Gráfica no forno

Boas,

Uma Savage4?? pds crer bem velhinha... dizes bem LOL...
Quer dizer, assa-la vai ser desporto...
Para treino é bastante positivo...LOL
Dps conta...

Fica bem

Não é assim tão velha (pelo menos ca em casa há mais velhas). Comprada em 1998 com os incriveis 32 MB de GRAM lol.
mas sim é velha.

EDIT: Miseravelmente horrível. Consegui põ-la a funcionar e trabalhar com ela durante 5 minutos mas derepente PAU um capacitor rebentou em pleno uso, com direito a BSOD e tudo. Ao menos era velha.... fiz cerca de 5 minutos a 150ºC.
 
Última edição:
a temperatura elevada faz bem às soldas, mas mal a quase tudo o resto (condensadores incluídos)
o ideal seria mesmo fazer um reballing às soldas dos chips BGA, como fazem aos cpus e gpus e x360 e ps3 mortas, mas o emendo ia sair caro (€€€)
 
Última edição:
Não é assim tão velha (pelo menos ca em casa há mais velhas). Comprada em 1998 com os incriveis 32 MB de GRAM lol.
mas sim é velha.

EDIT: Miseravelmente horrível. Consegui põ-la a funcionar e trabalhar com ela durante 5 minutos mas derepente PAU um capacitor rebentou em pleno uso, com direito a BSOD e tudo. Ao menos era velha.... fiz cerca de 5 minutos a 150ºC.

LOL...
Modestia há parte 5 min@150º isso é excelente para material tão Obsoleto!

(Muito Bom mesmo não tenhas Dúvidas)
Ainda dava para fritar uns ovos ou fazer umas torradas!

CUmps
 
Tenho uma X1400 de um portátil que há dois anos que me dá cabo da cabeça, mas só agora me lembrei disto do forno :o

Ela dá artefactos e passo uns minutos fica o ecrã preto, outras vezes nem o portátil mostra imagem (mas como está com som ouve-se a entrar no Windows passado alguns minutos).

Como só tenho secador de cabelo é aconselhável proteger condensadores ou o calor não vai ser muito? :P
 
A minha 4850 à 3 dias mostrava artefactos e dava bsods do nada.
Levou com o secador de cabelo, directamente no gpu durante uns 10mins, intervalados, nova massa termica, limpa, velocidade da fan a 90%, e até agora tudo bem =)
 
Isto ficou com um problema!

Não sei se será propriamente da gráfica ou de drivers marados ou o quê!


Passa-se agora o seguinte: Quando tenho o winamp a tocar musica, se outro programa usar em demasia o CPU ou o Disco a musica soluça e as vezes até fica mais lenta. Alguém tem ideia do que se poderá estar a passar? No entanto noto que o PC está mais lento, mas pode ser só impressão minha devido a isto da musica!

Não me apeteceu abrir uma thread para isto, uma vez que pode ser ainda avaria da gráfica!

EDIT: Já desinstalei os drivers da minha ATI x1600
 
O problema ficou resolvido com a re-instalação dos drivers do som. O Pc voltou a ficar mais rápido. Esta gráfica embora tenha 2 GPU's, não é lá grande coisa pois já tem 5 ou 6 anos e esta board penso que nem consegue usar todas as potencialidades do PCI-E desta gráfica. Mesmo assim é um pouco melhor que a minha antiga x1600

:lol:
 
Hoje decidi cozinhar uma Radeon 9200 (que tinha artefactos) no forno, deixei-a uns 7 min a 200ºC mas ficou exatamente igual, quando a tirei vi o plástico dos condensadores praticamente a derreter...
 
O meu HP andava com umas imagens maradas entao abri, vi o cpu e um chip ao lado tipo o gpu mas que nao dizia nvidia nem nada, andei com pistola lume nakilo de longe de maneira a nao queimar mas fez bolinha no chip entao final de contas... correu mal, mais tarde vi que tinha outro chip ao lado a dizer nvidia e agora já nem sei se fritei o chip errado, fico admirado e a mb ter 2 chips practicamente iguais com cooler e ja nao sei se fiz foi reflow no chip errado, so sei que ele agora nao liga, liga so 1seg e vai logo a baixo.
 
ao aqueceres o chip, derretou a solda e deve ter feito algum chante, agora tens que fazer reballing ou mandas fazer, se fores do porto podes falar cmg para isso.
 
Como é quanto aos "plásticos"?... :P Suspostamente isto é bom para as soldaduras, mas a longo prazo os problemas devem voltar digo eu.
 
Fiz esta técnica do forno a uma 8800gtx, teve a 200ºC durante uns 7 minutos. Quando reparei, tinha caido uma pecinha em que as soldas derreteram e ela soltou-se.

Fui a um tio, ele soldou me aquilo um bocado torto e tal mas o que interessa foi a ligação.

Ao final de 6 meses, a grafica ainda funciona que é uma maravilha :-D

Nunca pensei que ficasse boa, principalmente quando se soultou a tal peça :lol:
 
Boas

Tenho a minha 8800Gt nas lonas.
Aparecem artefactos ao iniciar o windows, no gestor de diapositivos dá gráfica com erro, e nao consigo abrir nenhum jogo!

Já defini a placa que vai substituir a que tenho (mas ainda não a comprei)

Numa derradeira tentativa, fale a pena meter no forno, ou usar secador?

Com o secador (que aquece bastante), como devo fazer?

Obrigado
 
Boas

Tenho a minha 8800Gt nas lonas.
Aparecem artefactos ao iniciar o windows, no gestor de diapositivos dá gráfica com erro, e nao consigo abrir nenhum jogo!

Já defini a placa que vai substituir a que tenho (mas ainda não a comprei)

Numa derradeira tentativa, fale a pena meter no forno, ou usar secador?

Com o secador (que aquece bastante), como devo fazer?

Obrigado
Se já está condenada, eu experimentava coloca-la no forno. Num eléctrico.
E como é óbvio que não te esqueças de tirar tudo o que for possível de plástico.

Como está no primeiro post:

O processo parece-me bastante simples:
1. Remover os disipadores e ventoinhas e massa térmica das gráficas;
2. Forrar o tabuleiro de metal do forno com folha de aluminio e fazer 4 bolas de 3cm com folhas de aluminio e colocar a gráfica de modo q o chip fique virado para baixo e com as bolas em cada canto a suportar a gráfica;
3. Aquecer previamente o forno a ~196º (ou 385F);
4. Inserir tabuleiro com a gráfica e esperar 8 a 10mins;
5. Desligar e deixar arrefecer dentro do forno durante 10 a 20mins;
6. Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer por mais 30 a 60mins;
7. Montar e testar.
 
Back
Topo