Gráficos 4D!

jogos 4D na PS3?

Todos nós sabemos o que são gráficos em 3D (largura, altura e profundeza), mas quando ouvimos falar em gráficos em 4D ficamos algo confusos, e a nossa primeira reacção é que tudo não passa de um engano.

Ken Kutaragi, pai da PlayStation sempre disse que a PS3 iria ser a única consola de nova geração a suportar estas quatro dimensões, mas antes de tudo vamos explicar o que raio é isto do 4D. Além das outras variáveis, que têm a ver com as dimensões do cenário, por assim dizer, esta quarta dimensão foca-se nos objectos que estão dentro dela. Por outras palavras, tal como na vida real, cada objecto tem um tempo de “vida”, e depois acaba por se degradar. Já imaginaram o que é estarem a jogar GTA e os azulejos da vossa parede estarem a cair? Isto deveu-se à falta de manutenção e ao enfraquecimento dos materiais. O mesmo se pode aplicar a outros objectos, como uma cadeira de madeira que parte devido ao desgaste.

Esta nova tecnologia aproxima ainda mais os videojogos da realidade, e só é possível graças à Dynamic Rendering of Procedural Textures. Pode parecer complicado, mas a explicação é bastante simples. Estas Procedural Textures estão ligadas a um algoritmo, e na vez de serem desenhadas pixel por pixel, define-se a maneira como os pixeis têm de estar ligados para resultar na textura pretendida.

Quando estas texturas são colocadas num jogo ganham vida, e mudam constantemente devido à erosão causada, tanto pelo tempo, como por outros objectos. E todos eles reagem de acordo com o seu material...

http://community.eu.playstation.com/playstationeu/board/message?board.id=452&thread.id=18697

alguem sabe de novidades disto?
 
Depois de ler isso, não creio que seja possível fazer isso nesta geração.


Não deias mau agoiro.......

Isso era excelente.........

Imaginem lá tarmos a jogar uncharted e uma planta morrer.....

Ou mandarmos um tiro numa liana e ela cair.....

Ou os passáros a perderem as penas....

Princeless......... :x2:
 
E o poder de processamento necessario para fazer isso?

Num jogo tipo GTA, centenas de objectos ao mesmo tempo no ecrã, era muito dificil fazer a 4D, mas no entanto acho muito interessante e espero que na proxima geração isso seja possivel, e claro que seria necessario o jogo estar constantemente a guardar informação, para que na proxima vez que se joga-se as coisas estarem exactamente da mesma maneira que as deixamos...e assim continuar o "envelhecimento" das coisas, por exemplo um prédio no GTA, ao fim de 2 semanas de jogo o prédio está tão velho que acabava por ruir...isto sim era fantastico, mas vamos ter de esperar....
 
A questão não é de ser o não possível, a questão é que é muito caro fazer essas mariquices. Acreditem que é possivel, só quem ninguém vai estourar o orçamento do estúdio para adicionar esse extra.
 
Eu vejo aqui muito pessoal com dor de cotovelo...:smiliel:
Aposto que se fosse na x360 isto era espetacular e seria indespensável nos jogos de nova geração.
E nem vale a pena negarem...é verdade!
Se isto só desse na x360 os da fans da PS3 também começavam a dizer que era caca.

Pessoalmente gostaria de ver o gráficos 4D aplicado nos jogos, pois teriamos cenários e ambientes envolventes totamente modificados consoante as acções do jogador e também pelo tempo.
Mais uma evolução no mundo dos jogos! :victory:

cya
 
A questão não é de ser o não possível, a questão é que é muito caro fazer essas mariquices. Acreditem que é possivel, só quem ninguém vai estourar o orçamento do estúdio para adicionar esse extra.




Acreditem ou não em minha opinião já existe um jogo pelo menos que usa esse processo .

No Uncharted quando o personagem fica molhado e a roupa vai secando ao longo do tempo .

Tal como fizeram com a roupa poderiam ter feito com plantas ou desmoronamento de edificios , mudança de direcção de caudais de rios ..


Na ps2 tambem já existia algo desse tipo .. SOTC a personagem vai ficando cada vez mais deteriorada enquanto avança na demanda .
 
Última edição:
Acreditem ou não em minha opinião já existe um jogo pelo menos que usa esse processo .

No Uncharted quando o personagem fica molhado e a roupa vai secando ao longo do tempo .

Tal como fizeram com a roupa poderiam ter feito com plantas ou desmoronamento de edificios , mudança de direcção de caudais de rios ..


Pois...

mas podia tar mais real...

