GPS

ze195

Power Member
Boas,
Preciso de comprar um GPS e não percebo nada do assunto. Pelo que andei a ler por aqui os Garmin tem mapas melhores que o Tomtom.
Ora bem, hoje perdi 5/10 minutos a mexer num Garmin e num Tomtom, pareceu-me que o mapa do Garmin era mais completo mas não comparei muitos lugares, mas o touch no Tomtom pareceu-me melhor. Em questão ao funcionamento com o aparelho pareceram-me semelhantes, mas não fiz muito mais que pesquisar algumas moradas...
Sem alguém me puder dar uma ajuda na escolha por um bom modelo da melhor marca fico muito agradecido ;)
 
Há alguma diferença na precisão entre os tomtom e os garmin? Preciso de um GPS que me permita guardar a localização de terrenos e de preferência que permita guardar a localização dos limites do mesmo com alguma exactidão.
 
Há alguma diferença na precisão entre os tomtom e os garmin? Preciso de um GPS que me permita guardar a localização de terrenos e de preferência que permita guardar a localização dos limites do mesmo com alguma exactidão.

Para o grau de precisão e funções prentendidas talvez seja melhor recorrer a modelos offroad e nessa área a Garmin é melhor. Aliás, acho que a TomTom nem disponibiliza esse género de GPS.

Mas mesmo com estes modelos conta sempre com uma precisão de 1-3 metros.

OnRoad: http://www8.garmin.com/products/nuvi/spec.html
OffRoad: http://www8.garmin.com/products/gpsmap60csx/spec.html

Informação geral acerca da precisão dos GPS: http://www.kowoma.de/en/gps/accuracy.htm

Independentemente do modelo que escolhas recomendo-te a utilização dos mapas gratuitos TopoLusitânia. São mapas tropográficos extremamente detalhados que irão certamente dar-te muito jeito para o que pretendes fazer.
 
Última edição:
Para o grau de precisão e funções prentendidas talvez seja melhor recorrer a modelos offroad e nessa área a Garmin é melhor. Aliás, acho que a TomTom nem disponibiliza esse género de GPS.

Mas mesmo com estes modelos conta sempre com uma precisão de 1-3 metros.

OnRoad: http://www8.garmin.com/products/nuvi/spec.html
OffRoad: http://www8.garmin.com/products/gpsmap60csx/spec.html

Informação geral acerca da precisão dos GPS: http://www.kowoma.de/en/gps/accuracy.htm

Independentemente do modelo que escolhas recomendo-te a utilização dos mapas gratuitos TopoLusitânia. São mapas tropográficos extremamente detalhados que irão certamente dar-te muito jeito para o que pretendes fazer.

Obrigado por essas informações. Fiquei com uma dúvida relativa à precisão. Os que falam de alta precisão dizem que são compatíveis com o sistema WAAS, mas pelo que li esse sistema é na América. Na Europa há um semelhante, o EGNOS, mas não vi em lado nenhum a dizer que era compatível com este sistema. Estes dois sistemas são usados da mesma forma pelos aparelhos? Bom gostei muito do montana 650 mas não sei se um offroad será a melhor opção, porque não o quero apenas para aquilo dos terrenos. De qualquer forma tenho que ver primeiro a que valores posso chegar porque já vi que isto pode ir lá para cima xD
 
Obrigado por essas informações. Fiquei com uma dúvida relativa à precisão. Os que falam de alta precisão dizem que são compatíveis com o sistema WAAS, mas pelo que li esse sistema é na América. Na Europa há um semelhante, o EGNOS, mas não vi em lado nenhum a dizer que era compatível com este sistema. Estes dois sistemas são usados da mesma forma pelos aparelhos? Bom gostei muito do montana 650 mas não sei se um offroad será a melhor opção, porque não o quero apenas para aquilo dos terrenos. De qualquer forma tenho que ver primeiro a que valores posso chegar porque já vi que isto pode ir lá para cima xD

Sim, o WAAS e o EGNOS são compatíveis com todos os GPS da Garmin com receptores aptos desde 2003, data a partir da qual o EGNOS passou a utilizar o mesmo protocolo de comunicação que o WAAS (SBAS mode 0/2).

Em relação à escolha do GPS devo assinalar que a precisão entre os modelos offroad e onroad não é significativa e desconfio que nem varie sequer, desde que tenham a função WAAS. Como se pode constatar pelas especificações do Nuvi 300 e do GPSMap 60CX a precisão de ambos é de <5m. O que se constata é que os modelos offroad têm um interface e uma resolução em zoom que permitem fazer leituras visuais mais precisas e intuitivas das localizações e trajectos. Para além disso trazem muitas ferramentas de grande utilidade topográfica como por exemplo realizar cálculos de área, altimetria, etc.

gpsmap60_3_lg.jpg


No que toca à utilização em estrada, apesar de serem funcionais, os modelos offroad não são tão práticos pelo facto de terem um ecrã de pequenas dimensões e pelo facto de não assinalarem as mudanças de direcção por voz - usam um aviso sonoro (beep). Mas talvez os novos modelos já possuam o sistema de voz.

