Gráfica para media center, o video e o som

cmbandeira

Power Member
Boas, estou a pensar montar um media center e já li bastante acerca do assunto só que tenho um problema cuja solução ainda não vi comtemplada em lado nenhum.

O media center que quero montar é essencialmente para ver video HD, neste momento H264 e quando se justificar logo comprarei uma drive Blue Ray (que parece que vai ganhar a batalha) ou mista (se entretanto aparecerem) quando os preços descerem.

Este media center é para ligar a uma Philips 9732 de 42 polegadas.
Mais que conhecida, prémio EISA para LCD full HD do ano etc etc...
Esta TV é realmente um espectáculo, tem uma qualidade de imagem fenomenal, só que consegue essa qualidade de imagem á custa de muito processamento de imagem, processamento esse que provoca lag na imagem em relação ao som.

Ou seja, sempre que é ligada uma fonte de video á tv vê-se na boa, tudo sincronizado (ela sincroniza o audio para sair ao mesmo tempo do video) mas se ligar o video á tv e o audio a um receptor AV o audio sai primeiro do que o video (devido ao processamento de video que a TV faz e que provoca um atraso de á volta de 120ms)

Solução, passar audio e video juntos para a tv via HDMI e POSTERIORMENTE mandar o audio da tv para o receptor AV através de uma saída coaxial syncronizada que a TV tem.

O meu problema é: Eu sei que há motherboards com gráfica on board e saída HDMI e também sei que há uma ATI 1600 pro com saída HDMI mas nenhuma dessas opções me satisfaz porque também queria esporádicamente jogar.

O que é que sugerem??? que opções tenho?

O site da sapphire diz isto acerca da 2600xt:

HDMI output support
  • Supports all display resolutions up to 1920x10801
  • Integrated HD audio controller with multi-channel (5.1) AC3 support, enabling a plug-and-play cable-less audio solution
Mas essa placa tem 1 saída s-video e 2 dvi (ás quais se pode aplicar um conversor DVI-HDMI) mas que eu saiba dvi só passa video, mesmo que a seguir se meta o adaptador penso que se fica apenas com um HDMI a passar só video por isso ainda não consegui perceber por onde passa o audio...
 
Última edição:
Entao pk nao ligares por VGA ,ligando tambem o som utilizando as duas entradas que normalmente se usam nas ligacoes VGA( a vermelha e branca)??? Não faço ideia se funciona mas podes tentar.
E realmente isso é muito chato!!! aliás mesmo fazendo a ligacao do som á Tv e da Tv pa receptor Av ele deve perder qualidade( aliás imagina que tinhas no media center uma boa placa de som...perdias logo a hipotese de a ligar a um bom sistema 5.1 / 7.1).
 
A opção VGA não pode ser porque a TV tem 3 entradas HDMI mas nenhuma VGA.

A perda de qualidade do audio não se aplica porque vou utilizar a placa de som onboard que tem saída coaxial e optica e a TV também tem saída de audio coaxial por isso é o mesmo sistema. Tenho DD e DTS, só não tenho os novos formatos de som HD mas também... não acredito que a diferença seja notória, além disso tenho um sistema de som 5.1 mais ou menos decente (KEF eggs) mas não tou a pensar acrescentar mais 2 colunas.
 
Os receptores/amplificadores costumam ter uma opção para atrasar o som (se o ligasses directamente do PC) para o sincronizar com a imagem.
 
pois, isso era uma opção e o meu receptor deve ter isso que é de uma gama bastante boa.

o que eu queria tirar a limpo também era se as gráficas de que falei acima (e que funcionam com o tal adaptador dvi-hdmi) não usarão um adaptador especial de modo a conseguirem efectivamente passar o som... é que essa era uma solução bem mais simples.

Acho que não faz sentido a sapphire dizer que as gráficas tem controlador de som HD 5.1 embutido que permite uma solução de som sem cabos (porque supostamente o som passa pelo cabo do video) e depois isso não se verificar...

http://www.sapphiretech.com/pr/products/products_overview.php?gpid=200&grp=3

vejam á direita em specs:

Platform
Integrated HD audio controller with multi-channel (5.1) AC3 support
 
It also comes with an integrated audio chip, which means via ATI's specialized DVI-to-HDMI adapter, you can pump both video and audio over an HDMI cable to an HDTV. That greatly simplifies home theater PC installations, and is a real boon to all of the newer Radeons with that feature.

tirado de http://reviews.cnet.com/graphics-cards/ati-radeon-hd-3850/4505-8902_7-32745241.html

Porreiro hum?? tens aí uma solução :D .
 
Última edição:
Já comprei a 3850 de 512 mb e o audio funciona muito bem

gráfica -> saída dvi -> adaptador dvi-hdmi -> cabo hdmi -> tv -> saída sincronizada de audio digital da tv -> receptor AV -> KEF Eggs

Tá a bombar !!!!!!
 
Já comprei a 3850 de 512 mb e o audio funciona muito bem

gráfica -> saída dvi -> adaptador dvi-hdmi -> cabo hdmi -> tv -> saída sincronizada de audio digital da tv -> receptor AV -> KEF Eggs

Tá a bombar !!!!!!

Boa tarde,

Esse adaptador dvi-hdmi vem com a placa ou é um adaptador normal, comprado em separado?

Cumprimentos

Miguel
 
Back
Topo