• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

GPU novo (+/- 500-600)

InJ3cTiOn

Power Member

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?


Entre 500-600€ (ou 1000€ caso seja melhor dar upgrade nos restantes componentes)

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

GPU, ou vários componentes (dependendo do que me sugerirem)

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

CAIXA: NZXT H440
CPU: I7-2600K @ 4.2GHZ
COOLER: Corsair H50
MB: ASUS P8Z68-V GEN 3
RAM: 12GB
POWER SUPPLY: XFX Modular PSU XXX Edition 650W
GPU: MSI GeForce GTX970

6) Vais fazer Overclock?

Por agora não.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


b. Processador (Intel ou AMD)
c. Motherboard (chipset, formato)
d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)

Por agora apenas estou a pensar num upgrade à grafica, tenho em mente uma ASUS RTX 2070.

A minha dúvida é, vou sofrer grande bottleneck ao fazer apenas upgrade à grafica?
O que me recomendam? Se fizer upgrade a Motherboard, CPU, Rams e Gráfica, o que sugerem? (aqui o orçamento máximo de 1000€, se der por menos, melhor).

Em termos de CPU estou inclinado para um Ryzen 5, Rams queria de 3200mhz e gráfica estava inclinado para uma 2070. Tenho 650W de fonte, não estou muito por dentro de quanto "gastam" estes componentes.

Aguardo sugestões da vossa parte. Abraço e obrigado desde já.
 
Tendo em conta as diferenças de preço e performance entre a 2070 e a RX 5700 XT, sugiro uma Sapphire Pulse / Gigabyte RX 5700 XT (~450€).

Como a limitação de performance do 2600K ainda é considerável, podes ir para algo como:

AMD Ryzen 5 3600 / 3700X ~ 200€ / 350€
MSI B450 Tomahawk Max ~ 109€
G.Skill / Corsair / Crucial / Kingston / etc 2x8GB 3200MHz CL16 ~ 80€

Total: 839€ / 989€

Qual é o teu monitor?

Tenho um BenQ XL2411Z. Realmente a diferença na perfomance dos GPUs é significativa. Tenho um Thermalright HR-02 Macho que é uma besta de cooler a ar mas não dá para AM4, o que sugeres? Também gosto dos Noctua.

Do que analisei penso que para um setup de 1080p (não tenho ideias de dar upgrades a nível de ecrã por enquanto) penso que o combo de R5 3700X com essa gráfica é bastante capaz para uns anos.

Com a minha fonte vou ter "juice" suficiente para essa build?

PS: Ainda existem cupões para a GD?

Desde já obrigado pelas tuas sugestões.
 
Tendo em conta as diferenças de preço e performance entre a 2070 e a RX 5700 XT, sugiro uma Sapphire Pulse / Gigabyte RX 5700 XT (~450€).

Como a limitação de performance do 2600K ainda é considerável, podes ir para algo como:

AMD Ryzen 5 3600 / 3700X ~ 200€ / 350€
MSI B450 Tomahawk Max ~ 109€
G.Skill / Corsair / Crucial / Kingston / etc 2x8GB 3200MHz CL16 ~ 80€

Total: 839€ / 989€

Qual é o teu monitor?

Só acrescentar aqui uma coisa, que vale o que vale: as Vega 56 e 64 da Gigabyte tinham muitos problemas. Se a diferença de preço não for significativa, dá-me ideia que a Sapphire oferece geralmente a melhor relação qualidade-preço. Mas claro que pode não haver qualquer problema, estou só a alertar porque de facto era de fugir.
 
Só acrescentar aqui uma coisa, que vale o que vale: as Vega 56 e 64 da Gigabyte tinham muitos problemas. Se a diferença de preço não for significativa, dá-me ideia que a Sapphire oferece geralmente a melhor relação qualidade-preço. Mas claro que pode não haver qualquer problema, estou só a alertar porque de facto era de fugir.

Eu pessoalmente sempre usei NVIDIA no que toca a GPUs, nestas gráficas sabes de algum relato em que tenha havido problemas?
 
Eu pessoalmente sempre usei NVIDIA no que toca a GPUs, nestas gráficas sabes de algum relato em que tenha havido problemas?
Nas gráficas da AMD? Do que sei a coisa está a funcionar bastante bem. Mas no que toca a escolher a marca, por norma a Sapphire é bastante recomendada. Costumam ter as placas com melhor relação qualidade-preço dentro da AMD.

