PS3 Gran Turismo HD



Yah, tudo dito!


Tudo dito como por exemplo: Eu prefiro fazer drifts em jogos que permitem faze-lo facilmente, mesmo que esteja longe da realidade. do que num jogo realista!


Ai caraças!


O pior inimigo de um Gran Turismo é um Gamer! O maior entusiasta do Gran Turismo é o apaixonado pela condução!

Ainda não meti as mãos no GT HD, e não sei se as suspensões de competição estão disponiveis no jogo (as totalmente afináveis), vou partir do principio que sim.

Basta dizer que eu afino os meus carros na vida real tal como afino no GT4, isso diz tudo do jogo e do seu motor de fisica! Houve uma vez que até para escolher as relações de caixa de uma Getrag para um BMW 2002, eu fui fazer testes no GT4 :-D , e saiu na perfeição!

Para responder ao tópico, aqui vai umas dicas para afinar um carro para o tornar mais solto de traseira:

1º que tudo, que tipo de carro é? Eu vou dar a explicação para um FR, ou seja, um carro de tracção traseira e motor dianteiro. Num 4WD ou num MR (motor central) as coisas diferem um pouco, sendo que no 4WD a repartição de potencia e autoblocantes têm um papel fulcral!

Seja, para um FR:

Para afinar um FR para drifting, é preciso acima de tudo ter uma frente incisiva (que se aponte bem para curva e que tenha aderencia em carga) e uma traseira controlável com o pé direito (acelerador e travão para os mais leigos :-D ).

O primeiro passo em termos gerais é aumentar a dureza das molas traseiras, assim como aumentar a rigidez dos amortecedores (para compensar a maior taragem das molas). Há umas 7 ou 8 tecnicas diferentes de drifting, mas na maioria delas consegue-se driftar apoiando o carro em travagem na frente e assim que se começa a apontar o carro, provoca-se sobreviragem (drift) por aceleração .

Como tal, a taragem da suspensão da frente deve ser igual á de origem ou marginalmente superior se se tiver a usar pneus com maior aderencia.

Não rebaixar demasiado o carro! Isso é para os xuners! É preciso garantir que a suspensão tenha curso suficiente para jogar com transferencias de massas ( ou seja, apoiar o carro na frente em travagem para soltar a traseira, apoiar peso na traseira com aceleração para controlar o drift).

Barra estabilizadora: sempre com taragem igual nos dois eixos ou mesmo superior no eixo traseiro! Muita barra estabilizadora na frente faz com que o carro saia de frente! Isto joga numa estreita relação com a taragem das molas.

Suspensão muito dura na frente faz também com que o carro saia de frente, pois é mais dificil apoiar o carro na dianteira!

Camber! Cerca de -2,5 graus a -3 graus na frente,num FR com cerca de 1300 kilos de peso e taragem de molas dianteiras na casa dos 6 a 9 kg/mm. O camber para quem não sabe é a inclinação do eixo da roda em relação ao eixo vertical, para boa aderencia quer-se negativo, ou seja, o topo da roda "mais para dentro" do que a base de contacto ao solo. Isto serve para manter o máximo de contacto do pneu com o piso da estrada mesmo em situações de forte apoio em curva. Caso o camber se aproxime dos 0 graus (roda vertical) em curva o carro apoia-se excessivamente no bordo exterior do pneu, perdendo assim bastante aderencia!

O que nós queremos aqui é o máximo de aderencia e inciisvidade na dianteira! A traseira pode ficar com camber de 0 a -0,5 graus!

Toe-OUT! o Toe-in ou Toe-out é engraçado, para tornar o carro mais nervoso e fácil de apontar para curva, basta aumentar o toe-out na traseira (fica mais instável em recta e em ultimo caso fica inguiável, parece que o carro quer estar sempre a virar para a direita ou esquerda) .

Para drift, Toe-out de ZERO na traseira ou de 0,5 . Na frente, como se quer incisividade e rapidez de inserção em curva, toe-out até 1,5 graus é possivel!

Autoblocante! Elevada percentagem de autoblocante torna as coisas menos "fluidas", isto é, o carro é mais dificil de apontar para a curva (pois o autoblocante tenta meter as rodas traseiras sempre á mesma velocidade, fazendo com que o carro tenha uma atitude de ir a direito) mas depois de soltar a traseira, uma elevada percentagem de autoblocante torna o drift mais controlável e longo.

O meu truque, tanto no jogo como na vida real, é ter uma percentagem de 25 a 40% mas com um inicial torque baixo, fazendo com que o autoblocante seja mais lento a entrar em acção, deixando-me apontar o carro, sendo seguidamente mais fácil controlar derivas de traseira em potencia!