Aquilo seca logo.
Deve ser roupa de secagem instantanea....xD
 
Isso (roupa molhada) também é simulado nos Tomb Raiders da geração dos 128 bits por exemplo. Não me parece uma inclusão propriamente inovadora para o género, mas sim algo que vem em seguimento de... Com melhores graficos claro, mas...

Já para não falar de outros géneros, salvo erro até na N64 me lembro de efeitos semelhantes, feitos com tinting e simulação de gotas a cairem.

Todo o assunto aliás é muito discutível dado que estamos a falar do 4D como uma aplicação por software no jogo. Ou seja... teoricamente é possível simulá-lo em qualquer plataforma, 2D ou 3D, inclusivamente.

Já alguém mencionou o Blinx, na altura a implementação também era selling point e foi tido como um sale point... mas o jogo não vendeu. E sejamos sinceros, a assentar jogos sob aquelas bases não é diferente de fazer jogos agarrados a uma temática, como o Mario Sunshine é a agua e no Mario Galaxy é o espaço. Nem todos os jogos precisam disso, nem faz sentido começarem todos a aplicar isso porque o 4D nos jogos é o novo 3D, ou transição similar... não é, nem sequer muda necessariamente a nossa percepção do mundo virtual (realidade virtual muda mais, por exemplo, e não é 4D... ou mesmo um comando com inferface diferente muda), pode ser meramente referido, face à implementação que estamos a ver... de atenção ao detalhe. Ou seja... estamos a falar de algo que não tem de ser standard, nem faz sentido de um ponto de vista comercial, vamos ter pessoas a focarem-se um ano de desenvolvimento em afinar o 4D ou o gameplay? Quanto muito pode ser ajudado por middlewares e libraries para o género, mas ainda assim... não é nada que não se faça noutro sitio, o processo pode é ser simplificado.

E... o 4D de fundo, das ervas crescerem e etc... é giro em conceito, e já ouvimos falar de plantar arvores e elas crescerem tanto no Ocarina of Time como no Fable 1, e parece que agora o Fable 2 concretiza, é realmente relevante? bom, para mim não... nem tão pouco considero que o Fable 2 vai ser um jogo 4D. (e IMO, felizmente para eles não o estão a promover como tal)
 
pelo li do artigo, este 4d refere-se apenas ás texturas. ou seja o conceito em si será a degradação do espaço com o passar do tempo, mas neste caso em concreto o que mostram é um algoritmo que permite uma alteração dinâmica em tempo real de "procedural textures" isto acontece porque estas texturas não são bitmaps armazenados no disco, mas sim algoritmos criados on the fly.
 
Para mim 4D são jogos como o Braid, o Timeshift, e outros demais que não me lembro que usam a mesma premissa de voltar atrás no tempo. E isso da agua ir secando já nos Tomb Raider se via, como disse o I_Eat_All.

Se calhar o Fable 2 não está a ser promovido como jogo 4D porque é para xbox e isto só é possivel na ps3 -.-
 
Se calhar o Fable 2 não está a ser promovido como jogo 4D porque é para xbox e isto só é possivel na ps3 -.-
Nem vou por aí, o Blinx na Xbox 1 também foi promovido como 4D.

Mas 4D é um bocado uma utopia, quando o consumidor "simples" se pergunta "o que é que é isso" e o 3D já nem é propriamente tido como um selling point de um jogo (na era da PSone era)... e será que vende realmente mais unidades do jogo? De novo, não resultou para o Blinx.

Se alguma coisa parece-me algo que podia ter pegado como moda a certa altura, e depois cair no esquecimento, lembra-me até um pouco a questão do relógio das consolas, falava-se na Saturn e 64DD que íamos ter jogos que ligávamos à noite e estava de noite e que se ligássemos de inverno teria neve, e se ligássemos no outono as árvores iam estar em tons de Outono... Viu-se, e hoje que todas as consolas os têm, ninguém os usa.

Esse tipo de passagem de tempo também conta, ou não? O que chega para ser 4D e o que não chega?
pelo li do artigo, este 4d refere-se apenas ás texturas. ou seja o conceito em si será a degradação do espaço com o passar do tempo, mas neste caso em concreto o que mostram é um algoritmo que permite uma alteração dinâmica em tempo real de "procedural textures" isto acontece porque estas texturas não são bitmaps armazenados no disco, mas sim algoritmos criados on the fly.
O que é interessante com as libraries middlewares para facilitar esse processo e até, torná-lo relativamente fácil. Mas não tem razões para ser tecnologicamente exclusivo de alguma plataforma, ou mesmo... ter grande impacto.
 
O que é interessante com as libraries middlewares para facilitar esse processo e até, torná-lo relativamente fácil. Mas não tem razões para ser tecnologicamente exclusivo de alguma plataforma, ou mesmo... ter grande impacto.

