.DX.
Power Member
jogos 4D na PS3?
http://community.eu.playstation.com/playstationeu/board/message?board.id=452&thread.id=18697
alguem sabe de novidades disto?
Todos nós sabemos o que são gráficos em 3D (largura, altura e profundeza), mas quando ouvimos falar em gráficos em 4D ficamos algo confusos, e a nossa primeira reacção é que tudo não passa de um engano.
Ken Kutaragi, pai da PlayStation sempre disse que a PS3 iria ser a única consola de nova geração a suportar estas quatro dimensões, mas antes de tudo vamos explicar o que raio é isto do 4D. Além das outras variáveis, que têm a ver com as dimensões do cenário, por assim dizer, esta quarta dimensão foca-se nos objectos que estão dentro dela. Por outras palavras, tal como na vida real, cada objecto tem um tempo de “vida”, e depois acaba por se degradar. Já imaginaram o que é estarem a jogar GTA e os azulejos da vossa parede estarem a cair? Isto deveu-se à falta de manutenção e ao enfraquecimento dos materiais. O mesmo se pode aplicar a outros objectos, como uma cadeira de madeira que parte devido ao desgaste.
Esta nova tecnologia aproxima ainda mais os videojogos da realidade, e só é possível graças à Dynamic Rendering of Procedural Textures. Pode parecer complicado, mas a explicação é bastante simples. Estas Procedural Textures estão ligadas a um algoritmo, e na vez de serem desenhadas pixel por pixel, define-se a maneira como os pixeis têm de estar ligados para resultar na textura pretendida.
Quando estas texturas são colocadas num jogo ganham vida, e mudam constantemente devido à erosão causada, tanto pelo tempo, como por outros objectos. E todos eles reagem de acordo com o seu material...
http://community.eu.playstation.com/playstationeu/board/message?board.id=452&thread.id=18697
alguem sabe de novidades disto?