Problema Grafica Nova - Restart Loop

Ragahell

Deus BOINC
Olá,

Comprei uma gráfica nova, uma 6600 8gb. Troquei pela antiga, liguei o pc, entrou no windows sem problema, passado uns 5 mins o pc reiniciou, e não logou mais no windows, sempre a fazer restart.

Eu achei que fosse algum problema do windows (porque estava justamente a desinstalar as drivers da nvidia quando fez o 1º restart) e formatei e instalei de novo.

Fiquei uns 40mins com o windows novo ligado e de repente voltou a fazer restarts infinitos.

Eu consigo entrar em modo segurança ou estar na Bios sem problemas nenhuns por tempo indefenido. Mas quando entra no windows em 3 segundos faz restart :(


Alguém sabe o que é?

Além do format, já tirei a pilha da bios também, nada feito.

Obrigado

Processador i3 i3-9100F 4.2
Placa mãe MSI B365M Pro VH
Memória RAM 16GB Kingston HyperX Fury DD4 2133mhz
Género Masculino
Placa Gráfica Sapphire 6600 8gb
HDD/SSD SDD 1Tb
Fonte (PSU) XFX XT600W

windows 11 64 home
 
:( não tenho outra fonte... Mas tipo, o PC aguenta na boa na BIOS e no modo segurança só quando entra no Windows normal é que dá problema.

Se eu puser a placa antiga funciona tudo numa boa.
 
Usaste o DDU e fizeste uma instalação de drivers de raiz? E se não tiveres outra fonte testa a gráfica num computador diferente e verifica se o comportamento se mantem, podes ter o azar de receber uma gpu DOA, é raro, mas acontece. Se assim for também é de fácil resolução, trocas.
 
Última edição:
Usei o DDU depois, mas formatei o pc duas vezes, seria equivalente a isso? ou o DDU seria ainda mais eficiente? Eu usei mas não deu certo :(

Duvido muito que a gráfica esteja avariada. Mas também duvido que a fonte seja o problema. Mas pronto, vou devolver isto, paciencia...
 
Ou tens a fonte com problemas, ou tens o pci-e express com problemas ou a placa chegou-te morta. Não tens muito mais opções. Experimenta dar reseat na pciexpress ou usa noutro se a tua board tiver, isto de facto ela não funciona. Quando a fores devolver explica o que aconteceu e pode ser que eles a testem a já ficas a saber se não tens outro problema qualquer no pc.
 
Obrigado nullus. Caso seja a fonte qual a melhor mais barata que consigo? Estou mesmo por fora das fontes.

Tens o tópico aqui https://forum.zwame.pt/threads/fontes-de-alimentacao-guia-na-primeira-pagina.1042219/ onde o pessoal discute recomendações de fontes e promos

@Ragahell Assim de repente tens tipo BitFenix Formula 650W 80Plus Gold em promo por 70 paus e ficas com uma margem porreira para o futuro. Está dentro do pico da curva de eficiência energia para o teu hardware e é uma fonte A tier.
 
Obrigado. Já agora, a minha gráfica antiga é uma 970 OC de 12 pinos. Está é só de 8. Não sei se isto significa algo, mas a antiga funciona super bem sem problemas.
 
Pode significar. Basicamente ligavas a tua antiga apenas com 2 conectores de 6 pinos, ao ligares o de 8 vais estar teoricamente a pedir mais energia só num conector, apesar de no global seja a mesma energia para fonte. Porque cada conector de 6 pinos aguenta até 75W e o de 8 aguenta 150w.

Experimenta também ligar outro cabo de energia da fonte que tenhas disponivel.
 
Só um á parte, as GPUs têm uns leds a vermelho por cima dos conectores, que quando a alimentação n é a "correcta", esses mesmos leds ligam e passam a ser visiveis e o Pc de seguida vai a abaixo (por norma isto é o que acontece com as nvidia, n sei se será o mesmo para as AMDs).

Se isto é o teu caso, realmente a PSU pode já ter algum problema, caso contrário e uma vez que já foi feito os básicos, então a GPU tem algum problema.

Cumps, Wolf
 
Já tentaste desligar a instalação automática de drivers e instalar outra versão?
Se tiveres alguma facilidade com Linux, também podes experimentar (um live cd ou instalar) uma distribuição (por exemplo, o Ubuntu 21) e ver se o problema persiste.
 
Tive um problema com uma 5600XT, resolvi com um update à BIOS (não invalida tudo o resto que já se falou mas...)
Está updated :(

Vou mudar a fonte. Aparentemente no modo segurança e modo instalação mal usa o GPU. Após instalar as drivers a PSU não aguenta a gráfica e reebota o PC.

Isto faz sentido?

Uma XFX 650 80bronze é uma boa fonte mas tem 7 anos. Não sei se envelheceu mal.

Vou comprar uma seasonic 500w por 50€, depois deixo o feedback.
 
Não é uma boa fonte, podia ser decente na altura, mas não me admira que tenha envelhecido mal. Com a idade as fontes vão perdendo a capacidade de aguentar carga

Achei que fosse, a XFX era das melhores marcas, hoje em dia nao sei onde vende ou que aconteceu. E na altura para mim esse selo era novidade x)
 
Achei que fosse, a XFX era das melhores marcas, hoje em dia nao sei onde vende ou que aconteceu. E na altura para mim esse selo era novidade x)

Esquece a marca. A corsair por exemplo tem fontes top e fontes lixo. EVGA a mesma coisa e praticamente todas são assim.
Tens de analizar cada modelo individualmente
 
Isto faz sentido?
Sim, mas também pode ser algum problema com as drivers. Já tentaste o que sugeri acima?
Uma XFX 650 80bronze é uma boa fonte mas tem 7 anos.
Então mas não era uma XFX XT 600W?...
Vou comprar uma seasonic 500w por 50€, depois deixo o feedback.
Se trocares de fonte, vai para uma Seasonic Core GC 650W, que encontras neste momento a ~42€.
Se não quiseres comprar dessa loja, tenta dar mais ~5€ sobre os 50€ por uma Seasonic Core GC 500W ou ~11€ por uma Bitfenix Formula 550W.
 
Era mas evoluiu durante a noite para 650 eheh Sou eu que sou um troca tintas. Ando a ver fontes desde ontem já não sei o que digo.

Queria comprar algo que tivesse já em stock aqui a minha beira, melhorzinha por 50€ nestas condições é a

Fonte de Alimentação Seasonic S12III Series 500W 80 PLUS Bronze :(

 
Back
Topo