Grafica AMD ou nVidia para Linux

jeff22

Power Member
Eu tenho uma gráfica Nvidia 240GT que nunca foi muito com a cara de linux a partir de um determinado kernel de à 3/4 anos que deixou de ser compatível. Por essa razão já esperei muito e a solução é mesmo trocar a Gráfica. Não queria estar a gastar muita nota porque será para um PC C2D, mas que seja um pouco melhor que esta GT240. Nesta altura do campeonato não sei qual a mais indicada se AMD ou nVidia, pois no passado a drivers eram menos problemáticas nas nVidia mas agora este problema com a GT240 já não sei o que dizer. Portanto o que procuro é uma gráfica ligeiramente melhor que esta mas que seja compatível com Linux com provas dadas.
Quem me puder sugerir uma, fico agradecido assim evito de andar a jogar à adivinhas.
 
Última edição:
A minha escolha é nVidia sem duvida, sempre foram mais amigas de linux. O problema é com esta 240GT a partir de um determinado kernel talvez de à uns 3/4 anos para cá teve problemas seja com que distro for. Já contactei a amigos do suporte da SuSE e foi-me mesmo disto que o problema é do kernel e já fizemos varias tentativas e nada e não sou só eu a queixar-me outros mais até que acabaram por mudar de gráfica. Já contactei outros foruns em EN e ninguém encontrou a solução, Já tentei a instalação de varias distros inclusivé as ultimas na esperança que tivessem resolvido e nada, porque o kernel não foi resolvido. Por essa razão é que pergunto por uma nVidia que alguém tenha a funcionar mas que seja mais atual que esta 240 GT. Eu comprei esta á uns 3/4 anos em 2ª mão mas com dias a um user no ebay e penso que foi mais por isso que ele a despachou mas como eu tinha uma nVidia 7600GT nem dei muita importância e comprei por ser um pouco melhor já que não tenho jogos instalados no meu PC e para o uso mesmo intenso que lhe dou chegava. Agora que quero deixar este PC só para Linux logo que acabe de montar o outro , eu quero o meu linux de volta e para isso preciso de mudar de gráfica.
O problema é que quando chega á parte para correr o X parou ali e passado uns minutos ora fica à riscas ora aos quadrados pixellizados ampliados, esquisito.
 
Ja usei montes de gráficas das duas marcas e nunca tive problemas...
Se tivesse opção de escolha, seria material ATI/AMD sem qualquer dúvida.
 
Ja usei montes de gráficas das duas marcas e nunca tive problemas...
Se tivesse opção de escolha, seria material ATI/AMD sem qualquer dúvida.

Um gajo que use linux à mais de 7 anos já para não falar à mais tempo como eu , pergunta-lhe qual era a empresa que era mais amiga do linux em questão de atualizar as drivers. ATI foi sempre uma carga de trabalhos e olha que eu usava SuSE e como eram driver proprietários e como quase tudo tinha que as instalar à unha, não era como muitas Distros que por aí andam que é next, next e next. Se atualmente nesse aspeto estão equiparada a mim pouco me importa, quero que me digam que a Grafica X é compativel , para não estar a comprar outra que venha a ter os mesmos.
 
Cada um tem as suas experiências... E olha que uso Linux/Unix desde que entrei na universidade, em 1994.
A minha queda por AMD/ATI é apenas por não querer suportar a NVidia e a Intel. Da mesma maneira que tento não dar dinheiro à MS e não dou à Apple.
Neste momento estou com uma ATI com drivers proprietários e instala-se na boa.
Ainda há dois meses tinha uma NVidia 520m e também trabalhava bem.
Tenta arranjar uma gráfica da geração mais actual possivel, para teres um suporte mais longo. Pelo menos em teoria deverás ter.
Uma 240 GT não é assim tão antiga quanto isso. Foi mesmo azar.
 