Nos modelos onroad a única forma de orientação precisa em modo offroad, , uma vez que não possuem uma bússola como a da imagem, é usando um truque - o menu de busca de satélites:

garmin_nuvi1690_satelliten_en.jpg


Que mostra constantemente as leituras das coordenadas.

E por fim a grande diferença está no preço.
 
Última edição:
Pois os preços são qualquer coisa de diferente. mas pelo que vi os offroad já tem uma espécie de modo de funcionamento que se aproxima dos onroad mas claro que quando se compara aquelas caracteristicas todas xpto já não tem nada a ver. mas essa questão de calcular as áreas é mais um ponto a favor. quanto ao tamanho aquele que falei em cima, o Garmin montana 650 já tem um ecrã razoável, mas além de caro ainda leva mais uns bons euros em cima só para o suporte para o carro...
No fim de semana vejo isto melhor, tenho que mostrar ao "big boss" para ver o que ele prefere, mais a vertente dos terrenos ou da estrada. O ideal era comprar 2 xD pode ser que me calhe o Euro Milhões esta semana lol
 
Hetmen, acima falaste dos mapas da TopoLusitânia. Estive a tentar ver e não consigo ver e não consegui saber quais os modelos compatíveis.
Alguém possui algum destes modelos que me possa dar algum feedback? Dakota20, GPSMAP62s, Oregon450/550.
Já agora, a Tomtom não oferece concorrência neste mercado? Não encontrei nada...
 
O TopoLusitania é compativel com qq um dos modelos referidos. Em relação aos GPS's já tive um Oregon 550 e presentemente tenho um Montana 600. O Montana é um tudo em um e uso-o para estrada, Geocaching, TT, caminhada, etc. É um GPS com um ecran bastante grande (o maior dos gps's outdoor da Garmin) e que se comporta basicamente como o de um smartphone. A diferença para o Oregon 550 é muito grande, quer em termos de legibilidade do ecran, quer em termos de resposta do touchscreen. Para estrada tem um perfil denominado nuvi cujo ecran fica exactamente como o de um nuvi (gps de estrada) para alem disso se comprares o adaptador para o carro fica com instruções de voz (TTS) tal como qq GPS de estrada, o que nenhum dos outros outdoor que referes (Dakota20, GPSMAP62s, Oregon450/550) tem. Resumindo o Montana é neste momento o GPS mais polivalente que conheço dai tb ter um preço igualmente a condizer.

Cumps,
 
Pois eu vi isso tudo no montana. Mas se calhar com o dinheiro do montana compro um de estrada com algumas funções extra e um bom outdoor para o que pretendo. Não? Em termos de precisão parece que acabam todos por ter a mesma. qualquer outdoor dá para calculos de áreas que é o que quero xD ainda por cima o montana além de ser caro o suporte com altifalante também não é barato. Normalmente os de estrada já trazem suporte e carregador incluidos não é?

PS: para ser compativel com o Topolusitania basta dizer que dá para adicionar mapas?
 
Pois eu vi isso tudo no montana. Mas se calhar com o dinheiro do montana compro um de estrada com algumas funções extra e um bom outdoor para o que pretendo. Não? Em termos de precisão parece que acabam todos por ter a mesma. qualquer outdoor dá para calculos de áreas que é o que quero xD ainda por cima o montana além de ser caro o suporte com altifalante também não é barato. Normalmente os de estrada já trazem suporte e carregador incluidos não é?

PS: para ser compativel com o Topolusitania basta dizer que dá para adicionar mapas?

Apoio a tua decisão. Nem que seja só pelo facto de andares mais descansado com o GPS na mão, sem o medo de estragares uma fortuna.

Sim, os modelos de estrada já trazem o suporte e cabos incluídos e trazem todos orientação por voz (não confundir com TTS). Em relação a este modelo recomendo-te que não gastes mais de 100€. A maioria das funcionalidades que vêm nos modelos mais caros não têm grande função prática e as que têm ainda não estão devidamente desenvolvidas nalgumas regiões/mapas (junction view/traffic) e não o serão num curto espaço de tempo. Por exemplo, o TTS (text-to-speech), que serve para a senhora dizer-te o nome da rua onde tens que virar, na minha opinião só atrapalha e não compensa o custo adicional.

Em relação aos mapas Topolositana, são compatíveis com todos os GPS Garmin.
 
