Problema Gráfica GTX 1060, problemas com jogo?

BolaBrancaV7

Power Member
Boas pessoal, comprei o seguinte PC à cerca de 1 mês /2 meses

http://imgur.com/RDVmrnk, Com uma GTX 1060.

Ontem estava a jogar GTA V e penso que a gráfica foi abaixo duas vezes. Vou tentar explicar o que aconteceu:

1) na altura em que instalei o jogo utilizei o optimize da Geforce experience, mas lembro-me que por alguma razão não achei piada como ficou e andei lá a mexer numas settings (não sei quais, mas deve ter sido para aumentar).

2) tenho jogado sem problemas por uma semana e tal, mas nunca o fiz muito tempo seguido por falta de tempo, ontem foi quando estive mais tempo a jogar.

3) A primeira vez que aconteceu o problema o ecrã dizia que já não estava a receber sinal. Andei lá a mexer nos cabos e o raio e não dava. Reiniciei o PC e aparecia o ecrã todo preto e uma linha meia azul ou assim. Voltei a reiniciar e tudo Ok.

4) Da segunda vez exatamente o mesmo sintoma e reparei que a ventoinha da Gráfica estava a fazer um barulhão. Abri a caixa e toquei no blackplate (acho que é assim que se chama) com as costas da mão e apanhei um escladão...logo concluí que aquilo estava a aquecer demais.

5) fui ao Geforce experience e fiz optimize e fui ao gigabyte xtreme e meti default em tudo (não tenho a certeza se tinha mexido em mais alguma cena neste sem ser a das luzes). Deixei o GPU-Z a gravar os dados da GPU para ver se a ventoinha funcionava e as temp e voltei a jogar cerca de uma hora.

6) Desta vez nunca ultrapassou os 53º/54º e mal chegava aos 48º ou lá o que era a ventoinha arrancava em 30% +/-.

A minha pergunta é, isto revela algum problema do GPU? Ou realmente mexer nas settings de um jogo (este jogo ainda por cima que já tem uns anos) para mais alto que o recomendado pode aquecer o GPU de tal maneira que ele se desliga mesmo? Eu achei que isto acontecia apenas em benchmarks e assim e quando se brincava com overcloks... e era suposto o GPU ir logo abaixo em vez de apenas desligar o jogo ou começar a diminuir a sua performance??

PS:. sem ter a certeza, eu acho que uma das alterações que fiz nas settings foi meter 60 FPS fixed e aumentar as shadows...

Obrigado e peço desculpa pelo relatório :)
 
não me parece que seja nada devido ás temperaturas.
ou drivers ou configurações que andaste a mexer :)

Podes sempre limpar os drivers e reinstalar de raiz e experimenta a ver se mantem o problema.
 
Bom, o @Stormgiant tinha razão... Desta vez tinha o GPUZ a monitorizar a cena para o notepad e quando o ecrã deixou de ter ligação estava a 60º com 39% de funcionamento das ventoinhas. O jogo também estava meio aos arranques não sei porquê...
Vou limpar e reinstalar as drivers a ver se resolve...
 
Boas pessoal, continuo a precisar de ajuda neste problema por favor :S...

Já tentei de tudo, limpar as drivers, instalar sem o experience...usar as definições de gráficos do jogo... procurei um video de benchmarks no youtube e utilizei as mesmas definições que estavam nele para a GTX1060... acontece sempre o mesmo... a performance é normalmente a esperada, mas passado uma / duas horas de jogo a placa gráfica desliga/deixa de fornecer sinal (porque as luzes dela continuam ligada)... e o resto do PC continua ligado. A partir dessas duas horas acontece isso, reinicio o PC e meto-me a jogar outra vez e volta a acontecer o mesmo em pouco tempo +/-15min (já não preciso de esperar as duas horas).

Há uns tempos atrás em vez de GTA estava a jogar o assassins creed unity e aparecia-me um BDSO a dizer WORKER_INVALID, mas eu nem liguei porque o jogo era tão mal otimizado que pensei que fossem bugs do mesmo. Não sei se estará relacionado ou não, porque o sintoma é diferente, mas fica a informação.

