PS Gran Turismo

jabun

Power Member
DIc2P6i.jpg

Gran Turismo (GT) é uma popular e aclamada série de jogos de corrida produzida pela Polyphony Digital. Exclusiva para as plataformas PlayStation, os jogos Gran Turismo têm a intenção de emular a aparência e o desempenho de um grande número de veículos, em que quase todos são reproduções licenciadas de automóveis reais. Desde a estreia da série em 1997, já foram vendidas mais de 70 milhões de unidades de jogos para a PlayStation, PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation Portable, fazendo de Gran Turismo a série mais vendida da marca PlayStation. O primeiro GT vendeu 10,85 milhões de cópias, tornando-se no jogo mais vendido de sempre da PlayStation 1.

nAMY5Cl.jpg

Gran Turismo começou a ser produzido em 1992 (!), quando Kazunori Yamauchi criou um grupo de pessoas destinado para o efeito, com o intuito de criar um grande jogo para o add on em formato CD que a Sony iria lançar para a SNES. Como se sabe, a Sony e a Nintendo não chegaram acordo, mas a primeira não quis desistir do cada vez mais lucrativo mercado dos videojogos, cabendo a Yamauchi a produção de um titulo de corridas para a futura PlayStation. No entanto, o perfeccionismo do criativo levou a que o jogo fosse adiado por várias vezes, sendo lançado apenas para o mercado em 1997. Mas a espera valeu a pena.

Z0PU89E.jpg

Para além do grafismo sumptuoso e da jogabilidade no ponto, GT destacou-se da enorme concorrência pela originalidade e por trazer valor acrescentado ao mercado dos jogos de condução, consagrando-se como o simulador de corridas mais completo e realista do mercado, sendo necessário tirarmos uma carta de condução virtual para nos podermos aventurar ao volante do Dual Shock. O jogo recorria também apenas a bólides reais e devidamente licenciados, sendo réplicas quase perfeitas dos seus congéneres reais. Reza a história que Yamauchi na sua demanda pela perfeição até os barulhos do motor mandou gravar para que os mesmos fossem iguais no videojogo.

pRzrRjg.jpg

pVHqNNO.jpg

Há dois modos de jogo: o Quick Arcade e Simulation (GT mode); no modo Arcade o jogador escolhe um carro e uma pista para fazer uma corrida, sendo que ao vencer desbloqueia novos carros e pistas. No Simulation o jogador deve tirar a carta para poder participar em corridas e ganhar dinheiro. O dinheiro ganho nos campeonatos do jogo poderá ser usado para comprar outros carros e modificar os existentes na garagem. A conquista dos campeonatos também tem como prémios a obtenção de novos bólides, pistas extras. Ao todo Gran Turismo possui 178 carros e 11 pistas e ninguém descansava enquanto não os tinha a todos na garagem. Um verdadeiro “Pokemon Automóvel”.

eBq78ku.jpg

O sucesso desmedido deste jogo apenas poderia levar ao nascimento de uma sequela. Assim, Gran Turismo 2 é lançado dois anos depois, conseguindo a proeza de ser ainda mais perfeito que o seu antecessor, vendendo 9,37 milhões de cópias em todo mundo.

a9xXlsq.jpg

Ao contrário do jogo anterior, o jogador pode participar de eventos em separado, em vez de um só torneio com várias corridas. O jogador também não precisa mais de se qualificar para cada corrida. De resto o grafismo e a jogabilidade estavam ainda melhores, e o número de carros para colecionar aumentou.

Não há como negar: Gran Turismo é uma das séries mais fortes desta industria e quem se lembra do lançamento do primeiro jogo em 1997 sabe o quão importante ele foi para a massificação e sucesso da PlayStation, conseguindo a proeza de apaixonar aficionados das corridas e não só. Um dos clássicos mais marcantes da sua geração e que merece lugar de destaque em qualquer prateleira de videojogos digna desse nome.

83EM5H1.jpg

T5IHvMR.jpg
 
Última edição:
Lembro-me bem em puto um vizinho meu tinha ps1 com gt1 e levou la a casa e eu a achar os graficos reais. Desde esse dia prendi-me tanto e eu que ja adorava carros, entao ver aquilo nem dormia e fazia tudo rapido so para jogar. Dps fui jogando grandes jogos como o MGS e TR2. Epa tempos fenomenais, quem cresceu com a evolucao nos jogos sabe que hoje em dia nada bate esses nostalgicos dias.
 
A série Gran Turismo diz-me muito, foi o meu primeiro jogo da PlayStation. Recebi uma no Natal em 1999 com este jogo e nessa noite mal dormi. Passei horas e horas a fazer as licenças e algumas corridas só para comprar o Viper, e sem cartão de memória depois perdia tudo. Há uns anos atrás ainda tirei umas fotos à minha coleção toda, mas já está desatualizada. Cheguei a ter uma edição do Gran Turismo 4 limitada a 4000 unidades que acabei por vender aqui no fórum. Hoje arrependeo-me de a ter vendido.
 
Comprei o GT1 em 1998, e lembro me de que a minha aquisição foi o Honda Prelude, um dos meus modelos preferidos dos anos 90.

Acho que os jogos desse tempo ainda têm um certo charme e seriam jogáveis ainda hoje, muito por conta da jogabilidade realista que já na altura tinham.

Curiosamente hoje no meio de tanta oferta já não ligo muito a jogos de carros, especialmente simuladores.
 
Grande coleção de GT @Snake Eater ! Incrível, mesmo.

Eu nunca fui grande fã de jogos de corridas. Sempre fui mais fã de Mario Kart ou F Zero. Mas no primeiro GT... torrei pelo menos uma centena de horas na minha velhinha PS1! Era o Pokemon dos carros. Horas e horas a comprar os bólides todos.

Ainda tive o 4 e o 5, mas o vício já não foi o mesmo.
 
Eu só tive o 4. Excelente jogo, mas eu confesso que sempre fui mais fã de jogos de corrida arcade.

A Vita foi a única consola da Sony a não receber um jogo da série :(
 
Talvez a minha maior memória de sempre da PS1 juntamente com o Symphony of the Night que seria o meu jogo preferido de sempre até hoje. Pena ver no que a Playstation se tornou nos tempos modernos... Esta grande Nostalgia que alguns jogos ainda me provocam não chega para me agarrar à plataforma.
 
Foi incrivel jogar isto na PS1, fazer uma corrida e ver o replay. Jogar a dois em split screen e ver o replay novamente. Que tempos :).
Passar o dedo no cd azul para cheirar a borracha queimada:joker:
 
Back
Topo