Gráfica NVIDIA ou AMD

metralha761

1st Folding then Sex
Olá pessoal!
Como o título diz, que gráfica é mais aconselhada para o linux?
Neste momento tenho uma nvidia GTX 650 TI, mas deverei a trocar principalmente porque preciso de 4 saídas digitais, está só tem 3.
Quando comprar uma gráfica, estou a pensar entre RX 570, RX 580, GTX 1050 TI ou a GTX 1060, talvez a GTX 2060 mas só quando sair.

Já agora, não pretendo usar o linux para gaming, só para trabalho.

Cumprimentos,
Luis Daniel
 
Quais os teus conhecimentos, sobre linux? Não deverás ter muitos problemas quanto a Nvidia ou AMD, os novos kernel já suportam a maioria. Qual a distribuição, que estás a pensar instalar/usar?
 
Em GNU/Linux existem drivers nativos abertos e drivers nativos fechados estes últimos costumam ter um suporte de 5 anos por aí em relação ao suporte a versões novas kernel após os quais normalmente as empresas deixa de dar suporte a correção de instalador para versão kernel nova.
Sobre a tua gráfica → https://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/304.51/README/minimumrequirements.html
pede kernel minimo 2.42.
Foi lançado em 2012 e se contarmos o tempo passaram 6 anos.

Muito provavelmente o suporte a kernel do presente esteja obsoleto portanto a tua gráfica deve estar coberta por drivers livres no caso da nvidia ficam configurados com o driver aberto gráfico - nouveau.

Este tipo de driver depende muito do produto existem gráficas que ficam quase com o mesmo rendimento que com o driver fechado e gráficas que ficam com um rendimeto muito reduzido - no campo jogos, alguns programas de edição 3D.

Lembra-te - se usares um computador pela gráfica que tem com o GNU/Linux, deves ter em atenção que os suportes a instalação de drivers privados neste sistema são muitas vezes temporais porque o Kernel evolui portanto no momento em que tenhas o computador alvo em optimo estado (bom rendimento gráfico etc) deves deixá-lo assim para futuro e se quiseres fazer uma imagem de sistema para restituir no futuro sem perder os desempenhos obtidos no momento considerado óptimo.

Se só pretendes o uso de GNU/Linux para Office, navegar na internet - enfim coisas gerais e não específicas - o suporte nouveau chega e sobra.

Força.
 
Boa, obrigado pelas respostas. Até me esqueci des post criado por mim.

Quanto ao SO, instalei Ubuntu 18.04 e depois instalei os pacotes para o lubuntu. Há coisas que prefiro do lubuntu.

Neste momento estou a usar o SO para trabalho que não requer o 3D. Mas o sistema já congelou umas 3x (a parte gráfica, inclusive o teclado, tendo que ir remotamente forçar o reiniciar) e noto que o browser FF ocasionalmente lembra-se de congelar a tab.

Isto poderá ter alguma coisa a ver com a instalação dos pacotes lubuntu, tentar actualizar os drivers com applicação da nvidia.

A verdade é que mudei para os drivers opensource, não tenho a certeza se ainda existam restos dos drivers oficiais.

Como estou a pensar em actualizar a gráfica, depois faço uma nova instação dos SOs. Sim porque estou a usar win+linux.

Já agora, estou a usar um conversor VGA -> HDMI, mas infelizmente cria uma pequena coluna preta em cada lado do "ecrã", o que não acontece em windows, alguem consegue algumas orientações para corrigir isso? Penso que tenha a ver com o sincronismo.

Cumprimentos,
Luis Daniel
 
Boa, obrigado pelas respostas. Até me esqueci des post criado por mim.

Quanto ao SO, instalei Ubuntu 18.04 e depois instalei os pacotes para o lubuntu. Há coisas que prefiro do lubuntu.

Neste momento estou a usar o SO para trabalho que não requer o 3D. Mas o sistema já congelou umas 3x (a parte gráfica, inclusive o teclado, tendo que ir remotamente forçar o reiniciar) e noto que o browser FF ocasionalmente lembra-se de congelar a tab.

Isto poderá ter alguma coisa a ver com a instalação dos pacotes lubuntu, tentar actualizar os drivers com applicação da nvidia.

A verdade é que mudei para os drivers opensource, não tenho a certeza se ainda existam restos dos drivers oficiais.

Como estou a pensar em actualizar a gráfica, depois faço uma nova instação dos SOs. Sim porque estou a usar win+linux.

Já agora, estou a usar um conversor VGA -> HDMI, mas infelizmente cria uma pequena coluna preta em cada lado do "ecrã", o que não acontece em windows, alguem consegue algumas orientações para corrigir isso? Penso que tenha a ver com o sincronismo.

Cumprimentos,
Luis Daniel

Ao nível do conversor essa saída deve ser standard adaptada ao monitor e equipamento penso que mesmo que alteres resolução ele te vai manter a escala com bordas por ser VGA nativo saída e Hdmi nativo entrada (monitor).

Sobe os congelamentos o Ubuntu tem muito má revisão e teste e muitas vezes é lançado com bugs de interdependência - instalas um pacote e desconfigura-te outro. Nada tem a ver com o fator Lubuntu porque esses pacotes são Ubuntu compativeis o problema estará ou bem na revisão Kernel e suporte arquitetura ou dretamente no GNOME que é problemático.

