Gráfica não é detetada

jmartins.pt

Suspenso
Bom noite a todos,
Recentemente fiz o meu primeiro setup de um desktop.
E como está difícil arranjar placa grafica a um preço tolerável, comprei uma só para desenrascar, uma Asus rx 560 4gb. A minha motherboard é uma MSI MAG B550M MORTAR WIFI, e ela não está a detetar a placa gráfica no arranque. Será mesmo uma incompatibilidade entre os dois componentes, por a placa ser bastante antiga, ou é algo que se possa resolver nas configurações da bios? No debug da placa quando arranca, acende a luz "vga" que indica mesmo que não detetou nenhuma placa gráfica.
 
Última edição:
Como a que eu tive em tempos tinha, daí ter questionado...

Posso sugerir:

- Valida se está bem encaixada e os contactos do interface PCIe dela estão bem limpos.
- Confirma noutro PC que ela realmente funciona.
- Podes testar fazer reset á BIOS da MB e/ou atualiza-la para a ultima versão (se já não está).
- Testa na outra slot PCie da MB.
- Testa outra saída da VGA. HDMI, DPort, etc...
 
Última edição:
Como a que eu tive em tempos tinha, daí ter questionado...

Posso sugerir:

- Valida se está bem encaixada e os contactos do interface PCIe dela estão bem limpos.
- Confirma noutro PC que ela realmente funciona.
- Podes testar fazer reset á BIOS e/ou atualiza-la para a ultima versão (se já não está).
- Testa na outra slot PCie da MB.
- Testa outra saída da VGA. HDMI, DPort, etc...
Fiz tudo isso já :) e não deu, em outro PC também não deu, mas a motherboard também é recente. Esta gráfica vinha selada na caixa, posso devolver mas queria garantir que não é alguma incompatibilidade com a minha board, para não estar a trocar por outra e dar no mesmo
 
Esse sintoma de noutro PC diferente não dar também, não é muito normal...

Qual é o modelo exato da gráfica?

Não conheço as opções exatas dessa tua MB, mas costumam ter opções do tipo que podes testar:

- Forçar versão do PCIe (1.0, 1.1, 2.0, 3.0).
- Forçar velocidade da porta PCIe (1x, 4x, 8x, 16x)
- Dispositivo a iniciar primeiro (PEG ou PCIe).
- Desabilitar o quick boot.

(edit) PS - Segundo o site da MSI da tua MB, a gráfica está listada (refere é este modelo deles ser PCie 8x)

MSIAMD Radeon RX 5604096GDDR5x8Gen31
 
Última edição:
O modelo é ASUS Radeon RX 560 de 4gb OC edition. O problema é não ter outra placa de vídeo para ligar um monitor e fazer essas configurações, outro pc não é meu. Começo a achar que seja mesmo defeito da gráfica.
 
Sendo assim, sem alternativa de testares mais coisas...fica-me também a duvida se a gráfica está ou não boa...
Se conseguires pede a alguém que a teste novamente noutro PC, ou então que te empreste uma gráfica que tenhas a certeza que está OK, para poderes continuar os despistes...
 
Acabei por resolver o problema, troquei a gráfica :) Vinha com defeito de fabrico, foi azar comprar logo uma selada com defeito. Obrigado pelas ajudas.
 
Back
Topo