Que acham que devia fazer? Como posso ter a certeza que o problema é do GPU?? Eu já meti o HM e o GPUZ a fazer o ficheiro de diagnóstico, mas sinceramente não vejo valores parvos lá, parece tudo normal e de repente só traços que é quando vai abaixo... mas tb não sei bem o que procurar...estava a pensar em deixar o furmark a correr a ver se lhe acontece o mesmo.

Obrigado :)
 
Retiras a gráfica, ativas a gráfica do processador e jogas assim um tempo. Se acontecer é porque não é da gráfica. Para saberes se é da gráfica o melhor é utilizar noutro PC, porque também pode ser da motherboard ou da fonte.

Btw, saca o OCCT e faz os stress tests que tem lá durante uns minutos e vê o que acontece.
 
Thanks :)... Vou tentar isso. a gráfica do processador será suficiente para correr o jogo? Só não tenho é outro PC para testar a gráfica :(, o resto vou tentar a ver no que dá :)!
 
Já viste se a gráfica está bem ligada à fonte? É que já tive exactamente esse problema, e o cabo estava mal ligado à gráfica. Não tinha ido a fundo a ficha.
 
A gráfica encontra-se num local isolado? (espaço para circular o ar) Já viste se as ventoinhas estão a funcionar correctamente se disparam no arranque? Tenta ver se as rpm são as indicadas. Pode ser defeito da gráfica ou do próprio controlador tenta versões anteriores.
Se der em nada experimenta fazer um reset à BIOS se te sentires confortável. Tira a pilha fora e deixa descarregar. Desliga o computador da tomada antes de removeres a pilha (BIOS). Depois da removeres carrega no power uns segundos para limpar os condensadores depois volta a colocar a BIOS e liga à tomada repete os testes.
 
Já viste se a gráfica está bem ligada à fonte? É que já tive exactamente esse problema, e o cabo estava mal ligado à gráfica. Não tinha ido a fundo a ficha.

Ainda não verifiquei essa ficha... agora está a correr o Furmark à duas horas sem problemas, a ver se depois dou uma vista de olhos à tua solução. Mas eu noto que as luzes ficam ligadas na mesma...pode é não ter energia suficiente claro...

A gráfica encontra-se num local isolado? (espaço para circular o ar) Já viste se as ventoinhas estão a funcionar correctamente se disparam no arranque? Tenta ver se as rpm são as indicadas. Pode ser defeito da gráfica ou do próprio controlador tenta versões anteriores.
Se der em nada experimenta fazer um reset à BIOS se te sentires confortável. Tira a pilha fora e deixa descarregar. Desliga o computador da tomada antes de removeres a pilha (BIOS). Depois da removeres carrega no power uns segundos para limpar os condensadores depois volta a colocar a BIOS e liga à tomada repete os testes.

Não me parece que o problema seja circulação de ar...ou a temperatura que atinge... porque dos logs que eu fiz com o GPUZ enquanto jogava e aquilo crashou andava nos 62º e agora está nos 69º com o Furmark sem problema...nunca a vi a chegar aos 70º sequer quanto à situação da Bios não tenho muita confiança para fazer isso e se calhar nessa situação tentava levar o PC para a garantia que ainda está tudo dentro disso...
Quanto às RPM estão de acordo com o gráfico de temp. vs rpm da gigabyte xtreme por isso penso que tb não tenha problema nenhum com a driver.


eu tou é a achar estranho ter o Furmark a correr duas horas sem problema...vocês acham que é possível eu ter escolhido duas instalações com problemas? raio de treta... vou meter anti aliasing no Furmark a ver se causa estrago
 
Não me parece que o problema seja circulação de ar...ou a temperatura que atinge... porque dos logs que eu fiz com o GPUZ enquanto jogava e aquilo crashou andava nos 62º e agora está nos 69º com o Furmark sem problema...nunca a vi a chegar aos 70º sequer quanto à situação da Bios não tenho muita confiança para fazer isso e se calhar nessa situação tentava levar o PC para a garantia que ainda está tudo dentro disso...
Quanto às RPM estão de acordo com o gráfico de temp. vs rpm da gigabyte xtreme por isso penso que tb não tenha problema nenhum com a driver.

