Gráfica e CPU do portátil

MRuivo

I'm cool cuz I Fold
Boas, desde já cumprimentos a todos pois sou novo membro do forum. :001:

Depois, a minha dúvida é a seguinte, andei a tentar percorrer tudo mas sem muito sucesso para tentar esclarecer a mesma.

Tenho um Aspire 5680 (portátil da Acer recente) que já integra as mais recentes tecnologias de PCI Express (na gráfica) e Dual Core no CPU (1.83 GHz).

Gostava de saber se é possível mudar a gráfica e o CPU e se sim onde e como os posso obter. Sei que em lojas tipo Vobis, ***** etc. não consigo encontrar e que o próprio fabricante não irá habilitar a mudança dos mesmos pois isso iria ficar quase ao preço de um novo por eles, tenho ideia de que é possível o CPU e que a gráfica também (se for PCI Express, que é o caso) agora não tenho é certezas nem locais onde encontrar. Junto deixo a foto do portátil aberto onde creio que esteja o chip da gráfica e do CPU, corrijam-me se estou enganado.

Cumprimentos, obrigado. :)
ruivosphoto1156li6.jpg
 
CPU podes mudar, logo que seja compatível com a board do portátil, embora não seja fácil encontrar, em lojas de informática se pedires podem-te conseguir arranjar, mas nada de Vobis, *****´s e afins...

A gráfica é que já é muito mais complicado, a generalidade de portáteis não permite trocar a gráfica a não ser aquelas versões MXM, caso contrário não é possível, e mesmo que seja possível de alguma forma, envolve muitos conhecimento de soldadura e por aí fora, não vale a pena.
 
CPU podes mudar, logo que seja compatível com a board do portátil, embora não seja fácil encontrar, em lojas de informática se pedires podem-te conseguir arranjar, mas nada de Vobis, *****´s e afins...

A gráfica é que já é muito mais complicado, a generalidade de portáteis não permite trocar a gráfica a não ser aquelas versões MXM, caso contrário não é possível, e mesmo que seja possível de alguma forma, envolve muitos conhecimento de soldadura e por aí fora, não vale a pena.

Certo, mas tendo em conta que a gráfica é uma PCI Express não deveria dar para mudar?~

Mais uma informação ainda, a gráfica a minha é uma Ge Force GO 7600 PCI Express (128 MB dedicados) mas disseram-me que poderá ir até aos 512 MB partilhados. Isso significa que no fundo a gráfica suporta jogos que exijam 512 MB gráficos?

De qualquer modo, o CPU é fácil de encontrar? E como vejo a compatibilidade com a minha board? (nunca percebi isso bem dos sockets).

Outra coisa, em que que alteram os MHz da memoria RAM? Tenho 3 GB de RAM, 1 GB DDR 2 (266 MHz) e 2 GB (333 MHz) também DDR 2, estão em MHz diferentes, mas eu não sei até que capacidade de MHz a minha board suporta e em que que isso é vantajoso, por outras palavras, não sei a função certa dos MHz no que diz respeito à memória RAM.

Obrigado, e desculpem lá tanta pergunta.


PS: Se alguém souber uma loja onde venda CPU para portáteis (pode ser online) gostaria que me informasse. :)
 
Última edição:
Na foto que colocaste, está o CPU (componente mais a direita, debaixo do dissipador em X) e como é de socket, dá para trocar.

O cpu presumo que seja um T5600 (1.83)

Atenção que para esta plataforma não podes por nenhum CPU "santa rosa edition". ;)
O outro integrado é o northbridge. Não se vê ai a grafica, se possivel podias por uma foto mais geral? Algumas gráficas vem em placas dedicadas, mas outras estão soldadas na motherboard!
 
Última edição:
Na foto que colocaste, está o CPU (componente mais a direita, debaixo do dissipador em X) e como é de socket, dá para trocar.

O cpu presumo que seja um T5600 (1.83)

Atenção que para esta plataforma não podes por nenhum CPU "santa rosa edition". ;)
O outro integrado é o northbridge. Não se vê ai a grafica, se possivel podias por uma foto mais geral? Algumas gráficas vem em placas dedicadas, mas outras estão soldadas na motherboard!

Correcto, é um T5600. E posso mudar para que CPU's? Quais são compatíveis? Eu não encontrei a gráfica mas diz aqui nas especificações que é PCI Express, poderá estar soldada?

Deixo aqui uma foto do Everest que faz referencia à gráfica, não sei se pode ajudar.
asuo0.jpg
 
Última edição:
Certo, mas tendo em conta que a gráfica é uma PCI Express não deveria dar para mudar?
O facto da interface ser PCI-E não implica que a placa gráfica seja modular. Não significa que esteja encaixada numa slot.
Mais uma informação ainda, a gráfica a minha é uma Ge Force GO 7600 PCI Express (128 MB dedicados) mas disseram-me que poderá ir até aos 512 MB partilhados. Isso significa que no fundo a gráfica suporta jogos que exijam 512 MB gráficos?
Suporta, mas em princípio não se vai portar muito bem. Uma placa gráfica que use realmente 512MB de memória de vídeo tem que ser bastante rápida para manter um nível de velocidade aceitável. Por exemplo, no caso da Go 7600, mesmo que tivesse mais de 128MB dedicados, não ia servir de nada, porque não tem capacidade de processamento suficiente para fazer uso de tanta memória de vídeo mantendo a fluidez.
De qualquer modo, o CPU é fácil de encontrar? E como vejo a compatibilidade com a minha board? (nunca percebi isso bem dos sockets).
A tua board só suporta CPUs Socket M.
Outra coisa, em que que alteram os MHz da memoria RAM? Tenho 3 GB de RAM, 1 GB DDR 2 (266 MHz) e 2 GB (333 MHz) também DDR 2, estão em MHz diferentes, mas eu não sei até que capacidade de MHz a minha board suporta e em que que isso é vantajoso, por outras palavras, não sei a função certa dos MHz no que diz respeito à memória RAM.
Suporta memórias até 333MHz (667MHz DDR).
Se tiveres um módulo de 533 e um de 667, como é o caso, o de 667 baixa automaticamente para 533, para ficar em sincronia com o outro módulo mais lento.
 
Back
Topo