• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Gráfica para correr filmes em 4k

LESTCI

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
300€ /Imediato


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
upgrade gráfica

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)


c) Office / Navegação web / Filmes



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
3 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não

7) Características Gerais: Upgrade gráfica


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>ATX

b. Processador (Intel ou AMD)
>AMD Ryzen 5 2600

c. Motherboard (chipset, formato)
>B450 plus

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>16GB

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>Nvidia 1050gtx 2gb

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>ssd m2 250gb / 3 Terra Seagate

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>0

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Modular Seasonic 650w
 
Não sei se estou a perceber muito bem. Tu já tens uma gtx 1050 2gb e queres dar upgrade à grafica porque queres ver filmes 4k?

Supostamente essa gráfica já deveria ser mais do que capaz de ver filmes em 4k, tem uma porta de HDMI 2.0 que é capaz de 4k@60hz, portanto não me parece que precises de fazer upgrade. A minha questão aqui é tentar perceber a razão pela qual achavas que precisas de um upgrade... Alguma coisa não está a funcionar? Tentaste ligar à TV e não funcionou?
 
Não sei se estou a perceber muito bem. Tu já tens uma gtx 1050 2gb e queres dar upgrade à grafica porque queres ver filmes 4k?

Supostamente essa gráfica já deveria ser mais do que capaz de ver filmes em 4k, tem uma porta de HDMI 2.0 que é capaz de 4k@60hz, portanto não me parece que precises de fazer upgrade. A minha questão aqui é tentar perceber a razão pela qual achavas que precisas de um upgrade... Alguma coisa não está a funcionar? Tentaste ligar à TV e não funcionou?
Já consigo ver em 4k sim, mas ao fazer streaming no plex com filmes acima dos 30gb começa a engasgar-se.
Deduzi que seria a gráfica.
 
Já consigo ver em 4k sim, mas ao fazer streaming no plex com filmes acima dos 30gb começa a engasgar-se.
Deduzi que seria a gráfica.

Transcoding no plex geralmente é feito no CPU. Podes e deves investigar a fonte do "engasgamento" mas quase de certeza que está relacionado com o cpu e/ou memória ram, visto que só se engasga em ficheiros grandes e sem saber se estás a fazer transcoding e a guardar o ficheiro temporário na RAM ou no SSD, eu diria que aumentar a quantidade de memória RAM vai ajudar nesse engasgamento.

Portanto a minha sugestão é aumentar a quantidade RAM e ver se resolve, em principio deve resolver, mas se não resolver tens sempre os 14 dias em que podes devolver o produto sem perguntas se comprares online, presencialmente depende da politica da loja.
 
Última edição:
Transcoding no plex geralmente é feito no CPU. Podes e deves investigar a fonte do "engasgamento" mas quase de certeza que está relacionado com o cpu e/ou memória ram, visto que só se engasga em ficheiros grandes e sem saber se estás a fazer transcoding e a guardar o ficheiro temporário na RAM ou no SSD, eu diria que aumentar a quantidade de memória RAM vai ajudar nesse engasgamento.

Portanto a minha sugestão é aumentar a quantidade RAM e ver se resolve, em principio deve resolver, mas se não resolver tens sempre os 14 dias em que podes devolver o produto sem perguntas se comprares online, presencialmente depende da politica da loja.
Atualmente tenho 16gb ram, vou encaixar mais memória
 
Ao correres isso tudo ao mesmo tempo, abre o gestor de tarefas e vê os consumos de recursos para veres qual é o problema.
 
A GTX 1050 faz efectivamente decoding de 4k por hardware, ou melhor , tipicamente os codecs são h265 que ela faz por hardware.
Como já disseram poe o filme a correr e vê o task manager
 
A GTX 1050 supostamente é capaz de fazer 2 streams de transcoding em h265, simultaneamente. Também não sei qual é a configuração que está a usar. Se calhar o melhor mesmo é verificar o uso dos recursos e ver onde é que a máquina está a sentir dificuldade, porque dependendo daquilo que esteja a fazer, até 2GB de ram poderia ser apenas aquilo que o Plex usaria.
 
Mas estás a visualizar no PC ou a fazer stream para outro dispositivo? Onde está fisicamente o ficheiro?
A fazer stream para a a series x e smart tvs

A GTX 1050 faz efectivamente decoding de 4k por hardware, ou melhor , tipicamente os codecs são h265 que ela faz por hardware.
Como já disseram poe o filme a correr e vê o task manager
Tinha o descodificador por hardware desligado, mas mesmo assim existem algumas releases que em streaming engasgam e outras não deve ser mesmo relacionado com o codec(ram abaixo dos 40%, cpu não passa dos 20% e largura de banda vai até aos 40megas)
 
Tinha o descodificador por hardware desligado, mas mesmo assim existem algumas releases que em streaming engasgam e outras não deve ser mesmo relacionado com o codec(ram abaixo dos 40%, cpu não passa dos 20% e largura de banda vai até aos 40megas)

Então não estás a guardar o ficheiro temporário na ram. Poupas escritas no ssd dessa forma.

Já quanto ao problema em questão se o problema for mesmo da gráfica, qualquer nvidia recente deve ser suficiente.
 
Sim a RTX 3050 ficando próximo da 1660 em termos de preço, deve ser mesmo a melhor escolha. Já temos uma Asus GeForce RTX 3050 DUAL OC 8GB LHR por 335,35€ e a MSI GeForce RTX 3050 AERO ITX 8GB GDDR6 por 294,70€ é single fan mas para o uso pretendido não deve fazer diferença.
 
Última edição:
A fazer stream para a a series x e smart tvs


Tinha o descodificador por hardware desligado, mas mesmo assim existem algumas releases que em streaming engasgam e outras não deve ser mesmo relacionado com o codec(ram abaixo dos 40%, cpu não passa dos 20% e largura de banda vai até aos 40megas)
ja analisaste se o problema não pode estar do outro lado ou na ligação entre ambos?
 
Back
Topo