Eu mandava para reparação então. Pergunta ela crasha em mais alguma coisa? será mesmo problema da gráfica? Corre outros testes memória e disco. Testes mais evasivos que o furmark. Tens o Memtest para as memórias e o HD Tune para o disco por exemplo.

eu tou é a achar estranho ter o Furmark a correr duas horas sem problema...vocês acham que é possível eu ter escolhido duas instalações com problemas? raio de treta... vou meter anti aliasing no Furmark a ver se causa estrago

Pouco provável mas pode ter acontecido.
 
Última edição:
Eu mandava para reparação então. Pergunta ela crasha em mais alguma coisa? será mesmo problema da gráfica? Corre outros testes memória e disco. Testes mais evasivos que o furmark. Tens o Memtest para as memórias e o HD Tune para o disco por exemplo.

Pois... Vou a ver e não é da gráfica e é de outra coisa qq... Admiti gráfica pq o ecrã dizia que não tinha feed do HDMI... E o PC parecia ligado à mesmo...

Tenho de correr stress testes para o resto então. Ontem o furmark correu umas 5 horas sem stress nenhum...

Hoje deixo o memtest a fazer overnight e vou tentar tb o teste que referiste para o disco. Algum teste recomendado para o CPU? E algum teste mais agressivo para a gráfica além do Furmark?

Eu até mandava para reparação, mas se calhar é da instalação e era meio parvo fazer isso... Estou a ver que daqui a nada tenho de formatar o PC e ainda nem percebi se tem um problema ou não :p.

Obrigado pela ajuda de todos :) que eu não tinha mesmo ideia que caminho seguir...
 
Pois... Vou a ver e não é da gráfica e é de outra coisa qq... Admiti gráfica pq o ecrã dizia que não tinha feed do HDMI... E o PC parecia ligado à mesmo...

Tenho de correr stress testes para o resto então. Ontem o furmark correu umas 5 horas sem stress nenhum...

Hoje deixo o memtest a fazer overnight e vou tentar tb o teste que referiste para o disco. Algum teste recomendado para o CPU? E algum teste mais agressivo para a gráfica além do Furmark?

Acontece por vezes quando estamos demasiado focados num problema. Recomendo Geekbench para testares o cpu e Unigine's Valley para testares o GPU.
 
Bom, resolvi abrir a caixa depois de instalar os testes que me sugeriram, só para ter a certeza e quando empurro o raio da gráfica para a motherboard reparo que a patilha preta fecha (tipo aquelas cenas da RAM)... nem quero acreditar, paguei vinte e tal euros pela montagem e vinha um stick de RAM mal encaixado porque a patilha dele ficou preso na gráfica, ora pelos vistos como a gráfica tinha aquela patilha no caminho tb não deve ter ido até ao fundo...e eu nunca reparei porque na RAM dizia que nem existia e a gráfica aparentemente estava tudo bem. Por isso é que os erros pareciam tão random... fiquei mesmo chateado, paguei para perder tanto tempo em diagnósticos como se o tivesse de ser eu a montar! E eu não sou muito super sabichão nestas cenas ainda perco tempo para perceber o que é o quê.

Bom... confirmem-me só, é possível o erro vir daí certo? A gráfica mal encaixada no PCI-E (não o cordão da power supply, a outra cena :p ) pode funcionar e falhar às vezes? ou se estivesse mal encaixada não funcionava mesmo?? É que agora também não vou poder jogar tempo seguido suficiente para ter a certeza que a cena está resolvida e gostava de saber se pode mesmo vir daí.

Obrigado a todos :) e desculpem lá o tempo com as sugestões quando eu podia ter aberto logo a caixa como falou o @Kuchiki Byakuya
 
A gráfica mal encaixada no PCI-E (não o cordão da power supply, a outra cena :p ) pode funcionar e falhar às vezes?
Penso que seja possível funcionar, se não tiver muito mal encaixada, mas se isso acontecer, não funciona a 100%. Assim como aconteceu-me com o cabo da fonte. Mas acho estranho estares a fazer testes à gráfica e não dar problemas... No meu caso ia abaixo apenas quando jogava, pois puxava mais pela energia no gpu
 
Back
Topo