Atenção, testar UMA alteração de cada vez!

começar por ir aumentando a taragem das molas na traseira, testar, aumentar a barra estabilzadora na traseira, testar... e assim sucessivamente! Se a coisa começar a correr mal, recuar e tentar afinar por outro lado!

Há carros que não respondem bem a umas coisas e outros sim! Os TVR's por exemplo, "odeiam" taragens muito duras na traseira, porque são carros com uma distribuição de peso e uma geometria de suspensão que os torna muito neutros (derivam ás 4 rodas com ligeira propensão a sair de frente).

O Honda S2000 por exemplo adora taragens duras, permite fazer curvas quase sem volante sempre de gaz a fundo, ou permite desequilibrar o carro em travagem provocando assim derivas de traseira deliciosas, é um pouco "pontudo" de qualquer modo!
 
Yah, tudo dito!


Tudo dito como por exemplo: Eu prefiro fazer drifts em jogos que permitem faze-lo facilmente, mesmo que esteja longe da realidade. do que num jogo realista!


Ai caraças!


O pior inimigo de um Gran Turismo é um Gamer! O maior entusiasta do Gran Turismo é o apaixonado pela condução!

Ainda não meti as mãos no GT HD, e não sei se as suspensões de competição estão disponiveis no jogo (as totalmente afináveis), vou partir do principio que sim.

!

Boas.

Só para corrigir este teu pequeno ponto:
No GT HD, infelizmente não dá para afinar as suspensões...apenas te dá a opção de escolheres vários tipos de pneus...(pode ser que saia uma versão entretanto com estes melhoramentos).


Em relação ao Drifting:

Não é dificil fazer drifting no GT HD...há que praticar é bastante para que saia perfeito...
Claro que com o comando não é tão fácil do que com um G25...mas faz-se...

Eu ainda não pratiquei o suficiente, mas com o Infiniti G35 coupé consigo estar em 11º lugar no ranking online...por isso é possivel fazer-se umas "flores" com o comando apenas.

Cumps e boas curvas ;)
 
No GH HD é muito fácil fazer drift! (Só não é fácil fazer BONS Drifts)

Basicamente é desligar o TCS e por o ASM a 0 (ou então é o ao contrário, não tou ao pé do jogo agora)... ou seja.. controlo de tracção e de estabilidade OFF!!

Depois dá para jogar um pouco com os pneus que se usam .. se bem que ainda não descobri os ideais.

De momento, ando a brincar com o Lotus mas já falaram aí no Infinity G35 Coupé e um 11º lugar que é muito bom! Eu já tive em 12º com o Lotus.. mas já baixei pra 16º!
 
é facil fzr drift, desliga o controlo de tracção e a outra cena que n me lembro do nome, escolhe um carro com RWD (com o ferrari fazes facilmente), e depois aceleras a meio da curva e pronto ^^

com volantes e pedais é facil, com comando é mais dificil.
 
10º lugar com o Infinity G35 Coupé no ranking...dá para verem o replay (embora não seja nada de especial).

Pelo menos é engraçado ver a bandeira de Portugal no ranking :D

Qdo tiver tempo, faço melhor.

Cumps.
 
desculpem lá a escavação... mas este site já não dá? n sabem se no site jap tá lá algum botão pa ver este site? é k keria voltar a ver as imagens em HD e ouvir akele som =) obg
 
Espectacular de facto. So é pena que a Playstation 3 nao tenha poder para correr o jogo assim. Talvez com a Playstation 4 um jogo possa ter esse aspecto.
 
não tem poder?!!! a ps3 aida está no inicio, ainda vai haver pelo menos mais um GT além deste.
tens noção do poder do cell? em certas tarefas trem 30x o poder de um computador, só pa veres.
 
não tem poder?!!! a ps3 aida está no inicio, ainda vai haver pelo menos mais um GT além deste.
tens noção do poder do cell? em certas tarefas trem 30x o poder de um computador, só pa veres.

Lol bem eu não diria tanto :D mas agora a dizer que a PS3 não tem poder para correr o jogo acho que é exagerar um pouco, so nos resta esperar para ver o que acontece
 
[_RaTaO_];1823508 disse:
Ou melhor ainda se calhare devia ir para a x360 né?
Nao me aquecia nem me arrefecia. Nao tenho nenhuma delas portanto. So sei que tanto uma como outra nao têm poder para correr o jogo nessas condiçoes.
não tem poder?!!! a ps3 aida está no inicio, ainda vai haver pelo menos mais um GT além deste.
tens noção do poder do cell? em certas tarefas trem 30x o poder de um computador, só pa veres.
Tenho noção que so dizes porcaria. 30X do poder dum computador, so se tiveres a falar dum pentium II 266MHz ou coisa parecida.
Se achas que a PS3 tem capacidade para correr um jogo assim problema teu. Qualquer pessoa com dois palmos de testa percebe que é impossivel.
 
Back
Topo