GPS

te-x

Power Member
Estive aqui há uns tempos a perguntar que pda (com gps) comprar. Não o comprei e o orçamento baixou, pelo que agora ando à procura de um GPS (não um PDA).

Pelo que andei a ver encontrei dois que estão no meu orçamento e que me parecem razoáveis (mas apenas por opiniões que li, porque não tenho nenhum conhecimento das marcas e software de GPS.

O que encontrei foi:

NDrive G50

GPS Tom Tom One Península Ibérica VS6

Em principio só vai ser usado em Portugal e Espanha, logo não vale a pena estar já a comprar mapas de outros países, se por acaso for necessário compro depois. Muitas das vezes vou ter de andar em estradas mais velhas, no interior do pais. Gostava também que tivesse um autonomia boa ou que tivesse a opção de se ligar ao isqueiro do carro enquanto é usado.

Sabendo isto quais são as vantagens e desvantagens de um e de outro?
 
Vai pelo TomTom. Tem acessório para ligar ao isqueiro de origem e o software de navegação é superior ao Ndrive. Depois podes sempre meter radares e outros PDIs.
 
Viva pessoal!

Agora é a minha vez de pedir ajuda. Não queria abrir outro tópico, portanto, vou fazê-lo aqui.

Chegou o momento de comprar um GPS e, ao contrário de outras compras importantes, não me considero minimamente informado quanto a esta, e não é por falta de pesquisa minha. Sei o que quero num GPS, mas não sei que equipamentos respondem às minhas expectativas e o que devia considerar que não esteja a considerar. Assim:

- Pretendo uma fácil e gratuita actualização na Internet de mapas e pontos de interesse (radares fixos incluidos).
- Interessa-me bastante poder gravar os meus próprios pontos de interesse.
- Também me interessa poder decidir entre caminhos mais curtos, mais baratos ou com menos tráfego.
- Pessoalmente valorizo mais ver numa faixa lateral do GPS uma seta para a direita com distâncias a reduzirem-se (300m, 200m, 100m, 50m, ...) do que estar a ouvir a mulher a dizer: "Vire à direita dentro de 300m".
- O GPS que pretendo é fixo de carro, não necessito de portátil. Não quero um ecrã minusculo, convém ser uma coisa que se veja minimamente bem.
- Obviamente que não quero que o GPS me mande para a esquerda quando não existe estradas para a esquerda, como já vi aqui alguns users dizer.
- Não faço questão de comprar o GPS mais barato do mercado, nem faço questão de comprar o mais caro pra andar a mostrar aos outros. Valorizo a relação preço / qualidade, seja para preços baixos, médios ou altos.

Posto isto, algumas dúvidas:

1 - Todos os GPS permitem gravar os nossos próprios pontos de interesse?
2 - Nunca conduzi com GPS, apenas fui conduzido por carros com GPS (não era o condutor). Ao contrário do que eu penso, as indicações sonoras dão mais jeito do que as visuais quando se é condutor?
3 - Que produtos me aconselham tendo em conta aquilo que eu indiquei? Gostava de ter uma shortlist para tomar as minhas decisões.

Obrigado pela ajuda, espero que possa ser útil a mais utilizadores!
 
As actualizações gratuitas não são o mais importante, se o sistema de navegação compensar, posso pagar actualizações.

Dentro dessa gama, existe mais algum GPS a ter em conta?
 
Penso que o TomTom One V3 chega para aquilo que pretendes. Se não te importares de dares mais tens o One XL que tem um ecrã ligeiramente maior.
 
no caso dos gps, e da pouca experiência que tenho o barato aqui (nesse caso grátis) sai caro, não é tão detalhado, tem muito mais falha e exactidão, e os extras dos tomtom e garmin compensam e muito, tbem podem inserir POIs e actualizar vc mesmo os mapas se assim o desejar.
 
Tenho um Garmin StreetPilot i3, quando o meu pai comprou o carro ofereceram-lhe o GPS.
Não percebo muito de GPS e queria actualizar os mapas deste (neste mapa nem aparece a minha casa)
Queria que me dissessem se existem mapas grátis para isto, pelo que percebi, não existem, mas posso ter entendido mal...
 
Última edição:
Back
Topo