitas de forma brusca e saltos na imagem. Penso que seja ao processador do equipamento.
 
Boa forma de comparar os mapas! :D

Fui verificar a aldeia dos meus avós, lá pó meio do alto alentejo. No Tomtom tem as ruas, mas é tudo "Estrada sem nome".

Fui então verificar no yahoo maps e verifiquei logo que as ruas principais têm lá o nome. No google, como no tomtom não tem nomes. No entanto verifiquei que o google está mais fiel ao traçado da ruas. O yahoo tem lá marcado algumas estradas que não são para carros e uma data de ruas que na realidade não existem e outras incorrectas em termos de traçado.
Acho que já percorri boa parte do país primeiro com Navteq e mais recentemente com Teleatlas, mas devo dizer que com base na minha exeperiencia o trofeu para os maiores e mais numerosos disparates vai para a Teleatlas. Alguns exmplos desses disparates ocorridos com o mapa 675.1409:

- Penhas da Saúde - Lisboa: Na covilhã o trajacto abandona o caminho "normal" para ir por uma estrada que não lembra ao diabo.

- Setubal - Palmela: O trajecto obriga a passar por uma estrada que só de trator se consegue.

-Em Lisboa na v710.1561 ainda manda contornar a Praça do Comercio o que só é permitido a transportes público.

-Em Lisboa a 710.1561 já teve a brilhante ideia de me mandar virar à equerda no cruzamento entre a Av. de Berna e a da Republica.

- A rua Artur Bual em Odivelas não apareçe na Teleatlas 710 mas já aparecia há um ano na Navteq 660.

etc...

Em relação a forma "precisa" com que a Teleatlas representa certas zonas, aqui deixo um link com a imagem de satélite de uma dada zona. Para verem como a Teleatlas vê essa zona basta selecionar "map". Depois é só comparar: http://maps.google.com/?ie=UTF8&om=1&t=k&ll=38.776921,-9.281591&spn=0.004801,0.008605&z=17

Este exemplo é bom porque faltam cruzamentos, faltam estradas, faltam rotundas... É uma festa! lol

Mas no Navteq de há um ano está tudo certinho. ;)
 
Última edição:
Aqui em Faro há uma pequena rotunda que já deve ter pelo menos 5 anos, em qualquer Teleatlas ela simplesmente não existe, o parque de estacionamento ao lado tem um corte a meio, como se faltasse um bocado de estrada.

Depois inventam nomes a ruas e urbanizações: Rua das Magnólias (é rua das Margaridas) não existe em Faro, apenas em Portimão. Chamam Urbanização Meixedo à Urbanização das Gambelas.
O Largo Doutor Marcelino Franco está como interdito a circulação a automóveis, quando no mesmo já é permitida a circulação de automóveis há alguns anos.
A travessa do Bouzela simplesmente não existe, quando é uma travessa que deve ter pelo menos 50 anos :p
A rua 1º de Dezembro simplesmente não existe, meteram-na como parte da rua Tenente Valadim.
A rua da Guiné-Bissau e rua de Moçambique sempre estiveram ligadas, mas no Teleatlas aparecem com uma interrupção, o que causa com que mande dar uma volta que nem lembra ao diabo para ir ter à outra rua, quando bastava seguir em frente.

O Navteq 6.75.1430 não tem nenhum destes problemas e já nem é um mapa muito recente.
 
Boas
Peço desculpa ao autor dete topico por o invadior mas assim escuso de abrir um novo para tirar a minha duvida, no natal foi-me oferecido um tomtom go520 e pelo que li neste topico os tomtom nos mapas não são la muito certos a minha duvida e se seria boa ideia devolver o tomtom e ir buscar por exemplo um garmin nuvia300 se ficaria bem servido com a troca!?!??
Cumprimentos
 
cm ja disse noutros topicos, pra kem anda na estrada cm eu, sem duvida alguma garmin pois usa mapas navteq...
eu comprei o meu a 2 meses e 5*. ja actualizei e 0 problemas, cm dizem tem um ligeiro atraso qd se corta de repente, mas k ele proprio corrige em poucos metros, tb n e por ai k merece um investimento extra..
o nuvi 200 encontra-se actualmente a 129€ na ***** pelo menos, por isso axo mto bom negocio... ;)
 
Na ***** ta esgotado o melhor preço é agora na ***** a 142.74 com portes, como eu espero a vir a receber.Obg ao_bean_killer e outros pelos conselhos recebidos
 
Última edição:
A escolha irá recair, nos "Garmin Nuvi 200"! Existe o "200w" mas não deve compensar a diferença tão grande de preço.
Esperemos que quem os vai utilizar se adapte bem a estes novos GPS.
Muito obrigado a todos, pela colaboração!

Cumprimentos
 
Back
Topo