Gráfica no forno

Myth

Power Member
Boas,

Eu fiz uma pesquisa no forum e não encontrei nada relacionado com o que vou colocar a seguir.

http://www.ocforums.com/showthread.php?t=606658
e
http://www.hardforum.com/showthread.php?t=1421792

Ora, a gráfica do meu portátil morreu há coisa de 3 anos (barras em todo o ecrã impedia de ver fosse o que fosse) e hoje, seguindo o raciocinio daqueles links aqueci o chip da gráfica, com um secador de cabelo normal, durante ~11 minutos e "milagrosamente" a gráfica voltou à vida e até agora tem estado a funcionar muito bem.

Tentei o mesmo processo (com o secador) na minha 7800GT, mas não tive sorte. Amanhã vou tentar o processo do forno e logo digo qualquer coisa. :D

O processo parece-me bastante simples:
1. Remover os disipadores e ventoinhas e massa térmica das gráficas;
2. Forrar o tabuleiro de metal do forno com folha de aluminio e fazer 4 bolas de 3cm com folhas de aluminio e colocar a gráfica de modo q o chip fique virado para baixo e com as bolas em cada canto a suportar a gráfica;
3. Aquecer previamente o forno a ~196º (ou 385F);
4. Inserir tabuleiro com a gráfica e esperar 8 a 10mins;
5. Desligar e deixar arrefecer dentro do forno durante 10 a 20mins;
6. Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer por mais 30 a 60mins;
7. Montar e testar.

Espero que isto ajude. :)

Edit: Não sei se coloquei isto no sitio correcto, caso não, movam sff.
 
Última edição:
Esse tipo de reparação é um salvador de reliquias!

Já tenho utilizado uma ferramenta de descolar alcatifas, mais quente e mais eficaz.
Comprei uma no lidl por 19€ se não me engano...

Funciona melhor que o secador de cabelo, pelo menos a "reparação" dura mais tempo.

Se a avaria era uma soldadura "fria" ou descolada, o secador pode não atingir a temperatura necessaria para soldar de novo.

O forno, pode estragar os componentes, principalmente os condenssadores. Pelo tempo que demora a aquecer os integrados, os condenssadores podem explodir entretanto...

A pistola de descolar alcatifas... é demasiado quente, mas o unico que consegue soldar bem os componentes.
 
Boas,

Eu fiz uma pesquisa no forum e não encontrei nada relacionado com o que vou colocar a seguir.

http://www.ocforums.com/showthread.php?t=606658
e
http://www.hardforum.com/showthread.php?t=1421792

Ora, a gráfica do meu portátil morreu há coisa de 3 anos (barras em todo o ecrã impedia de ver fosse o que fosse) e hoje, seguindo o raciocinio daqueles links aqueci o chip da gráfica, com um secador de cabelo normal, durante ~11 minutos e "milagrosamente" a gráfica voltou à vida e até agora tem estado a funcionar muito bem.

Tentei o mesmo processo (com o secador) na minha 7800GT, mas não tive sorte. Amanhã vou tentar o processo do forno e logo digo qualquer coisa. :D

O processo parece-me bastante simples:
1. Remover os disipadores e ventoinhas e massa térmica das gráficas;
2. Forrar o tabuleiro de metal do forno com folha de aluminio e fazer 4 bolas de 3cm com folhas de aluminio e colocar a gráfica de modo q o chip fique virado para baixo e com as bolas em cada canto a suportar a gráfica;
3. Aquecer previamente o forno a ~196º (ou 385F);
4. Inserir tabuleiro com a gráfica e esperar 8 a 10mins;
5. Desligar e deixar arrefecer dentro do forno durante 10 a 20mins;
6. Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer por mais 30 a 60mins;
7. Montar e testar.

Espero que isto ajude. :)

Edit: Não se coloquei isto no sitio correcto, caso não, movam sff.

Yah, há pessoal que compra 8800 GTX estragadas a 20 euros
e as metem a funcar.
Mt nice.
 
Alguém me explica como é que isso funciona? Como é que aquecendo uma placa ela volta à vida?
Reflowing, ou seja, a ideia é derreter as "micro soldas", invisiveis a olho nu, de modo a reparar as "micro falhas" que vão ocorrendo à medida que se dá uso.

Esse tipo de reparação é um salvador de reliquias!

Já tenho utilizado uma ferramenta de descolar alcatifas, mais quente e mais eficaz.
Comprei uma no lidl por 19€ se não me engano...

Funciona melhor que o secador de cabelo, pelo menos a "reparação" dura mais tempo.

