muddymind
1st Folding then Sex
Embora já tenham colocado um dos artigos na thread de AMD news penso que seja tema suficiente para merecer o seu devido tópico visto afectar todas as gráficas (principalmente configurações com mais de uma gráfica).
Para quem não sabe o problema de stuttering consiste em haver frames específicos que têm um tempo de renderização muito elevado relativamente a outros próximos. Isto pode levar a que mesmo que se tenha uma boa média de fps no final, na realidade a experiência é longe do ideal pois o utilizador nota pequenas paragens ou soluços nas animações.
Isto pode dever-se a imensas coisas como operações de IO do sistema operativo, picos de utilização de CPU por outras aplicações, carregamento/libertação de muitos recursos na memória gráfica, etc. O que se veio a descobrir há cerca e um ano e meio com a ajuda do FRAPS é que na realidade havia um stutter sistemático provocado pelos drivers que afectavam com maior notoriedade as gráficas AMD. Isto era especialmente mau em casos SLI/crossfire onde existe um outro fenómeno sistemático de micro-stutter que tem períodos menores mas de menor intensidade (o efeito no utilizador é bastante subjectivo como por exemplo a questão de 75Hz vs 85Hz de refresh rate que é notado por uns e não por outros).
AMD Comments on GPU Stuttering, Offers Driver Roadmap & Perspective on Benchmarking
Neste artigo é explicado com ajuda da AMD a origem do fenómeno e o porquê de o FRAPS não ser grande ajuda para calcular com exactidão o stutter. É explicado também como este problema tem vindo a ser atacado com algum sucesso mas o trabalho está longe de terminado.
FCAT: The Evolution of Frame Interval Benchmarking, Part 1
Neste artigo é apresentada uma ferramenta da nVIDIA para cálculo preciso do stutter. Pode não ser a ferramenta mais simpática de se usar (é necessário uma placa de captura de vídeo para gravar os frames para serem processados posteriormente) mas é considerada como a solução mais exacta de calcular o tempo de renderização de frames pois é com base no que o utilizador vê.
É uma leitura interessante e dá para ver que isto é algo que ainda vai durar pois a solução não é pacífica. Principalmente no caso do micro-stutter onde tenho dúvidas que fique totalmente solucionado.
Para quem não sabe o problema de stuttering consiste em haver frames específicos que têm um tempo de renderização muito elevado relativamente a outros próximos. Isto pode levar a que mesmo que se tenha uma boa média de fps no final, na realidade a experiência é longe do ideal pois o utilizador nota pequenas paragens ou soluços nas animações.
Isto pode dever-se a imensas coisas como operações de IO do sistema operativo, picos de utilização de CPU por outras aplicações, carregamento/libertação de muitos recursos na memória gráfica, etc. O que se veio a descobrir há cerca e um ano e meio com a ajuda do FRAPS é que na realidade havia um stutter sistemático provocado pelos drivers que afectavam com maior notoriedade as gráficas AMD. Isto era especialmente mau em casos SLI/crossfire onde existe um outro fenómeno sistemático de micro-stutter que tem períodos menores mas de menor intensidade (o efeito no utilizador é bastante subjectivo como por exemplo a questão de 75Hz vs 85Hz de refresh rate que é notado por uns e não por outros).
AMD Comments on GPU Stuttering, Offers Driver Roadmap & Perspective on Benchmarking
Neste artigo é explicado com ajuda da AMD a origem do fenómeno e o porquê de o FRAPS não ser grande ajuda para calcular com exactidão o stutter. É explicado também como este problema tem vindo a ser atacado com algum sucesso mas o trabalho está longe de terminado.
FCAT: The Evolution of Frame Interval Benchmarking, Part 1
Neste artigo é apresentada uma ferramenta da nVIDIA para cálculo preciso do stutter. Pode não ser a ferramenta mais simpática de se usar (é necessário uma placa de captura de vídeo para gravar os frames para serem processados posteriormente) mas é considerada como a solução mais exacta de calcular o tempo de renderização de frames pois é com base no que o utilizador vê.
É uma leitura interessante e dá para ver que isto é algo que ainda vai durar pois a solução não é pacífica. Principalmente no caso do micro-stutter onde tenho dúvidas que fique totalmente solucionado.
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