1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gráficas cada vez maiores, quando vai parar?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por konexion, 22 de Outubro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 936)

1. konexion

konexion Power Member

Boas, hoje por curiosidade fiz uma ligeira pesquisa para saber quanto é que as gráficas tem vindo a crescer, em tamanho fisico.
    Concentrei-me apenas nas nvidia, se bem que para as Ati a situação é igual, tem crescido também. No entanto acho que as Nvidia por norma são um pouco maiores. Falo apenas de comprimento!

Ora aqui fica:

6600GT = 17,5 centimetros - Agosto 2004
    7900GTX = 20 centimetros - Junho 2006
    8800GT = 22 centimetros - Out 2007
    9800GTX = 24,1 centimetros - Abril 2008

(pode haver um atraso de um ou dois meses nas datas de lançamento, mas isso também não altera muito a situação.)

Ora podemos constatar que no espaço de 4 anos as gráficas medium/high cresceram quase 6 centimetros!
    Tudo o resto diminui basicamente, e inclusivamente os GPU's diminuem o seu processo de fabrico, mas as bestas continuam a aumentar.

Eu pergunto: Quando é que isto vai parar? Será que em 2012 teremos gráficas de 30 centimetros??

Cumps a todos!

2. Cabalo

Cabalo Power Member

Quando é que isto vai parar?

quando eles quiserem e não couber na maior parte das caixas form factor ATX.

3. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Então e as geforce 4600? Eram pequenas... :P

4. Jonybat

Jonybat Folding Member

A 9800GTX é do mesmo tamanho que a 8800GTX (pudera:rolleyes:), que por sua vez é do mesmo tamanho que a 8800Ultra, que é do mesmo tamanho que a 9800GX2, que acaba por ser do mesmo tamanho que a 3870X2 e que é do mesmo tamanho que a 4870X2...

A mim parece-me que já pararam...não?

Cumps ;)

5. konexion

konexion Power Member

Espero que sim, senão elas começam a nem caber na maior parte das caixas.

Mas uma pequena correção: a 9800GTX é do mesmo tamanho que a 8800GTX sim, mas ambas tem 24,1 centimentros e as 8800Ultra/HD4870X2/GTX280 já tem 26,5 centimentros.
    Acho que não estou errado.

6. blastarr

blastarr Power Member

Estás a comparar gráficas de segmentos diferentes.
    A 6800 GT/6800 Ultra de 2004 era maior do que a 6600 GT da mesma altura.
    A 7900 GTX era uma placa de topo da Nvidia no seu tempo (só a 7950 GX2 era mais potente, mas o comprimento e tamanho global até era idêntico).
    A 8800 GT nunca foi uma topo de gama desde que chegou (tinha a 8800 GTX e a 8800 Ultra acima dela, e agora tem as 9800 GTX/GTX+, GTX 260 e GTX 280, etc).

As placas gráficas de gama alta de hoje em dia até nem são muito grandes, pelo menos quando comparadas com as dos PC's primitivos dos anos 80...:

http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Hercules_Graphics_Card.jpg

7. konexion

konexion Power Member

Eu não queria comparar apenas gráficas de topo. Como eu digo, falo de gráficas medium/high. Isso engloba muita coisa.

8. killer_PT

killer_PT Power Member

Obvio que irão para, não irão fazer graficas que não se possam vender por não caberem nas caixas.
    Qual seria o lucro ? --"

9. jonny__27

jonny__27 Banido

blastarr aí é que está. Era suposto com a evolução tecnológica os componentes serem cada vez mais pequenos. Mas se formos a ver, até certo ponto, isso está mesmo a acontecer. Tudo o que seja componentes internos está de facto mais pequeno, mas era de esperar que as formas exteriores acompanhassem.
    Mas claro, a procura do melhor desempenho dá nisto. Bem, pelo menos a mim não me chama, que sempre fui adepto do "minimalista".

10. CuttyShark

CuttyShark Power Member

Falta dizer que desde o ano passado as placas se têm mantido no mesmo tamanho e que a performance aumentou bastante.

É normal que as placas de topo sejam bastante grandes, pois quem as compra quer é performance (não liga a tamanhos, consumos, etc). Logo tanto a Nvidia como a ATI preocupam-se mais com a performance do que optimizar esta gama de placas, quer em tamanho quer em consumo.
    E pelos vistos nem precisam de se preocupar muito, pois têm bastante saída (basta ver aqui pelo fórum) e quem as compra também tem uma caixa/fonte em condições.

Agora se formos comparar placas com performance semelhante de gerações diferentes (basta ver a 4670 vs 3870), só podemos concluir que se tem melhorado e muito a relação performance/tamanho/consumo.

Cumps

11. Jonybat

Jonybat Folding Member

E acompanham, simplesmente o que se passa agora é que estão a tentar cada vez mais abrangir todos os segmentos, pois tanto se encontra esses "canhões" para devorar tudo quanto é jogo, mas também se encontram gráficas de segmento mais baixo que batem gráficas de topo de 3/4 gerações atrás. Além disso tens sempre as IGPs que acabam por ser suficientes para correr vídeo HD e que combinadas com estas "boards" ficam sistemas reduzidos a nada praticamente...

12. luxboy

luxboy Power Member

o que está a causar o aumento do tamanho das graficas é mais o tamanho do cooler que aumenta cad vez mais para conseguir arrefece-las.. e tmb por terem cada vez mais memoria..
    ao fim d atingirem o tamanho maximo em comprimento começarao a usar varias sockets lool

13. jonny__27

jonny__27 Banido

Mas é que se formos a reparar, as gráficas estão a aumentar, não só em comprimento, mas também em altura. Já é normal vermos placas a ocupar o espaço da slot imediatamente abaixo, por causa do tamanho do cooler ou do dissipador.

edit: e isto agora fez-me lembrar uma pergunta mesmo estúpida: porque raio é que as gráficas vêem todas cheias de desenhinhos e bling blings, se quase sempre isso vai ficar virado para baixo? A única razão que consigo encontrar é marketing...

Última edição: 22 de Outubro de 2008
  14. edm3d

edm3d Power Member

e porque esses desenhinhos e bling blings são a única forma de distinguir a marca

Partilhar esta Página