Se a avaria era uma soldadura "fria" ou descolada, o secador pode não atingir a temperatura necessaria para soldar de novo.

O forno, pode estragar os componentes, principalmente os condenssadores. Pelo tempo que demora a aquecer os integrados, os condenssadores podem explodir entretanto...

A pistola de descolar alcatifas... é demasiado quente, mas o unico que consegue soldar bem os componentes.

Ya, tenho de arranjar uma heat gun, mas o secador era a unica coisa que estava a mão. :D
 
Última edição:
Se o problema era uma soldadura fria, estalada, descolada, etc...

O calor vai derreter a solda, voltando a soldar o componente afectado.

P problema, é que nem sempre se consegue soldar "bem" votlando a ficar com uma solda fria, o que mais cedo ou mais tarde vai estalar ou descolar de novo.

É um remendo, mas muito utilizado, eu pessoalmente posso dizer que metade das placas que tenho arranjado assim, ficam boas durante muito tempo.
 
Pois, é uma fix temporária, já estou a contar que aquilo mais tarde ou mais cedo volte a fracturar, mas nessa altura já deverei ter a heat gun, ou pelo menos o secador... :P (também costumam usar a heat gun nas xbox 360 com bastante taxa de sucesso)
 
Já agora, não quero fazer disto um exemplo a seguir...

Já reparei algumas boards de portáteis e de desktops com esta técnica.
Algumas pens usb, daquelas que tem informação importante sem backup...
Algumas graficas, uma board de um disco, uma de um LCD, etc...
 
Hum, só uma coisa, dá para regular a temperatura das heat guns, pelo que vi, algumas passam os 300º. O aquecimento fazes durante quanto tempo? 5 a 10mins a 200º?
 
Ja consegui por um CD riscado a trabalhar temporariamente após despejar uma borrada de pasta de dentes em cima....

E depois espalhar com guarda-napos

Passar por agua...

Limpar novamente e deixar secar...

Mas devo ter tido sorte, porque ja fiz mais vezes e nunca mais resultou, mas ja agora nao custa nada experimentar para o pessoal dos cd's estragados

Relativamente à grafica no forno... ja que rebentei com a minha 7600Gt e comprei uma 9500Gt
Agora tou com vontade de meter a 7600gt no forno :P
 
Normalmente, coloca a pistola no maximo, e depois vou aquecendo a placa, PRESA por uns alicates ou pinças, aquilo fica a escaldar!

Depois, vou dando calor, e verificando o estado da solda á lupa, como tenho uma lupa daquelas de bancada, grande, com luz á volta da lupa, é facil de ver quando a solda derrete.
Assim que a solda derrete, desliga-se a pistola e sopra-se até se poder pousar a placa numa mesa e esperar.

Normalmente, 1m é o suficiente para derreter o verniz, solda, plasticos, etc...
 
Pois, mas no caso de um portátil não dá para tirar o chip assim e há que ter em consideração os componentes à volta, portanto acho que será mais seguro usar uma temperatura não superior a 200º e manter mais tempo.

Und3rgr0undB3@N depois diz como correu :P
 
Uma ideia que nem sabia mas pelos vossos relatos faz sentido.

Já estou a ver os técnicos daqui a recomendarem por a placa gráfica a cozinhar no micro-ondas, quando alguém aparecer a queixar-se que a sua gráfica anda a dar riscos no ecrã. :D

Finalmente a culinária e a informática de mãos dadas.
 
Última edição:
Já estou a ver os técnicos daqui a recomendarem por a placa gráfica a cozinhar no micro-ondas, quando alguém aparecer a queixar-se que a sua gráfica anda a dar riscos no ecrã. :D
Posso estar enganado, mas placas gráficas (metal) no micro-ondas não me parece aconcelhável:biglaugh:
 
Apliquei o processo à minha gráfica "morta" e funcionou. Mais um caso de sucesso. No entanto, em vez dos 10minutos, só deixei ficar 8 para evitar danificar. Vamos lá ver quanto tempo dura... :)
 
xiii. nao me dá jeito nenhum. como tenho agora o WC dá uma trabalheira desgraçada para montar/desmontar a vga

mas sao sintomas tipicos de memórias lixadas; até durante o post e boot tenho artefactos massivos
há uns tempos tinha tentado flashar a grafica com uns clocks mais baixos e/ou timings mais relaxados e nao resultou
 
morta nao está verdadeiramente, mas sim tens razão
eu tenho medo é de a ligar depois da cozedura. ainda me estoura com o pc. tenho de arranjar um pc para cobaia
 
Back
Topo