1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Grafica sem um chip

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por menmau, 9 de Junho de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 555)

1. menmau

menmau Power Member

Boas!
    Tenho aqui uma placa grafica, alguem tentou arrancar um dissipador de cobre de umas das memorias e parte do chip foi arrancado(veio agarrado ao dissipador)...
    O que posso fazer?
    Ainda nao liguei o PC, e acho que não o devia tentar ligar, pleo menos com esta grafica.
    Existe alguma coisa que eu possa fazer?
    Obirgado pelas respostas.

2. mgl4evr

mgl4evr Power Member

mesmo que mudasses o chip por um igual (dificil de arranjar), a força que usaram para tirar esse cooler provavelmente danificou outros componentes, como a pcb.
    o melhor que tens a fazer e comprar uma nova. lamento.

mgl4evr
    ps: nao ligues o pc com essa grafica! podes estragar mais algum componente!

3. menmau

menmau Power Member

O PCB não ficou danificado, pois mas o melhor é mesmo nem tentar ligar senão ainda estou sujeito a estragar mais alguma coisa.
    Cps.

4. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

Qual é a gráfica em questão já agora?

Mesmo que o fabricante aceita-se efectuar a reparação, o custo não deve compensar nada mesmo. Em suma, começa já a ver gráfica para substituir essa.

PS: ao se tirar o dissipador, primeiro, convém a gráfica ter estado ligada um bocado, de modo a ficar quente e ser mais fácil retirar, e depois ao retirar convém "rodar" o dissipador e não "puxar" para cima.

5. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Aproveito e deixo aqui os meus 2 centimos...

Eu custumo fazer com alcool, uns 10m de molho em alcool para amolecer a "cola" e despois é ir rodando e esperar que salte "sozinho".

Tambem já parti um par de chips por causa da cola... no meu caso estava a aproveitar os chips para fazer porta-chaves.

BTW: os UltraSparc... nem vale a pena tentar tirar o dissipador, vem colados de fabrica com ceramica ou o caneco...

6. menmau

menmau Power Member

A gráfica em questão é um dinossauro, 9800XT.
    Pois vou ter de substituir.
    Parecia ter super cola 3.

Partilhar esta Página