Mas dito isto, não pretendia ser alarmista, mas efetivamente quando comprei a minha Vega 56, quase cai no erro de comprar uma Vega 64 da Gigabyte que dava muitos problemas.
 
Nas gráficas da AMD? Do que sei a coisa está a funcionar bastante bem. Mas no que toca a escolher a marca, por norma a Sapphire é bastante recomendada. Costumam ter as placas com melhor relação qualidade-preço dentro da AMD.

Mas dito isto, não pretendia ser alarmista, mas efetivamente quando comprei a minha Vega 56, quase cai no erro de comprar uma Vega 64 da Gigabyte que dava muitos problemas.

Ah ok, estive a ver uma Sapphire Nitro+ Radeon RX 5700XT por 477,67€, parece-me um bom preço.

Estou inclinado para as seguintes peças:
R5 3600X ~ 232€
MSI B450 Tomahawk ~ 109€
Corsair Vengenace LPX 16GB DDR4-3200Mhz CL16 ~ 95€
Sapphire Nitro+ Radeon RX 5700XT ~ 478€

Total = 914€

O que vos parece? Estas rams são compatíveis com a board, certo? Meti o 3600x porque no futuro devo querer fazer OC com o meu cooler.
 
O 3600 também permite fazer OC.
A RAM é compatível, mas tens semelhante mais barata - Crucial Ballistix Sport AT, G.Skill Ripjaws V / Sniper, Kingston HyperX Fury, Patriot Viper 4 Blackout, etc -, e 3400/3600 MHz CL16/17 ao mesmo preço - Patriot Viper Steel, G.Skill Ripjaws V, etc.
Quanto à gráfica, tens a da Gigabyte/Powercolor ~20€/15€ mais barata.
 
Opta antes pela tomahawk max pois ja tem bios compativel com os Ryzen 3000 e ainda vai ter melhor suporte pela marca em termos de bios que as versoes antigas, ram tens mais barata de cl16 e 3200mhz como a G-Skill 3200MHz CL16 Ripjaws V a 87e tal como foi dito e a grafica parece-me bem.
 
Opta antes pela tomahawk max pois ja tem bios compativel com os Ryzen 3000 e ainda vai ter melhor suporte pela marca em termos de bios que as versoes antigas, ram tens mais barata de cl16 e 3200mhz como a G-Skill 3200MHz CL16 Ripjaws V a 87e tal como foi dito e a grafica parece-me bem.

É normal só encontrar stock nas Amazon? Em Portugal não vejo stock dessa board nas lojas mais "conhecidas".

Sim, umas Gskill também me parecem bem.
 
@manganao: As informações estão no site; é contactá-los para perguntar como se processa o pagamento dos portes e enviar a informação que pedem.
Em alternativa, pesquisas "thermalright am4 kit" no google; um dos primeiros sites tem o kit+portes por ~13€.
 
Vou avançar com a compra do material, queria só saber que massa térmica recomendam comprar e se esta motherboard a longo prazo é capaz. Eventualmente num futuro irei querer fazer OC no CPU, não me importo de gastar mais um bocado e ficar com uma board melhor.

Aguardo sugestões da vossa parte e desde já o meu obrigado.
 
A massa térmica vem com o processador.
A motherboard é capaz, mas convém teres em atenção o que te disseram relativamente à mesma.
Também já foram feitas sugestões relativamente ao resto do material...
 
A massa térmica vem com o processador.
A motherboard é capaz, mas convém teres em atenção o que te disseram relativamente à mesma.
Também já foram feitas sugestões relativamente ao resto do material...

Sim, a comprar é a Tomahawk Max.
Em relação ao resto também já tomei nota.
 
Desculpem pelo double post, a motherboard demorou a chegar e já instalei tudo. Agora a questão é a seguinte, tenho imagem e funciona tudo bem mas apenas por HDMI ligando à TV, se tentar ligar por HDMI ao meu BenQ não me dá qualquer tipo de sinal.

Alguma sugestão do que eu possa fazer? Ou o que possa estar a causar isto?
 
Back
Topo