Dúvida Gráfica a morrer?

metrico

Power Member
Boa tarde caros colegas
Gostava de fazer algumas perguntas sobre a minha placa gráfica. A gráfica em questão é uma ASUS EAH 5670 com 1GB de memória dedicada, GDDR5. O computador em que a tenho tem 4 gb de ram HyperX a 1600mhz, uma board Gigabyte ga-ma785gmt-ud2h, o disco é um samsung de 500GB (não sei o modelo exacto) e o CPU é um PHENOM II x2 555 transformado (unlocked) para x4 com overclock a 3.5ghz (tem 3.2ghz de fábrica).
Tenho notado que em jogos como o call of duty 4 tenho perdido bastantes Frames por segundo, e no metro 2033 que antes corria minimamente bem é agora impossível de jogar. Não sei o que se passa mas posso adiantar que não tem a ver com o facto de ter subido a velocidade do CPU, porque já antes de o ter feito, a Asus já demonstrava fraco desempenho nos jogos acima mencionados. Será que a placa está a morrer? podem ser drivers defeituosos? será o cpu que a está a afectar de alguma maneira?

Ainda se encontra tudo na garantia, e se for necessário, posso deslocar-me à loja onde a comprei e conversar com eles.

Desde já agradeço

Melhores Cumprimentos,
 
Acho que não é problema de hardware, formata o disco, se persistir ai sim pode ser do hardware. Da gráfica penso que não seja, se vires artefactos, mudanças de cor etc ai sim é da gráfica.
 
Acho que não é problema de hardware, formata o disco, se persistir ai sim pode ser do hardware. Da gráfica penso que não seja, se vires artefactos, mudanças de cor etc ai sim é da gráfica.

Obrigado pela resposta.

Hoje ou amanhã formato e depois deixo aqui feedback

cumps
 
Vê os valores dos mhz da gráfica...se corre apenas "velocidade de Idle"em jogos.

O disco também pode influenciar se tiver S.M.A.R.T já com avisos, ou mesmo bad sectores.
 
O vici pediu-te para verificar a velocidade de relógio da placa enquanto jogas, porque eventualmente poderá correr apenas à velocidade de desktop em vez da mais rápida para 3D.
Poderá confirmar a velocidade a dado momento com o GPU-Z na tab "sensor".

Quanto ao SMART, é um log do disco que indicará se já ocorreram erros graves ou se potencialmente prejudicará o bom funcionamento do sistema. Um programa simples como o HDDScan permite verificar essa tabela.
 
O vici pediu-te para verificar a velocidade de relógio da placa enquanto jogas, porque eventualmente poderá correr apenas à velocidade de desktop em vez da mais rápida para 3D.
Poderá confirmar a velocidade a dado momento com o GPU-Z na tab "sensor".

Quanto ao SMART, é um log do disco que indicará se já ocorreram erros graves ou se potencialmente prejudicará o bom funcionamento do sistema. Um programa simples como o HDDScan permite verificar essa tabela.

tyks :)

Já explicaste por mim.
 
Boas! Obrigado por teres explicado, não tinha mesmo percebido :/

GPUZ sem estar a jogar
http://imageshack.us/photo/my-images/201/gpuzu.png/

A jogar CoD 4
http://imageshack.us/photo/my-images/851/gpuzajogar.png/


HDD SCAN

http://imageshack.us/photo/my-images/62/hddscan.png/

cumps

no GPU z, seleciona o segundo separador e tem la varios valores medidos em tempo real, carrega nos varios parametros individualmente e seleciona show highest reading para tudo, seleciona tambem no fundo da pagina: "continue refreshing this screen wen blablabla""

vai jogar um bocado, quando isso estiver esquentado tira um print screen e mostra aki
 
aqui fica. Penso que tenha sido isto que pediram

codbf.png


isto para mim é meio chinês =/

cumps
 
isso mostra que os clocks e temperaturas da grafica estao ok, so acho estranho tao pouco memory usage

Posso estar enganado, mas para mim isso nao passa de lixo na instalaçao do windows, com um format creio que resolva isso, se nao te fizer muita diferenca um format era a próxima coisa que te aconselharia a fazer.
 
Última edição:
Já mandei email à ***** mas ainda não recebi resposta. Amanhã formato, se não der telefono para o dep. técnico deles.

Depois do format deixo aqui o feedback.

Cumps e mais uma vez obrigado (:
 
Tens a gráfica muito quente a jogar... 80ºC, poderá ser dai o mau desempenho, deve entrar em (protecção) e prejudica-te no desempenho.

Já agora usa o Furmark e vê se passa dos 80ºC
 
GPU Load 80ºC, abriste o gpu-z e depois foste jogar?


Edit: esquece vi mal, isso é a % lol

Abres isso, metes a jogar, depois sais fora e faz logo print e manda para aqui, ou usa o WHmonitor.
 
Última edição:
Tive a ver melhor o disco, tens o mesmo aviso que o meu disco WD teve no portatil, tive o portatil bastante lento por causa disso, não tens outro disco para testares?

como foi dito formata, se mesmo assim não resolver, tenta arranjar um disco emprestado.
 
Deixei ir mais no furmark um bocado e chegou aos 82ºC. aí parei mesmo. Disco sou capaz de arranjar e gráfica idem (uma ati 3450), é uma questão de procurar cá em casa.

Cumps
 
Back
Topo