A ver se amanhã vou a uma loja a ver se me decido. Se comprar dois na parte do Onroad ainda não sei se vai ser Garmin ou Tomtom, tenho que ver os mapas. Fez-me parecer que há uns mapas da Tomtom mais actualizados, mas mesmo entre os próprios Tomtom há muita diferença nos mapas.
 
Mais uma vez aqui estou eu para vos pedir uma ajuda. Estou muito inclinado para comprar 2 aparelhos. Assim, além de ficar com dois acaba por ficar mais barato.
Na parte do outdoor estou quase decidido a comprar um Oregon 450.
Na parte do modelo de estrada tive a ver o nuvi2595LMT. Mas isto se calhar é demais. Fico igualmente bem servido com, por exemplo, um nuvi 2455LM? Já agora uma duvida que me surgiu. Vi um modelo a falar dos radares que tinha um tal de cyclops que actualizava a localização dos radares, mas não encontrei isto nos melhores modelos. É porque não tem ou é porque é um dos maiores destaques dos modelos de mais baixa gama?
 
Mais uma vez aqui estou eu para vos pedir uma ajuda. Estou muito inclinado para comprar 2 aparelhos. Assim, além de ficar com dois acaba por ficar mais barato.
Na parte do outdoor estou quase decidido a comprar um Oregon 450.
Na parte do modelo de estrada tive a ver o nuvi2595LMT. Mas isto se calhar é demais. Fico igualmente bem servido com, por exemplo, um nuvi 2455LM? Já agora uma duvida que me surgiu. Vi um modelo a falar dos radares que tinha um tal de cyclops que actualizava a localização dos radares, mas não encontrei isto nos melhores modelos. É porque não tem ou é porque é um dos maiores destaques dos modelos de mais baixa gama?

Boas,

Penso que já falámos sobre o 2595, no tópico que eu criei precisamente porque ando à procura tb de um GPS.
É assim, só há 3 diferenças a meu ver entre o 2595LMT e o 2455LM:
1 - O 2595 tem bluetooth enquanto que o 2455 não tem.
2 - o 2595 tem ecra de 5 polegadas enquanto que o 2455 tem de 4.3.
3 - O 2595 é "LMT" ou seja tem actualizações vitalicias de mapas e de transito, enquanto que o 2455 é só "LM", ou seja não tem a parte do transito, ou melhor pode ter se pagares a subscrição anual e o receptor.

Quanto às info de trânsito da Garmin o tal "LT" segundo sei baseiam-se na tecnologia TMC que em Portugal ainda não existe, pelo que se calhar essa parte do trânsito torna-se irrelevante na escolha entre estes dois aparelhos.

Eu devo ir para o 2595LMT acima de tudo por ter o ecra ligeiramente maior e para mim a diferença de preço não é muito significativa.

Espero ter ajudado.

Cumps
 
O 2595LMT também tem mais os comandos activos por voz. Alguém sabe se isso funciona bem? É que se facilitar o uso para pessoas sem jeito para a tecnologia até pode ser vantajoso.
Já agora sabes qual é o preço de tabela do 2455LM? É que não o estou a encontrar em lado nenhum...
 
Última edição:
O 2595LMT também tem mais os comandos activos por voz. Alguém sabe se isso funciona bem? É que se facilitar o uso para pessoas sem jeito para a tecnologia até pode ser vantajoso.
Já agora sabes qual é o preço de tabela do 2455LM? É que não o estou a encontrar em lado nenhum...


Segundo sei, os comandos de voz ainda só têm Português do Brasil, pelo que não deve funcionar grande coisa.
O 2455 só encontro o LT a 154.98€ na *****.
 
142€ a versão LM e 160€ a versão LMT no ponto tecnológico... mas numa loja física fica mais caro e gostava de saber quanto. Isto porque tenho preferência por comprar em lojas fisicas.
 
Tive agora a dar a última revisão e acho que vou para o 2545LM. Tem 4 diferenças em relação ao 2595LMT. Sem navegação activa por voz, sem bluetooth, sem LT e menos 50€.
Não sei se faz muita diferença ter 4,3'' ou 5'' mas pelo sim pelo não vou para um de 5''.
 
Tive agora a dar a última revisão e acho que vou para o 2545LM. Tem 4 diferenças em relação ao 2595LMT. Sem navegação activa por voz, sem bluetooth, sem LT e menos 50€.
Não sei se faz muita diferença ter 4,3'' ou 5'' mas pelo sim pelo não vou para um de 5''.


É uma boa aposta, já agora quanto é que vais dar por ele?
Eu estou à espera de stock por parte da ***** para mandar vir o 2595LMT cá para casa...
 
Back
Topo