Problema GPU não funciona na MotherBoard Micro-ATX ASRock B550M Steel Legend

makfrois

Membro
Bom dia, mais uma vez vou recorrer a este fórum para pedir ajuda. Vocês têm sido uma ajuda espetacular ao longo dos anos.
Provavelmente já existe um tópico semelhante mas não encontrei.

Ontem comprei uma board nova, uma Micro-ATX ASRock B550M Steel Legend, para substituir a b450m plus da Asus, mas depois de estar tudo ligado, o PC liga, mas a GPU não. Logo não tenho imagem.
Já liguei, desliguei cabos e nada.
Alguém me consegue ajudar, posso estar a ser nabo.
As ideias que me passam pela cabeça foram:
  1. compatibilidade da RAM
  2. Alguma ligação incorrecta da fonte: a board tem ligação 8 pinos + 4 pinos 12V, eu só liguei o primeiro porque li que ligar os 2 era só para quem queria overclock. Mas hoje vou tentar ligar também o de 4 pinos. (Já agora posso ligar um cabo semelhante ao de 8 pinos (2 x CPU 8/4 Pinos @ 650mm) que vem com a fonte? este divide-se em 2 de 4)?
  3. a ligação/slot PCI E com algum defeito (parece que a GPU não encaixa bem nas 2 que vêm na board)
O pior é que a gráfica ficou presa (também não sei como) e aquela peça (mola) de plástico que prende a gráfica ao Slot da PCI-E e partiu-se. Perdi a oportunidade de troca.

O meu PC é este:

  • Placa Gráfica Sapphire Nitro+ Radeon RX 6700 XT 12GB GDDR6 OC

  • Processador AMD Ryzen 5 5600X 6-Core 3.7GHz c/ Turbo 4.6GHz 35MB SktAM4

  • Fonte de Alimentação Seasonic Focus Gold GX 750W Full Modular

  • Memória RAM Corsair Vengeance LPX 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16

  • Motherboard Micro-ATX ASRock B550M Steel Legend

  • caixa nox hummer zn

  • SSD M.2 2280 Western Digital Blue 500GB 3D NAND SATA

  • ssd samsung 250gb

  • 2x HDD
 
Ora bem, a ligação 8 PIN(4+4) para o CPU é para usar os 8PIN, não está apenas diretamente relacionado com o Overclock. Podes ter uma CPU com 12 cores(sem oc) e precisas msm de ter os 8PIN.

A situação das slot PCI-E terem ambas defeito nunca vi, não digo impossivel mas é mt esquisito. É das coisas dificies de ajudar, so tendo o material em mão para testar, mas eu ia ha loja onde comprei a board com a grafica montada e dizia, meus amigos agr desencaixem ai a grafica da board sff, se alg deles disser que aquilo não está bem tens ai uma pessoa que te pode ajudar na possivel garantia da board.

Cps
 
Obrigado Diogo, mas neste caso a board vem com um de 8 + 4 pinos eu tenho o de 8 ligado e o que tinha lido é que bastava o de 8. Como não tinha a certeza que o segundo cabo de 8(4+4) da fonte dava, não quis arriscar. Acha que devo então ligar os 12 pinos com um cabo de 8 mais um cabo igual mas com 4 pinos de fora?
 
Viva @makrfrois algumas coisas que achei "confusas":

- o que é que queres dizer com "a board tem ligação 8 pinos + 4 pinos 12V"? Tanto quanto sei o chipset b550 (não vi a board em especifico) tem a saída de 24 pins + o cabo 8 pin para dar energia directamente ao CPU. Entretanto vi os esquema da tua board e já percebi. Tendo em conta o CPU que tens acho é suficiente usares apenas os 8 pins, porém e se a tua fonte tem cabo para isso, podes ligar os outro 4 que mal não faz ;)

- dúvida à parte, não podes considerar que essa saída é para usar apenas em caso de OC, se existe no chipset é recomendado que ligues o cabo correctamente, basta um CPU que seja mais sedento de "power" que vai lá buscar energia, nem que seja num pico. Requer também que uses o cabo correcto (não é um cabo de PCI regular de 4 + 4, é um cabo especifico para essa ligação do CPU, apesar de muito semelhante)

- o clip da PCIe partiu? Infelizmente já me aconteceu.. Porém, é muito estranho acontecer numa board nova.. A mim aconteceu-me no PC do trabalho quando tive que substituir a gráfica que lá estava, mas estamos a falar de uma board de uma pre-build que nunca tinha sido aberto/estava cheio de pó e provavelmente fiz força a mais ou não dei o jeito certo, e puff, o clip saíu disparado. Long story short, a saída PCIe funcionava na mesma, e saquei a gráfica puxando por ela (com a força suficiente, faz com que a mola se solte, como se soltaria com a força exercida no clip)

Quanto ao PC não ligar de todo, é estranho e terás que descrever melhor os sintomas. Dizes que o PC liga, portanto, presumo que luzes/fans arranquem. Assumo também que tens o monitor ligado à gráfica (tinhas antes, mas vale sempre a pena confirmar :D ).

O que é que não liga, o Windows? ou nem chegas a ver info nenhum de boot? Como mudaste de chipset, as vezes podias ter problemas, porém não é comum... Há cerca de 2/3 meses troquei de uma b450 para b550 e correu muito bem e nem tive de formatar o Windows.

Podes tentar fazer reset ao CMOS, já me aconteceu em boards novas só as conseguir arrancar depois de fazer reset. Se conseguires sacar a gráfica podes sempre tentar a outra saída PCIe e verificar se a que estás a usar não tem problemas, ou simplesmente voltar a montar com a board antiga.
 
Última edição:
Olá @Duoz antes de mais agradeço a tua mensagem e por teres ido ver o esquema da board. Também obrigado por esclareceres que o cabo de 4 que devo utilizar não é o de 8(4+4), o que significa que não tenho.

Quanto aos sintomas são os seguintes ela liga, os leds e fans também, mas a gráfica nem se mexe, está como morta. logo nem consigo entrar na BIOS porque o monitor não liga. Troquei os cabos e até mudei a RAM de sitio (cada vez acho mais que o problema é da RAM) .

Quanto à mola foi muito estranho eu coloquei a gráfica como sempre fiz nas minhas outras boards, mas esta parecia que na parte da mola não estava bem encaixada e quando a fui tirar estava super presa, fiz um pouco mais força e ... a mola saltou fora, quando olhei para a mola estava partida. Mas isso nem me afeta muito. Só o facto de agora não conseguir trocar e se for da Ram o meu único remédio é comprar uma RAM nova e vender aquela (estranho é que na asus b450 funcionava lindamente).

Cumprimentos
 
@asof Acho que é esse o problema, depois de muito batalhar vi que a versão é a p1.00, só que agora não sei como atualizar a bios. Comprei na P*Diga, acha que eles conseguem actualizar isto? Pelo que vi a parte técnica fecha aos fins de semana e isso implica ficar sem o PC. Sabe de alguma solução?
 
Back
Topo