Também me parece que exageram um pouco na exclusividade da ps3, e da forma de como falam destes 4d graphics como uma completa novidade. É verdade que isto é um instrumento que irá trazer maior realismo ao conceito, mas também me parece que não será apenas na ps3.
 
Esse tipo de passagem de tempo também conta, ou não? O que chega para ser 4D e o que não chega?O que é interessante com as libraries middlewares para facilitar esse processo e até, torná-lo relativamente fácil. Mas não tem razões para ser tecnologicamente exclusivo de alguma plataforma, ou mesmo... ter grande impacto.

Podem podem, se um processador tiver instruções para fazer isso...
 
Nem vou por aí, o Blinx na Xbox 1 também foi promovido como 4D.

Eu tava a gozar com as declarações do Ken Kutaragi, obviamente. O último jogo que me lembro de ver promovido como 4D foi mesmo o Timeshift. Ainda me lembro de ver em algumas publicidades e previews a dizer que era o primeiro jogo verdadeiramente em 4D. Mas se não aliarmos a esta tecnologia uma boa historia, e umas missoes interessantes e nada repetitivas, temos a desilusão que o jogo foi. Ainda estou à espera dum bom jogo que use este sistema, além do Braid, porque para mim assim é que o 4D deve ser utilizado no mundo dos videojogos e não como uma ferramenta para embelezar os cenários, sem afectar de maneira alguma a jogabilidade.
 
Podem podem, se um processador tiver instruções para fazer isso...
Discutível, primeiro, mesmo que se eles tivessem instruções especificas, que não têm, qual parte do processo não era recriável de outra forma noutra plataforma? (em vez de texturas procedurais usar fade in e fade out de uma textura para a outra, por exemplo, e crescimento de plantas scripted) Por exemplo a PS2 em final de vida até simulou HDR em coisas como o Shadow of the Colossus, não era o HDR "bruto" que temos noutros sistemas, mas engana bem, se é que é sequer discernível. E jogos como o Snake Eater também não tinham Bloom real.

E pessoalmente até acho que isto tem bem menos impacto que isso, 4D subtil da textura estar mais velha e da planta ter crescido mais 5 cm... é algo que imagino uma pessoa a jogar o jogo inteiro e se não lhe disserem não reparar, a não ser que o jogo seja construído em cima dessa premissa.

Sem contar que alguns GPU's também têm/tiveram instruções especificas para 64 bits de cor e NURB rendering e no entanto nunca as vi a serem usadas, por exemplo. Lá por ter as instruções não quer dizer que tenham aceitação/façam sentido ser usadas.

Antes disso estar implementado via instruções, as texturas procedurais via GPU também têm de estar; bem como acima de tudo serem viáveis, com ferramentas "decentes" de fazer texturas procedurais tão bem como se fazem das restantes (ou conversores eficazes) que tanto quanto sei ainda não existem, e mesmo a existirem, a haver diferenças da forma como são implementadas/criadas... haver pessoal treinado e com experiência com elas, caso contrario a adopção ainda pode demorar muito tempo (e se não fôr suficientemente prática, nunca acontecer)

Em suma, a ser suportado pela plataforma, tinha vantagem ao fazê-lo caso a moda pegasse, sem duvida, mas ainda assim, não temos garantias de que fosse viável.
Eu tava a gozar com as declarações do Ken Kutaragi, obviamente. O último jogo que me lembro de ver promovido como 4D foi mesmo o Timeshift. Ainda me lembro de ver em algumas publicidades e previews a dizer que era o primeiro jogo verdadeiramente em 4D. Mas se não aliarmos a esta tecnologia uma boa historia, e umas missoes interessantes e nada repetitivas, temos a desilusão que o jogo foi. Ainda estou à espera dum bom jogo que use este sistema, além do Braid, porque para mim assim é que o 4D deve ser utilizado no mundo dos videojogos e não como uma ferramenta para embelezar os cenários, sem afectar de maneira alguma a jogabilidade.
Não sabia que o Timeshift tinha sido promovido com o 4D, bom, mais um exemplo, de que o 4D não é um selling point.

Pessoalmente olho para o 4D como forma de promoção como algo de espírito anos 90. (não por ter sido feita nessa altura, mas por tentar dar a entender ter o impacto que o 3D teve com a sua massificação inicial... mudar a forma como jogamos)
 
Última edição:
yah, isto pode muito bem ser replicado com um texture swapping qualquer noutras plataformas, ou até mesmo na ps3, porque ninguem sabe até que ponto será uma tecnologia fácil de implementar ou viável
 
Back
Topo