Dúvida Grafia do Acordo Ortográfico no corrector ortográfico do Google Chrome

Windows 10 User

Power Member
Visto que terminou o período de transição do Acordo Ortográfico de 1990 sabem de uma maneira (sem recorrer a extensões) de o corretor ortográfico do Google Chrome utilizar a grafia desse Acordo e não do antigo, coisa que continua a fazer? Não se desviem do assunto do tópico por favor visto que não interessa para aqui se a favor do Acordo Ortográfico de 1990 ou não.
 
Última edição:
Bem, fiz a pergunta (provavelmente mal elaborada) só porque vi que escreveste lá em cima:
"sabem de uma maneira (sem recorrer a extensões) de o corretor ortográfico do Google Chrome utilizar a grafia desse Acordo e não do antigo"

Acabei por concluir que provavelmente saberias de uma extensão (por lapso chamei-lhe 'plugin') para o efeito.

Estou a trabalhar para num projeto que necessita de ter o site todo com o novo Acordo Ortográfico e estou a ver que lá terei que voltar para o Firefox...
 
Bom dia a todos.

Já faz tempo que continuo à procura de uma solução para esta situação mas até agora nada... O que se passa com a Google?

Alguém sabe se, de forma oficial, já existe algum tipo de atualização para que possamos ter o corretor com a grafia do Acordo Ortográfico de 1990?

Uma das formas que tenho utilizado para me 'desenrascar' (o termo é mesmo este) é instalar o corretor ortográfico com a grafia brasileira, que, numa grande parte me ajuda, pois se escrever "correCto" ou "eleCtricidade", o software irá indicar que ali há gralha, mas, obviamente, não é infalível, porque mesmo assim, a grafia brasileira ainda mantém diferenças em relação à nossa, como é o caso de "perspeCtiva", em que no Brasil se mantém o "C" e em Portugal perde-se o "C", ou "percePção", que em Portugal perde o "P" e no Brasil mantém o "P".
 
Incrível o desrespeito que a Google está a fazer para com os utilizadores da língua portuguesa... :freak3:



Desde 1 de janeiro de 2016, passou a ser obrigatório escrever no Brasil conforme o acordo ortográfico de 1990, pelo que eu pergunto: como se pode interpretar este total virar de costas a nós que necessitamos de escrever segundo a nova ortografia.



Aaté mesmo devido ao aspeto profissional - no meu caso, o meu posto no emprego depende da minha capacidade de escrever conforme o acordo ortográfico de 1990.



Acabei de colocar (mais) uma solicitação de ajuda no fórum destinado ao auxílio do Google Chrome.

Quem puder, por favor participe colocando uma "forcinha", para ver se a Google se digna a fazer algo que seja:

https://productforums.google.com/forum/#!topic/chrome-pt/r4k3xptPP0E;context-place=forum/chrome-pt
 
O Firefox é sugestão para resolver o problema, não é dúvida.

Ainda não percebi porque é que alguns utilizadores parecem ter ficado reféns do Google Chrome havendo alternativas válidas.

Só uso Chrome quando alguém tem problemas para resolver, de resto esquece.
 
Bem a solução para este problema não é usar o Firefox. Usar o firefox é alternativa para contornar este problema, mas não é a sua solução.

A necessidade de utilizar o Chrome depende de demasiados fatores para os estar a listar todos aqui, mas digo-lhe que é ambiente empresarial que utiliza diversas aplicações e ferramentas Android em conjunto com PCs a correr Windows onde a integração necessita dessa premissa.

Também utilizamos Firefox, obviamente (é grátis e de licença livre, porque não haveriamos de utilizar?) mas neste caso específico necessitamos de ter o Chrome a corrigir o texto com as normas do Acordo Ortográfico de 1990.
 
Eu também aguardo há muito tempo por um dicionário atualizado para o AO. Quem quiser escrever com a grafia antiga, tem sempre a liberdade para o fazer por isso não vai ser um atentado a ninguém!

Sugiro utilizarem o seguinte atalho e escreverem um pedido ao Google. Se várias pessoas expressarem-se, pode ser que existam alterações
ALT + SHIFT + I
 
Sugiro utilizarem o seguinte atalho e escreverem um pedido ao Google. Se várias pessoas expressarem-se, pode ser que existam alterações
ALT + SHIFT + I
Fiz isso no próprio dia em que também me sugeriram lá no grupo de debate no dia 13 de janeiro aqui:
"Sugiro enviar seu feedback ao Chrome, através do atalho ALT + SHIFT + I, descreva o que está havendo.

Essa é a forma mais adequada ao caso, de imediato a alternativa para isso seria personalizar seu dicionário do Chrome, clicando com o botão direito do mouse e "Adicionar ao Dicionário" posteriormente."
Espero que tenha servido de alguma coisa...

Quem quiser ajudar, por favor coloque uma "forcinha" aqui:
https://productforums.google.com/forum/#!topic/chrome-pt/r4k3xptPP0E
 
Back
Topo