Problema GPU usage alto em lobbies, baixo no jogo

Black_Fox

Power Member
Boas noites,

Após não ter arranjado solução para este meu anterior problema, e de muito impasse com os técnicos da loja, decidi simplesmente pedir reembolso e comprar noutro sítio, tendo apenas alterado o SSD e as RAMs.

Após atualizar a BIOS e instalar os drivers (chipset, gráfica, Ethernet, áudio, todos retirados da página da motherboard, à exceção dos da gráfica, que estavam desatualizados), fui testar e deparei-me com um problema novo, ainda mais parvo: GPU usage com valores bastante altos em lobbies de jogo (Rocket League, PlayerUnknown's Battlegrounds), sempre acima dos 95%, e quando o jogo começa, cai para valores demasiado baixos, na casa dos 50%, o que me causa FPS baixos. No Rocket League, por exemplo, diferencia cerca de 100 FPS do lobby para o jogo. De referir que na build "anterior", antes do reembolso, tinha estas percentagens sempre com valores elevados nestes jogos, acima dos 90%.

No warm up do PlayerUnknown's Battlegrounds, além do baixo GPU usage, assim que o pessoal começa a mexer-se, disparar armas, etc, o som fica com stuttering enorme, o que também não acontecia.

Já desativei o gaming mode do Windows 10, reinstalei os drivers da gráfica e do som, mas não resolveu. Também verifiquei e tanto o plano de energia do computador como nas definições da NVIDIA estão em elevado desempenho.

Com a troca do SSD e das RAMs, assim ficou o computador:
  • AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz-3.6GHz 16MB AM4
  • MSI B350 Tomahawk
  • G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL15
  • Seasonic S12II 520W 80+ Bronze
  • MSI GeForce® GTX 1070 ARMOR OC 8GB GD5
  • SSD 2.5" Samsung 850 Evo 250GB TLC SATA
  • Monitor LG 24" 24MP68VQ-P 5ms IPS
Alguma ideia? Já começo a dar em maluco com isto...
 
Ele foi montado na loja, portanto não será azelhice minha de montagem mal feita, suponho eu...

A vsync está desligada em ambos os jogos.
 
Acho que descobri o problema, desativei o A-XMP na BIOS e mudei a frequência das RAMs manualmente para 2933 MHz e parece estar normal agora.
 
Back
Topo