Tem em conta que - a vram gráfica diz respeito a nivel desempenho de gráficos e a Ram fisica para operações nativas de software - chamada - carregamento (ram) - desempenho, essa RAM software é onde são carregados arqivos de uso programa nativos dele e ocupam um espaço um Browser gráfico hoje em dia por exemplo fácilmente te pede 300 MB de RAM, depois tens o nível processador - clock - quão rápido é o processador a abarcar níveis de entrada execução tarefa.

Tens de medir todas estas carateristicas para escolher uma Distro a grandes rasgos - abaixo de 2 GB RAM ou mesmo 3 - usa LXDE para baixo óbviamente quanta menos RAM mais necessitas usar ambientes mais leves (box) IceWM ...) depois tens o nível processador se usas um processador por exemplo Pentium 4 hoje em dia tens de usar sistema desktop simples e ter paciência nos carregamentos de aplicação e funções dele porque tendem a sobrecarregar processadores antigos porque são aplicações com desenho para o presente e podem requerer granes linhas de código processado e isso influi no desempenho de processamento e a rapidez do pc é esse todo que acima descrevo.

O problema do congelamento deve estar ligado a RAM (falta dela) ou Kernel e arquitetura em má optimização face a hardware (Slackware e Gentoos costumam ser muito mais fieis neste campo).
Se por acaso o computador é antigo (core duo ou anterior) deves usar tanto um desktop leve LXDE quanto um software o mais temporal possivel da tua arquitetura.

Eu nos meus computadores uso Lubuntu 14.04 e se puer mantenho-os assim até findarem o GNU/Linux bem configuado é uma roca as máquinas duram mais tempo e muito tempo sem qualquer erro crítico o porque o Kernel é mesmo muito potente quanto a desenho frente a outros sistemas não UNIX POSIX compativeis.

Espero ajudar.
 
Hardware duvido que seja, tenho um i5-4570 e 32 GB de RAM, no windows até desactivo o swap pq ... são 32GB para que é que o windows quer meter coisas para swap?

Por isso, congelamento por causa do desempenho do hardware, duvido um bocado.

Se calhar vou ter ver outras distros, algo que seja bastante estável mas que não seja tão retardado nos pacotes.

Quanto ao conversor vga->hdmi, não estava a referir à resolução, mas aos parâmetros, usei o CVT e com ele consegui diminuir as faixas pretas.
 
Hardware duvido que seja, tenho um i5-4570 e 32 GB de RAM, no windows até desactivo o swap pq ... são 32GB para que é que o windows quer meter coisas para swap?

Por isso, congelamento por causa do desempenho do hardware, duvido um bocado.

Se calhar vou ter ver outras distros, algo que seja bastante estável mas que não seja tão retardado nos pacotes.

Quanto ao conversor vga->hdmi, não estava a referir à resolução, mas aos parâmetros, usei o CVT e com ele consegui diminuir as faixas pretas.

O protocolo vga hdmi é diferente daí a conversão escala te ficar com bordas.
O computador tem corpo para rodar KDE solvente.
Então o problema está no Kernel - outra versão e verifica se não é o Desktop Gnome com bugs que ás vezes com atualizações e desenvolvimento fica com erros que são corrigidos pelas equipas de desenvolvimento ao longo do tempo, também acontece muito no KDE dado que são ambientes compostos.

Se gostas de Gnome podias usar uma versão Mate de desktop, ou então usar ambiente não composto - LXDE, Xfce outros.

Mesmo assim centra-te no Kernel porque é aí que anda o problema.
 
Olá pessoal!
Como o título diz, que gráfica é mais aconselhada para o linux?
Neste momento tenho uma nvidia GTX 650 TI, mas deverei a trocar principalmente porque preciso de 4 saídas digitais, está só tem 3.
Quando comprar uma gráfica, estou a pensar entre RX 570, RX 580, GTX 1050 TI ou a GTX 1060, talvez a GTX 2060 mas só quando sair.

Já agora, não pretendo usar o linux para gaming, só para trabalho.

Cumprimentos,
Luis Daniel


Não existe necessáriamente uma gráfica para GNU/Linux existe é o que é suportado pela distribuição, drivers, firmware etc

Vais ao site da distro usas e consultas o que é suportado normalmente tá na wiki.

Drivers tens opensource e proprietários, tens experimentar o que funciona, normalmente é melhor os opensource.

GNU/linux funciona por pacotes, tens pacotes livres e não livres proprietários, convém só usar software livre, e usar os repositórios da distribuição apenas, agora se queres meter algo extra é contigo, tens é de meter pacotes de acordo com formato tens, se for debian é deb, se for centos é rpm etc.

uma outra coisa os drivers tens dependem de kernel com outro user aqui referiu por isso, mesmo que hj não esteja na lista no kernel amanhã pode estar e ser suportado.

No conversor acredito mais que tenhas a parte gráfica mal instalada, e sync mal feita, de resto se usas um conversor ficas com um lado do cabo de vga não tens hdmi em si, porque o cabo é diferente.

Outra coisa ao instalares isso tudo, update update update a tudo, kernel, drivers etc, e ver se fica estável senão podes ter regredir versão.

tenta usar distros gnu/linux sérias, debian, fedora, arch, gentoo, esses ubuntus e mint as vezes dão pau.
 
Última edição:
Back
Topo