Gráfica quer morrer mas eu não deixo

Tweeno

Power Member
Boas.
Esta situação é um bocado confusa de explicar.
Basicamente a minha gtx 770 parou de dar, ela de vez em quando dava post mas desligava-se rapidamente depois e as ventoinhas ficavam a rodar a 100%.
Abri-a e reparei que tinha um capacitador torto, então substitui-o com outro.
Voltei a po-la no meu sistema e a grafica aguentou durante uma hora, para depois vtar a ter o mesmo problema, mas dedta vez esteve um dia sem ligar, não dava post e as ventoinhas rodavam até 100.
Apos mexer um bocadi com ela consegui po-la a dar, testei alguns jogos e deu perfeitamente, mas tenho a certeza que vai voltar a haver o mesmo problema se eu mecher o pc
Honestamente, duvido que ela esteja a morrer e tenho a certeza que é algo a fazer mal contanto.
Que recomendam?
 
Boas,

Leva-la a uma loja que faça reparações electrónicas se a queres salvar.

Cumps.
Não há maneira de ver o que há de mal em casa com um voltimetro?
Eu comprei-a no mercado mercado dos usados à 1 mes e só agora é que começou a dar problemas.
E na minha área não há nenhuma loja de jeito, a não ser que possas recomendar uma na área do porto.
 
Até punha, mas pelo que estou a ver essa secção não ganha muita atenção e não posso fazer posts duplicados.
 
epa pode ser muita coisa, e so um multímetro não é suficiente, especialmente a medir componentes que nao podem ser medidos em paralelo.

O minimo que podes fazer é ver todos os ICs e confirmar que pelo menos a tenção de alimentação esta presente, se nao estiver é andar para traz e ver o que alimenta e ver se esta ok.
 
Provavelmente o condensador torto nem será a avaria, o mais certo é isso estar a precisar de um reballing.

Existe uma loja na Sr. da hora que faz isso, MBR qualquer coisa assim.

Se quiseres podes arriscar fazer em casa, desmontas tudo o que conseguires da gráfica, até mesmo aqueles plásticos pequenos das ventoinhas, embrulhas bem a gráfica em folha de alumínio (umas 5 voltas completas) e metes ao forno a 200ºc uns 10 min.

No fim deixa o forno aberto a arejar por causa do gálio etc...
 
Provavelmente o condensador torto nem será a avaria, o mais certo é isso estar a precisar de um reballing.

Existe uma loja na Sr. da hora que faz isso, MBR qualquer coisa assim.

Se quiseres podes arriscar fazer em casa, desmontas tudo o que conseguires da gráfica, até mesmo aqueles plásticos pequenos das ventoinhas, embrulhas bem a gráfica em folha de alumínio (umas 5 voltas completas) e metes ao forno a 200ºc uns 10 min.

No fim deixa o forno aberto a arejar por causa do gálio etc...
Já tinha ideia de fazer um reballing caseiro, mas vou deixar isso para ultimo recurso, se bem que ja vi funcionar varias vezes.
Sabes quanto é que eles cobram?
epa pode ser muita coisa, e so um multímetro não é suficiente, especialmente a medir componentes que nao podem ser medidos em paralelo.

O minimo que podes fazer é ver todos os ICs e confirmar que pelo menos a tenção de alimentação esta presente, se nao estiver é andar para traz e ver o que alimenta e ver se esta ok.
Vou ter em atenção. Obrigado
 
Provavelmente o condensador torto nem será a avaria, o mais certo é isso estar a precisar de um reballing.

Existe uma loja na Sr. da hora que faz isso, MBR qualquer coisa assim.

Se quiseres podes arriscar fazer em casa, desmontas tudo o que conseguires da gráfica, até mesmo aqueles plásticos pequenos das ventoinhas, embrulhas bem a gráfica em folha de alumínio (umas 5 voltas completas) e metes ao forno a 200ºc uns 10 min.

No fim deixa o forno aberto a arejar por causa do gálio etc...


Reballing sim, agora forno,é se quiseres acabar com o resto. Nao faças isso. Se ja fizeste,olha,conta aqui como correu.
A ida ao forno é fazer um reflow,só que em fez de fazeres só ao chip grafico,iras fazer a todos os componentes,e isso nao é bom. Se tens acesso a uma pistola de ar quente de uma estação de retrabalho,faz só ao chip grafico,uns 350ºc durante uns 3 ou 4 minutos. Já tenho feito a portateis,mas a duraçao é limitada,vai de 1 semana a 6 meses,as vezes ate mais,é uma incognita.
 
Sabes que os condensadores para serem medidos tem de ser desoldados e preferencialmente terem as mesmas indicações caso contrario curas de um lado e martas do outro.
Mas sempre podes a olho nu verificar qual deles está com possicveis danos (inchado/arrebentado/com liquido nas laterais) ou se a Grafica deu alguma queda (torto talvez caso contrario é estranho o torto). E se os soldares tem atenção aos pernes (deixa-os primeiramente descarregar).

Mas o que referiste ao inicio na minha opinião não tem a ver com o capacitador
Mas sim possivelmente com o renovar da pasta termica/pelicula termica, assim como tb existe adesivo termico para manter os Chips de Memroia isolados (azuis (parece silicone)) sem aquecer protegendo os do aquecimento do cooler da GPU (ou até podes ter um chip grafico estalado com excesso de temperatura, existe muitos sesese).
Quanto a um possivel Reballing (manda fazer não o faças e não uses pistola de ar quente - vais acelerar o encurtamento de vida da grafica. O GPU até pode aguentar mas o que está la dentro não, assim como outros componentedes perto o GPU - daí existir cooler e arefecimento) e só se com uma boa lupa reparaste que existe solda/pernes c mau contacto. Principalmente se andaste a usar OC de voltagem durante muito tempo e tenha atingido altas temperaturas. TB tens um oleo de silicone (Lidl) que pode colocar nas FANs de forma a estas manterem-se sempre em bom funcionamento e sem barulho ou griparem.
 
Partilho a minha experiência...

Em 2009, tive que comprar um computador novo, entretanto fiquei com o material sem uso, comprei um motherboard usado e voltei a montar o velhindo P4, que essencialmente ficou para ver TV (TDT) como segunda televisão. Tinha uma FX5600 que tinha comprado com outro material (usado) e esta não funcionava. Mudei-lhe os capacitadores que pareciam ligeiramente inchados (3) e a placa voltou à vida (óbviamente já sabia que a GPU estava bem pois fiz um ping com o software da nvidia para flashar a bios). A placa trabalhou bem por mais 1 ano, até que os capacitadores que não havia mudado (2) foram à vida também.

Mais vale mudares tudo de uma vez, mesmo que os capacitadores não estejam inchados, não significa que estejam em condições.

Espero ter ajudado.
 
Back
Topo