1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

gráfica a sobreaquecer?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Mitch, 4 de Agosto de 2007. (Respostas: 40; Visualizações: 1730)

1. Mitch

Mitch Banido

boas,
    montei há dias um pc novo

a questão é que em pouco tempo já tive vários "resets" da placa gráfica, ou seja, a imagem pára, fica preta, e depois aparece uma mensagem do VPU recover, indicando um erro da parte da gráfica.

as temperaturas actuais:
    - 42º geral
    - 27º para os dois cores
    - 50º para a gráfica (isto a trabalhar apenas no desktop do windows)

ontem a temperatura da gráfica chegou a superar os 70º...
    nunca tive uma gráfica passiva que aquecesse tanto, e ainda mais estranho é quando vejo relatos na net de que esta gráfica até é razoavelmente fresca.
    a caixa tem atrás uma ventoinha de 120mm a extrair ar, e não aquece praticamente nada.

ideias?

2. Keysniper

Keysniper Banido

Talvez esta seja um bocaaaaadinho obvio de mais mas secalhar a ventoinha da grafica ta avariada tambem ja tive problemas semelhantes com a minha e foi so substituir a ventoinha...

3. Mitch

Mitch Banido

gráfica passiva = sem ventoinha

edit: já vai em 62º, sem correr nenhuma aplicação...

Última edição: 4 de Agosto de 2007
  4. Romani48

Romani48 Power Member

pois.. é que com as temperaturas que se têm feito é certo essas situações..
    a minha com um cooler porreiro que normalmente em dias mais "frescos" está nos 39º hoje está nos 44º

o melhor será mesmo pores uma fan por cima da grafica.

5. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Eu mandava isso para trás, parece ter defeito.

Se a gráfica tiver ao pé do northbridge também pode estar a aquecer mais por isso.

Cumps

6. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Boas,

Esse "problema" pode ter a ver só com o teu tipo de PC e a respectiva montagem, a temperatura actual do sitio onde está o PC, a gráfica sem dissipador activo e o facto de teres só uma ventoinha no PC.

Se eu tivesse esse PC, e partindo do principio que a tua fonte tem uma ventoinha a fazer extracção, tirava a ventoinha que tens a fazer extracção e punha-a na frente do PC a meter ar fresco dentro da caixa. Assim ficavas com uma ventoinha a meter ar e outra a extrair ar.

Cumps.

7. Mitch

Mitch Banido

a ventoinha da caixa estava originalmente na frente, mas consegue pouco fluxo porque está algo tapada pela frente da caixa e pelos discos duros.
    quando mudei para a parte de tras, as temperaturas do sistema e cpu baixaram 7º...

8. MinisterOfSound

Tou a ver que tens uma caixa "daquelas", tenta comprar uma ventoinha e coloca-la na VGA.
    Fazeres um mod na frente da caixa talvez não seja má ideia.

Cumps.

9. Mitch

Mitch Banido

uma vista da caixa (coolermaster centurion 534 lite)

Última edição: 4 de Agosto de 2007
  10. Romani48

Romani48 Power Member

é como a minha a frente tem uma fan de 120 mas a frontal da caixa não é assim muito aberta por isso já abri um buraco na parte frontal, porem não se nota porque a caixa depois tem uma grelha... dantes tinha a grelha mais plastico..

11. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Eu acho que por muito mau que o air flow seja isso não justifica..

Ele tem o CPU a 27º.. a board a 42º (se li bem), se o air flow fosse assim tão mau, o CPU e a board também ficariam mais quentes.

Se a gráfica tem cooler passivo é porque é suficiente para não sobreaquecer assim.. ou isso tem defeito ou não sei.

12. Mitch

Mitch Banido

pois, não percebo.
    quando liguei o pc na primeira vez, ainda estava na bios e o cooler da gráfica já queimava!

13. MinisterOfSound

Pelo que vejo nessa caixa só tens uma hipótese - colocar uma ventoinha no painel lateral.
    Se puderes opta por uma ventoinha que seja silenciosa mas puxe bem, tipo Silenx.
    Se o fizeres também é boa ideia pores um filtro na ventoinha.

Cumps.

14. MinisterOfSound

Isso é normal, isso e o CPU parecer tar em full com a ventoinha do CPU a 100%.

Cumps.

15. Romani48

Romani48 Power Member

poie então querem saber, ainda a bocado estava a jogar simspsons hit and run (lol) e o monitor ficou cheio de artefactos.. e a grafica não tem muito OC em cima e em idle está nos 44ºC...

16. MinisterOfSound

Romani48 a tua vga tem dissipador nas memórias? Artefactos geralmente só me aconteciam quando as ram's da VGA aqueciam.

Cumps.

17. Mitch

Mitch Banido

meti um termometro por baixo da grafica, para ver a temperatura do ar naquela zona... está por volta dos 31º.

18. MinisterOfSound

Lol, Mitch tavas de tampa aberta não tavas?:lol:

19. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Também tentei googlar a temperatura normal dessa placa mas não tive lá grande sorte.

A única coisa que encontrei foi um tipo qualquer num fórum a dizer que ela costuma estar a 65º (e mesmo assim parece demais, apesar das passivas serem mais quentes)

Anyway o teu teste parece excluir problemas de airflow.

Cumps

20. MinisterOfSound

Scarecrow talvez não exclua, se ele costuma estar de tampa fechada e mediu a temp de tampa aberta o problema pode ser a temperatura dentro da caixa.

Partilhar esta Página