Se queres uma gráfica nova, nvidia (tu já escolheste) será melhor dares um preço que estejas disposto a dar, assim é mais fácil indicar-te uma gráfica
 
Cada um tem as suas experiências... E olha que uso Linux/Unix desde que entrei na universidade, em 1994.
A minha queda por AMD/ATI é apenas por não querer suportar a NVidia e a Intel. Da mesma maneira que tento não dar dinheiro à MS e não dou à Apple.
Neste momento estou com uma ATI com drivers proprietários e instala-se na boa.
Ainda há dois meses tinha uma NVidia 520m e também trabalhava bem.
Tenta arranjar uma gráfica da geração mais actual possivel, para teres um suporte mais longo. Pelo menos em teoria deverás ter.
Uma 240 GT não é assim tão antiga quanto isso. Foi mesmo azar.


Eu tenho uma NVidia Sparkle 7600 GT e funciona bem desde que a tenho à quase 7 anos e não tem nada pelo facto de ser mais atual ou antiga aparentemente . O problema é mesmo o azar como dizes e a meu ver foi azar com esta versão XFX 240 GT que não é compatível com as versões do Kernel de à uns 3/4 anos para cá. Vou procurar por uma mais recente e com preço a condizer com o resto do PC.


Se queres uma gráfica nova, nvidia (tu já escolheste) será melhor dares um preço que estejas disposto a dar, assim é mais fácil indicar-te uma gráfica

Eu não quero gastar muito numa grafica e no PC que é , apesar de dar bem para os gastos em Linux. Mas estava a pensar nesta do link abaixo ou noutra mas nunca mais de 50 pounds. Pode não ser muito melhor que a 240 GT mas pelo menos é mais atual penso eu, e digo isso porque é ária que atualmente estou muito desligado. Parece-me que ela consome muito ou é impressão minha.

Grafica Se queres uma gráfica nova, nvidia (tu já escolheste) será melhor dares um preço que estejas disposto a dar, assim é mais fácil indicar-te uma gráfica[/QUOTE]"]nVidia
 
Última edição:
O link não está a funcionar.

Mas 50 pounds só mesmo do tipo das GT xxx. Desde que o 1º digito seja mais alto, será de uma nova família (em principio, pois pode ser também só rebrand) depois os dígitos seguintes quanto mais altos normalmente melhor. Por exemplo a minha gráfica GTX 260 se comparares com uma GTX 660 vê que a 660 é mais recente porque tem um valor maior e o 60 consegues perceber que é uma gráfica de mid-range, pois o topo normalmente é x90/x80/x70 e a baixa gama é algo do tipo x20/x30. Isto não é uma ciência exacta, mas normalmente quando tenho dizer que gráficas são melhores a alguém que não percebe, ou pouco percebe é assim que explico.

Tenta te regular pelo que disse e vê se consegues arranjar algo que te satisfaça, alguma coisa pergunta antes.

Cumps
 
Já tinha reparado nesse pormenor mesmo até nos preços como é que uma 660 mais recente chega a ser mais barata que um 580 por exemplo. Mas pronto não quero mesmo gastar muito e quando me aparecer algo nos proximos dias e tiver duvidas pergunto. Obrigado a todos pelas dicas.
 
Se percebi bem, não jogas no PC. Precisas mesmo de uma gráfica relativamente poderosa?

É que daria a sugestão de usar a gráfica integrada da Intel, se tiveres um processador com gráfica integrada.
A nível de drivers, os drivers da Intel são um descanso. Não são perfeitos, mas são open source.
O hardware dos gpus da Intel fica atrás das soluções da AMD e nVidia, mas para um uso casual, até servem e gosto muito da sua performance em uso de GUI.

Caso não seja solução um gpu integrado da Intel, o "truque" na AMD ou nVidia é procurar uma familia com o primeiro número mais elevado (apesar dos rebrandings) e depois escolher dentro dessa familia. O segundo e terceiro numero quanto mais elevado melhor.
Depois, se precisares de uma gráfica como deve ser, escolher algo com Gddr5 e não com Ddr3. Quantidade de memória é importante em altas resoluções, mas consoante o que se use.
Se não precisares muito de gráfica, aconselho algo com um dissipador passivo (silencio) e que não tenha entradas de power (menor consumo)
 
Tive para recomendar isso mesmo, mas ele disse que era para um PC com C2D logo nada de integradas. Se fosse do interesse dele fazer upgrade ao CPU + motherboard + rams´s ficava safo nesse sentido, mas saia mais caro do que uma gráfica de baixa gama.
 
Back
Topo